Blog

Salar de Uyuni - Onde fica, como chegar e quando ir

 

O salar do Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com mais de 10 mil quilômetros quadrados. Uma paisagem única, que impressiona e rende fotografias maravilhosas.  

Uma região mágica, o único ponto natural brilhante que pode ser visto do espaço. E serviu de referência para os astronautas da Apollo 11 ao observarem a Terra. E até hoje é usado para calibrar sensores de satélites de observação da Terra.

O salar de Uyuni contém mais da metade das reservas mundiais de lítio. E também é rico em potássio, boro e magnésio em suas várias camadas de sal. 

O local não é dos mais acessíveis para o turismo, mas a inusitada paisagem garante um bom destino para curtir e torna a viagem uma verdadeira aventura. E aí, bora conhecer o Uyuni com a Freeway?

Onde fica o Salar de Uyuni?

O salar do Uyuni fica no sudoeste da Bolívia, próximo da fronteira com o Chile e nas bordas da cordilheira dos Andes.

 

O deserto de sal está a mais de 3.650 metros acima do nível do mar em uma região de longa extensão desértica.  

 

Uyuni é a principal cidade porta de entrada para o famoso salar de mesmo nome. A região também é muito visitada a partir de San Pedro de Atacama, no Deserto do Atacama. 

Como chegar no Salar de Uyuni?

O passeio pode iniciar no Atacama, no norte do Chile. Pela relativa proximidade dos dois destinos, muitas pessoas aproveitam a viagem para conhecerem ambos.

Ou, pode iniciar em La Paz e percorrer outros atrativos incríveis como o Lago Titicaca, na fronteira com o Peru. 

Vai depender muito do que você quer conhecer. E a verdade é que todos esses destinos da América do Sul valem muito a pena. Programe-se, pesquise e converse com uma agência especializada como a Freeway.

Chegando por San Pedro de Atacama 

Para ir até o Deserto do Atacama, primeiro é preciso pegar um voo até Santiago do Chile. Há voos diretos e frequentes da Latam entre capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

O segundo passo é pegar um voo de Santiago para Calama, que pode ser feito igualmente pela Latam, ou outra companhia local. 

Ao chegar no aeroporto de Calama, você estará bem próximo do Atacama e pode pegar um transfer, ou ônibus local até San Pedro do Atacama.

Caso vá visitar o Atacama primeiro, poderá curtir alguns dias. Saiba mais sobre o Deserto do Atacama. 

Para viajar até o Uyuni, o percurso ideal é feito de 4x4, parando em alguns atrativos e belas paisagens ao longo do caminho, o que pode levar de 2 a 3 dias. 

Chegando por La Paz

Caso prefira ir até La Paz, poderá pegar um voo até a capital boliviana, que tem bem menos ofertas do que Santiago. 

De La Paz para Uyuni, o transporte mais garantido é um voo de 40 minutos. Apesar do preço mais alto, pode compensar se comparado à cansativa viagem de ônibus.

Ao invés de conhecer o Atacama, você poderá esticar a viagem pelo Lago Titicaca, Sucre e Potosí. 

Qual a melhor época para conhecer o Salar de Uyuni?

É válido destacar que o turismo acontece ao longo de todo ano, mas em duas estações com características distintas. 

Para decidir quando ir para o salar, você terá que pensar em qual paisagem quer ver e também o quanto quer arriscar na sua viagem. 

Temporada Chuvosa

Durante a época chuvosa, que vai de dezembro a março, o clima está ameno, apesar do frio característico da região e a possibilidade de neve inclusive.

É nessa época, que o Salar de Uyuni pode formar o mágico espelho, que garante fotografias surreais.

O turismo é menos intenso, porque as chuvas podem atrapalhar os passeios. Por isso, vale refletir se você quer pegar o salar espelhado e também arriscar.

Temporada Seca

A temporada Seca por outro lado, deixa a paisagem de sal toda rachada e com formas geométricas no chão. Geralmente em hexágonos muito bonitos.

A locomoção é mais fácil e não há qualquer indício de chuva. A maior parte dos turistas frequentam a região nessa época do ano. 

As temperaturas podem ser muito frias, especialmente entre maio e agosto. A temporada chamada de seca costuma ir de abril até meados de novembro.

Vamos conhecer o Salar de Uyuni?

Viajar para Salar de Uyuni é ir de encontro com um dos lugares mais fascinantes do planeta Terra. Que tal conferir os nossos pacotes para a Bolívia?! 

Viaje para o Deserto de Atacama. Confira os nossos pacotes!

Entre em contato conosco!

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR