Blog

Finlândia: O que visitar, gastronomia e melhor época para viajar



 

Bem-vindos à Finlândia, um país de contrastes e maravilhas culturais que aguardam sua descoberta. Neste guia, vamos explorar alguns aspectos-chave da cultura finlandesa, gastronomia e lugares que tornarão sua visita memorável e enriquecedora.

 

Como é a cultura da Finlândia?

 

Sua capital é Helsinque e  o idioma oficial é o finlandês, mas muitos finlandeses também falam inglês, o que torna a comunicação fácil para os turistas. Os finlandeses são conhecidos por sua hospitalidade e calor, então não hesite em interagir com os locais para obter dicas e sugestões durante a sua visita.

 

A cultura finlandesa é rica e diversificada, refletindo uma profunda conexão com a natureza, um compromisso com a igualdade, inovação no design e uma apreciação pelas artes e tradições. Visitantes da Finlândia têm a oportunidade de explorar e vivenciar esses aspectos únicos e cativantes da cultura finlandesa.




 

Qual a melhor época para visitar a Finlândia?

 

 

A melhor época para viajar para a Finlândia depende das suas preferências e do tipo de experiência que deseja ter, já que o país oferece atrações distintas em diferentes estações do ano.

 

Verão (junho a agosto)

 

O verão finlandês é a alta temporada para o turismo. Os meses de junho a agosto oferecem dias longos e noites curtas, com temperaturas agradáveis e a natureza em pleno esplendor. Esta é a época ideal para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, pesca e explorar o vasto arquipélago. As cidades ganham vida com festivais de música e eventos culturais. Além disso, é uma oportunidade de vivenciar o fenômeno das "noites brancas", quando o sol quase não se põe.

 

Outono (setembro a novembro)

 

O outono é uma época de transição, com temperaturas mais amenas e a paisagem se transformando em tons de outono. Esta é uma época adequada para caminhadas na floresta e a observação das folhas coloridas. A temporada de colheita de cogumelos e frutas silvestres é uma atividade popular no outono.

 

Inverno (dezembro a fevereiro)

 

Se você busca a autêntica experiência do inverno finlandês, esta é a época para visitar. Os meses de dezembro a fevereiro oferecem neve, esqui, patinação no gelo e a oportunidade de ver a deslumbrante Aurora Boreal no norte da Finlândia. Há também festivais de inverno, como o Dia de São João (Juhannus) e o Natal, que são celebrados com entusiasmo.

 

Primavera (março a maio)

 

A primavera finlandesa é quando a neve começa a derreter e a natureza renasce. É uma época de transição, com temperaturas aumentando gradualmente. A observação de aves é popular nessa temporada, e você pode testemunhar a migração das aves e a floração das flores silvestres.



 

 

O que visitar na Finlânia?



 

Helsinque

 

 

A capital da Finlândia, Helsinque, é uma cidade vibrante com uma rica mistura de história e modernidade. Você pode visitar a Catedral de Helsinque, a Praça do Senado, a Fortaleza de Suomenlinna (Patrimônio Mundial da UNESCO), bem como museus de classe mundial, como o Museu Nacional da Finlândia e o Museu de Arte Contemporânea Kiasma.

 

Rovaniemi

 

 

Localizada na região da Lapônia, Rovaniemi é famosa por ser a "casa" oficial do Papai Noel. A Vila do Papai Noel é uma atração principal, onde você pode conhecer o próprio Noel e visitar seu escritório. 

 

A cidade oferece uma variedade de atividades de inverno, como passeios de trenó puxados por renas, safáris de motos de neve, esqui, pesca no gelo e muito mais. As opções são infinitas para quem gosta de esportes de inverno e aventuras ao ar livre.



 

 

Kemi (castelo de gelo)

 

 

Construído no século XIII, quando a Finlândia era uma parte do reino da Suécia. O castelo foi originalmente construído para proteger a região de Kemi de invasões e ataques. No entanto, ao longo dos séculos, o castelo passou por inúmeras reformas e restaurações. Hoje, ele é um museu que oferece informações sobre sua história e a região circundante.

 

O design e a estrutura do castelo mudam a cada ano, tornando cada edição única. entre as atrações estão: um restaurante de gelo onde você pode saborear pratos servidos em pratos de gelo, um bar de gelo onde pode desfrutar de bebidas geladas, e até mesmo uma capela de gelo onde casamentos são realizados. O castelo também é iluminado à noite, criando um cenário mágico.

Arquipélago de Turku

 

O Arquipélago de Turku consiste em uma intrincada rede de ilhas, enseadas, praias, penínsulas e águas cristalinas. As paisagens variam desde densas florestas e campos abertos até falésias e praias arenosas. É um paraíso para os amantes da natureza e da vida marinha.

 

Devido à sua localização costeira, o arquipélago é um local de destaque para a navegação e vela. É possível alugar barcos ou participar de cruzeiros para explorar as águas e ilhas circundantes. A vela é especialmente popular durante os meses de verão.

 

Lago Saimaa



 

 

O Lago Saimaa é o maior sistema de lagos da Finlândia e um dos maiores da Europa. É uma jóia natural no sudeste da Finlândia, conhecida por sua beleza cênica, vida selvagem diversificada e uma variedade de atividades ao ar livre como: passeios de barco, canoagem, pesca, natação e passeios de caiaque. Também é um local popular para a prática de vela e windsurf.

 

A Finlândia é famosa também por suas saunas, e no Lago Saimaa, você pode desfrutar de saunas à beira da água com vistas deslumbrantes. É uma experiência tradicional finlandesa.



 

 

Parque Nacional de Oulanka



 

 

Situado na região da Lapônia, o Parque Nacional de Oulanka é conhecido por suas paisagens caracterizadas por uma combinação de rios, florestas, gargantas, cachoeiras e colinas. O parque oferece uma extensa rede de trilhas para caminhada e trekking, tornando-o um destino ideal para caminhantes de todos os níveis de habilidade.

 

Além de caminhadas, o Parque Nacional de Oulanka oferece oportunidades para canoagem, rafting, pesca, ciclismo e observação da vida selvagem. Durante o inverno, você pode experimentar atividades como esqui cross-country e snowshoeing.

 

Gastronomia da Finlândia

 

 

A gastronomia da Finlândia é uma fusão de sabores tradicionais e ingredientes locais com influências escandinavas e russas. A culinária finlandesa reflete as condições climáticas e geográficas do país, com ênfase em pratos sazonais e ingredientes frescos.

 

Dada a abundância de lagos e uma longa linha costeira, peixes e frutos do mar desempenham um papel importante na dieta finlandesa. O salmão é especialmente popular e é preparado de diversas maneiras, incluindo salmão defumado e gravlax (salmão curado). Outros peixes, como truta e arenque, também são comuns.

 

A carne de rena é apreciada na culinária finlandesa e é frequentemente preparada como guisados, almôndegas ou bifes.

 

Em relação às bebidas, o país é um dos maiores consumidores de café per capita no mundo. Tornando-se parte essencial da cultura finlandesa e é frequentemente servido com doces ou bolos. Sendo assim, a gastronomia finlandesa é uma parte essencial da experiência de imersão na cultura finlandesa.



 

 

Viaje para a Finlândia com a Freeway 

 

 

A Finlândia, um país onde a natureza selvagem encontra a modernidade, é um destino de tirar o fôlego que merece um lugar de destaque na lista de desejos de todo viajante. E quando se trata de explorar esta terra mágica, a Freeway é a sua escolha definitiva. Com 40 anos de experiência em viagens pelos continentes e uma longa trajetória de excelência em ecoturismo, somos seu parceiro confiável para uma jornada inesquecível na Finlândia.

 

Nossos itinerários são projetados para garantir que você explore a natureza finlandesa de forma responsável e sustentável.  Com quatro décadas de experiência em viagens globais, nossa equipe dedicada conhece a Finlândia como ninguém.

 

A Freeway é orgulhosamente premiada por nossos esforços em ecoturismo e qualidade de serviço. Nossos prêmios refletem nosso compromisso com a excelência e a satisfação dos viajantes.

 

A Finlândia está à sua espera, e a Freeway está pronta para levá-lo a uma jornada que você nunca esquecerá. Não importa se você deseja relaxar nas águas cristalinas do Lago Saimaa ou descobrir os segredos de Helsinque, estamos aqui para tornar seus sonhos de viagem realidade.

 

Não perca a oportunidade de explorar a Finlândia com a Freeway, sua parceira de viagens de confiança há 40 anos. Entre em contato conosco hoje e embarque em uma aventura que ficará gravada em sua memória para sempre.