Blog

Chapada dos Guimarães - Parque, Onde fica, Como chegar, Quando ir?

As chapadas brasileiras são muito famosas, mas dentre todas elas uma está mais escondida no interior do continente, no imenso Mato Grosso. Mas bem acessível de avião.

A Chapada dos Guimarães é contemplada com belíssimos rios, cachoeiras, canyons, paredões, cavernas, sítios arqueológicos, muita cultura e atrativos.

Diferentemente das outras chapadas, Chapada dos Guimarães também é o nome de um município relativamente próximo da capital Cuiabá. 

Uma curiosidade é que o município já foi considerado o maior em extensão territorial do mundo, mas foi desmembrado dando a origem há vários outros, inclusive Alta Floresta.

Desde 1989 também existe o parque nacional, que leva o mesmo nome. Então bora para a Chapada dos Guimarães? Confira o nosso guia!

 

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um santuário ecológico no centro oeste brasileiro. 

Cachoeiras, mirantes e trilhas que nos conduzem a paisagens inesquecíveis. Trata-se de uma área de 33 mil hectares, toda coberta pelo maravilhoso bioma do cerrado.

Em sua área de conservação fica a maior gruta de arenito do Brasil, além da famosa cachoeira Véu de Noiva. 

O parque está a uma altitude média de 760m, o que já traz um clima bem diferente do encontrado a 50km na capital do estado, que está a pouco mais de 100m de altitude.

Cachoeiras cristalinas, riachos vigorosos, formações rochosas impressionantes, milhares de espécies, sendo 38 endêmicas da região. 

É da Chapada dos Guimarães que brotam os principais rios que formam a bacia hidrográfica da região do Pantanal. Deu pra ter um gostinho de como é realmente uma natureza única, né?!



 

Onde fica a Chapada dos Guimarães?

Chapada dos Guimarães está no estado do Mato Grosso, a nordeste da capital Cuiabá, cerca de 60 km em uma bela subida. O parque já pode ser acessado antes disso, nos 40km do caminho. 

A cidade tem infraestrutura turística, também contém muita história, boas pousadas, restaurantes e serviços. 



 

Como chegar na Chapada dos Guimarães?

Chapada dos Guimarães é um destino bem acessível, por localizar-se na região metropolitana de Cuiabá(Estamos falando de Mato Grosso, muito diferente de metrópoles como Rio e SP). 

Existem muitos voos para Cuiabá e depois disso o acesso é tranquilo por carro ou transfer pela bela MT 251. Com a Freeway você pode curtir a viagem sem se preocupar, cuidamos de tudo.

 

Clima e quando viajar para a Chapada dos Guimarães?

Há duas questões para compreender o clima na Chapada dos Guimarães. Primeiro que estamos em uma região quente do interior do Mato Grosso, mas segundo que é uma região de altitude comparativamente ao resto do estado.

O que faz com que a região tenha uma boa variação de temperatura, registrando calor de mais de 30ºC em algumas épocas do ano, mas também frio e até já ter registrado geada no pico do inverno. O mês com mais calor é o de setembro, porque o inverno é bem seco e as chuvas ainda não chegaram no início da primavera.

No verão há possibilidade de temperaturas altas, mas as chuvas são frequentes e tornam o clima bem úmido e diferente do período de inverno. O céu fica bem encoberto e o ritmo de chuvas é frequente. Já o inverno é seco e a partir dele são registrados os períodos de queimadas mais intensas na região.

Enfim, é possível visitar a região o ano todo, ciente dessas características climáticas. Mas os períodos legais para curtir o calorzão na cachoeira é a primavera ou o outono. Logo depois de março, as águas estão bem cheias e a vegetação bem verde. As chuvas estão diminuindo, a beleza é incrível e nessa época não há risco de queimadas.

Na primavera o calor é maior, a vegetação ainda está mais seca e dá pra se refrescar bem nas águas e curtir os atrativos com menor chance de chuva também. 

Alguns dias do ano com frio e nebulosidade, a neblina se acumula nos morros e prejudica a visibilidade dos mirantes em alguns atrativos. Em horários mais próximos do meio dia é mais garantido aproveitar os passeios nesses locais.

 

 

Vamos para a Chapada dos Guimarães? 

Aproveite a ida para Cuiabá e conheça além da Chapada dos Guimarães, lugares incríveis como Nobres e o Pantanal Norte