Blog

Viagem em família - As viagens transgeracionais e os melhores destinos

A viagem em família é uma excelente oportunidade para tornar momentos especiais com quem você ama, inesquecíveis.

Fugir da rotina, sair um pouco daquele contato restrito ao lar, tudo isso pode ser essencial para fortalecer os laços familiares e entreter a todos.

São experiências compartilhadas que ficarão na memória dos entes queridos. E os vídeos e fotos eternizados renderão sempre boas recordações nos almoços de domingo.

Conhecer um lugar novo ao lado dos filhos, pais, irmãos e avós pode ser ainda mais divertido do que viajar sozinho ou com amigos.

Claro que tudo tem o seu momento, e para o seu roteiro de viagem não se tornar um digno filme de confusão da sessão da tarde, é importante integrar todos os familiares em uma mesma proposta. 

Escolher bem o destino, preparar a viagem com segurança, conforto e de uma forma que atenda as necessidades de cada um dos familiares envolvidos. Levando em conta a idade, desejos e llimitações da criança ao idoso. 

Foi pensando nisso, que a Freeway selecionou cuidadosamente algumas viagens interessantes para você reunir os parentes, curtir de verdade cada lugar visitado e deixar que as relações sejam fortalecidas. 

 

Avó, pais e netos. O crescimento da viagem transgeracional

Uma das grandes tendências de crescimento no mercado de turismo global, são as viagens transgeracionais.

Essas viagens reúnem membros de várias gerações em uma mesma proposta de roteiro. Dessa forma, principalmente famílias podem ser beneficiadas.

Os pais na casa dos 30 anos, viajam com os filhos crianças, mas tem a companhia dos pais de 60, que não só também ajudam no cuidado dos netos, como se divertem juntos. Tudo em lugares adaptados para receber todo tipo de público.

Pais não precisam deixar de viajar porque tem crianças. Também não precisam deixar os filhos com os avós, para poderem curtir uma viagem, se todos podem viajar juntos. Há destinos onde é possível atender todas as gerações de passageiros. 

 

Melhores Destinos para fazer uma viagem em família

Quer saber as nossas dicas de lugares para você viajar com os familiares? Dedicamos essa postagem exclusivamente para a nossa realidade brasileira.

Não só pelo custo ser mais acessível para toda a família, mas o conforto e segurança pode ser melhor atendido. Isso porque será mais fácil encontrar aquilo que o filho come, garantir a novela da vovó, dentre tantas coisas relativas a cultura e idioma.

Muitas dessas viagens podem ser feitas de carro, outras podem ser uma oportunidade para voar de avião e chegar em locais únicos do nosso Brasil.

Confira algumas dicas que separamos então: 

 

Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira se encontra distribuída no sudeste brasileiro, entre três estados; Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. São mais de 500km de pura beleza natural, séries de montanhas, cachoeiras, rios, florestas de Mata Atlântica, e muita área de preservação ambiental.

A característica predominante dentre todas as cidades/destino que compõem a Serra da Mantiqueira são as atrações interativas com a natureza, locais convidativos ao descanso e ao lazer em família. 

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é uma cidade do estado do Paraná, local onde se encontra um dos destinos mais visitados do país, as Cataratas do Iguaçu, uma das maiores e mais espetaculares cachoeiras do mundo. O local já foi inclusive cenário de vários filmes, como Indiana Jones e Tarzan.

É o lugar perfeito para fazer uma viagem de aventura com toda a família, tem passeios super divertidos em barcos infláveis que deixa todo mundo encharcado no final, e as crianças cheias de sorriso no rosto.

 

Aparados da Serra

Os Aparados da Serra são as encostas da Serra Geral, localizadas ao Sul do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

O local abrange o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde guardam a maior parte de Mata Atlântica preservada do Brasil, onde vivem animais silvestres, e um conjunto de cânions com o maior número de vertentes de águas cristalinas do país, onde se registram também as menores temperaturas.

Uma das atrações mais conhecidas e visitadas é o Canion Itaimbezinho (da foto), com uma trilha super gostosa e fácil de se fazer. 

 

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás, um lugar que ficou conhecido pelos seus deslumbrantes desfiladeiros, pelas suas formações de cristais de quartzo, belíssimas paisagens, rios de águas límpidas e cristalinas e uma natureza exurberante. Não é atoa que ganhou o título de Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.

Veadeiros é um ótimo destino para viajar com a familia, as cidade de Alto Paraiso e São Jorge já trazem uma ótima estrutura para comportar os visitantes, com hoteis e restaurantes ao redor. 

E sem falar nas atrações que ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde há trilhas bem sinalizadas, com uma grande diversidade de vegetação do cerrado para para curtir e explorar com a criançada. 


 

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no Maranhão, uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil, conhecida pela sua paisagem desértica, repleta de dunas e lagoas que se estendem por 155 mil hectares.

Lençóis é único em toda sua diversidade, em um momento você está escalando as dunas do que lembram o Saara e no minuto seguinte está mergulhando e se refrescando em uma lagoa de águas deliciosas. É o lugar ideal para todas idades, onde a diversão é garantida.

 

Itacaré

Itacaré é uma cidade pequena na Costa do Cacau, ao sul da Bahia, com cerca de 28 296 habitantes. 

Além de suas 14 praias paradisíacas, todas rodeadas por mata atlântica, Itacaré nos surpreende com todo seu cuidado com a natureza, nos mostrando através de suas áreas de preservação, os seus movimentos sociais, e ações recorrentes que é possível um turismo consciente, e ainda melhor, que essa preservação nos trás diversos benefícios, como paisagens deslumbrantes e uma natureza super preservada. 

 É um daqueles destinos para juntar toda a família, chamar mãe, pai, primo, vó, vô, tia, irmão e ter garantido belíssimos dias ensolarados e muito alegres. Itacaré oferece diversas atrações, como surf, arvorismo, passeio a cavalo, capoeira, cachoeiras, e muito mais. 

 

Maraú

A Península de Maraú, está inserida entre o Oceano Atlântico e a Baía de Camamu, é uma das regiões mais belas do país e tem o seu potencial ecoturístico muito bem conservado. 

Dentre as suas vilas, está a vila de Barra Grande, o principal povoado da península com cerca de 3000 moradores, um verdadeiro refúgio de tranquilidade e bem estar. 

Maraú nos brinda com praias intocáveis, como as piscinas naturais de Taipus de Fora, eleita uma das praias mais lindas do Brasil; ela é formada por uma barreira de corais vivos, de aproximadamente 20.000 metros quadrados, um verdadeiro viveiro submarino. 

 

São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso nos mostra as belezas do Rio Grande do Norte, com toda sua simplicidade, e uma vila de pescadores onde se mora apenas 10 mil habitantes. Um lugarzinho onde a tranquilidade é o seu maior charme, e carro é luxo, sendo que tudo por lá dá para se fazer a pé. 

As ruas de São Miguel são muitas ainda de terra, as praias são desertas, e o silêncio se torna o seu melhor atrativo. É o lugar perfeito para quem quer fugir dos barulhos da cidade e se refugiar pertinho do mar. Os idosos adoram essa paz!

 

Inhotim

O Inhotim é um parque único em nosso continente, que abriga um dos mais importantes acervos de Arte Contemporânea, além de ser considerado o maior Centro de Arte a Céu Aberto do Mundo. É morada também de um Jardim Botânico que ostenta diversas plantas raras, tanto nativas quanto exóticas.

Está localizado em Brumadinho, Minas Gerais, uma cidade com 38 mil habitantes, mas que recebe durante todo o ano muitos grupos de viagem, excursões de escola, e muitas famílias. Um lugar super atrativo para todas as idades, e que com certeza irá fazer você voltar de novo, porque tem muita coisa para conhecer. 

 

Alta Floresta

Alta Floresta está situada na região conhecida como Portal da Amazônia, um município que fica no extremo norte de Mato Grosso, 830 km da capital Cuiabá. Um dos principais pólos de turismo do estado, a região é conhecida mundo afora pela riqueza da flora e da fauna amazônica, além da incrível diversidade de aves que ali vivem. 

Uma ótima escolha para quem deseja completa interação com a natureza, conforto, uma gastronomia de ponta, e um maravilhoso mergulho nos encantos da floresta, tenho a oportunidade de conhecer várias espécies ali presentes. 

 

Bonito

Bonito se encontra na região centro oeste, no coração do nosso país, mais precisamente no Mato Grosso do Sul. A área é conhecida por ser o centro do ecoturismo, e o local das águas translúcidas.

É inacreditável a cor azul que compõe os rios e nascentes, e isso tudo se dá pela imensa quantidade de calcário presente no solo, as águas destes rios passam por uma verdadeira filtragem natural e as impurezas depositam-se no fundo dos leitos. 

Esse é o destino que as crianças nunca querem ir embora, com atrações repletas de cavernas, cachoeiras, grutas, mergulhos em águas cristalinas e repletas de peixes, passeios de bote, tirolesa, caiaque, arvorismo, e encontros inesquecíveis com os macacos, tucanos e as araras. 

 

Pantanal

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, local onde a vida colore as matas, os rios e os lagos, com os tons multicoloridos de todos os tipos de animais. 

Entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, essa região encanta a todos que chegam com as suas mais variadas concentrações de fauna selvagem do planeta, uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras e outros animais compõem um cenário fascinante.

Um destino muito especial, disponível para todas as idades, com um estilo típico a fazendas pantaneiras, com cavalgadas, caminhadas e safáris fotográficos de barco. 

 

Amazônia

A Amazônia é pura imensidão e um grande desafio para se definir com palavras, um dos maiores Patrimônios Naturais do Brasil, local onde reúne mais da metade das florestas tropicais do mundo.  

Um autêntico paraíso selvagem, repleto de vida e diversidade em suas matas fechadas, com uma fauna e flora verdadeiramente únicas no mundo. Toda esta biodiversidade é representada por incontáveis espécies de mamíferos e mais de 250 tipos  de aves, além de jacarés, tartarugas, cobras, rãs e peixes. 

São inúmeros rios, alguns de dimensões oceânicas, que desdobram-se em igarapés, corredeiras e formam bancos de areia e praias fluviais. A Floresta que todo mundo deveria passar pelo menos uma vez na vida, e se puder voltar quantas vezes for possível.

É uma verdadeira escola viva, onde tudo acontece e se mistura, o lugar onde sempre seremos pequenos, e que todos têm muito a ver, ouvir e aprender.  

 

Como se programar para uma viagem em família?

Separamos alguma dicas na hora de fazer a sua viagem em família. Segue o passo-a-passo para não ter problemas nesse momento tão especial

 

  • Program-se com antecedência

Para viajar em família é essencial programar-se com antecedência. Principalmente para avaliar todas as opções, tirar todas as dúvidas com um consultor de viagens e conversar com os familiares a respeito do destino escolhido.

 

  • Integre todos no planejamento

É importante incluir no planejamento cada uma das pessoas da família. Pergunte o que cada um tem de expectativa com a viagem, quais lugares quer conhecer, a disposição para o ritmo de passeios.

A chance de sucesso é muito maior quando a gente pensa nas necessidades de cada um

  • Atente-se às condições do local

É importante avaliar em cada destino, as condições do local para receber todo tipo de pessoa. 

É aconselhável levar crianças a partir de qual idade? Tem acessibilidade para pessoas idosas? 

Qual a estrutura? Tem televisão, internet, chuveiro quente?Privacidade e segurança para a família?

 

  • Flexibilidade e paciência para todos curtirem

As viagens em família exigem paciência desde o planejamento, até o retorno de todos ao lar. No meio do caminho é importante desapegar das expectativas.

O mínimo de planejamento é bom, principalmente para ter um cronograma. Mas é importante não se prender que tudo saíra como o esperado. 

Pessoas de gerações diferentes, tem ritmos diferentes, vontades diferentes. As vezes é preciso abrir mão de algumas coisas, para atender o todo. 

Esse é um dos aprendizados. Ver todos felizes não tem preço. Isso é amor.

 

Conforto e segurança para viajar

Com a pandemia de Covid-19, a segurança tornou-se fundamental na hora de realizar uma viagem. Por isso, garantir não só a diversão, mas a saúde de todos é a base para viajar.

Hospedagens privativas, veículos restritos no número de pessoas, álcool gel, máscaras e ambientes isolados passaram a fazer parte de quem quer atender ao turista enquanto a pandemia ainda está presente.

O importante é garantir uma viagem segura, confortável e que atenda aos protocolos de biossegurança, prevenção e saúde segundo o Ministério da Saúde.

A Freeway, seus parceiros e fornecedores estão cumprindo com o turismo responsável, limpo e seguro. Confira

 

Viaje em família com a Freeway

Que tal viajar em família com a Freeway? Podemos garantir diversão, segurança e conforto nos mais diversos destinos.

Confira a nossa área especial para viagens em família e converse com um de nossos consultores: (11) 5088-0991