Blog

Salar de Uyuni - Onde fica, como chegar e quando ir

 

 

O salar do Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com mais de 10 mil quilômetros quadrados. Uma paisagem única, que impressiona e rende fotografias maravilhosas.  

Uma região mágica, o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço. E serviu de referência para os astronautas da Apollo 11 ao observarem a Terra. E até hoje é usado para calibrar sensores de satélites de observação da Terra.

O salar de Uyuni contém mais da metade das reservas mundiais de lítio. E também é rico em potássio, boro e magnésio em suas várias camadas de sal. 

O local não é dos mais acessíveis para o turismo, mas a inusitada paisagem garante um bom destino para curtir e torna a viagem uma verdadeira aventura. 

Onde fica o Salar de Uyuni?

 

O salar do Uyuni fica no sudoeste da Bolívia, próximo da fronteira com o Chile e nas bordas da cordilheira dos Andes.

O deserto de sal está a mais de 3.650 metros acima do nível do mar em uma região de longa extensão desértica.  

Uyuni é a principal cidade porta de entrada para o famoso salar de mesmo nome. A região também é muito visitada a partir de San Pedro de Atacama, no Deserto do Atacama. 

Como chegar no Salar de Uyuni?

O passeio pode iniciar no Atacama, no norte do Chile. Pela relativa proximidade dos dois destinos, muitas pessoas aproveitam a viagem para conhecerem ambos.

Ou, pode iniciar em La Paz e percorrer outros atrativos incríveis como o Lago Titicaca, na fronteira com o Peru. 

Vai depender muito do que você quer conhecer. E a verdade é que todos esses destinos da América do Sul valem muito a pena. Programe-se, pesquise e converse com uma agência especializada como a Freeway.

Chegando por San Pedro de Atacama 

 

Para ir até o Deserto do Atacama, primeiro é preciso pegar um voo até Santiago do Chile. Há voos diretos e frequentes da Latam entre capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

O segundo passo é pegar um voo de Santiago para Calama, que pode ser feito igualmente pela Latam, ou outra companhia local. 

Ao chegar no aeroporto de Calama, você estará bem próximo do Atacama e pode pegar um transfer, ou ônibus local até San Pedro do Atacama.

Caso vá visitar o Atacama primeiro, poderá curtir alguns dias. Saiba mais sobre o Deserto do Atacama. 

Para viajar até o Uyuni, o percurso ideal é feito de 4x4, parando em alguns atrativos e belas paisagens ao longo do caminho, o que pode levar de 2 a 3 dias. 

Chegando por La Paz

 

Caso prefira ir até La Paz, poderá pegar um voo até a capital boliviana, que tem bem menos ofertas do que Santiago. 

De La Paz para Uyuni, o transporte mais garantido é um voo de 40 minutos. Apesar do preço mais alto, pode compensar se comparado à cansativa viagem de ônibus.

Ao invés de conhecer o Atacama, você poderá esticar a viagem pelo Lago Titicaca, Sucre e Potosí. 

Qual a melhor época para conhecer o Salar de Uyuni?

 

É válido destacar que o turismo acontece ao longo de todo ano, mas em duas estações com características distintas. 

Para decidir quando ir para o Salar, você terá que pensar em qual paisagem quer ver e também o quanto quer arriscar na sua viagem. 

Temporada Chuvosa

 

Durante a época chuvosa, que vai de dezembro a março, o clima está ameno, apesar do frio característico da região e a possibilidade de neve inclusive.

É nessa época, que o Salar de Uyuni pode formar o mágico espelho, que garante fotografias surreais.

O turismo é menos intenso, porque as chuvas podem atrapalhar os passeios. Por isso, vale refletir se você quer pegar o Salar espelhado e também arriscar.

Temporada Seca

 

A temporada Seca por outro lado, deixa a paisagem de sal toda rachada e com formas geométricas no chão. Geralmente em hexágonos muito bonitos.

A locomoção é mais fácil e não há qualquer indício de chuva. A maior parte dos turistas frequentam a região nessa época do ano. 

As temperaturas podem ser muito frias, especialmente entre maio e agosto. A temporada chamada de seca costuma ir de abril até meados de novembro.

Fauna e flora em salar do Uyuni

 

 

    No Salar de Uyuni, apesar de seu ambiente predominantemente desértico de sal, uma surpreendente diversidade de vida selvagem coexiste com uma flora peculiar. Entre as espécies animais, destacam-se os majestosos flamingos Andinos, que encontraram nos lagos salgados e alcalinos um habitat único. Além disso, vicunhas e lhamas, camelídeos sul-americanos, percorrem as áreas circundantes, enquanto aves aquáticas como gaivotas e patos habitam as lagunas próximas.

 

Sob as condições extremas do salar, algumas espécies de peixes e microorganismos conseguem sobreviver, demonstrando a resiliência da vida em ambientes adversos. Quanto à flora, destaca-se a presença de cactos gigantes, que pontilham ilhas como a Ilha Incahuasi, erguendo-se em meio ao vasto mar de sal.

 Em áreas mais úmidas e próximas às margens das lagunas, gramíneas e plantas tolerantes ao sal encontram seu lugar, enquanto nas regiões montanhosas circundantes, arbustos e gramíneas adaptadas às altitudes elevadas completam o cenário.

Apesar das aparentes adversidades, a vida floresce no Salar de Uyuni, revelando uma riqueza e uma diversidade surpreendentes, adaptadas a um dos ambientes mais singulares do planeta.

 

O que comer em salar do Uyuni?

 

Para os turistas que exploram o deslumbrante Salar de Uyuni, a jornada não é apenas uma experiência visualmente deslumbrante, mas também uma oportunidade para saborear a rica diversidade da culinária boliviana. Enquanto você atravessa os vastos horizontes brancos, há uma variedade de pratos locais que valem a pena experimentar.

 

Comece sua jornada com uma tigela reconfortante de sopa de quinoa, uma especialidade nutritiva e deliciosa que o manterá aquecido durante as noites frias. Aproveite também a oportunidade para experimentar pratos preparados com carne de lhamas ou alpacas, animais comuns na região, como o "Chairo", uma sopa tradicional feita com carne de lhama ou alpaca e legumes frescos.

 

Se preferir frutos do mar, não deixe de experimentar o "pescado a la trucha", uma truta preparada de diversas maneiras, frequentemente grelhada e acompanhada de legumes frescos. Para um lanche rápido e delicioso, experimente as salteñas, as versões bolivianas das empanadas, recheadas com uma variedade de ingredientes, como carne, frango ou queijo.

 

Enquanto explora, não se esqueça das frutas frescas, como as suculentas tunas, perfeitas para uma pausa refrescante durante o dia. E para ajudar a combater o mal de altitude, desfrute de uma xícara de chá de coca, uma bebida tradicional local conhecida por seus benefícios revigorantes.

 

Quantos dias ficar em salar do Uyuni?



 

Se você tem 6 dias para se dedicar ao Salar de Uyuni, isso permitirá uma exploração mais abrangente e relaxada da região, proporcionando tempo suficiente para absorver toda a beleza e diversidade que ela oferece.



 

Onde se hospedar em salar do Uyuni?

 

Para quem procura opções de hospedagem no Salar de Uyuni, o Hotel Ritz e o Casa Grande Hotel são duas excelentes escolhas.

 

Hotel Ritz

 

Localizado em uma localização privilegiada, o Hotel Ritz oferece confortáveis quartos e uma atmosfera acolhedora para os hóspedes. Com uma equipe atenciosa e serviços de qualidade, este hotel é uma ótima opção para quem deseja desfrutar de uma estadia tranquila e relaxante durante a sua visita ao Salar de Uyuni.

 

Casa Grande Hotel

 

Com um charme único e uma atmosfera encantadora, o Casa Grande Hotel proporciona uma experiência memorável aos seus hóspedes. Com quartos bem decorados e instalações modernas, este hotel oferece todo o conforto necessário para uma estadia agradável no coração do Salar de Uyuni.

 

Ambos os hotéis oferecem comodidades como restaurante, Wi-Fi, e assistência para passeios locais, garantindo uma estadia confortável e conveniente para os visitantes.



 

 

Vamos conhecer o Salar de Uyuni com Freeway?

 

Descubra o incrível Salar de Uyuni com a Freeway: sua escolha para turismo responsável e experiências inesquecíveis! Reconhecida como a melhor operadora de viagens, estamos comprometidos em proporcionar jornadas memoráveis, com ênfase na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

Com a Freeway, você desfrutará de um turismo autêntico e ético, apoiando as comunidades locais e respeitando a fauna e flora únicas da região. Nossos roteiros cuidadosamente planejados garantem uma experiência enriquecedora, com guias especializados que compartilharão conhecimentos sobre a história, cultura e ecossistema do Salar de Uyuni.

Junte-se a nós e descubra por que somos reconhecidos como a melhor operadora de viagens. Viaje com consciência e aproveite o melhor que a natureza tem a oferecer. Reserve sua aventura no Salar de Uyuni com a Freeway hoje mesmo!