Blog

Rota da Seda: O Que é, Importância e História

Você já ouviu falar e Rota da Seda? Pois saiba que durante milênios ela ligou o Ocidente e Oriente através do comércio, principalmente, da seda.

Alexandre o Grande, Marco Polo, Genghis Khan, foram alguns dos nomes que fizeram parte da rota histórica.

Na verdade não existiu apenas uma, mas uma série de caminhos que interligava Ásia e Europa e fazia o comércio entre os continentes, antes de se explorar as rotas marítimas.

rota da seda

História da Rota da Seda

Não se sabe com precisão, mas acredita-se que a rota começou a ser usada inicialmente há mais de 10 mil anos atrás pelos povos antigos do Saara. Eles foram muito importantes para o desenvolvimento de civilizações como o Egito Antigo, os povos Mesopotâmicos, China, Pérsia, Índia…

Isso sem falar do Império Romano e todos os povos que mais tarde contribuíram para o florescimento do Mundo Moderno.

E a Seda?! Pois bem, os chineses aprenderam a fabricar seda e mantiveram isso como segredo durante muito tempo. E assim, despertaram o interesse da mercadoria principalmente entre o povo ocidental.

Podemos dizer que havia duas principais rotas comerciais, uma Norte e outra Sul. A Norte atravessava o Leste Europeu e a rota Sul percorria boa parte da Ásia, Oriente Médio e países como Uzbequistão e Quirguistão.

O famoso Marco Polo, foi um dos grandes exploradores que a percorreu com as suas caravanas de camelo. Assim como Genghis Khan e seu exército que dominaram a rota e intensificaram o seu comércio.

Com o tempo, as cidades que ficavam ao meio da rota da seda foram se tornando importantes pontos comerciais. Isso, porque, de certa forma, intermediaram o comércio entre Oriente e Ocidente. Assim, cada vez menos se percorriam as estradas por inteiro para o intercâmbio das mercadorias.

E com as Rotas Marítimas e as Grandes Navegações, a Rota da Seda foi entrando para a história.

historia da rota da seda

Viaje com a Freeway e conheça a Rota da Seda

Com tanta história tendo passado sobre seu solo, a rota da seda instiga e provoca a nossa imaginação. Ela representa um tesouro pleno de imagens fascinantes.  

O aroma marcante das especiarias, sedas preciosas, aldeias muradas, arqueologia única, sons vibrantes, bazares exóticos, mesquitas com cúpulas de azulejos coloridos e minaretes compridos com canções chamando os fiéis à oração.

Quirgustão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão: oásis de paz, terras onde a história antiga e a cultura moderna se dão as mãos.

Histórias de vinte e cinco séculos, que estão prontinhas para nós a conhecermos hoje mesmo. Basta viajar para lá.

É possível ainda, integrar-se aos mais autênticos hábitos de nossos amigos da região: participar da montagem da yurta - abrigo e moradia típica dos nômades- desfrutar, em seu habitat típico, de manjares carinhosamente preparados por dedicados anfitriões.

E ainda, conhecer a fundo os segredos milenares da produção da seda, deslumbrar-nos com um dos canyons-símbolo do continente, nos deliciarmos com um pic nic especialmente ofertado a nós nas encostas extraídas deste cenário de sonho, envolver-nos com o delicado ofício praticado pelo simpático ceramista e sua família que tão bem nos recebe para as iguarias de um jantar surpreendente!

Ficou com vontade de conhecer? Viaje com a Freeway e confira o nosso roteiro exclusivo!

Que tal continuar conhecendo mais destinos? Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a conhecer melhor o local da sua próxima viagem:

Obrigada por ler até aqui e até a próxima!