Blog

Os mistérios da Tunísia - Saiba tudo o que precisa antes de viajar

A República Tunisina é um verdadeiro mistério para muitos brasileiros. Um turismo ainda pouco conhecido por nós, mas muito frequentado pelos europeus. 

O pequeno país tem quase metade do território ocupado pelo impressionante deserto do Saara, mas também muitas terras férteis, um belo litoral e atrativos culturais. 

A população historicamente sofreu grandes transformações, sendo tradicionalmente berberes e hoje quase todos consideram-se árabes. Judeus e europeus migraram durante a segunda guerra mundial e muitos impérios antigos já passaram pela região.  

Está na hora de você conhecer também, não acha?

Onde fica a Tunísia?

 

A Tunísia se localiza bem ao norte da África, faz fronteira a oeste com a Argélia e a leste com a Líbia. Ao norte está o maravilhoso mar Mediterrâneo e a costa italiana, onde logo se encontram as ilhas Pelágias, a ilha de Pantelária e mais ao norte a própria Sicília. As ilhas maltesas também ficam no caminho para a Tunísia.

O pequeno país leva o nome da sua capital, Tunis, cuja origem do nome ainda não é tão clara, mas pode remeter à raiz berbere de “acampamento”, “deitar-se” ou mesmo da deusa fenícia Tunit. De todo modo, representou desde o passado um local de parada para dormir.

Como chegar na Tunísia?

 

A Tunísia tem voos frequentes para Europa e outros países da África. Por isso há várias opções de conexão como Madri, Roma, Paris, Lisboa, entre outras grandes cidades europeias.

Vale a pena pesquisar antes de comprar a sua passagem, ver a distância, horas de voo, preços e até opção de curtir algum outro destino na Europa no meio do caminho. 

Em geral se pega um voo até Paris, por exemplo. E depois um outro voo para Tunis, que tem um tempo de viagem bem mais curto.

Como toda Europa, o turismo é mais procurado no verão. E os europeus são maioria nas visitas. Com isso, os deslocamentos mudam de preço mais ou menos no mesmo ritmo do continente europeu e costumam ser mais caros nessa época. 

Para quem curte, é possível fazer a travessia de ferry a partir da Sicília. 

Procurando pacotes de viagem para a Tunísia? Converse com a Freeway, temos grupos exclusivos e saídas diárias para você desfrutar dos mistérios desse país norte africano.

Qual a melhor época para viajar para a Tunísia?

 

O clima na Tunísia é segmentado de acordo com a sua extensão territorial, sendo ao norte bem característico do mediterrâneo, ao centro mais semi-árido e finalmente mais desértico ao sul, quando já é coberto pelo Saara.

Para quem não conhece o clima mediterrâneo, os verões são quentes e secos, com invernos amenos e chuvosos. Já o clima desértico tem oscilações de temperaturas ao longo do dia e noite e também entre as estações, atingindo níveis mais extremos. 

Quanto mais ao sul da Tunísia, menor é o índice pluviométrico. A temporada de chuvas vai de outubro até maio. As temperaturas são mais estáveis ao norte. O mar também varia bastante dos 14ºC no inverno, para 27ºC no verão.

O verão obviamente é muito procurado, sobretudo de julho a agosto. O calor é alto, muitos turistas estão presentes e os preços um pouco mais elevados. Primavera e outono são perfeitos para o turismo, entre março e junho, ou setembro até início de novembro. 

Como é a gastronomia da Tunísia?

 

A Tunísia tem influências diversas dos povos que por lá passaram, sejam berberes, andaluzes, persas, turcos, egípcios, franceses, gregos, italianos e árabes. Imagina a mistura gastronômica?

A cozinha utiliza muitos legumes e ervas típicos do mediterrâneo, frutos secos, grão de bico, ovos, carne de ovelha, frango, peixes e cuscuz.. 

Uma refeição geralmente começa com tomate, pepino, alface e o brik(massa recheada), um prato típico. Os frutos do mar são comumente utilizados nas faixas litorâneas, também é comum servir a chorba, sopa de peixe e tomate.

Outra sopa comum é a Lablabi (com grão de bico). Nas entradas vem acompanhado de pão, harissa (pasta de pimenta com ervas). Enfim, vale a pena se deliciar com os sabores únicos da Tunísia. 

 

O que fazer na Tunísia?

 

O país é umas das mais hospitaleiras nações do norte da África e extremamente rica culturalmente. E está repleta de atrações que ajudam a tornar a viagem à Tunísia uma experiência singular.

Sob o solo, muita história já rolou. Abrigou a antiga colônia fenícia de Cartago, onde ainda é possível visitar as ruínas romanas do século II. 

A Tunísia oferece de tudo um pouco, exemplo disso é a arquitetura deslumbrante de Sidi Bou Said, a labiríntica Medina de Tunis, as belas praias e resorts de Hammamet, o coliseu de El-Jem, as planícies salgadas de Chott el-Jerid, Douz e o deserto do Saara. 

Em El Jem, como mencionamos, está o mais bem conservado anfiteatro romano do mundo. O Museu Bardo é outra atração imperdível, repleta de mosaicos com milênios de história. 

A Tunísia é um país muito rico culturalmente, com ruínas mais bem conservadas que as de Roma, por exemplo. Mas muito menos procurado e divulgado do que a capital italiana.

Assim como o Marrocos, a Tunísia é muito procurada pelo cinema. Só no Cânion de Mides é outro atrativo impressionante, onde foram filmados muitos filmes bíblicos como Jesus de Nazaré, além de grandes clássicos do cinema como Indiana Jones e Star Wars.

As praias são paradisíacas, com mais de 1.300 quilômetros de costa para curtir, fotografar e relaxar. Há algumas ilhas para visitar como a bela Ilha dos Flamingos ou a histórica ilha de Djerba. Atrativos não faltam...

Os restaurantes, cafés típicos ou salões de chá são uma experiência única e altamente recomendada para a sua viagem. Os tunisinos adoram se reunir e conversar nesses ambientes. 

Preparamos um roteiro imperdível para sua viagem à Tunísia. Um bom roteiro traz organização, otimização do tempo, antecipação de custos, descoberta de atrações não conhecidas, flexibilidade e menos estresse, então, vamos conferir?

 

Acampamento Tiniri

Foto grátis uma tenda é armada no escuro com a lua ao fundo.

 

Já pensou em acampar no meio do deserto em acampamentos luxuosos com banheiros privativos? Uma roda de conversa ao redor da fogueira irá proporcionar uma experiência deliciosa. Você conhecerá mais sobre os povos berberes e as casas dos trogloriditas onde foi local de filmagem da continuação de Star Wars. Essa é com certeza a atração mais exótica e imperdível que você poderá apreciar na Tunísia.

 

Cartago 

 

Carthago, Cartago, História, Tunis

 

O Sítio Arqueológico de Cartago abriga as ruínas da antiga cidade de Cartago, que foi uma importante metrópole do Império Romano, há também o Museu Nacional de Cartago que  exibe uma vasta coleção de artefatos e objetos históricos encontrados nas escavações arqueológicas.

 

Você conhecerá a Villa Romaine, uma antiga mansão romana que foi construída no século II d.C, pode aproveitar e passar pelo Porto de Cartago ,um lugar agradável para passear e desfrutar de vistas panorâmicas do mar Mediterrâneo.

Sidi Bou Said

Tunis, Sidi Bou Said, Tunísia, Feriado

 

É conhecida por sua arquitetura singular, neste lugar você contemplará o Palácio Ennejma Ezzahra, construído no século XVIII, é famoso por sua arquitetura árabe-andaluza e abriga o Centro Internacional de Música Árabe. Você ficará encantado com o Museu de Arte Popular que exibe uma coleção fascinante de artefatos tunisianos.

 

Ainda em Sidi Bou Said você tem a opção de conhecer o mais belo jardim da região,  com vegetação exuberante, fontes e terraços com vista para o mar, é um local perfeito para relaxar e desfrutar da atmosfera serena de Sidi Bou Said.

 

Dougga 

 

Antiguidade, Arqueologia, Arquitetura

 

O sítio arqueológico é considerado um Patrimônio Mundial da UNESCO, lá você irá se aventurar pelo teatro romano, templo de Juno Caelestis que é dedicado à deusa romana Juno.

 

Quem for em Dougga não pode deixar de visitar o Portão de Túnis, este era o principal portão de entrada para a cidade romana de Dougga, o que dizer da casa de Trifolium um local bem preservado  que apresenta belos mosaicos que retratam cenas mitológicas e romanas.

 

Kairouan

Kairouan, Mesquita, Capital Antiga

 

Nesta cidade da Tunísia você vai conhecer a Grande Mesquita de Kairouan, uma das mesquitas mais importantes do país e um local sagrado para os muçulmanos. 

 

Que tal uma passadinha no Museu de Arte Islâmica? O museu exibe uma coleção impressionante de artefatos islâmicos, incluindo cerâmicas, jóias, manuscritos e tapetes.

 

Antes de voltar para a hospedagem, um passeio por Medina é ter a variedade de produtos culturais para levar de lembrança da viagem . Você não pode deixar de incluir essa cidade no seu roteiro!

Sbeitla 

Romano, Ruínas, Sbeitla, Tunísia, África

 

O destaque da cidade é o seu sítio arqueológico bem preservado, que remonta à época romana, lá você encontrará o Arco de Diocleciano construído no início do século IV para homenagear o imperador Diocleciano.

 

A Grande Mesquita é um local de culto ativo e também pode ser apreciada por sua arquitetura e design tradicionais. Não podemos deixar de mencionar o Museu Arqueológico de Sbeitla Localizado próximo ao sítio arqueológico, o museu abriga uma coleção de artefatos encontrados nas escavações da área. Você pode ver estátuas, mosaicos, e cerâmicas.

 

Chebika

Deserto, Horizonte, Montanha

Chebika é uma pequena cidade situada na região montanhosa da Tunísia. A principal atração de Chebika é seu oásis exuberante, local perfeito para relaxar e explorar as trilhas nas proximidades. Próximo ao oásis, você encontrará um gigantesco cânion.

 

As ruínas romanas de Chebika também testemunham a presença romana na região e proporcionam uma visão interessante da história local, mas o passeio de camelo pelas dunas de areia permite que você explore a paisagem deslumbrante da região.

 

Tamerza 

File:Tamerza cascade.jpg

 

Em Tamerza você ficará maravilhado com desfiladeiros estreitos e profundos esculpidos pela água ao longo dos séculos, chamado de Gargantas de Tamerza e uma bela casacata com água fluindo em meio a desfiladeiros e vegetação exuberante. É um local popular para fotos e também refrescante para nadar em piscinas naturais.

 

Há também excursão de jipe pelo deserto que oferece paisagens árida, explorando as dunas de areia.

Mides

 

Situada na região montanhosa da Tunísia, as atrações turísticas de Mides são: Cânion, oásis próximo aos desfiladeiros, passeio de camelo, e sítio arqueológico, tudo isso você fará nesta cidade tornando-se um um destino atraente para os amantes da natureza e da aventura.

 

O que é mais extravagante são as casas de pedras, parte da arquitetura tradicional da região, bem diferente das casas que vemos no Brasil.

 

Chott El Jerid 

 

Chott el Jerid – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

O enorme lago de sal é um local perfeito para tirar fotos e apreciar a imensidão do deserto, além de contemplar o pôr do sol sobre o lago que proporciona uma vista com cores vibrantes.

 

A cidade também é uma região preferida dos fotógrafos por ter uma paisagem exótica, isso acontece devido ao reflexo das cores no lago de sal.

Douz

Tunísia, Corrida De Camelo, Douz

 

Próxima ao deserto do Saara,  Douz é famosa pelo festival que leva o nome da cidade, realizado geralmente em dezembro. Você pode vivenciar apresentações musicais, danças tradicionais, corridas de camelos e outras atividades culturais do Saara.

 

Em Douz você mergulha nas tradições beduínas visitando um acampamento beduíno tradicional, interagindo com os habitantes locais e aprendendo sobre sua história, costumes e tradições.

 

Matmata  

 

Tunísia, Matmata

 

Já visitou um quarto esculpido na rocha? Essas casas são construídas dentro de crateras naturais, você pode explorar essas casas únicas e aprender sobre o estilo de vida tradicional dos habitantes locais.

 

O Museu de Matmata exibe história e tradições da região, o mercado local oferece uma variedade de souvenirs e você não pode deixar de experimentar a gastronomia, desfrute da culinária tunisiana em restaurantes locais.


 

El Jem

 

Arquitetura, Ancestral, Viajar Por

 

Em El Jem possui o anfiteatro mais bem preservado do mundo e patrimônio da UNESCO, é comparado com o Coliseu de Roma em termos de tamanho e imponência, já o museu de El Jem abriga uma coleção de artefatos romanos encontrados na região.

 

Visitar a Dar El Jeld, é o mesmo que se deparar com uma mansão restaurada que oferece uma visão da arquitetura e estilo de vida tunisiano. Ainda em El Jem você apreciará festivais e eventos culturais ao longo do ano, principalmente no anfiteatro.

Sousse

 

Ribat, Sousse, Fortaleza, Tunísia, Muro

Em Sousse se encontra a fortaleza islâmica construída no século IX, suas torres e muralhas oferecem vistas panorâmicas da cidade e do mar.

 

A grande mesquita de Sousse construída no século IX,  apresenta um belo pátio interno e uma impressionante sala de oração. Se você gosta de história então precisa visitar o museu arqueológico de Sousse que abriga uma coleção diversificada de artefatos antigos.

 

Ainda na  cidade há paisagens tropicais como as praias e um belo resort turístico. Sousse também oferece uma vida noturna animada, com restaurantes, bares e clubes que proporcionam entretenimento após o pôr do sol.



 

Hergla

Hergla - Wikipedia

Conhecida por suas praias tranquilas com águas cristalinas e areias douradas, Hegla oferece um lugar perfeito para relaxar e desfrutar do sol. O passeio de barco também é uma opção para passeios de barco ao longo da costa tunisiana. Você pode alugar um barco ou participar de excursões para explorar as águas azuis, visitar enseadas isoladas e desfrutar de vistas panorâmicas da costa.

 

A cidade além das praias, é conhecida pela pesca, você pode participar de excursões de pesca organizadas, seja em barcos de pesca tradicionais ou em embarcações modernas, e tentar a sorte na captura de peixes locais.



 

Viaje para a Tunísia! Vamos com a Freeway?

 

Que tal descobrir a Tunísia com quem já está há quase 4 décadas fazendo viagens de natureza e cultura?

Conheça os nossos roteiros , e  converse com um de nossos consultores. Você vai se encantar com a Tunísia!

 

Converse no whatsapp sobre a viagem com a gente