Blog

Balcãs, tesouro escondido na Europa: Países, Dicas e Melhor Época Para Viajar

Onde ficam os Balcãs? 

Você já ouviu falar dos Bálcãs? Conhece algum dos países? Confira agora mesmo sobre essa região da Europa antes de viajar pra lá! 

Iremos abordar um pouco mais sobre essa parte do sudeste  europeu que não é muito conhecida pelo turismo brasileiro, mas muito visitada pelos europeus.. 

Situada em uma península (parte de terra que é cercada por água a partir do continente).

O nome é de origem turca, “Balcã” significa montanha.  O nome se deu devido às muitas montanhas que envolvem toda a região.

Entre praias, florestas e montanhas, a região é marcada pelas suas belas paisagens. Além de ser uma área que proporciona o encontro cultural das três maiores religiões do mundo, a muçulmana, judaica e cristã. 

A diversidade cultural se deu pelo processo de formação territorial, que também mescla o encontro entre Europa, Ásia e Oriente Médio. Ocidente e Oriente…

.Procurando viagens para os Bálcãs?

 

Qual a história dos balcãs?

Para entender um pouco como foi a formação dos países da Europa enquanto nação, é preciso saber sobre a história dos bálcãs. 

Historiadores dizem que a região é habitada a cerca de 200.000 a.C. Sua história foi marcada por guerras, e já foi dominada por vários impérios, entre eles estão:  Romano, Otomano, Macedônico e Austro - Hungaro.

Os países que fazem parte dos Bálcãs tiveram como objetivo em comum a busca pela independência, visto que, a região já pertenceu a vários impérios. Sobretudo nos últimos séculos sob o domínio turco…

No início do século XX, a liga balcânica  derrotou o Império Otomano que hoje é a Turquia e ganhou força para conquistar a independência de mais territórios.

Por se envolver em muitas guerras pela conquista da independência, a região balcânica lutou para reconstruir tudo que havia perdido durante muito tempo.

A região também teve alguns anos como uma única nação, a Iugoslávia. E foi uma república socialista, que apesar da ideologia, mantinha-se neutra durante a Guerra Fria.

Foi só mais recentemente, nos últimos 30 anos, que pouco a pouco as nações foram desmembradas nos nomes que conhecemos hoje. 

Atualmente, não há mais conflitos na região, pois conseguiram se estabelecer politicamente, proporcionando o crescimento econômico inclusive muito pelo turismo.
 

Quais países fazem parte dos balcãs? Conheça alguns deles!

Também conhecida como península balcânica, essa região é composta por 11 países:  Albânia; Bósnia; Macedônia; Kosovo; Sérvia; Romênia; Montenegro; Bulgária; Croácia; Grécia; Eslovénia.

Iremos falar de alguns e mostrar o que faz essa região ser diferenciada. Além de atrativos que você pode conhecer!

 

Albânia

O significado do nome é “Terra da Águia", símbolo da bandeira do país. Conhecido por ser um dos povos mais acolhedores da Europa, Albânia é um lugar para quem ama o sol e praias. 

O país faz fronteira com Macedonia, Kosovo, Montenegro e Grécia. Seu espaço territorial é relativamente pequeno, comparado ao estado de Sergipe.

De acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU) a população é de cerca de 2.900.000 habitantes, relativamente jovem.

O clima tem influência do mar. No período do verão a temperatura pode chegar a 30 C º graus e no inverno varia de 10 º C a - 5 º C .

O país não possui burocracias para entrar, facilitando o acesso dos turistas, o que ajuda a movimentar a economia.

 

Mas afinal, o que fazer na Albânia?

São inúmeras atrações, que tal começar pelos bunkers? O país é marcado pela grande quantidade deles, espalhados em todo país, cerca de 170 mil. É isso mesmo! As entradas são através de túneis subterrâneos e os locais são recheados de histórias.

Os castelos medievais são outro marco turístico. Entre museus e monumentos históricos tem as famosas praias com águas cristalinas.

Não estranhe se algum albanês te convidar para um café, eles sempre estão dispostos a ajudar um turista quando começam a conversar.

O custo da viagem é muito barato em relação a outros países vizinhos, seu dinheiro irá render bem na Albânia e você poderá curtir o melhor que eles tem a oferecer.

 

Macedônia

Com população de cerca de 2.065.000 de habitantes, o pequeno país da península balcânica também é registrado pela ONU como Macedônia do Norte, fazendo fronteira com Kosovo, Sérvia, Bulgária , Grécia e Albânia.

O país ainda é uma novidade para os turistas que procuram um lugar diferente. E assim como na Albânia o custo da viagem é bem em conta comparado a outros países dos Bálcãs. 

Sua capital, Escópia (Skopje) é cercada de estátuas , como de Alexandre, O grande  e de Felipe II,   e chafarizes exuberantes nas praças da cidade.

O país também é conhecido pelas suas fontes de águas com mais de 1.000 nascentes. O clima é bastante agradável, com sol o ano todo, mas fazendo frio na época apropriada.

Para quem gosta de uma aventura é possível ir a lugares de camping pertinho do lago além do Canyon Matka, com grandes paredes rochosas e rios que fazem a paisagem ser única. É inevitável não tirar fotos e sentir a energia da natureza.

Macedônica tem praias de água doce e arquitetura medieval.

Quem visita este país não pode deixar de visitar o patrimônio da Unesco , o Lago Ohrid, considerado o lugar turístico mais procurado pelos viajantes, tem  opções de cafés, o mosteiro de St. Naun e até uma loja histórica.

 

Kosovo

Localizada no centro dos Balcãs,  o país obteve a independência da Sérvia em 2008, e está entre os países mais novos do mundo. Com 10 estados, é um lugar inédito para muitos. 

Sua população é de aproximadamente 1.873.000 habitantes e sua capital, Pristina.

O lugar é marcado pelas mesquitas e a catedral da Madre Teresa, apesar de outros países balcânicos terem a estátua da santa, a única catedral dedicada a ela é em Pristina.

O país recém-nascido ainda conta  com a biblioteca nacional, e o monumento dedicado às mulheres de Kosova .

O principal shopping é cercado por diversos hotéis. Para quem gosta de contato com a natureza, tem as trilhas para caminhadas e ciclismo, além de escaladas ao ar livre.

Para quem é apreciador de um bom vinho, Kosovo é o lugar ideal, sua produção agrícola é favorecida pelo sol, tornando-se referência na área do sommelier . 

O período do ano que mais recebe visitas à Kosovo é no verão, do início de junho ao meio de setembro, mas a primavera é um momento legal para conhecer. Vale a pena incluir no roteiro. O país não exige visto para brasileiros.

 

Sérvia

Estima-se que o país contém 6.844.000 de sérvios e a sua capital chama-se Belgrado.

 

Veja as opções turísticas da Sérvia:

Em Belgrado concentra-se os principais pontos turísticos. Lá podemos encontrar o maior templo ortodoxo da Europa, “São Sava” e está entre as maiores igrejas do mundo. 

O líder religioso  foi o fundador da igreja ortodoxa da Sérvia e importante figura medieval. 

Ainda na capital, andando pelas vias da cidade, precisa incluir no roteiro a rua Knez Mihailova, além de restaurantes, a rua fica próxima ao museu nacional, teatro e o monumento Prince Mihailo.

Nada melhor que apreciar uma caminhada ao ar livre entre os bosques da cidade, não é mesmo?

A Sérvia tem diversos parques naturais e um deles é o  Kalemegdan, o maior parque a céu aberto da capital, que funciona 24 horas por dia com portões históricos, torres, galerias de artes e até mesmo um zoológico.

Arqueologia? Tem sim!

Quem viaja, gosta de conhecer mais sobre a história do país que está explorando, e o sítio Lepenski Vir é um lugar arqueológico que segundo historiadores existe há mais de 8.000 anos, nele foram encontradas as primeiras obras de artes da Europa, e se tornou patrimônio cultural da UNESCO.

Para quem adora uma adrenalina pode esquiar nas montanhas da Sérvia. As colinas são apropriadas para as práticas de esqui e snowboard. 

Não deixe de conhecer esse país com culturas diferentes e comidas inusitadas,



 

Croácia 

Com 4.075.584 de croatas, o país abrange mais de mil ilhas  e parques naturais. Zagreb, a capital do país conhecida pelas torres e estilo medieval tem menos atrativos que outras cidades, mas por ser um país pequeno, é possível ir para outra cidade facilmente.

As lindas paisagens serviram de cenário natural para a gravação da série de grande sucesso, Game of Thrones.

Dubrovnik está entre as principais cidades medievais do mundo, com muralhas extensas que envolvem igrejas e monumentos do século 12.

Para quem gosta de apreciar lagos, tem a opção do Lagos Plitvice. considerado o mais belo da Croácia, o local é aberto todos os dias, o lago com águas cristalinas é um bom lugar para relaxar. 

Caso não tenha o mapa da região é aconselhável contratar o serviço de um guia para chegar até o local

Se você curte arquitetura medieval vai gostar do Palácio de Diocleciano, que foi erguido pelo imperador Diocleciano, um edifício bem conservado diante do tempo.

Há também a opção de praias, o cenário paradisíaco  da Croácia oferece conforto, com restaurantes , esportes ao ar livre e aluguel de cadeiras relaxantes. As águas das cachoeiras brilhantes, é outro ponto que atrai muitos turistas.

Para saber mais dicas de viagem sobre a Croácia, confira o nosso artigo exclusivo sobre esse destino encantador.

 

Qual a melhor época para viajar para os Balcãs?

A alta temporada se concentra no verão, (junho a setembro) com isso há um aumento significativo de turistas na região e os lugares mais cheios. Por ser um lugar paradisíaco, você poderá curtir mais as praias da região e os lugares a céu aberto no calor.

A primavera é outra estação bem procurada para viajar, seu período  se dá entre os meses de março e junho. 

Consideramos os meses de abril até junho os melhores, o clima é agradável e já faz um calorzinho, mas você não pega preços mais altos e muitos turistas europeus.

No outono e inverno, (novembro à março) às regiões litorâneas não chegam a nevar, mas se você está acostumado com o clima tropical do Brasil é melhor ir bem agasalhado.

 

.

 

Viaje com a Freeway para os Balcãs!

Os países que envolvem os Balcãs vem se tornando um novo destaque no turismo mundial.  A região que envolve muita história medieval, cultura diversificada e lugares incríveis agora poderá ser descoberta por você..

Aproveite para desfrutar das maravilhas dessa península européia. Agora que você já conhece sobre esse lugar escondido da Europa, que tal fazer as malas e viajar?

Temos os melhores pacotes completo para sua viagem: