Blog

Jericoacoara - Onde fica, como chegar e a melhor época para viajar para a vila de Jeri

Feche os olhos e imagine só o visual: dunas de areia clara, mar calmo, lagoas de águas cristalinas, pedras esculturais. 

Você está relaxando em uma rede montada na beira da loga com uma temperatura perfeita. Respire fundo e sinta o cenário maravilhoso. Você está em Jericoacoara, mais conhecida por Jeri! Um lugar fora do comum.

A vila de Jeri conserva suas ruas de areia,iluminadas pelo charme dos próprios estabelecimentos ao seu redor. São belezas naturais que conservam o estilo nativo de vilarejo.

Ainda não conhece esse paraíso do litoral brasileiro? Então venha conhecer as melhores dicas para programar a sua viagem, aqui no blog da Freeway!

 

Onde fica Jericoacoara?

Jericoacoara é uma vila de Jijoca de Jericoacoara, um município do Ceará, no nordeste brasileiro. Banhado pelo oceano, no litoral oeste do estado. 

A vila está a cerca de 300km da capital Fortaleza, e 580 km de São Luís do Maranhão. 

Ao norte está todo o maravilhoso Oceano Atlântico, que pela ponta de Jeri, também é contemplado pelo mar a oeste. 

Uma característica rara em território continental brasileiro. Dos poucos lugares para contemplar o pôr do sol no mar. 

A vila de Jericoacoara também é rodeada por belas dunas, que criam um ambiente natural único e deslumbrante. 

Como chegar em Jericoacoara?

Chegar em Jericoacoara não é das tarefas mais simples, apesar de hoje estar com o acesso cada vez mais facilitado e desenvolvido.

Esse isolamento é o que ajuda na mística do vilarejo e no encontro com a natureza preservada. Os que já conhecem Jeri desde décadas passadas vão dizer que não é a mesma coisa de antes…

Mas a verdade é que a vila preserva ainda suas características rústicas, com restrições que ajudam a manter a simplicidade e charme.

Não é possível circular de carro em Jeri, apesar de você poder chegar até o estacionamento logo na entrada da vila. 

A aventura de dirigir até lá pode ser bem arriscada para quem não está acostumado. É bem comum na internet os relatos de carros atolados.

O acesso de avião acontece pela capital Fortaleza, onde você pode aproveitar a ida para curtir a capital cearense.

A partir de lá, pode-se pegar um traslado para Jericoacoara. Há recentemente o aeroporto de Jericoacoara, cerca de 30 km da vila. Mas os voos para lá não são frequentes e têm um custo bem mais elevado.

Você pode consultar com a gente da Freeway os melhores pacotes, aéreos, hospedagem e garantimos também um traslado confortável e passeios incríveis em Jeri.

 

Qual a melhor época para viajar para Jericoacoara?

Jeri é desses destinos apaixonantes que é possível visitar o ano inteiro. O sol é onipresente, assim como muitos viajantes.

Sim, o turismo em Jeri é intenso, por isso repense antes de escolher as épocas de Carnaval e Reveillon para relaxar na região.  

No primeiro semestre do ano é a época de chuvas, onde as lagoas vão enchendo. Para quem conhece os Lençóis Maranhenses, é bem similar a característica.

Mas como os atrativos de Jeri não são as lagoas e as chuvas não são intensas a ponto de atrapalhar os passeios, essa época é tão boa quanto as restantes para visitar a região.

No segundo semestre o clima é mais seco, período dos ventos, um dos atrativos para os esportistas de velas que procuram a região, como o windsurfe e o kitesurf. 

De todos os meses, fevereiro é o mais chuvoso e quando o turismo é menor. Agosto é um dos mais procurados, principalmente pelos estrangeiros que estão de férias no Hemisfério Norte. 

Vale a pena pensar nesses dados para escolher a melhor data para a sua viagem.

E quanto tempo ficar em Jeri?

Você não vai sair da sua casa e ir até Jericoacoara para ficar 3 dias, ou um final de semana, combinado?!

São muitos atrativos naturais para curtir na vila, as praias, a cultura e o estilo de vida desse oásis cearense.

Uma viagem perfeita para Jeri leva em média uma semana. Você vai relaxar, se encantar e curtir tudo que tem direito.

 

O que fazer em Jericoacoara?

Jeri está repleta de praias incríveis, formadas por um mar envolvente, ventos revigorantes, belas dunas e passeios por toda a vila.

Um dos cartões postais de Jeri é a Pedra Furada, uma formação rochosa impressionante que a natureza esculpiu. As dunas também são incríveis, a duna do pôr do sol é onde rola um visual incrível no final de tarde. No caminho tem o morro do serrote, com uma trilha fácil de 2km. 

Dentre as praias, a praia do Preá é a mais famosa para contemplar os ventos, curtir o kitesurf e windsurf. 

As lagoas são outro atrativo do vilarejo, sendo a Lagoa do Paraíso a mais famosa, onde as pessoas relaxam deitadas nas redes. A lagoa Azul e da Pinguela são outras lagoas recomendadas para dar um mergulho e também curtir lagoas um pouco mais imersas na natureza. 

E cercado de tantos atrativos naturais, lá é uma dos melhores lugares do mundo que você pode ter para simplesmente não fazer nada. Por que não? Simplesmente relaxar em um cenário paradisíaco. Revigora o corpo, a mente e energiza a alma. 

 

Vamos viajar para Jeri? Viaje com a Freeway!

São décadas levando centenas de pessoas para curtir esse oásis brasileiro no Ceará. 

Temos parcerias com várias pousadas, com escolas de Kite e Windsurf, passeios de buggy, traslados confortáveis e tudo que você precisa para curtir demais Jeri!