Blog

São Joaquim: Como chegar, o que fazer, comer e onde se hospedar?


 



 

Se você está em busca de um destino que ofereça uma mistura perfeita entre aventura, história, gastronomia e beleza natural, São Joaquim, em Santa Catarina, é o lugar ideal para você. Neste artigo, vamos explorar tudo o que este encantador município tem a oferecer para aqueles que desejam uma experiência memorável.

 

Onde fica São Joaquim?

 

São Joaquim fica no planalto serrano de Santa Catarina, a uma altitude de 1.354 metros. Dista 119 km de Criciúma, 133 km de Tubarão, 85 km de Lages e 232 km de Florianópolis. 

 

Qual a população de São Joaquim?

 

A população de São Joaquim é de 30.000 habitantes, e é composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos, japoneses e indígenas. 

Boa parte da população migrou de outros estados, especialmente do vizinho Rio Grande do Sul

 

 

Como é o clima em São Joaquim?

 

Santa Catarina é considerada uma das cidades mais frias do país. Até 1988, ocupava orgulhosamente o posto de cidade mais fria do Brasil, quando a vizinha Urupema se emancipou e assumiu o posto.

 

O clima em São Joaquim, localizado na região da Serra Catarinense, é classificado como subtropical de altitude. Isso significa que as temperaturas são mais amenas em comparação com outras regiões do estado, especialmente durante o inverno, devido à altitude elevada.

 

Durante o verão, que ocorre de dezembro a março, as temperaturas tendem a ser mais amenas em comparação com as regiões litorâneas de Santa Catarina, com médias que variam entre 18°C e 25°C. Os dias podem ser quentes, mas as noites costumam ser frescas e agradáveis.

 

Já no inverno, que vai de junho a setembro, São Joaquim é conhecido por suas baixas temperaturas e frequentes episódios de geada e até mesmo neve, especialmente durante os meses de julho e agosto. As temperaturas médias durante o dia ficam em torno de 10°C a 15°C, mas podem cair abaixo de zero durante a noite, tornando essa época ideal para os amantes do frio e para quem deseja presenciar o fenômeno da neve na região.

 



 

Como chegar em São Joaquim?



 

Carro

De São Paulo a São Joaquim, o trajeto tem cerca de 850 km. A viagem costuma durar 10h30. 

Do Rio de Janeiro a São Joaquim a distância rodoviária é 1.285 km. E a viagem costuma levar a partir de 15 horas.

De Curitiba a São Joaquim o trajeto tem cerca de 440 km. E a viagem dura a partir de  6 horas.

De Porto Alegre a São Joaquim o caminho tem cerca de 320 km. E a viagem dura entre 4 a 5 horas.

 

Ônibus

Consegue-se chegar a São Joaquim de vários locais do Brasil. Normalmente o ônibus virá até Florianópolis, e de lá você pegará outro até São Joaquim. 

Avião

 

De avião, o aeroporto mais próximo que conta com voos regulares é o Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo. A empresa aérea Azul tem voos para lá a partir de Campinas.





 

O que fazer em São Joaquim?



 

São Joaquim oferece uma série de atrativos, destacando-se as vinícolas, os pomares, as colheitas de frutas e as festas relacionadas à uva e à maçã.

confira agora alguns dos atrativos mais importantes de São Joaquim:



 

 

Villa Francioni 

 

A paixão pela arte da vinicultura levou um homem à busca do definitivo terroir brasileiro. Colhendo informações ao redor do mundo, percorrendo as melhores regiões produtoras ou dialogando com os maiores especialistas, Manoel Dilor Freitas foi o fundador da Villa Francioni.  

 

A vinícola possui uma bela Galeria de Arte, que já recebeu obras internacionais como Camille Claudel e artistas nacionais renomados, como Juarez Machado e Luciano Martins. A visita à vinícola, previamente agendada, culmina sempre com uma sessão de degustação. 






 

Vinhedos do Monte Agudo

 

A Família Monte Agudo começou plantar os vinhedos a partir de mudas vindas da França, em 2005. Os vinhos são produzidos na Fazenda Morro Agudo, a 1.280 metros de altitude.  

 

As variedades de uvas plantadas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc e Malbec, além da Riesling Renano.

A Vinícola do Monte Agudo oferece um espaço gourmet, que tem como proposta oferecer uma experiência enogastronômica para os apreciadores do vinho.

 

A Monte Agudo é a primeira vinícola, e uma das poucas vinícolas da Serra Catarinense, que conta com uma chef internacional. A Chef Kathia Rojas Yunis combina técnicas culinárias consagradas valorizando ingredientes locais perfeitamente harmonizados com os vinhos da Monte Agudo. O resultado disso são os certificados de excelência obtidos no TripAdvisor nos últimos anos.



 

Vinícola Leone di Venezia 

 

Inaugurada em 2016, a vinícola no estilo italiano a 1.280 metros de altitude, se destaca por seus cinco hectares de parreirais implantados no entorno da vinícola Leone di Venezia.

Os plantios se iniciaram em 2008 com mudas vindas da Itália. A condução em espaldeira possibilita uma ótima insolação, ventilação e manejo. O uso de tela antigranizo nas laterais protege os cachos também de insetos e pássaros, permitindo maior sanidade e uma perfeita maturação das uvas.

 

 

 

Vinícola Vivalti 

 

A beleza natural da Serra Catarinense aliada à inspiração trazida pela Toscana elegeram esta pequena e acolhedora cidade para reproduzir a memória italiana da família. Foi em São Joaquim - um terroir de excelência - que o sonho de La Casa Vivalti começou a ganhar forma. 

 

Um lugar com características muito próprias, que combina altitudes que chegam a 1.360 metros com a composição do solo - rico em basalto. Nos altiplanos deste cenário, as noites frias e os dias ensolarados fazem parte do conjunto de ingredientes ideais para a produção de excelentes vinhos de altitude.  A vinícola tem um diferencial: é pet friendly.

 

Parque Nacional da Uva 

 

O local do Parque Nacional da Uva é interessante, tem comércio de vários tipos de uva, vale a pena para os turistas que não tiveram um contato prévio com essa cultura do cultivo da uva e da produção do vinho.



 




 

Igreja Matriz de São Joaquim

 

A Igreja Matriz em São Joaquim é uma construção imponente que fica na Praça João Ribeiro. O prédio é todo construído em pedra basalto.  Essas pedras foram retiradas dos morros próximos e transportadas em carro de boi, entre 1918 e 1935, período de sua construção. 

 

As esculturas na parte exterior foram feitas por Elson Kiyotaka Outuki e Nelson Matias que esculpiram profetas bíblicos como Davi, Jacó, Isaque, Abraão e Noé.

 

Lá há também uma escultura muito curiosa da imagem de Nossa Senhora, com o corpo vazado, mostrando o coração. Há também estátuas de personagens bíblicos cercados de bichos e a serpente tentando Eva com a maçã. Uma curiosidade sobre a estátua é que Nelson Matias, esculpiu Eva tendo como modelo a esposa dele.



 

Estação Experimental da Epagri

 

Em Epagri foram trazidas as primeiras mudas de maça Fuji na década de 1970,  diretamente do Japão. A Epagri cuidou de fazer os experimentos, os enxertos e conseguiu uma grande variedade de maçãs. 



 

Monumento Manoel Joaquim Pinto 

 

Esculpido em um tronco de árvore, o objeto representa a imigração do município, com figuras de tropeiros em suas mulas. Fica ao lado da Prefeitura Municipal, em frente à praça central e próximo à Igreja Matriz. Vale a pena conferir.



 

Museu Histórico Municipal São Joaquim Chateaubriand

 

Em seu interior encontra-se a interessante história da passagem de Assis Chateaubriand por São Joaquim, contada pela guia do museu. Mesmo com a identificação de todas as peças do museu, o guia conta detalhes peculiares. Para quem gosta de história é um prato cheio. 



 

Mirante dos Pinheiros 

 

Local com uma vista sensacional e de fácil acesso. Tem umas mesinhas em pedras onde é possível fazer um piquenique! 



 

Monumento aos Tropeiros 

 

O belo monumento dedicado aos tropeiros (tropeiros eram os homens que conduziam tropas de animais) está localizado ao lado do pórtico da entrada da cidade de São Joaquim. As estátuas são bonitas e formam um belo conjunto na entrada da cidade juntamente com o boneco de neve.



 



 



 

O que é a Festa da Vindima?

 

A Festa da Vindima é um dos momentos mais esperados do ano para os produtores de uva e um evento incrível para os apaixonados por vinho. A festa da colheita acontece durante o verão e as experiências e eventos realizados exclusivamente nesse período são imperdíveis para turistas e locais que buscam uma programação diferente e divertida.

 

Durante todo o ano, a região Sul do Brasil se prepara para receber turistas na famosa Vindima, que acontece entre os meses de janeiro a março. 

 

No mês de março às vinícolas da Serra Catarinense realizam a colheita da uva com uma programação especial para receber os visitantes. Em São Joaquim, o Festival Vindima de Altitude costuma movimentar os dois primeiros fins de semana do mês. Nesta festa típica,  é o momento de colher os frutos que vão gerar os melhores rótulos do ano. 

 

Além da colheita da uva, os roteiros incluem degustações, gastronomia, sunsets, piqueniques e tours guiados. Cada vinícola tem uma programação específica.  Para saber mais você pode acessar o Instagram: @vinhosdealtitude ou o site 

 

Para o visitante de São Joaquim o Festival Vindima de Altitude é parada obrigatória. O evento realizado no Parque Nacional da Maçã oferece ao público a possibilidade de degustar vinhos, provar a gastronomia típica e acompanhar apresentações culturais e musicais. 

 

A entrada no Festival Vindima de Altitude é gratuita, os visitantes pagam somente o que consumirem e ainda podem adquirir uma taça personalizada do evento e com isso  degustar rótulos de 17 vinícolas de altitude. 




 



 

Por que São Joaquim é a terra da maçã?

 

São Joaquim tem mais de mais de 1000 pequenos produtores de maçã, configurando uma economia bastante familiar. A cidade é recordista na produção da fruta em Santa Catarina.

 

O clima temperado favorece não só a cultura da maçã, mas também a produção do que passou a ser conhecido como vinhos de altitude – afinal, a mais de 1300 metros acima do nível do mar, o clima assemelha-se muito ao europeu. E muitos bons vinhos começaram a ter destaque na região de São Joaquim.




 

Como é a festa da maçã em São Joaquim

 

A Festa Nacional da Maçã, que acontece todos os anos na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, costuma acontecer em setembro. Nela os visitantes têm a oportunidade de aproveitar diversas atrações culturais, shows de artistas renomados nacionalmente, além da gastronomia especial da serra.



 

Parque Nacional da Maçã em São Joaquim

 

O Parque Nacional da Maçã é a sede da abertura dos eventos locais, para  as grandes festas. Fora da época de eventos, fica aberto somente um centro de artesanatos. 



 



 

Quais os passeios para fazer próximo de São Joaquim?

 

Aproveite a visita a São Joaquim e conheça alguns lugares relativamente próximos de grande beleza.

 

Urubici

 

Vale a pena fazer um bate-volta de um dia a Urubici (mas vale muito também pernoitar alguns dias nesta bela cidadezinha). O tempo de viagem até lá é de uma hora.

Lá existem belas atrações, como:

 

Morro da Igreja 

 

Um dos atrativos mais icônicos de Urubici é o Morro da Igreja. O local é considerado o ponto mais frio do Brasil e fica a 1822 m de altitude.

 

Para visitá-lo é necessário autorização obtida no ICMBio. Ela pode ser preenchida pela internet mas depois é necessário retirá-la pessoalmente na sede do instituto no centro de Urubici.

 

O Morro da Igreja fica a 30 km da cidade, por pista asfaltada. Lá se encontra um radar da Aeronáutica. Há uma limitação de tempo para se ficar no mirante, que é de 15 minutos.  Saindo do carro você já avista a Pedra Furada à frente.  

 

Pedra Furada

 

Da parte mais alta do Morro da Igreja é possível se ter um visual incrível e em dias de pouca nebulosidade, enxergar centenas de quilômetros de distância ao redor. Para aqueles aficionados por um trekking é possível fazer a trilha até a formação da Pedra Furada, desde que acompanhado por guia credenciado.

 

Morro do Campestre 

 

Trata-se de local bem organizado, particular, cujo acesso pode ser feito de carro até o topo. Ou então, utilizar o transporte fornecido à propriedade. No alto há uma bela escadaria, que nos leva até belas formações rochosas e uma vista espetacular. 



 

 

 

 

Serra do Rio do Rastro

 

Outra atração imperdível para quem está hospedado em São Joaquim. Mesmo porque se pode visitá-la a partir de São Joaquim e retornar no mesmo dia. O mirante do alto da serra fica a 50 minutos de São Joaquim.

 

A Serra do Rio do Rastro é a mais famosa estrada do Brasil e uma das estradas mais impressionantes do mundo, com curvas fechadas, e mirantes espetaculares, entre penhascos e montanhas. 

 

O mirante localizado no seu topo, a mais de 1460 metros de altitude, proporciona uma vista espetacular da estrada, da Serra do Rastro e da planície abaixo. É um dos cartões postais do estado de Santa Catarina.

 

Localizada entre as cidades de Lauro Müller (na parte baixa da serra) e Bom Jardim da Serra (na parte alta da serra), a Serra Rio do Rastro era conhecida anteriormente por “Serra do 12”. O trecho é parte da rodovia SC-390, construído na década de 1950, tem 284 curvas e liga o planalto serrano com o litoral de Santa Catarina.O desnível entre o mirante e a planície abaixo, em Lauro Müller, é de 1200 metros.

 

Devido à sua geografia bastante acidentada, a serra é bem preservada. A maior parte é coberta por mata atlântica e ela possui uma fauna bem diversificada, inclusive com vários tipos de felinos e macacos.



 

Quando ir na Serra do Rio do Rastro?

 

A serra pode ser visitada é percorrida em qualquer época do ano, porém, há alguns detalhes que devem ser observados: em dias de frio extremo pode se formar uma camada de gelo sobre o asfalto, o que torna a via perigosa ou até interditada.   Em caso de chuva muito forte pode-se acumular água sobre a pista, transformando-a quase num rio. 



 

Mirante Serra do Rio do Rastro

 

O mirante fica na parte plana no topo da serra a 1460 metros de altitude. 

Um ótimo horário para se visitar o mirante da Serra do Rastro é por volta do meio-dia. Neste horário há, em geral, menos neblina e o sol se encontra a pino. Em dias com boa visibilidade, é possível se enxergar paisagens a até 100 km de distância.

 

Mirante Serra Parque

 

Este mirante é uma nova atração do lugar e oferece vistas 360 graus de um ângulo totalmente diferente para o cânion. Fica no topo de um morro numa parte central do cânion.
Para acessá-lo há uma trilha de 500 m.



 



 


 

 

Cânion da Ronda e Usina Eólica

 

Na parte de cima da serra há um outro atrativo interessante, o Cânion da Ronda. As paisagens ao seu redor são belíssimas. No local há também  um parque gerador de energia eólica.  O acesso ao cânion é fácil, distando ele 3km do Mirante do cânion. 



 

Cânion do Funil

 

O Cânion do Funil é um dos três grandes desfiladeiros de Bom Jardim da Serra. Seu destaque são as formas pontiagudas únicas de seus penhascos. Ele fica a 1590 m de altitude em seu ponto mais elevado (lado norte) e em torno de 1450 m no lado sul. Possui aproximadamente 2 km de extensão e sua largura varia de 500 a 1000 m.

 

Ele se encontra em propriedade particular e há algumas formas de chegar até ele, caminhando, de carro ou de quadriciclo. 

 

A borda do cânion faz a divisa natural entre dois municípios. No alto, Bom Jardim da Serra, e na parte de baixo, Lauro Muller. O caânion fica a 6 km em linha reta do mirante da Serra do Rio do Rastro e também de seu ponto de acesso na rodovia.

Para visitá-lo é necessário um guia credenciado ou autorização do dono da propriedade. 



 

Cânion do Espraiado 

 

O Cânion do Espraiado é possivelmente o passeio mais lindo em Urubici. O lugar é deslumbrante! Uma sugestão é se organizar para ir ver ali o nascer do sol, experiência inesquecível! E depois passear pelas encostas, com visuais maravilhosos! 

A paisagem é deslumbrante, podendo se avistar ao longe a Serra do Corvo Branco.  

 

Seu acesso se dá a 42km da cidade, dando-se através de estrada de terra com muitas pedras, com uma subida íngreme e pesada, adequada a carros 4x4 ou altos. Em caso de chuva possivelmente só os carros 4x4 é que conseguem passar. A trilha leva cerca de 2h entre ida e volta, considerado o percurso completo até a Torre dos Anjos. O percurso a pé é de 500m. Não é necessário guia. 



 



 




 

Cascata da Barrinha

 

A Cascata da Barrinha é uma pequena, mas bela cachoeira, de fácil acesso, que dista  menos de  8 km do Mirante da Serra. Fica às margens da SC-438, próximo ao portal da cidade de Bom Jardim da Serra.

Da Churrascaria Cascata já se avista a cachoeira. Ao lado do pórtico de entrada da cidade de Bom Jardim da Serra há uma escadaria que leva até à beira-água. 



 

Cachoeira do Avencal 

 

A Cascata do Avencal é também uma das principais atrações naturais de Urubici. Uma belíssima cachoeira com 100 metros de queda livre. A cachoeira possui dois pontos de acesso, um por cima e um por baixo. A parte superior se situa num parque privado, estruturado. Destaca-se o mirante de vidro que avança por sobre o penhasco. 

O acesso inferior requer experiência em trilhas e cuidados. 

 

 

 

 

 

Cascata Véu de Noiva 

 

Uma cachoeira linda, gigante e maravilhosa, que dispõe de alguns acessos para ela. Há uma trilha fácil, de 10 minutos, e outra, mais difícil, de cerca de 40 minutos, que dá acesso à base da cachoeira. Esta trilha é íngreme, pedregosa, mas linda, pelo meio da mata, adequada para pessoas experientes. 

 

 

Cachoeira Papuã 

 

Parque muito organizado, com uma boa infraestrutura.

Há uma plataforma de vidro, e subir nela é uma experiência muito interessante.

A cachoeira é linda, valendo muito a pena.
 

Aliás trata-se de duas cachoeiras, próximas entre si, proporcionando um belo espetáculo, complementado pela natureza ao redor que torna o lugar ainda mais atrativo. 

 

A estrada para chegar à cachoeira já é uma atração por si, atração, linda, repleta de araucárias, com um cenário bucólico de vaquinhas pastando. 

 

 

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens 

 

Igreja com uma linda arquitetura, que fica no centro de Urubici. É uma das maiores igrejas do estado de Santa Catarina. 

 

Gruta da Fazenda Bom Sucesso 

 

Um local que proporciona caminhada por trilhas, com a descoberta de quatro cachoeiras .... no inverno é possível participar da colheita do pinhão, para se fazer a sapecada. 

 

 

 

 

 

 

 

O que comer em São Joaquim?

 

Em meio às exuberantes paisagens da região serrana de Santa Catarina, São Joaquim se destaca não apenas por seu clima frio e pela produção de maçãs e vinhos, mas também por sua rica e variada culinária. Ao explorar os sabores locais, é possível encontrar uma verdadeira festa gastronômica, repleta de pratos típicos que refletem a tradição e os ingredientes da região.

 

Entre os pratos mais emblemáticos de São Joaquim está a sopa de pinhão, preparada com o fruto da araucária, oferecendo uma opção reconfortante para os dias mais gelados. Outra especialidade é a truta grelhada, fresca e deliciosa, proveniente dos rios e lagos locais, muitas vezes acompanhada de legumes cozidos e arroz.

 

Dado o título de "Terra da Maçã", não é surpresa que as maçãs sejam protagonistas em diversos pratos, como as irresistíveis maçãs caramelizadas e o clássico strudel de maçã, uma sobremesa que reflete a influência da cultura alemã na região.

 

Além disso, não se pode ignorar o delicioso queijo serrano, produzido artesanalmente e servido como aperitivo ou acompanhamento de pães e geleias, e a experiência gastronômica única proporcionada pelo café colonial, repleto de pães, bolos, tortas, geleias, queijos e embutidos locais, todos preparados com cuidado e carinho.

 

Esses pratos típicos representam apenas uma pequena amostra da rica culinária de São Joaquim. Ao visitar a região, convidamos você a explorar os restaurantes locais, descobrir mais especialidades regionais e mergulhar na autêntica gastronomia serrana de Santa Catarina.



 



 

Fruta Fina Orgânicos 

 

Pequena propriedade na Serra do Corvo Branco onde se cultivam frutas vermelhas orgânicas.

No local pode-se colher morangos, tomates ou a fruta de estação. O espaço é a sede de uma cooperativa de produtores de produtos orgânicos certificados. Fica no caminho para quem visita a serra do Corvo Branco



 



 

 

 

Onde se hospedar em São Joaquim?

 

A Pousada da Serra Catarinense é uma excelente opção de hospedagem para quem está planejando visitar São Joaquim e explorar a deslumbrante região serrana de Santa Catarina. Localizada em meio à natureza exuberante, a pousada oferece uma estadia tranquila e acolhedora, perfeita para quem busca relaxar e apreciar as belezas naturais da área.

 

A localização privilegiada da Pousada da Serra Catarinense permite fácil acesso às principais atrações da região, incluindo vinícolas, fazendas de maçãs, trilhas e mirantes com vistas deslumbrantes das montanhas e vales ao redor.

 

Além disso, a equipe da pousada geralmente é muito atenciosa e prestativa, proporcionando aos hóspedes uma experiência personalizada e acolhedora.



 

 

 

Viaje com a Freeway para São Joaquim 

 

Você está pronto para uma jornada de descobertas pelos encantos da Serra Catarinense? Prepare-se para uma experiência única e inesquecível com a Freeway! Embarque conosco em uma viagem rumo a São Joaquim, o destino perfeito para os amantes da natureza, da gastronomia e da cultura serrana.

Com a Freeway, sua viagem até São Joaquim será uma verdadeira aventura, repleta de paisagens deslumbrantes e experiências autênticas. Nossa equipe especializada cuidará de todos os detalhes, desde a reserva de hospedagem em aconchegantes pousadas até o planejamento de roteiros personalizados, garantindo que você aproveite ao máximo cada momento da sua estadia.

Explore as belezas naturais da região, com suas montanhas imponentes, vales verdejantes e cachoeiras cristalinas. Caminhe por trilhas exuberantes, respire o ar puro da serra e contemple o espetáculo da flora e fauna locais.

Explore a cultura local, visitando vinícolas familiares, fazendas de maçãs e pequenas comunidades que preservam as tradições da Serra Catarinense. Conheça a história e os costumes do povo serrano, descobrindo o que torna São Joaquim um destino tão especial.

Na Freeway, estamos comprometidos em proporcionar experiências autênticas e memoráveis aos nossos viajantes. Com a nossa expertise e dedicação, garantimos que sua viagem até São Joaquim será uma jornada inesquecível, repleta de momentos emocionantes.

Venha conosco desbravar a Serra Catarinense e descobrir todos os segredos e maravilhas que São Joaquim tem a oferecer. Entre em contato conosco hoje mesmo e reserve sua viagem com a Freeway.