Blog

Jalapão, onde fica, como chegar e melhor época para viajar

 

O Jalapão é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Integra várias áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, a Área de Proteção Ambiental, entre outras…

 

Todo esse cuidado com a natureza pode ser visto nos atrativos da região, que sempre encantam, com suas águas abundantes, os chapadões e serras com clima de savana, as paisagem de cerrado, dunas alaranjadas, rios encachoeirados, fervedouros e impressionantes formações rochosas.

 

O Jalapão é o paraíso escondido do interior do Brasil, mais precisamente no estado de Tocantins, onde se tornou um dos principais destinos para viagens de natureza.

 

A sua fama se desenvolveu pela grande diversidade de rios que circulam pela região, sendo eles, o rio do Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto, e Caracol. Sem falar nas suas serras com clima de savana, as dunas alaranjadas, águas cristalinas, nascentes, paisagens de cerrado.

 

Dentre as principais atrações no Jalapão, estão os fervedouros, que nada mais são do que piscinas naturais sobre nascentes potentes,que impedem o banhista de afundar. 

 

Você pode até tentar, mas a pressão exercida pela água que jorra do lençol freático para a nascente, vai te fazer flutuar sem esforço algum.

 

Há cerca de vinte em toda a região, de vários tamanhos, com diferentes intensidades, formatos, e cores das águas. Geralmente oásis escondidos nas belas vegetações da região.

 

O Jalapão é um deserto repleto de grandes oásis, onde as nascentes e os córregos compõem belíssimas cachoeiras e corredeiras, uma parceria inseparável. Isso que nem mencionamos a fauna e flora do local! 

.

 

 

Onde fica o Jalapão?

O Jalapão localiza-se no Tocantins, mais precisamente no extremo leste, próximo da fronteira com Bahia, Maranhão e Piauí. É permeada pela beleza das Serras Gerais em uma região de puro cerrado brasileiro.

 

A região turística engloba principalmente os municípios de Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta e São Félix. 

 

O Parque Estadual do Jalapão, mais cinco áreas de preservação, ocupam uma área de 34 mil quilômetros quadrados. Uma imensa área de vegetação nativa remanescente.

 

A região, apesar de ainda não ser tão conhecida para o grande público, tem se popularizado nos últimos anos e conta com boas oportunidades e estrutura para o ecoturismo.

 

Como chegar no Jalapão?

 

Antes de iniciar a sua aventura para o Jalapão, saiba que o acesso é um dos principais diferenciais da viagem…

 

Isso porque as estradas que levam aos atrativos são de terra, bem arenosas e por vezes bem esburacadas. Acessíveis mais com veículos 4x4, além de não terem placas indicativas e pouquíssimos habitantes na região.

 

Para chegar até Ponte Alta há trechos asfaltados, mas para Mateiros o acesso é somente em estrada de chão.

 

Quem vem de avião, o aeroporto mais próximo é o de Palmas, que recebe voos frequentes de Brasília, São Paulo e Goiânia. 

 

A melhor forma de chegar é pegar um voo até Palmas e já fechar um pacote de viagem legal para conhecer o Jalapão. 

 

Não recomendamos seguir com carro próprio ou alugado. A presença de guia é essencial para os deslocamentos confortáveis e com melhor aproveitamento de tudo.

 

 

Qual a melhor época para visitar o Jalapão?

 

O Jalapão é um destino legal ao longo do ano todo. O período de seca vai de maio a setembro. E o período chuvoso vai de outubro a abril.

 

A chuva nem sempre atrapalha os passeios, mas os meses de seca são mais indicados para curtir os atrativos.

 

De abril até julho, a vegetação está bem verde, a umidade do ar está presente e o clima é agradável para curtir a natureza.

 

De julho até outubro, a seca está mais intensa, a umidade baixa, o que pode ser desconfortável para alguns. Mas as mais belas cores do pôr do sol estão garantidas nessa época. 

 

Programe-se com antecedência para conseguir as melhores hospedagens. O Jalapão tem sido cada vez mais procurado pelo turismo brasileiro. 

 

Viaje com a Freeway! Confira pacotes para o Jalapão