Blog

A história da Whale Watch Kaikoura

Ver uma baleia de perto é de tirar o fôlego de qualquer um. Para uma comunidade Maori da Nova Zelândia cada visão destas representa a celebração de uma emocionante história de sucesso.

A cidade de Kaikoura, na Nova Zelândia, perdeu sua fonte de sustento com a privatização das estradas de ferro da região, prejudicando as comunidades indígenas.

Foi aí que quatro famílias tiveram a idéia de levar pessoas para observar baleias, para criar empregos para sua comunidade. Graças aos esforços dessas famílias, o ecoturismo é o responsável por movimentar o comércio da região.
A empresa é também um ícone em turismo responsável. Custeiam voluntários para as brigadas contra incêndio, o resgate e a guarda costeira. Limpam praias, plantam árvores, distribuem livros para todas as escolas primárias, apóiam esportes e patrocinam eventos da comunidade local.

Mas ainda é uma pena a falta de criatividade de alguns hotéis. Chegar a um quarto e hotel e encontrar sobre a cama o mesmo texto sobre o desperdício de água no mundo e as lavagens de toalhas, que já quase sabemos de cor, é apelar para a mesmice insossa. Está na hora de cada hotel criar uma política sua de sustentabilidade, seja ela simples ou complexa, e deixá-la registrada de forma transparente para os hóspedes.