Blog

Turismo em Alta Floresta, planeje sua viagem para o Cristalino Lodge

 

A cidade de Alta Floresta está localizada no Mato Grosso, a 830 km da capital Cuiabá no extremo norte do estado. Coração da Amazônia mato-grossense e conhecida como um Portal da Amazônia. O município estende-se por 9 212,5 km² e está a 264 metros de altitude. 

 

A cidade é particularmente recente, com origem no projeto de ocupação da Amazônia pelo governo brasileiro na década de 70. O nome foi escolhido em um concurso promovido na rádio, que remete a estar no meio da floresta e bem ao norte do estado.

 

 

Aeroporto em Alta Floresta - Como chegar?

Apesar de ser uma cidade de pouco mais de 50 mil habitantes, é uma das mais importantes do estado do Mato Grosso, especialmente por ser atualmente um polo de ecoturismo.

 

Por isso, o município conta com o aeroporto de Alta Floresta, que faz voos diários de Cuiabá, realizados pela Azul Linhas Aéreas. 

 

Vale lembrar que o aeroporto recebe voos de aviões particulares de qualquer porte. E para quem vem de carro por Cuiabá, há uma longa viagem para percorrer. O trajeto também pode ser feito de ônibus. Avalie o melhor custo-benefício para a sua viagem.

 

O Parque Estadual do Cristalino

 

O Parque Estadual do Cristalino, conta com 184 mil hectares e uma das maiores diversidades do bioma amazônico. São mais de 500 espécies de aves, 43 de répteis, 16 de peixes, 29 de anfíbios e 36 mamíferos.

 

O parque foi criado em 2001, porém ainda não é aberto para visitação turística. O nome se dá pelo rio Cristalino, que percorre uma grande extensão da reserva.

 

A área sofre pressão por diversos grupos com interesses exploratórios e centra seus esforços em garantir a integridade da sua natureza.

 

A RPPN do Cristalino

 

Por outro lado, há também a maravilhosa RPPN do Cristalino,  como uma reserva de 11.399 hectares, que recebe visitas de ecoturismo e forma ao lado do parque estadual, um belo refúgio para a vida selvagem. 

 

O Cristalino é reflexo da dedicação de uma família que há décadas se dedica à preservação da floresta. Com projetos educacionais, sociais, além dos lodges que recebem turistas para uma imersão na natureza, com conforto e gastronomia de ponta.

 

O hotel Cristalino Lodge

 

Cercado pela floresta e às margens do Rio Cristalino, foi criado com arquitetura e design cuidadosamente elaborado, o hotel em meio a RPPN do Cristalino.

 

São várias acomodações revigorantes, com infra-estrutura incrível para viajar com a família, lua-de-mel, curtir fogueira, bar e se integrar com a natureza local.

 

O Cristalino Lodge oferece diversos passeios de ecoturismo no parque, com guias excelentes. Um local que pratica o ecoturismo de forma integral, além de ser uma das hospedagens mais únicas que você pode vivenciar no Brasil.

Clima de Alta Floresta - Qual a melhor época para visitar o Cristalino Lodge?

 

O clima é quente durante todo o ano. Devido à localização, noites frias são comuns, especialmente durante os meses mais secos de junho a outubro. 

 

Como em qualquer floresta tropical, pode haver tempestades ocasionais, geralmente seguidas pelo céu ensolarado e brilhante. As máximas ficam entre os 35ºC e as mínimas por volta dos 15ºC. 

 

É possível curtir e aproveitar a natureza ao longo de todo o ano. Mas como toda região amazônica, tem a época das cheias dos rios e das secas. Ambas com singularidades diferentes, mas igualmente belas. 

 

Quanto custa uma viagem para o Cristalino Lodge?

O hotel oferece diversos tipos de acomodações e uma infraestrutura completa, com refeições e passeios inclusos. 

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR