Blog

Aurora Boreal: O Que é, Melhores Destinos e Dicas Para Viajar

Você já se encantou ao ver aquelas belas fotos com rastros esverdeados, avermelhados e luminosos no céu noturno

Já teve o prazer de presenciar esse fenômeno em uma viagem? 

Pois vamos falar um pouco mais sobre a aurora boreal, onde ela ocorre e algumas viagens fantásticas para países onde você pode ver esse espetáculo do céu.

O que é a Aurora Boreal? 

A Aurora Boreal é um fenômeno ótico, mais comumente presenciado nas regiões polares durante o céu noturno. Existem dois tipos de auroras, a aurora boreal e a aurora austral.

A única diferença entre elas, é que uma está localizada no Círculo Polar Ártico, e a outra no Círculo Polar Antártico. Como o Círculo Polar Ártico é mais habitado, ouvimos falar muito mais da aurora boreal.

Como se forma a Aurora Boreal?

aurora boreal como se forma

A Aurora Boreal é um fenômenos da natureza que se origina a partir da força dos ventos solares em contato com o campo magnético terrestre. Sabe-se que são as subtempestades magnéticas que originam essa beleza nos céus.

É o movimento dos elétrons do plasma vindos da fusão nuclear do coração do nosso Sol, que se chocam com o escudo magnético da Terra. Esse choque chega nos átomos e moléculas atmosféricas. 

Quando isso acontece, é possível ver a fantástica dança de luzes brilhantes no céu, com formatos que se alteram, como círculos, arcos e cortinas em sentido horizontal.

Quando ocorre a aurora boreal?

aurora boreal quando ocorre

A aurora boreal combina com noites longas e escuras, mas é possível observar o fenômeno desde o entardecer.

Em realidade, as auroras acontecem durante o ano inteiro, mas nem sempre é possível observá-las, e isso porque as suas luzes são por volta de 1 milhão de vezes menos brilhosas do que o Sol.

 Ou seja, quando é dia, elas ficam impossíveis de serem vistas. Inclusive, no auge do verão, próximo ao Polo Norte, o sol quase não se põe.  

Sendo assim, o melhor momento para observar as auroras são no inverno das regiões polares, quando os dias são mais curtos, e as noites são mais longas. 

No Hemisfério Norte esse período vai entre o final de setembro até meados de março. 

A época de maior intensidade é no período da Noite Polar, quando o sol quase não chega a nascer, entre o final de novembro até janeiro. Porém é a época das grandes nevascas, o que pode frustrar o viajante. 

O ideal são os primeiros meses após o inverno mais extremo, quando a neve já caiu e o céu encontra-se agora limpo. No Hemisfério Norte esse período compreende os meses de janeiro, fevereiro e março

Um pouco antes, no outono, entre final de setembro, outubro e início de novembro também é uma época indicada. É programar a sua disponibilidade com o clima do destino escolhido e também contar com a sorte.

Onde acontece a Aurora Boreal?

aurora boreal onde acontece

Muitas pessoas tem dúvidas, então é bom esclarecer que no Brasil não é possível contemplar o fenômeno, assim como em todos os países tropicais.

Devido ao campo magnético terrestre, as auroras são vistas nas regiões polares. Como mencionamos, a Boreal no Norte e a Austral no Sul.

Aurora boreal - Região Polar Norte

Na Região Polar Norte, esse fenômeno pode ser visto em muito mais países, como na Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Alasca, Escócia, Groenlândia, Rússia, e Canadá.

Aurora austral - Região Polar Sul

A aurora austral normalmente é menos falada  pelo simples fato de que em seu polo, o continente Antártico, encontramos a maior massa da terra não é habitada do planeta. 

Ao contrário da polo norte, onde já se encontram vários países desenvolvidos e com fácil acesso.

aurora boreal austral

Sendo assim, o melhor lugar para observar a Aurora Austral seria na Antártida, onde as luzes são ainda mais coloridas e visíveis por conta do céu limpo e o grande espaço vazio. 

A melhor opção em questão de acesso, é na Argentina, mas precisamente, em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. 

Há também a opção de ver a aurora austral na Nova Zelândia e Austrália, porém, nesses lugares são bem menos comuns que os países do Norte, por conta da alteração climática, fases da lua e dependem de vários fatores alinhados para ocorrer.

Quais os melhores destinos para curtir a aurora boreal?

Agora que você já sabe o que é, como e quando ocorre a aurora boreal, confira a lista dos melhores destinos para curtir esse fenômeno e programe sua próxima viagem:

Islândia

aurora boreal islandia

A Islândia é um dos países mais incríveis do mundo. Uma pequena ilha vulcânica, repleta de atrativos naturais quentes e frios. 

E claro, um dos mais belos palcos para apreciar a Aurora Boreal. Um dos nossos destinos favoritos e mais procurados quando o assunto é “Caça às Auroras Boreais”.

Noruega

aurora boreal noruega

Um país escandinavo localizado no privilegiado Círculo Polar Ártico, que oferece atrativos de primeiro mundo para os viajantes.

A cidade de Tromso, conhecida como Paris do Norte, é local perfeito para fazer um turismo charmoso com a intenção de apreciar a aurora boreal.

Suécia

aurora boreal suecia

Um pouco mais a nordeste das fronteiras da Noruega, está esse maravilhoso país escandinavo. A capital Estocolmo é destino certo para conhecer.

Seguindo para Karuna, mais ao norte, há a extraordinária estação Sky Aurora em Abisco e o Icehotel, o maior hotel de gelo e neve do mundo.

As atrações são perfeitas para conhecer junto com o espetáculo da aurora boreal.

Finlândia

aurora boreal finlandia

Mais ao noroeste ainda, está a fabulosa e gelada Finlândia. Considerado o país mais feliz do mundo, há muito para se aprender com o estilo de vida finlandês de viver a vida e interagir com a natureza.

A terra do Papai Noel, do esqui e da felicidade além de tudo é um dos melhores lugares do mundo para contemplar e se surpreender com a magia da aurora boreal. 

Alasca

aurora boreal alasca

Na ponta do continente americano está uma das região com paisagens mais surpreendentes, que é um dos locais preferidos para os viajantes que querem ver a aurora boreal.

Devido a estrutura turística consolidada, a cidade de Fairbanks é um dos locais mais procurados. Geralmente o primeiro destino dos “caçadores de aurora boreal”.

Canadá

aurora boreal canada

O Canadá oferece tantos atrativos turísticos, que é difícil ser lembrado como destino para ver as auroras boreais. Mas a verdade é que a região é perfeita e tem vários pontos turísticos para presenciar o fenômeno.

Programe a sua viagem para conhecer as grandes cidades e naturezas canadenses e estique um pouco ao Norte para ver o fenômeno.

Groenlândia

Uma experiência única, inusitada e fantástica. Região autônoma da Dinamarca, é cada vez mais procurado para aventuras.

As localidades como Kulusuk concentram o turismo, mas é possível contemplar o fenômeno em toda a grande ilha.

Rússia

A imensa Rússia é contemplada com uma larga extensão de possibilidades para presenciar o fenômeno. Repleta de cultura, história e natureza, indicamos especialmente o Expresso Luzes do Norte. 

Viagem de trem magnífica que tem como destino o encontro com a aurora boreal.

Dicas para ver aurora boreal

aurora boreal dicas para ver

Agora que você já sabe onde e como ocorre, separamos algumas dicas para você se programar para contemplar o fenômeno da aurora boreal. 

Seguem as dicas dos caçadores especialistas em aurora boreal da Freeway para garantir um bom espetáculo:

Estude o clima e o local

Já escolheu o seu país e região de destino para contemplar o fenômeno? É hora de conhecer um pouco mais da cultura, a língua e os hábitos do local escolhido.

Não esqueça de programar-se de acordo com o clima. Como já mencionamos, o inverno é sempre o período ideal para visualizar a aurora boreal. Mas é bom atentar-se para períodos onde a neve recobre o céu e impede a visualização, assim como dificulta a permanência ao ar livre.

Use os equipamentos adequados

aurora boreal use equipamentos adequados

É bom se preparar com roupas adequadas para encarar as temperaturas negativas, botas para andar na neve, gorros, luvas e mais luvas para suportar o frio.

Nossa experiência de campo é encontrar temperaturas que vão de agradáveis 15C até temperaturas próximas à -40C. E chegar tão longe não pode ser atrapalhado pelo frio.

Outra dica importante é levar lanterna de cabeça, principalmente as que têm luz vermelha. Quanto a foto, não se iluda em achar que o seu celular irá resolver.

O ideal são as câmera profissionais, com lentes grande angulares e boa entrada de luz. É imprescindível que façam fotos em longa exposição e para isso as vezes é necessário um apoio como o tripé.

Você já conhece de fotografia? Alguns conhecimentos básicos talvez sejam necessários para fazer fotografia noturna das auroras boreais.

Conte com um especialista para te auxiliar

Você chegou do outro lado do mundo para registrar a aurora boreal, chegou lá e não sabe como fazer para ver o fenômeno. Por favor, não faça isso...

É providencial que você busque profissionais e guias locais, que conheçam tanto do clima e horários favoráveis para o fenômeno, como ambientes apropriados e formas de aproveitar melhor o fenômeno.Com isso, a Freeway pode te ajudar: fale com os nossos consultores para organizar a melhor viagem para você presenciar a aurora boreal.

Curiosidades sobre a aurora boreal

aurora boreal curiosidades

Além de belo, a aurora boreal tem muitas curiosidades interessantes para você se encantar e agregar ao valor histórico do fenômeno.

Origem do nome aurora boreal

O nome da aurora boreal foi uma homenagem feita pelo astrônomo Galileu Galilei para deusa romana Aurora, conhecida por ser a deusa do amanhecer, que abre caminho para o sol.

Junto ao filho Deus Boreas (mitologia grega), que representa os ventos do Norte. Ao invés da conhecida aurora do leste, que marca o amanhecer. Essa é a Aurora do Norte, que encanta o céu noturno.

Origem do nome aurora austral

Já o nome da aurora austral foi dada pelo navegador, explorador, e cartógrafo James Cook, pela referência dela ocorrer em latitudes do hemisfério sul. 

Mantendo o princípio de Aurora, mas fazendo referência também ao local de ocorrência, o Sul.

A aurora boreal também acontece em outros planetas

A maravilhosa dança das Auroras não acontece só na Terra, ela se formam também por outros planetas do nosso sistema solar, como Marte, Júpiter, Vênus e Saturno.

Já imaginou como seria presenciar o fenômeno em paisagens totalmente diferentes com cores que jamais vimos antes. Essa experiência a Freeway ainda não oferece aos seus passageiros… Quem sabe um dia! 

Roteiros de viagem para ver a aurora boreal

aurora boreal roteiros viagem

Experienciar a mágica dança de luzes brilhantes das auroras boreais é realmente um momento único na vida.

 E a Freeway te convida para embarcar nessa aventura com a gente. Vamos viver esse sonho juntos?! Selecionamos os roteiros imperdíveis para você encontrar com a Aurora:

Conclusão

aurora boreal conclusao

A aurora boreal é mesmo um fenômeno apaixonante, não é mesmo?! Reunimos aqui as principais e melhores informações para sanar todas as suas dúvidas e curiosidades. Mais do que isso, queremos que você tenha a oportunidade  de experienciar esse fenômeno único em sua vida. Que tal?

Viaje com a Freeway e encontre a Aurora Boreal!

Veja mais das nossas viagens com destino a conhecer esse espetáculo no céu: Roteiros Aurora Boreal!

Quer montar um grupo de caça às auroras boreais? Entre em contato conosco!

Obrigado por ler até aqui e até a próxima!