Blog

Líbano: Conheça suas riquezas naturais e roteiros incríveis para sua viagem

 

Cercado pelo mar Mediterrâneo, o Líbano localiza-se no continente asiático e faz fronteira com Síria e Israel, a região já foi lugar de civilizações conhecidas como o império otomano, bizantino, persas, gregos e romanos.

A população do Líbano é de aproximadamente 7 milhões de habitantes, e as religiões predominante são o Islamismo e cristianismo. O país também faz parte de organizações mundiais como a ONU, Unesco, e FMI.

O turismo e o comércio de exportação são os grandes responsáveis pela economia, os produtos que mais faturam em exportação são ouro e diamantes para outros países. Há outros setores com menor participação mas não menos importante como a agricultura e a indústria.

Fique com a gente, Iremos dar dicas de viagem para esse país multicultural, o que fazer, como ir, comidas e muito mais!

 

Como ir do Brasil para o Líbano?

 

Saindo de São Paulo em direção a Beirute, capital do Líbano o voo dura cerca de 17 horas, as companhias aéreas que realizam esses voos com frequência são Latam, Emirates e Qatar Airways.

Para o Líbano o visto para turistas de alguns países, incluindo o Brasil é gratuito por 30 dias, sendo concedido no aeroporto do Líbano, para saber sobre os países que têm essa permissão acesse aqui.

 

Quer viajar para o Líbano?


 

Como é o clima no Líbano e qual a melhor época para viajar?

Banhado pelo Mar Mediterrâneo o clima é muito similar aos países de clima meditarrâneo. Por vezes um pouco fresco, devido às altas montanhas que o país possui, mas que também bloqueam a umidade do mar em direção ao interior do Líbano.

O período de chuva concentra-se entre dezembro a fevereiro, o período de inverno além de chuvoso anoitece mais rápido, às 17:00 h, neste período a neve cai sobre as montanhas com cerca de 2.000 metros, em alguns lugares a neve permanece por meses e a temperatura varia entre 13 a 19 °C.

O outono acontece nos meses de setembro a novembro com mínima de 19 °C e máxima de 27 °C.

No verão entre junho e agosto as temperaturas vão de 24 °C à 30 °C, essa é considerada a melhor época do ano para ir viajar, visto que quase não chove, mas se você gosta de neve então é melhor ir no período do inverno. 

Se quiser mais luz do sol por mais tempo, fica entre os meses de maio e agosto, o que facilita o aproveitar melhor dos passeios.

Na primavera que vai de março até maio é onde se pode ver os arbustos mais floridos e os campos mais verdejantes. A temperatura das águas do mar varia entre 16 °C e 30 °C.

Em relação a temporadas para viajar ao Líbano, veremos que a baixa temporada se dá nos meses de janeiro a junho, já a alta temporada ocorre de outubro até dezembro, verifique qual melhor época é melhor para você.

 

 

O que fazer no Líbano?

 

O país tem uma infinidade de opções turísticas, grandes impérios passaram pelo país deixando seu legado e bens patrimoniais como templos e sítios arqueológicos.

 

Museu Nacional de Beirute

Construído após a Primeira Guerra Mundial, através da França o museu nacional de Beirute é o mais importante museu do país aberto desde 1942, contém cerca de cem mil artefatos.

A exposição conta a história em ordem cronológica desde o início da civilização até o império otomano, entre os objetos estão sarcógafos, registros pré-históricos em pedras, mosaicos, trono, estátuas e outros objetos. O museu já passou por depredações durante a guerra civil entre 1975 e 1990,  mas foi restaurado.


 

Templos de Baalbek

O sítio arqueológico tem cerca de 5 mil anos e suas principais construções se dá pelo período do império romano, como o templo de baco o deus do vinho, templo circular ou de vênus, e o templo de Júpiter, ainda lá é possível ver entre um templo e outro, um vilarejo milenar, o imperador romano tornou a área como local importante onde atraia pessoas e assim criou-se um forte comércio.


 

Gruta de Jeita

Essa caverna é a maior do Oriente Médio com extensão de nove quilômetros. O lugar é tão importante que chegou a ser umas das opções a ser considerada para as novas maravilhas do mundo moderno. 

A gruta possui dois compartimentos, o primeiro se dá por espécie de ponte onde pode contemplar minério de calcário, com cones vindo do teto gigantes (estalactites) com quase 3 metros de comprimento, sendo um dos maiores do mundo.

A segunda parte se dá por barco através do rio que passa pela gruta chamado de  Nahr Al-Kalb, com águas esverdeadas você pode vislumbrar toda paisagem e se aventurar.


 

Gruta de Canaã

Historiadores acreditam que nesta gruta Jesus realizou seu primeiro milagre, transformou a água em vinho, pois o Líbano já fez parte da famosa Galiléia, o local é considerado sagrado por este feito de Cristo e reconhecido pelas igrejas católicas e protestantes.
 

Tiro

 

Marcada pelos seus arcos na entrada da cidade, Tiro é mais uma cidade bíblica e uma das mais antigas que ainda é habitada, atualmente o lugar contém produtos valiosos como as jóias que o país produz e exporta, a região também comporta um hipódromo muito bem conservado e é um dos patrimônios mundiais da UNESCO para proteger de possíveis depredações.

Muitos objetos arqueológicos na cidade de Tiro já foram encontrados para serem expostos no museu nacional de Beirute.



 

Sídon

Uma cidade fenícia, na beira do mar Mediterrâneo. Foi neste lugar que saíram os primeiros habitantes de Tiro.

 

Um grande personagem bíblico, Paulo de Tarso também visitou a cidade . O lugar era forte em seu comércio na antiguidade.



 

Palácio de Beiteddine

 

A construção foi inspirada na idade média, por dentro podemos ver seus vitrais coloridos e estátuas mostrando a cultura do povo e o modo como viviam. Do lado de fora, um pátio espaçoso com jardins ao redor para tirar belas fotos e apreciar a arquitetura.

Fauna e Flora do Líbano

 

O ecossistema do Líbano é marcado por montanhas, pântanos, ilhas  e planícies, além das florestas, é claro. 

 

Porém devido a alta exploração, a biodiversidade está ameaçada de extinção, como por exemplo o cedro, árvore de símbolo nacional estampado na bandeira do país, e que marca presença no território libanes, além do cedro temos , ciprestes, pinheiros e carvalhos.

 

Flores e plantas marcam presença como samambaias, algumas são localizadas nos altos das montanhas como a Lebanon Violette, planta típica do país.

 

Por conter uma madeira de qualidade e vendida com valor alto, desde 2011 o governo tem lutado para combater este desmatamento com o reflorestamento, mais de 500.000 foram plantadas, mas ainda há muito para se fazer.

 

Um ponto importante é que mesmo nos centros urbanos podemos ver jardins extensos que chegam até 22.000 metros quadrados.

 

Quanto à vida animal dos mamíferos, dependendo da região você pode se deparar com veado, lobo, raposa, hiena, lontra, esquilos e javali.

 

Existem mais de 150 espécies de aves, entre elas a garça, gaivota, ganso, faisão,  andorinhas e mais de 3.000 invertebrados.


 

Comidas típicas do Líbano

 


 

A comida libanesa tem alguns pratos familiares do Brasil como o tabule, kafta, esfiha e almôndegas.

Há um substituto da manteiga, o homus é uma pasta feita para os aperitivos feita com grão de bico, se você não quiser, tem outra pasta chamada de babaganoush feito de berinjela,  já o falafel é um salgadinho típico que leva pimenta, coentro, salsinha, cebola e fermento, bom para um happy hour com amigos.

Para as carnes estão o cordeiro assado, kafta como espetinho de churrasco aqui no Brasil, e kibe cru, assado ou frito. Tudo isso fica melhor ainda com o acompanhamento do arroz arábe.

O que comprar no Líbano?

 

Primeiro de tudo, é recomendável comprar em dólar, pois é aceito nos principais estabelecimentos. Com seus  shopping modernos Beirute, a capital do país contém as principais marcas mundiais, a seda e couro são referência no vestuário desde as primeiras civilizações, e não tem como passar nas lojas de souvenires sem levar alguma coisa, não é mesmo? doces, sabonetes, desenhos de areia em garrafas e um vinho de qualidade estão na lista para você escolher.

Vale lembrar que nem todos os estabelecimentos aceitam cartão, então vai com dinheiro em espécie para realizar suas compras. Não é recomendável trocar dinheiro com cambistas da região, troque seu dinheiro de forma segura em uma casa de câmbio.

Depois de todas essas dicas, você já pode traçar seu roteiro com a Freeway. Temos décadas de experiência, realizando sonhos.


Nossos passeios são guiados por profissionais, nossos pacotes incluem o melhor da cultura do Líbano!