Blog

Viagem e Turismo na Escandinávia - 7 lugares que apaixonados por arte precisam conhecer

São poucas as vezes no nosso cotidiano que temos tempo para vivenciar arte e repensar nossos modelos e valores, observar as pessoas que nos cercam e a história dos lugares que estamos. É para essa pausa que convidamos você!

Nossa imersão no mundo das artes é na Escandinávia, região com o melhor IDH do Planeta. É mesmo uma inspiração, né? O território abriga Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia, Finlândia e Ilhas Fároe.

 

Onde fica a Escandinávia?

A Escandinávia é uma região do norte da Europa, com paisagens incríveis. Geleiras, montanhas, vales, florestas temperadas, além dos melhores índices de desenvolvimento humano do mundo.  

Fica localizado entre o Mar do Norte, Golfo de Bótnia e o Mar Báltico, que abrange em sua península os países da Dinamarca, Noruega e Suécia.

Em uma extensão maior, considerando os outros países nórdicos, como a Finlândia, Islândia e regiões autônomas da Groenlândia, Ilhas Faroé e Ilhas Aland.

 

Como chegar na Escandinávia?

Há voos do Brasil para os países da Escandinávia, onde na maioria das vezes você irá fazer escala, ou mesmo conexão em algum outro país europeu, como Amsterdã, Londres ou Paris.

Você poderá pegar voos para Estocolmo, Copenhage, Oslo ou Helsinque, as principais capitais da região para iniciar a sua viagem.

Uma vez na Escandinávia, quando se trata de Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia, os deslocamentos podem ser feitos rapidamente por terra entre os países, aproveitando para conhecer as belezas do interior.

Qual a melhor época para viajar para a Escandinávia?

Sendo uma região de muita neve e frio, para aproveitar sua viagem da melhor forma deve se atentar ao clima que irá prevalecer no mês da sua viagem.

Ainda mais para nós brasileiros, que não estamos acostumados com baixas temperaturas. Mas já adiantamos que é possível viajar o ano todo para a Escandinávia

O verão na Escandinávia vai do mês de junho até setembro, a época de maior movimento turístico na Europa. Já o inverno se dá nos meses de dezembro a março.

O verão é o clima perfeito para viajar e se aventurar pelos arredores do local, já que a falta da neve possibilita mais passeios e conforto ao ar livre. A época traz as belezas naturais da região para curtir seus lagos, vales e montanhas.

Em contrapartida, no inverno você conseguirá praticar esportes como o esqui, curtir a neve e sentir o frio nórdico. Entre essas estações, o outono e primavera proporcionam temperaturas menos extremas e possibilidade de curtir bastante também.

 

Quais países conhecer?

A Escandinávia abrange alguns países, em principais a Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia e nada melhor para aproveitar a viagem do que conhecer os países que estão em volta do seu destino.

Em maior parte, você consegue ir por estradas, trem ou até avião de um local para outro, sendo o custo bem parecido e o deslocamento entre os países escandinavos muito fácil.

 


Atrações turísticas na Dinamarca que você pode conhecer

Na Dinamarca você irá encontrar diversas cidades incríveis com histórias de seu passado viking. Então iremos listar as melhores cidades e atrações para você se divertir e se encantar.

  • Copenhague

A cidade que foi fundada no século X foi habitada pelo povo viking e agora está entre as mais modernas do mundo.

Possui museus e casas antigas da renascença dinamarquesa, você consegue fazer o passeio pela cidade com bicicleta ou mesmo caminhando.

Ainda na região, existe a famosa estátua da pequena sereia de bronze em homenagem ao seu criador Hans Christian Andersen que era dinamarquês.

Além disso, ir conhecer o famoso cartão postal da cidade as casas coloridas do Canal Nyhavn, onde possuem um design que encanta a todos que as visitam, assim como você consegue encontrar restaurantes e degustar da culinária do local.

  • Skagen

A cidade fica ao norte do país e se concentra o porto principal de pesca da região. Em Skagen você irá encontrar paisagens incríveis marítimas, vilas de praias arenosas e um encontro fantástico dos mares Báltico e o Mar do Norte.

É uma cidade bem pequena comparada as cidades vizinhas, entretanto possuem uma enorme gama de restaurantes, cafés, bistrôs e um dos melhores pratos com peixes que você irá experimentar.

  • Jaegersborg Dyrehave

Próximo a capital do país, esta cidade possui como sua principal atração o Parque dos Cervos, uma área de proteção ambiental na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.

 

Atrações turísticas na Noruega que você tem que conhecer

A Noruega é um país incrível, um dos primeiros entre os países de primeiro mundo. Seu desenvolvimento é reconhecido por todo o mundo.

Entretanto, não só por este motivo que ela merece sua visita, a região possuí as incríveis paisagens. Sua beleza natural se destaca com suas montanhas rochosas, lagos com águas cristalinas, cachoeiras e muito mais.

E pensando nisso, para aproveitar melhor sua estadia vamos selecionar os destinos turísticos que devem ser visitados:

 

  • Oslo

Uma charmosa cidade moderna e repleta de belas e belas paisagens. Oslo combina aventura, esporte e shoppings que se adaptam às grandes tendências internacionais.

Se você quer viajar para Oslo. Na Noruega, saiba que existem muitas atrações por lá. Em Oslo, você pode praticar esportes radicais no Oslo Summer Park, e na Fortaleza de Akershus, uma fortaleza muito antiga da cidade, muita história pode ser encontrada.

Você também pode se divertir no parque temático e passear pelos jardins espalhados pela cidade. As atividades marítimas também são populares.

  • Tromso

Tromso não deve ser esquecido ao organizar seu itinerário de viagem na Noruega. Se um dos objetivos da sua viagem ao país é ver a aurora boreal, você veio ao lugar certo.

Ele está localizado no Ártico e oferece atividades ao ar livre, como caminhadas, trenós, passeios de baleias, pesca e interessantes visitas a museus.

Lá, para quem quiser aprender sobre a aurora boreal e o sol da meia-noite, faça excursões para apreciar esses belos fenômenos nas temporadas certas, obviamente.

 

  • Ilhas Lofoten

Para quem gosta de pescar e contemplar a natureza, as Ilhas Lofoten devem ser um dos roteiros turísticos da Noruega.

A cidade também tem o cenário clássico do país: magníficas montanhas e fiordes que cercam a vila, e o mar completa a paisagem.

O arquipélago também oferece as vistas mais surreais do sol da meia-noite no verão e da aurora boreal no inverno. As atrações incluem caiaque, esqui, rafting, mergulho e escalada.

 

 

Atrações turísticas na Suécia que você tem que conhecer

Sendo o maior país de Escandinávia, a Suécia é considerada a nação mais socialmente justa atualmente, sua organização surpreende turistas que resolvem visitar o local com tamanha funcionalidade em que o país opera.

Então vamos aos melhores pontos turísticos que você precisa conhecer deste incrível país que irá te deixar maravilhado.

 

  • Aurora Boreal

Esta é, sem dúvida, uma das atrações mais esperadas na Suécia. Este incrível fenômeno da natureza proporciona um ballet de luzes de diferentes tonalidades, que aparecem no céu durante o inverno em tormentas solares.

Esta é verdadeira exibição das cores do céu sueco. Muitos hotéis têm iglus onde os turistas podem passar a noite admirando este formoso fenômeno.

 

 

  • Hagaparken

Um dos parques mais populares de Estocolmo convida-o a desfrutar de um dia relaxante, independentemente da época.

Em Hagaparken você pode caminhar, andar de bicicleta ou fazer um piquenique e também visitar alguns pontos turísticos interessantes, como a tenda de cobre chamada Koppartälten, a Upper Haga usada como estúdio, a Butterfly House, um dos parques mais visitados em geral, Ekotemplet, usado pelo rei Gustav III para seu jantar ao ar livre, Haga Slott (O Pavilhão da Rainha), que é a residência oficial da princesa Victoria desde 2010 e outras joias históricas.

 

  • Festival Midsommar

O verão da região traz alegria e emoção por toda a Europa. Mas na Suécia, ele também trouxe o Midsommar, famoso evento que comemora o dia mais longo do ano no país.

Ao decidir o que fazer na Suécia no verão, este festival deve estar na sua lista. A festa acontece em junho e é cheia de comida, bebida, dança e música, uma experiência incrível!


Atrações turísticas na Finlândia que você tem que conhecer

Finlândia é um país que agrada a todos, para os amantes de natureza existem diversas atrações e lugares para se divertir, assim como viajantes que gostam mais da vida urbana e preferem passeios nos centros da cidade.

Sendo assim, iremos listar algumas atrações que irão agradar os aventureiros da natureza e os que preferem a vida urbana.

  • Praticar Esqui em Levi

Sendo a estação de esqui mais renomada da Finlândia, é também onde ocorre as corridas anuais da Copa do Mundo Alpina. São 43 pistas variadas e adequadas para todas as atividades do evento.

Além do mais as trilhas possuem seções de esqui cross-country, para quem é fã de snowboard há também uma pista para esse esporte ser praticado.

 

  • Visite a Casa do Papail Noel em Rovaniemi

A terra do Papai Noel está localizada em Rovaniemi, onde você pode “conhecer o Papai Noel pessoalmente” e ainda brincar com bonecos de neve, ver suas renas bem de perto e aproveitar todas as atrações que o local oferece.

 

  • Praia de Hietaniemi

Nos arredores de Helsinki é a área conhecida como Hietaniemi, situada na costa da Finlândia. Em Hietaniemi você encontrará uma praia de areia dourada e também várias lojas onde você pode alugar caiaques e canoas.

Além disso, há também alguns parques próximos, para que você possa desfrutar da brisa costeira e de uma variedade de restaurantes locais. Se estiver muito frio para curtir a praia, também há uma sauna aqui, onde você pode se aquecer.

 

 

7 lugares que apaixonados por arte precisam conhecer na Escandinávia

Pronto para conhecer grandes obras de arte do mundo contemporâneo e onde encontrá-las? Confira 7 lugares que apaxaixonados por arte precisam conhecer na Escandinávia

 

1 - The Garden of Milles

Mais um grande nome da cultura escandinava é homenageado. The Garden os Milles foi o lar e o estúdio do mais célebre escultor da Suécia, Carl Milles (1875-1955). Suas esculturas são encontradas em todo o mundo.

2 - Gustavsberg Art Gallery

Por aqui, nós consideramos artesanato como arte. O trabalho manual utilizando matéria-prima local conta muito sobre a cultura e os valores de um país. A Gustavsberg Art Gallery fica em Gustavsberg, cidade a 20 minutos de Estocolmo.  Gustavsberg foi o berço da porcelana sueca e é, ainda hoje, referência para artesanatos contemporâneos nacionais e internacionais.

3 - Parque Vigeland

O Parque cujo nome homenageia o escultor Gustav Vigeland (1869-1943) está entre as atrações turísticas mais populares da Noruega. Tem o título de “maior parque de esculturas de um único artista do mundo”: a coleção de 212 estátuas de pedra, bronze e ferro fundido de Vigeland.

Um exemplo de como é um trabalho impressionante está a ponte composta por esculturas de 58 homens, mulheres e crianças nus representados em diversas poses. Entre as favoritas está ‘Sinnataggen’ (Little Hot-Head – Pequeno cabeça quente), a imagem de um menino com raiva batendo o pé no chão, considerada “A Mona Lisa de Vigeland”.  Outro destaque é a ‘Livshjulet’ (Wheel of Life – Roda da Vida), um ciclo vicioso de pessoas entrelaçadas, com um diâmetro de 3 metros. E por aí vai…

4 - National Gallery

O destaque por aqui são as obras produzidas na Noruega, Grécia, Alemanha, embora o acervo contenha artistas de vários outros países.  A trajetória artística norueguesa pode ser acompanhada, indo das obras clássicas, passando pelo Renascimento até o moderno Edvard Munch. Outros artistas de destaque são JC Dahl, Adolph Tidemand, Hans Gude, Harriet Backer e Christian.

5 - Art Gallery N. Bergslien

A galeria que leva o nome do pintor, escultor e ilustrador Nilsen Bergslien conta a história da Era Nacional Romântica. A inspiração de Bergslien eram as lendas, os contos e a história da Noruega e o cenário de montanhas, fjords e lagos.

6 - Museu Troldhaugen

A vila de Troldhaugen foi construída em 1885 em torno da moradia do renomado compositor norueguês Edvard Grieg. O museu é onde Grieg morou nos seus últimos 20 anos. Respiramos o mesmo ar que o compositor respirou e vemos ali o piano, base das composições mais famosas como: Concerto para piano em menor, música incidental para o drama de Ibsen "Peter Gynt" (Morning Mood, In The Hall of the Mountain King, Solveig's Song a.o.), Lyric Pieces para piano, Holberg Suite, Last Spring.

 

7 - Royal Game Park

Royal Game Park fica localizado na ilha de Djurgården. O complexo integra o sistema de parques nacionais da Suécia e oferece agradáveis ambientes ao ar livre, museus e casinhas locais. É uma boa oportunidade de convivência com noruegueses, pois é um espaço de lazer muito utilizado pelos habitantes.

A antiga casa do Príncipe Eugen (conhecido como o Príncipe Pintor) se encontra pelo caminho e concentra uma coleção artística com obras do século XIX, incluindo mais de uma centena de pinturas do próprio Príncipe Eugen.

 

Dicas importantes para a sua viagem na Escandinávia

Para complementar, decidir viajar para um país complementarmente diferente do nosso requer um grande planejamento para que não surja imprevistos que irão atrapalhar a viajar e sua experiência.

O território de Escandinávia é um local com clima diverso e pode ser muito caro viajar se não for planejado com antecedência:

  • Para se locomover entre as cidades, dê preferência aos trens que no geral costumam ser mais baratos que os ônibus, o custo será de aproximadamente 3 a 4 euros;
  • Faça seguro viagem antes de ir até Escandinávia, além de ser obrigatório, são países muito caros para ter despesas de saúde;
  • Caso sua viagem for em época de inverno, leve roupas quentes e que protejam todo o corpo, pois o inverno é bem rigoroso;
  • Reserve suas hospedagens com antecedência e dê preferência para as meias estações, garantindo os melhores preços;
  • Cada país utiliza a sua própria moeda, bem valorizadas. Apenas a Finlândia aceita o Euro. Estude e planeje o tempo de estadia e o melhor custo-benefício para fazer a troca do seu dinheiro;
  • Viaje com uma agência especializada, como a Freeway, com roteiros seguros e garantidos para não ter imprevistos e poder aproveitar o melhor de cada atrativo no tempo certo.

 

 

 

Como é a Gastronomia na Escandinávia?

Assim que estiver preparado para sua grande viagem até Escandinávia, é hora de se venturar pela gastronomia do local e se deliciar com seus pratos que possuem uma raiz vikings.

Sendo assim, iremos listar alguns pratos típicos da região para você pedir nos restaurantes e se surpreender e sair com uma experiência gastronômica incrível.

 

  • Kanelbullar

Essa receita é um pão com sabor de canela e cardamomo (uma vagem que contém sementes adocicadas), é especialmente consumido nos cafés da manhã e lanches da tarde. Na suécia esse pãozinho tem até seu dia de comemoração o Kanelbullar Dag ou Dia do Kanelbullar.

 

  • Fisk stuvad i öl

Este prato tem em sua base um peixe que é feito na cerveja e o peixe tradicionalmente utilizado é a truta. O prato é cozido na cerveja e preparado com farelos de pães. Os peixes são muito consumidos pelos noruegueses, além da truta são consumidos o salmão, bacalhau e arenque.

 

  • Far I Kat

Um prato a base de carne de cordeiro que é cozida com repolho, manteiga e farinha de trigo. É comparado ao Chowder, uma sopa de peixes ou mariscos típicos americanos, mas que também possui origem europeia.

 

A região não só possui suas receitas com bases em peixes e carnes, eles oferecem receitas veganas e vegetarianas com legumes e vegetais que são igualmente deliciosas.

 

 

Viaje com a Freeway!

Viajar para Escandinávia é viajar nos tempos antigos. Uma experiência que é impossível de se esquecer, e para tudo ficar ainda melhor, nada como contratar uma agência que irá te acompanhar e te assegurar em todo o trajeto e é assim que nós da Freeway fazemos, entre em contato para reservar sua passagem.