Blog

Os 20 melhores passeios culturais para fazer em São Paulo

Procurando o que fazer em São Paulo? Programas para a família, românticos ou mesmo sozinho? Então preparamos dicas surpreendentes para você. 

A capital paulista está repleta de história, cultura e belezas escondidas por trás de todo movimento urbano. 

No ritmo frenético cotidiano, alguns lugares passam despercebidos por nós, mas escondem verdadeiras preciosidades.

Caso você goste de astronomia, listamos 5 passeios que podem ser feitos perto de SP.

Prepare-se, que listamos 20 passeios culturais para você fazer em São Paulo: 

 

1 - Theatro Municipal

teatro municipal fachada - passeio cultural sp

O Theatro Municipal de São Paulo é um dos teatros mais importantes do Brasil. A sua história centenária vem do grande desejo da elite cafeeira paulista de transformar a cidade em um dos grandes centros culturais do mundo. 

Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal já foi palco de grandes atores e músicos brasileiros, internacionais e realizou milhares de espetáculos.  

O prédio centenário além de abrir as portas em suas noites de atrações, também oferece gratuitamente durante o dia, um maravilhoso tour cultural pelas suas salas de muita elegância e arte. 

Para mais informações de ingressos e sobre os dias do tour, acesse o site do Municipal.

 

2 - Solar da Marquesa

fachada solar da marquesa passeio cultural sp

O Solar da Marquesa é um lugar único na cidade, um verdadeiro exemplar do que era a residência urbana paulista no século 18. 

A casa ganhou esse nome, por causa da sua antiga moradora, a Marquesa dos Santos, conhecida por ter realizado muitas festas no local.

Hoje em dia, o Solar recebe várias exposições culturais, que ficam disponíveis para a visitação do público. 

Sede do Museu da cidade de São Paulo, a visita pode ser feita de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

 

3 - A Casa Modernista

A Casa Modernista é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil. 

Foi construída em 1928, por autoria do arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, e com um jardim projetado por Mina Klabin, que ficou bem reconhecido pelo uso pioneiro de espécies tropicais.  

Localizada na Vila Mariana, hoje também é parte do Museu da cidade de São Paulo. 

 

4 - A melhor vista de São Paulo: O Terraço Itália 

edifício itália terraço passeio cultural sp

O Terraço Itália se encontra no topo do prédio mais alto de São Paulo e um dos maiores do Brasil, o Edifício Itália, inaugurado em 1965.

O prédio conta com uma galeria de arte e um teatro no andar térreo, e com o famoso Terraço Itália na cobertura e no 41° andar, onde se encontra uma vista em 360 graus da cidade. 

Um maravilhoso restaurante especializado na culinária italiana, que nos apresenta a melhor vista do centro de São Paulo. Momento perfeito para ocasiões especiais.

 

5 - Templo Zu Lai

templo zu lai passeio cultural sp cotia budismo

O belo Templo Zu Lai está localizado em Cotia, na grande São Paulo. 

Vinculado ao budismo chinês, é considerado o maior templo budista da América Latina, com 10000 metros quadrados de área construída. 

Dentre as suas atividades, há dias abertos para a visitação, práticas de meditação, além da cafeteria, e lojinha local.

Um lugar realmente incrível para inspirar e levar ao autoconhecimento!   

 

6 - Cripta da Catedral da Sé 

Sempre há mais para descobrir, e a Catedral da Sé é um desses lugares. Quem diria que dentro da histórica Igreja de São Paulo há uma espécie de capela subterrânea. 

É isso mesmo, no local está guardado restos mortais de personalidades importantes, e que deixaram algum marco, como bispos e arcebispos. 

O mais legal é que as portas estão abertas para uma visitação guiada e surpreendente

 

7- Ver um concerto na Sala São Paulo

sala sp concerto passeio cultural

A Sala São Paulo é uma adaptação na Estação Júlio Prestes, construída por Christiano Stockler das Neves em 1925, para servir como estação da Estrada de Ferro Sorocabana. 

Hoje em dia transformou-se na maravilhosa sala de concertos e sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Além de todas as programações e espetáculos, há também a possibilidade de fazer uma visita monitorada. Já viu um concerto na Sala São Paulo?

 

8 - Pateo do Colégio

pateo do colegio passeio cultural sp

O Pateo do Colégio foi o verdadeiro marco inicial do nascimento da cidade de São Paulo. É um sítio arqueológico de 465 anos, local onde foram erguidos os primeiros sinais da cidade. 

Hoje em dia há uma biblioteca, dois museus, algumas atividades e oficinas que acontecem no local. Um lugar histórico para ser visitado e aproveitado.   

 

9 - Edifício Altino Arantes - Banespão

banespão - edificio sp cultural passeio

O Edifício Altino Arantes, o famoso Banespão, foi construído a partir de 1939 e finalizado em 1947 pelo governador Ademar de Barros. O prédio serviu como o Banco do Estado de São Paulo, um grande símbolo da era progressista, que acabou atraindo milhares de imigrantes e migrantes para a cidade.

A sua arquitetura foi inspirada no Empire State Building, em Nova York. 

São 161,22 metros de altura e 35 andares. É possível visitar o prédio, que além de ter uma vista impressionante no topo, tem também exposições e pista de skate. 

 

10 - O Museu de Arte de Contemporânea - MAC

O Mac é uma instituição da Universidade de São Paulo (USP), que está diretamente ligada ao ensino, pesquisa e produção artística nacional e estrangeira. 

O museu está localizado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo Oscar Niemeyer, onde se encontra a mais importante coleção especializada na produção ocidental do século XX da América Latina. 

São cerca de 10 mil obras, que variam entre óleos, desenhos, gravuras, trabalhos conceituais, esculturas, e outros objetos. 

 

11 - Biblioteca Mario de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade foi a primeira e a principal biblioteca pública da cidade, além de ser a segunda maior do país. 

Ela foi fundada em 1925, e se encontra bem no centro da cidade. 

Dentre seu acervo e ações, há obras raras, especiais, artes, coleções, livros para doação, mapoteca, hemeroteca, sala infantil, e reproduções de obras. 

 

12 - Fazer uma trilha ao Pico do Jaraguá

pico jaragua passeio cultural sp

O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo, com 1135 metros de altura, em uma vista de até 55 quilômetros de alcance, em uma área onde ainda se encontra a vegetação da Mata Atlântica. 

Um dos passeios mais procurados para quem ama fazer trilhas, e se conectar com a natureza. 

São cerca de 1,8 km de subida para chegar até o Pico do Jaraguá, onde se encontra uma vista da grande São Paulo.

 

13 - A Casa de Vidro 

casa vidro passeio cultural sp

A Casa de Vidro foi construída em 1950, e já foi uma simples morada de um casal, Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos.

Posteriormente, acabou se tornando bem reconhecida, e considerada um ícone da arquitetura moderna no Brasil. 

Hoje em dia, a Casa de Vidro se tornou um espaço de pesquisa e troca de idéias entre pesquisadores, profissionais e estudantes do país e exterior.

O objetivo é promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e a arte popular. As visitas podem ser feitas de quinta à sábado.

 

14 - Solo Sagrado de Guarapiranga 

solo sagrado guarapiranga passeio sp

O Solo Sagrado de Guarapiranga é onde se encontra a Igreja Messiânica Mundial, fundada no Japão, e que tem como objetivo principal a construção do paraíso terrestre. 

O espaço fica nas margens da represa do Guarapiranga, com belos jardins, um templo ecumênico e trilhas no meio da mata de pura contemplação.

Há dias específicos de cada mês disponíveis e abertos à visitação e datas especiais de culto para acompanhar. 

Por tratar-se de um local religioso é importante atentar-se às regras de visitação.

 

15 - Esther Rooftop 

O Esther Rooftop foi selecionado como um dos melhores restaurantes de São Paulo.

Instalado na cobertura do histórico e tombado edifício Esther, o restaurante francês tem vista encantadora. 

Além dos seu cardápio francês bistrô com toques orientais, a experiência gastronômica se completa com uma bela vista, drinques e muito jazz. 

 

16 - A Pinacoteca do Estado

pinacoteca passeio cultural sp

A Pinacoteca do Estado é considerada um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Se localiza no jardim da Luz, em um edifício que foi construído no ano de 1900 por Domiziano Rossi e Ramos de Azevedo.

Um local onde acontecem diversas exposições, atividades, e ainda conta com um enorme acervo disponível. Visite e conheça grandes obras da pintura brasileira que fizeram parte do século XIX e XX. 

 

17 - Skye Bar

skye bar passeio cultural sp

O Skye Bar é um sofisticado restaurante e bar contemporâneo na cobertura do Hotel Unique. 

Um ambiente com uma vista panorâmica, uma piscina que reflete as luzes do céu, e vários pufes e mesinhas em volta para se sentar e apreciar todo o deslumbre do local. 

Dá para se programar para o café da manhã, almoço ou jantar.

 

18 - Sesc Belenzinho 

O Sesc Belenzinho é um dos principais pontos culturais da cidade de São Paulo, e se engana quem acha que o local é só um clube com piscinas. 

Dentre tantas atividades disponíveis, há um ótimo ambiente para aproveitar o pôr do sol, conhecer as excelentes exposições, curtir a programação musical e também participar dos seus diversos cursos gratuitos.

 

19 - Coffe Lab 

Para os apaixonados por cafeterias autênticas, o Coffe Lab é o lugar ideal.

O processo completo de torrar, moer e extração do café no mesmo lugar em que ele é degustado. 

Há vários métodos disponíveis, cada um com o seu autêntico sabor e característica. 

Além de tudo, o espaço também conta com uma escola de baristas, e é o único lugar em São Paulo que além de tomar um cafezinho, você pode também aprender sobre essa bebida tão importante.

 

20 - Fundação Ema Klabin 

fundação ema klabin passeio cultural sp

A Fundação Ema Klabin é um oásis e refúgio em meio ao caos paulistano, mas que ainda é pouco visitado e conhecido.

O local foi a casa onde a colecionadora de arte, Ema Klabin morou, e onde hoje também se encontra um centro de pesquisa e belo museu. 

O ambiente é todo aconchegante, dando uma sensação familiar e há também um maravilhoso jardim na área externa, que nos possibilita a sensação de caminhar por um filme.

 

Experiências em São Paulo

Se você é de São Paulo ou só quer turistar pela cidade, já viu que opções culturais, gastronômicas e de autoconhecimento não faltam.

A Freeway sempre proporciona para os seus passageiros, durante as viagens pelo Brasil e mundo, experiências memoráveis. E é muito bom saber, que tão pertinho, na nossa São Paulo, também não faltam oportunidades de aprender, se divertir e passear de forma prazerosa.

No grupo Freeway, temos a Immaginare, empresa voltada à experiências, que podem ser premiadas como forma de reconhecimento dentro de uma corporação. Vale a pena conhecer o trabalho, que está presente nas principais cidades do Brasil. São várias ações implementadas junto ao RH e marketing de grandes empresasa brasileiras.

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR