Blog

Serra da Mantiqueira - Geografia entre picos, águas e florestas

A Serra da Mantiqueira é uma das mais belas cadeias de montanha no Brasil. Felizmente, localiza-se em uma área bem desenvolvida, no meio do sudeste brasileiro, o que possibilita uma excelente estrutura para o ecoturismo. 

Na divisa entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Mantiqueira abriga belas cidades turísticas e atrativos naturais incríveis. São mais de 500 km de cachoeiras, rios, florestas, picos e hospedagens aconchegantes para o clima fresco. 

A Mata Atlântica em sua pureza encanta qualquer um, principalmente quem conhece os benefícios dos Banhos de Floresta. Os seus picos culminantes instigam os mais aventureiros e as suas acolhedoras cidades inspiram os apaixonados.

 

A geografia da Mantiqueira

A altitude da serra varia entre mil e até quase três mil metros e é composta por um grande maciço rochoso, provavelmente formada no período Arqueano.

A maior parte dela, pouco mais de 60% está no Estado de Minas Gerais, onde encontramos municípios como Delfim Moreira, Aiuruoca, Baependi, Itamonte, Gonçalves, Camanducaia e Extrema.

Uma pequena parte está no Rio de Janeiro, onde encontramos o povoado de Visconde de Mauá. E o restante em São Paulo, onde se destaca a região de Campos do Jordão.

Abriga ainda os maravilhosos Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Parque Estadual de Campos de Jordão.

 

Banho de Floresta na Mantiqueira

 

Já falamos sobre os Banhos de Floresta e como eles contribuem para a nossa saúde física, emocional e espiritual.

 

A Serra da Mantiqueira, por sua natureza incrível oferece um cenário perfeito para essa imersão. 

 

Além das cachoeiras, matas e montanhas há grupos que lá vivem buscando uma vida mais natural, orgânica, em contato com a natureza.

 

 

Águas da Mantiqueira

Nossos queridos índios tupis-guarani, adoradores da  natureza, já sabiam preservar o que é relevante.. E nomearam a região da Mantiqueira  de acordo com a vitalidade e a exuberância que a região merece.

 

Mantiqueira significa gota de chuva e remete a fonte de água, representada pelos grandes rios que abastecem o sudeste. E não é para menos, suas nascentes oferecem banhos de cachoeiras incríveis.

 

 

Viaje com a Freeway

Quer mergulhar na Mantiqueira com a gente? Somos especialistas em montar grupos para desbravar as mais diversas regiões por lá. Que tal?