Blog

Por que é importante conhecer a história de um lugar ANTES de viajar para ele?

1 – Viajar nada mais é do que aumentar o seu repertório cultural. Não serve só para voltar com a mala de rodinhas mais cheia, mas a bagagem de conhecimentos também! Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa sobre o que é importante sobre o passado daquele lugar. Desenterre seus livros de história, pesquise em guias e em revistas, assista a documentários ou faça aquela escavação de qualidade no Wikipédia.

2 – A experiência é mais autêntica. Se a sua intenção é mergulhar nos costumes locais, é sempre bom entender o contexto, saber os acontecimentos que levaram essa cultura ser do jeito que é. Tendo conhecimento disso, você tem uma visita ainda mais completa.

3 – Rende boas conversas com os locais. Demonstrar que você não é totalmente leigo, e, principalmente, que sabe e se interessa pela história daquele povo é um jeito doce e agradável de conquistar os moradores.

4 – Se a viagem for acompanhada de um guia, você pode parecer o esperto da turma, o “sabe tudo”, ao fazer apontamentos inteligentes pelo passeio. Você pode até virar o favorito do profess- ops, guia!

5 – Em um local como a Europa, que é repleto de museus, gostar de história já elimina qualquer possibilidade de se sentir entediado ao ter que andar pelos inúmeros corredores cheios de artefatos e quadros antigos. Ainda mais, porque eles são essenciais para uma primeira visita de respeito ao continente!

6 – Se você estiver em algum lugar com uma história muito remota, como o Oriente Médio ou a Ásia, saber sobre as tradições e o passado dessas culturas milenares é quase uma questão de respeito.

7 – Ao andar por lugares históricos, em que episódios muito importantes da humanidade aconteceram, você pode fazer uma pequena brincadeira: fantasiar que você estava presente em tal ocasião e lembrar do modo como cada ação se desenrolou, como se você estivesse na platéia de um teatro ou em uma máquina do tempo!

8 – Pode parecer óbvio, mas conhecer a história do país que você está pode te salvar de belas enrascadas e furadas. As chances de você falar uma coisa ofensiva diminuem, assim como as possibilidades de se aventurar em excursões nada a ver. Você vai saber exatamente o que visitar!

por: Giovanna Fontenelle - Blog Viagem no Tempo