Blog

Tudo que você precisa saber para viajar para o Irã e 7 curiosidades

 

O Irã ainda é um país pouco visitado principalmente pelo preconceito, a “fama” pelas regras de vestimenta e a desinformação.

 

Mas para início de conversa, esse país é muito mais seguro que o Brasil e muitos outros destinos europeus. Hoje você vai se surpreender com o que vamos falar sobre o Irã!

 

E é bem comum ouvirmos de viajantes bem rodados pelo mundo o relato de que o Irã foi um dos locais que mais surpreendeu positivamente. O que não é dito é que, na verdade, o país possui um dos povos mais hospitaleiros do mundo!

 

Ir ao Irã é ter certeza que durante a viagem você acabará jantando na casa de alguém que acabou de conhecer ou que você sairá de algum comércio sem pagar por algum item adicional, apenas, porque querem te desejar “boas-vindas ao Irã”.

 

Por isso, vamos falar sobre 7 curiosidades do Irã e o que você precisa saber para deixar sua viagem para este receptivo e encantador país ainda mais especial.



 

Procurando pacote de viagem para o Irã?

 

 

Onde fica o Irã?

Com uma área de 1.648.196 km 2, o Irã localiza-se no Sudoeste da Ásia e faz fronteira com diversos países, sendo eles, Iraque, Turquia, Azerbaijão, Turcomenistão, Afeganistão e Paquistão.

 

Sendo situado entre o Mar Cáspio e o Mar Arábico, o país possui diferenças com o restante do Oriente Médio e é um dos únicos países não árabes da região.

 

Um equívoco comum das pessoas é chamar os iranianos de árabes, eles são persas na verdade. Um grupo étnico de muita história e cultura, que pode inclusive ser vista e contemplada ao visitar o Irã.

 

E apesar de suas diferenças, o desentendimento é deixado de lado para ocorrerem as negociações comerciais, pois, a indústria do petróleo no Irã sustenta a economia do país, o que o torna interessante internacionalmente.



 

7 curiosidades sobre o Irã

 

Separamos 7 curiosidade para você se encantar com o Irã e dar um gostinho mais para você agendar a sua viagem!

 

  1. Uma das culturas mais receptivas do mundo

 

Sem dúvidas, o povo iraniano é o mais receptivo do mundo! Eles levam muito a sério o que o Alcorão diz a respeito de como as pessoas devem ser bem tratadas e sobre boa hospitalidade.

Mas, além disso, parece que esse costume já se tornou parte da cultura persa. Então será muito comum conhecer diferentes famílias em sua viagem ao Irã, que com certeza te convidarão para piqueniques, jantares ou até se hospedar na casa deles por um tempo.

Jantares esses com muita fartura de comida, pois, a gentileza exacerbada deles já deduz que você pode querer trazer alguém junto no jantar, então, sempre preparam porções maiores de comida e constantemente te oferecem para comer mais, querem que seu hóspede saia satisfeito!

Os iranianos também acreditam que se eles não se importarem e negarem de receber algo, isso pode voltar-lhes com fartura. Então é muito comum eles recusarem tudo o que a eles for oferecido duas ou três vezes, para só após insistir, aceitarem.

Esse costume se estende até na hora de receber dinheiro, como por exemplo, uma corrida de táxi. Quando você estiver no irã e for utilizar um táxi, se ele recusar o pagamento, agradeça com educação e insista! Ele irá aceitar, porém, depois de muito pedir.

O costume é tão normal e utilizado em todas as situações possíveis no Irã que o comportamento recebeu um nome, o “Taarof”.

 

  1. Uma das viagens internacionais mais baratas que você fará!

 

O Irã possui duas categorias de moedas, o Rial e o Toman, sendo a primeira a oficial do país, porém a segunda ainda muito utilizada também.

Inclusive, ocasionalmente os preços das coisas podem estar em Toman, mas na maioria das vezes, quando isso acontece, o preço vem identificado com um “T” na frente. Mas não se preocupe, todos os lugares do país aceitam ambas moedas, e caso o preço não esteja na moeda que você possui, fazer a transição é bem simples.

Basicamente, cada 1 Toman equivale a 10 Rial. Ao passar o tempo no país, você irá começar a entender o preço das coisas em cada moeda e esse processo torna-se bem simples.

Agora falando sobre o valor da moeda brasileira em relação à iraniana, o preço do Real em Rial varia como qualquer outra moeda por diversos fatores. É complicado falar de valores exatos, pois muitos fatores interferem na cotação das moedas. E no Irã, em especial, sua moeda é muito instável.

Mas uma coisa é certa, o Irã por ser um país ainda pouco visitado por turistas, possui um ótimo custo benefício para a sua viagem, principalmente por ser uma viagem internacional.

É possível acomodar-se em hotéis ótimos por preços realmente baixos. Outro ponto positivo são as viagens para as cidades no próprio país, os ônibus, voos e trens, além de serem confortáveis, são muito econômicos.

Você vai viajar muito gastando pouco.

 

  1. O consumo de álcool é proibido

 

O álcool é ilegal no Irã, isso porque o alcorão diz que vai contra os ensinamentos religiosos tudo que faz mal ao corpo.

Então, tanto o consumo quanto a comercialização do álcool são ilegais.

O interessante é que justamente pela proibição, você encontra diversas bebidas maltadas como a cerveja, porém sem álcool, vale a pena experimentar!

Para quem faz questão de tomar algo alcoólico, facilmente achará comerciantes que vendem ilegalmente, mas além do risco de ser pego, saiba que estará desrespeitando a cultura do Irã.

 

  1. O que você precisa saber sobre os direitos das mulheres e LGBTQIAPN+

 

Quando falamos de direitos das mulheres, o país recebe certo preconceito internacional em relação a isso, pois muitos acreditam que ela é submissa e dependente do homem no país. Mas muito pelo contrário, as mulheres no Irã possuem praticamente qualquer outro direito que outras mulheres no mundo.

Elas estudam e trabalham, podem dirigir, votar, se eleger a cargos públicos, etc. Lá, não existe mais aquela visão de obrigatoriedade de a mulher casar cedo e ser “dona de casa”. A única coisa que ainda é obrigatório, é o uso do Hijab, onde iremos falar sobre no próximo tópico.

Já para os direitos LGBTQIA+, o assunto é mais delicado no Irã. Qualquer ato homossexual no país é considerado crime, sendo alguns com pena de morte. O que não quer dizer que o país não possa ser visitado por qualquer pessoa.

Apenas recomendamos que caso faça uma viagem em casal homoafetivo, não demonstra afeto em público e em hotéis peçam camas separadas de solteiros. 

Inclusive, qualquer tipo de casal (incluindo héteros), não é recomendado demonstrar afeto em público, como trocar beijos ou segurar as mãos. Isso porque os costumes e regras sociais são ligados à religião, então o convívio social não é tato e caloroso como no Brasil.

No Irã é comum agradecer algo apenas colocando a mão no coração. O comprimento lá é basicamente sorrir e balançar a cabeça.

 

 

  1. O uso do Hijab e a vestimenta apropriada para viajar

 

Desde a revolução islâmica, onde as leis do país passaram a ser conforme o que o alcorão diz, as mulheres no país precisam usar o Hijab. O Hijab é um lenço que cobre a cabeça, pois no Irã as mulheres a partir de 7 anos não podem mostrar seu corpo e se “expor”.

Então, para as mulheres é necessário sempre usar calças ou saias que cubram as pernas, e blusas compridas que cubram os ombros e os braços, lembrando que as roupas precisam ser largas para não marcar o corpo, além de usar o Hijab.

Maquiagem ou acessórios como anéis, pulseiras, colares e brincos, não possuem restrições, use a vontade! Para os homens é proibido usar bermudas e blusas regatas, leve apenas calças na viagem.

Em relação ao calçado, é livre para ambos, pode usar sandália, chinelo, tênis ou o que preferir nos pés. Lembrando que as roupas não possuem nenhuma restrição de cores!

 

  1. Você vai comer super bem com as especiarias iranianas

 

O Irã é um dos maiores produtores de açafrão, além de ser um dos grandes exportadores de especiarias do mundo. A culinária persa é inesquecível! 

A comida típica no país é muito bem temperada, além de muito refrescante. Uma curiosidade é que o Irã é o maior exportador de caviar do mundo! Seu caviar é conhecido como um dos mais caros.

 

  1. Caso não entenda persa, prepare-se para fazer mímicas

 

Prepare-se para passar o famoso perrengue chique. Brincadeiras à parte, no Irã a língua oficial é o persa, e caso você não saiba falar, tente garantir-se no inglês. Mas por mais que você tenha fluência no inglês, saiba que nem todos vão te entender.

Nas grandes cidades do Irã, muita gente fala inglês por conta dos turistas, mas vá preparado para fazer muita mímica, pois português e persa não tem quase nada em comum, o nosso alfabeto é completamente diferente.

Ao contrário do que muitos pensam, o persa, apesar de usar o alfabeto árabe, é bem diferente do árabe. Tanto que foi preciso criar letras novas para expressar muito de seus sons.

 Fauna e flora do Irã

 



 

O Irã possui uma biodiversidade surpreendente, com uma variedade de fauna e flora devido às diferentes paisagens encontradas no país, que vão desde montanhas e florestas a desertos e zonas costeiras.

 

O Irã abriga uma variedade de mamíferos, incluindo leopardos, ursos pardos, lobos, linces, gatos selvagens, gazelas, javalis, raposas, hienas, chitas e guepardos. Algumas regiões remotas, como a província de Kerman, são o habitat do gato selvagem iraniano, uma espécie ameaçada de extinção.

 

O que dizer das aves que abrilhantam o céu do Irã? Mais de 500 espécies foram registradas no país. Entre as aves encontradas no Irã estão falcões, águias, corujas, pavões, flamingos, cegonhas e uma variedade de aves aquáticas nos pântanos e lagos.



 

Já a flora do país é marcada por plantas medicinais para várias finalidades, incluindo tratamentos medicinais e culinários. Essas plantas são uma parte importante da cultura tradicional iraniana. Mas não é só isso, lindas árvores como cedros, carvalhos, choupos, pinheiros e tílias fazem parte da floresta do país.

 

Embora o Irã seja abençoado com uma rica biodiversidade, algumas espécies estão ameaçadas devido à caça furtiva, destruição do habitat e outras atividades humanas. As autoridades iranianas estão trabalhando para conservar a fauna e flora do país, incluindo a criação de reservas naturais e programas de proteção ambiental.

 

O que fazer no Irã?

 

Agora que você já sabe das principais curiosidades e informações sobre o Irã, vamos falar sobre algumas das infinidades de passeios que é possível fazer no país;

O Irã pode te proporcionar aprender uma cultura totalmente nova e visitar lugares lindos com antigas arquiteturas.

Para isso, permita se entregar ao irã inteiramente para melhor desfrutar de cada passeio, faça da sua viagem uma experiência única. Quer viajar para o Irã?

 

 

Teerã

 

Teerã é a capital do país, e com certeza você deve acabar chegando ou indo embora pelo aeroporto da capital, então vale a pena passear nos diversos palácios ali presentes.

Como o Palácio Sa'dābād (palácio verde) e o Palácio de Golestan, este último foi definido pela UNESCO como “A integração de sucesso entre as artes persas antigas e a influência da arquitetura Ocidental”. Sem contar, claro, as belas áreas montanhosas, como Darakesh.

Praça Naqsh-e Jahan e Mesquita de Sheikh Lotf Allah

 

Localizada em Isfahan, esta é uma das maiores praças do mundo.

Considerado patrimônio cultural pela UNESCO, a praça além de possuir uma vegetação adorável e totalmente fotogênica, é rodeada de importantes edifícios da era safávida, como por exemplo, a mesquita de Sheikh Lotf Allah.

Sendo uma das mais belas do Irã, esta obra-prima da arquitetura iraniana, possui 32 metros de altura, foi inaugurada em 1619 e está totalmente conservada.

Matin Abaad

 

Nesta pequena aldeia será possível realizar o clássico passeio de camelo e ao entardecer desfrutar de uma noite estrelada.

Apesar de ser um passeio mais tranquilo, vale a pena reservar um dia para realizá-lo.

Estes serão momentos únicos onde será possível conectar-se ao Irã durante o passeio diurno nos camelos e encantar-se à noite com as estrelas.

 

 

 

Shiraz

 

É nesta cidade, conhecida como a capital da literatura persa, onde você irá encantar-se com os belos vitrais e flores coloridas.

Em jardins como o de Narenjestan, que se encontra totalmente preservado, você ficará completamente encantado quando ver seus arcos simétricos com muito verde e fontes.

Mas é na Mesquita Nasir ol Molk, também conhecida como Mesquita Rosa pelo uso predominante de azulejos rosas, onde você ficará boquiaberto, um dos lugares mais bonitos do passeio.

Seus vitrais coloridos iluminam toda a mesquita projetando as cores do arco íris em seu interior, gerando uma explosão de cores, uma beleza fenomenal.

 

O que comer no Irã?

 




 

A culinária do Irã, também conhecida como culinária persa, é uma das mais antigas e ricas do mundo. Ela reflete a história e a cultura diversificada do país, incorporando uma ampla variedade de ingredientes e técnicas culinárias. A comida iraniana é famosa por seus sabores complexos e uso criativo de ervas, especiarias, frutas secas e frutos do mar.

 

Vejamos quais os alimentos que marcam presença nos pratos da culinária Iraniana:

 

Arroz: O arroz é um elemento fundamental na culinária persa e é frequentemente servido com diferentes tipos de carne, frango, peixe ou vegetais. O arroz persa é geralmente cozido de maneira que cada grão fique solto e macio. O chelo (arroz branco) é um dos pratos mais comuns e é frequentemente servido com kebabs.

 

Kebabs: Os kebabs são uma parte essencial da culinária iraniana. Eles consistem em espetos de carne (geralmente cordeiro, carne bovina ou frango) que são marinados em especiarias e grelhados na churrasqueira. Diferentes tipos de kebabs incluem joojeh kebab (frango), koobideh (cordeiro moído) e barg (carne marinada).

 

Ensopados (Khoresh): Os ensopados são pratos tradicionais iranianos feitos com carne, aves ou peixe cozidos lentamente com uma variedade de vegetais, ervas, frutas secas e especiarias. Ghormeh Sabzi (ensopado de ervas) e Fesenjan (ensopado de nozes e romã) são dois dos ensopados mais famosos.

 

Ervas e Especiarias: As ervas e especiarias são um aspecto distintivo da culinária persa. Salsa, coentro, endro e hortelã são usados em abundância para adicionar sabor e aroma aos pratos. Açafrão, canela, cúrcuma, cardamomo e noz-moscada são algumas das especiarias comumente usadas.

 

Frutas Secas: Frutas secas como ameixas, damascos, figos e tâmaras são amplamente utilizadas em pratos persas, especialmente nos ensopados, dando-lhes um toque doce e sabor único.

 

Pão: O pão tem um papel importante na dieta iraniana. O pão mais comum é o lavash, um tipo de pão fino e achatado, e o barbari, um pão mais espesso e crocante, que é frequentemente consumido no café da manhã.

 

Nozes e Sementes: Nozes como pistache, amêndoas e nozes são frequentemente usadas como ingredientes ou como guarnições para enriquecer os pratos.

 

Sobremesas: A culinária persa também oferece uma variedade de sobremesas, como halva, baklava, pastries recheados com nozes e xaropes doces com infusão de açafrão e água de rosas.

 

Chá: O chá é uma parte importante da cultura iraniana. Chá preto é amplamente consumido em todo o país e é frequentemente servido com açúcar ou mel e acompanhado por doces ou frutas secas.



 

 

O que trazer de souvenirs?

 



 

O Irã oferece uma variedade de souvenirs encantadores que refletem a cultura, arte e tradição do país. Se você vai visitar o Irã e deseja levar lembranças especiais para casa confira algumas dicas.
 

Tapetes Persas, Cerâmica e Azulejos, Miniaturas, colares e outros adornos, Artigos de Couro, Especiarias, Chá, Pashminas, Xales, Alforjes, Bolsas Kilim, entre outros são opções para você trazer do país persa para presentar quem você ama ou para guardar de recordação.

 

Ao comprar souvenirs no Irã, lembre-se de verificar a autenticidade e qualidade dos itens, especialmente em mercados de rua. É sempre bom negociar o preço com o vendedor e garantir que você esteja ciente das políticas de importação e taxas de seu país de origem, se aplicável. Escolher um souvenir autêntico do Irã é uma maneira maravilhosa de lembrar sua viagem e apreciar a rica cultura e história do país.

 

 

Onde se hospedar?

 



 

A hospedagem no Irã varia desde opções econômicas até hotéis de luxo, e o país oferece uma ampla variedade de acomodações para atender a diferentes orçamentos e preferências. Muitos hotéis iranianos oferecem quartos bem equipados, restaurantes no local e outras comodidades, como Wi-Fi e estacionamento.



 

Hotéis que indicamos

 

  • Teerã – Grand Hotel 
  • Shiraz – Shirazis 
  • Yazd – Moshir Garden
  • Isfahan - Piroozi 
  • Matin Abaad - Room or Koomeh (hut)




 

Ao reservar acomodações no Irã, é essencial verificar as avaliações e comentários de outros viajantes para garantir uma estadia confortável e segura. Lembre-se também de considerar a localização das acomodações em relação às atrações turísticas que você deseja visitar, pois o transporte pode ser uma consideração importante durante sua estadia no Irã. 



 

 

Como chegar ao Irã?

 

 

O Irã não possui voos diretos do Brasil. Mas quem disse que isso é uma desvantagem? O país tem vários aeroportos e você pode entrar por um e sair por outro. 

O principal aeroporto do Irã, é o Aeroporto Internacional Khomeini (IKA), que se localiza a apenas 50km do centro de Teerã.

Mas fique atento a alguns detalhes. É necessário visto para entrar ao Irã, porém o mesmo pode ser emitido no próprio aeroporto em 30 minutos por 85 Euros (preço de abril de 2022).

Caso você não queira perder esse tempo, é possível enviar os documentos necessários para adiantar o visto de forma online e no dia da viagem apenas pagar a taxa no aeroporto.

Também é necessário seguro viagem, que pode ser feito com antecedência ou também no aeroporto.  O país é seguro, barato, receptivo, histórico e muito agradável de viajar.

Muitos se preocupam porque o governo iraniano tem inimizade com paises como EUA e Israel, mas os iranianos fazem questão de não misturar as questões políticas e turísticas.

Para nós brasileiros, o visto pode ser retirado direto no aeroporto mediante uma carta-convite. É super simples.

O Irã também não pode carimbar o visto no passaporte, o que não irá te prejudicar caso queira depois viajar para países como EUA e Israel.

 

 

Quando ir ao Irã?

 

Já te demos várias curiosidades sobre o irã e o que fazer lá, mas de fato qual a melhor época para viajar para lá?

O clima do país é desértico, o que significa que o verão é muito quente e o inverno muito frio. Então, a época ideal para visitar o Irã é na primavera ou outono, onde os climas são mais equilibrados e agradáveis. 

Sendo esta época entre meados de março a maio e de setembro a outubro. Lembrando que nas outras épocas ainda é possível visitar o país tranquilamente. Recomendamos evitar o verão iraniano, principalmente porque diferentemente do Brasil, roupas que mostram muito o corpo não são bem vistas.

 

Vamos para o Irã com a Freeway?

 

Prepare-se para uma viagem mágica e inesquecível ao Irã com a Freeway. Nossos roteiros personalizados atendem a todos os gostos e interesses, garantindo que sua experiência seja verdadeiramente única e enriquecedora.

 

Aventure-se em uma jornada extraordinária e descubra o Irã com a Freeway - seu parceiro de viagem confiável para explorar o mundo com estilo e segurança!