Blog

El Calafate: Conheça cidade da Patagônia Argentina, o que fazer e melhor época para viajar

 

 

Conhecida como a capital dos glaciares, seu nome é de origem de uma planta que produz frutos azul-escuros que são usados para fazer doces e licores.

 

A cidade de El Calafate localiza-se no Sul da Argentina, na região da Patagônia. A população da cidade passa de 25,000 habitantes, a cidade tem por sua principal fonte de renda a produção de lã e couro, porém a fonte mais rentável da cidade é o turismo, então vamos conhecer mais sobre essa linda cidade da Argentina.

 

Não precisa ir para outro continente para visitar os glaciares, aqui na América do Sul você conhecerá mais uma cidade que faz parte do encantador bioma marinho com suas geleiras que é Patagônia Argentina.

 

A região atrai, não só turistas, mas muitos pesquisadores do mundo inteiro, que pesquisam sobre os glaciares, a água e a vida marinha.



 

Como é o clima em El Calafate?

 

A cidade de El Calafate é uma cidade em que o clima é subpolar, ou seja, úmido. Com invernos rigorosos e no verão costuma ser fresco, menos frio.

 

Na estação do inverno a temperatura média durante o dia fica entre - 2 °C e 7 °C, já a noite pode ficar  a - 10 °C, a neve se torna intensa e a prática de esportes de inverno neste período se torna comum.

 

Na estação das flores, a primavera acontece de setembro a novembro, as temperaturas já não são tão baixas como no inverno com variação entre 6 °C e 15 °C durante o dia e a noite oscila entre - 3°C e 3°C. Nesta estação se concentram as chuvas

 

No verão, que acontece de dezembro a fevereiro, o clima é seco, com temperaturas de 15 °C e 20 °C ao dia e a noite cai para 6 °C a 8 °C. Neste período tem mais atividade para fazer ao ar livre, poucas chuvas e dias com mais sol.

 

Qual a melhor época para ir a El Calafate?

 

Isso dependerá de qual período do clima você mais gosta, pois as atividades do roteiro variam de acordo com as estações.

 

No inverno as práticas de esporte sobre a neve com o esqui e o snowboard são garantidas, que acontece entre junho e agosto.

 

Para ter uma melhor visão das geleiras é nos meses de setembro a maio onde as temperaturas sobem significativamente, derretendo a neve e permitindo vislumbro dos glaciares.

 

A alta temporada é no verão, mais precisamente nas férias de dezembro a fevereiro, caso você visite El Calafate neste período recomendamos fechar o pacote com antecedência, bem como as atividades que irá fazer.

 

 

O que fazer em El Calafate?

Os passeios na cidade de El Calafate tem seus roteiros marcados pelas geleiras, com tons azuis e branco, não é atoa que muitos turistas do mundo inteiro vão visitar e pedaço de paisagem exótica da Argentina.



 

Excursão Pelos Glaciares 

 

O passeio começa do Porto de Punta Bandera, a 47 km de El Calafate, passando pela Boca do Diabo você irá contemplar enormes icebergs, ao atravessar pelo Canal Spegazzini, descendo da embarcação ainda em Spegazzini você caminhará por uma trilha entre bosques, o caminho tem aproximadamente 300 metros com direito a lindas fotos nos mirantes com vista para toda Bahía.

 

Estancia 25 De Mayo

 

Que tal caminhar por uma fazenda histórica, um ótimo passeio para quem  conhecer sobre história local, na fazendo há várias atividades, podendo andar sobre charretes, cavalgar, ordenhar vacas, plantar e colher.

 

Além destas atividades em contato com a natureza, você fará uma imersão pela fauna e flora da região. Guanacos, raposas e aves podem ser a companhia dos turistas entre lagos e montanhas.

 

Estância Cristina Discovery

 



 

Uma característica que o diferencia dos outros passeios são os lagos e montanhas cobertos de neve, localizado no  Parque Nacional Los Glaciares, museus e galerias de arte estão entre as atrações principais, mas não para por aí, você pode registrar momentos através do safári fotográfico.

 

Cerro Frías

 

Se você deseja contemplar uma vista panorâmica da cidade, Cerro Frías é uma montanha, pode chegar a base da montanha de carro, você pode subir a pé ou de teleférico. Além da visão de El Calafate você verá o lago Argentino.

 

É possível explorar os arredores da montanha com as cavalgadas e admirar a natureza.

 

Perito Moreno - Mini-Trekking

 



 

O Glaciar mais imponente tem 5 km de largura e 60 metros de altura, um bloco de gelo que se desprende da montanha de gelo são ondas que se forma, este passeio mostra como a natureza é imponente e grandiosa, você pode ter a experiência de caminhar sobre o glaciar com um guia experiente e equipamentos de segurança.

Onde ficar em El Calafate?

 

Requinte e conforto? temos nas hospedagens em El Calafate, alguns proporcionam vista para lagos e montanhas.

 

Quartos com suítes, saunas, piscinas climatizadas, restaurantes e  espaço para eventos. Separamos alguns hotéis para você:

 

  • Bahia Redonda
  • Alto Calafate
  • Mirador Del Lago
  • Xelena

 

O que levar na mala para El Calafate?

 

A região é fria, por isso, vá bem aquecido levando roupas de frio, como gorro, luvas, cachecol, agasalhos de lã ou couro, calças e botas para trilhas mesmo em ambientes climatizados e com lareiras em alguns locais o aquecimento nesses ambientes acontece nas partes internas como restaurantes e hotéis, para evitar o choque térmico é importante manter-se com as roupas.

 

Outros ítens importantes, é o protetor solar, apesar do frio o sol continuar a emitir raios UV, mesmo escondido nas nuvens. Leve também adaptador de tomadas do tipo C e I, as tomadas na Argentina são diferentes do Brasil.

 

Leve um pouco de dinheiro em espécie, mesmo os estabelecimentos aceitando cartões de crédito e débito, sempre há um ou outro que não aceita.



 

O que comer em El Calafate?

 

 

Quando viajamos queremos experimentar o que há de diferente na região, essa é uma das melhores partes, provar sabores diferentes e que sejam deliciosos.

 

Abaixo estão alguns pratos típicos que é comum encontrar nos restaurantes:

 

Cordeiro patagônico: Experimente o sabor inconfundível da gastronomia de El Calafate a começar pelo Cordeiro patagônico, um dos pratos mais conhecidos da região, pode ser feito cozido ou assado na brasa, sua carne tem uma textura macia e um sabor maravilhoso.

 

Truta: Tirada do lago Argentino o peixe pode ser preparado assado, grelhado ou empanado pode ter vários acompanhamentos, desde batatas, brócolis e arroz.

 

Churrasco: Não é só no Brasil que o churrasco é conhecido, em El Calafate você provará de carne de alta qualidade

 

Compras em El Calafate

 

Como em todo lugar turístico, queremos levar alguma lembrança de onde estivemos.

O que não falta são opções de lojas com variedades de produtos para você levar como lembrança para você, amigo ou familiar.

 

Vinho: A cidade é conhecida pela sua vinícola de qualidade, por isso se você aprecia um bom vinho, não pode deixar de levar uma garrafa.

 

Chocolates: também marca presença nos souvenirs,  com pedaços de frutas vermelhas locais, 

 

Lojas de roupa: Há uma variedade de roupas de frio feitas em lã e couro.

 

Livros: Se você gosta de ler um bom livro, em El Calafate você encontrará livros sobre a literatura local, como a geografia e cultura da Patagônia.

 

Acessórios: Camisas, canecas, chaveiros, canetas, e enfeites para mesa são algumas das opções para presentear alguém querido.

 

Viaje com a Freeway para El Calafate

 

Se você é apaixonado por aventura e natureza, a Patagônia é o destino ideal para você. Com paisagens de tirar o fôlego e uma fauna e flora únicas, essa região no extremo sul da América do Sul é um verdadeiro paraíso para os amantes do turismo de aventura.

E para tornar essa experiência ainda mais incrível, a Freeway Viagens oferece pacotes completos para a Patagônia, com roteiros que incluem os principais pontos turísticos da região, como o Parque Nacional Torres del Paine e o Glaciar Perito Moreno. 

 

Com guias especializados e acomodações confortáveis, a Freeway Viagens garante uma viagem segura e inesquecível para os viajantes mais exigentes. Então, não perca mais tempo e venha descobrir as maravilhas da Patagônia com a Freeway Viagens!