Blog

Fernando de Noronha - De Presídio à Paraíso, Roteiro e Dicas.

 

A Freeway conta para você como fez parte da história do turismo em Noronha!

 

Quem visita o arquipélago brasileiro paradisíaco pode perceber toda uma estrutura para receber turistas e manter o ambiente preservado.

Mas Fernando de Noronha já foi bem diferente, um lugar temido e desmatado. Abrigou por mais de dois séculos um presídio. O paraíso brasileiro já foi chamado, inclusive, de “depósito de desvairados”.

 

Procurando pacotes para viajar para Fernando de Noronha? 

 

 

 

História de Fernando de Noronha

 

As 21 ilhas foram  provavelmente descobertas após 1500, considera-se 10 de agosto de 1503 como a data oficial.

 

O navegador Américo Vespúcio, comandava uma das embarcações da expedição que avistou as ilhas, que tornaram-se Capitania Hereditária do fidalgo português Fernão de Loronha, o financiador da missão.

 

Sim, o nome Fernando de Noronha tem essa origem, mesmo a família de Loronha nunca ter realmente ocupado nenhuma das ilhas.

 

Fernando de Noronha era um ponto estratégico para o comércio europeu que saqueava o Pau-Brasil do litoral brasileiro.

 

O arquipélago recebeu ainda invasões inglesas, francesas e holandesas durante o período de domínio da coroa portuguesa.

 

 

 

Fonte: Wikipédia

 

Forte Nossa Senhora dos Remédios

 

Quem vai para Noronha sabe que os serviços essenciais e a parte mais povoada do arquipélago é a Vila dos Remédios.

Com mais de 500 anos de ocupação, a pequena vila de quase 3 mil habitantes não pode crescer tanto devido à fortificação ao seu redor.

Sucessivas ocupações holandesas fizeram com que os portugueses finalmente integrassem as ilhas à capitania de Pernambuco, em 1700. 

E após retomar a ilha da ocupação francesa, foi construído o forte sobre a antiga estrutura holandesa, em 1737. Obras que foram ampliadas a partir de 1741.

A estrutura tinha 6.300 m² e uma altitude de 52m, com 6 baterias e diversas áreas de serviço, quartel, casa, capela e calabouços. 

 

 

 

 

O Presídio em Fernando de Noronha

 

Ao final do século XVII, foi construída uma prisão em Fernando de Noronha, na época já posse do estado de Pernambuco.

 

A grande barreira de isolamento era o mar. Mediante a algumas regras, os detentos circulavam livremente pela ilha e dormiam em alojamentos.

 

Apesar da vida saudável e um belíssimo lugar para se estar preso, a presença de muitos insetos, animais e o isolamento do resto do mundo incomodavam os detentos.

 

A independência do Brasil mesmo, só foi noticiada em Noronha um ano depois de ter ocorrido nas margens do Ipiranga.

 

Houveram poucas tentativas de fuga com embarcações precárias de madeira. Mas por esse motivo, todas as árvores da ilha foram derrubadas como precaução.

 

Esse foi o principal fator de degradação ambiental da ilha, que retirou boa parte de sua cobertura nativa.

 

Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas também ordenou que a ilha-presídio receberia presos políticos. Comunistas importantes viveram no lugar, como Gregório Bezerra e Carlos Marighella.

 

Nessa época havia o alojamento central da Vila dos Remédios para os comunistas, a horta dos Três Paus para os integralistas e ainda um terceiro alojamento para os presos comuns, em Quixaba.

 


 Foto grátis tiro de foco seletivo de uma mulher vestindo biquíni sentado em uma pedra pelo corpo de água

 

 

O presídio teve seu fim decretado durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942. A necessidade da ilha tornar-se ponto estratégico de defesa nacional, transferiu os presos para Ilha Grande(outro paraíso).

 

Foi o fim do longo período de prisão do arquipélago. As ruínas e histórias podem ser conhecidas pelos turistas. Parte dos moradores da ilha são descendentes de presos, mas muitos preferem não recordar esse passado.

 

 

 

Paraíso chamado Fernando de Noronha

 

A beleza de Fernando de Noronha é inegável. Esculpido através de uma cratera vulcânica, a formação rochosa atravessou milhões de anos de erupções.

 

O clima é bem tropical, com temperatura média de 26º durante o ano todo. A corrente Sul Equatorial, empurra para a região uma água bem quente.

 

O mergulho é possível sem roupa especial em profundidades de 40 metros. A visibilidade da água ultrapassa essa marca, inclusive. Piscinas naturais, águas cristalinas e com temperaturas deliciosas fazem de Noronha um verdadeiro paraíso. A fauna é bem rica, com peixes, tartarugas, tubarões e golfinhos.

 

O destino também é muito procurado para o surf, sendo considerado muitas vezes como o Hawaii brasileiro.

 

Após anos sombrios de prisão e desmatamento, Fernando de Noronha é hoje protegido como um Parque Nacional para a preservação de espécies endêmicas.Também foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001.

 


 

Onde fica Fernando de Noronha?

 

A maravilhosa ilha fica no meio do Oceano Atlântico, cerca de 545 quilômetros da capital pernambucana, Recife

São 18 quilômetros quadrados, sendo a maior parte na ilha principal. Há mais de 20 outras ilhas menores, que formam o arquipélago. Entretanto, só a ilha central é habitada e visitada turisticamente.

Noronha também tem o primeiro nascer do sol do Brasil e onde primeiro escurece em nosso país. O fuso horário é exclusividade nacional, com fuso -2. 

 

Abaixo está o mapa do arquipélago para você ter a dimensão da grandeza das ilhas bem como a sua localização.

 

undefined

Fonte: Wikipédia

 

Como chegar em Fernando de Noronha?

 

Para chegar em Fernando de Noronha, a opção são os voos que partem diretamente de Recife e Natal. As companhias aéreas que fazem o trajeto são a Azul e a Gol. 

 

Claro, que a via marítima também é utilizada para o acesso, mas não é o meio mais indicado para o turismo. Principalmente quanto aos cruzeiros, que muitas vezes chegam com capacidade maior que o comportado pela ilha.

 

 

 

 

Foto grátis mulher jovem e bonita com um chapéu de pé com mala no fundo do mar maravilhoso, o conceito de tempo para viajar, com espaço para seu texto

 

Qual a melhor época para viajar para Fernando de Noronha?

 

Antes de programar a sua viagem é importante entender o clima de Fernando de Noronha, que é bem característico.

O primeiro semestre, geralmente, é a época das chuvas, que tem o maior índice de precipitação no mês de abril. 

É quando pode ser encontrado as temperaturas mais altas e o céu mais encoberto. Claro que dá para viajar e curtir esse período também, mas qual o objetivo da sua viagem?

 

Entre agosto e outubro o mar está mais calmo e praticamente não chove. Quem procura a ilha para o surfe, o mais acertado é programar a viagem para janeiro e fevereiro, quando o swell chega proporcionado pelos ventos e correntes marítimas.

Os meses de precipitação baixa são no segundo semestre, sendo outubro o mês com a melhor visibilidade do mar, que pode chegar a até 40 metros de profundidade. É mergulho que você procura?

 

De todo modo, a ilha está sempre disponível para receber turistas. Claro, que Réveillon e Carnaval terá sempre uma lotação grande, se conseguir programar sua viagem para outras datas é mais recomendado. 

 

 

 

História do Turismo em Fernando de Noronha

 

O turismo em Noronha cresceu junto com a Freeway.

Foi na década de 80 que começamos a operar em Noronha. Nossa primeira viagem foi com dois aviões fretados, com capacidade para 13 pessoas.

 

Para ir para Noronha era preciso elaborar toda a estrutura. Planejamos a alimentação, passeios e caminhadas ainda em São Paulo. Inclusive levávamos o guia para a viagem. Pois na ilha não havia ainda esse serviço. 

 

Na época só havia uma única pousada com apenas um banheiro para receber os visitantes. A Freeway construiu então, um segundo banheiro para receber melhor os turistas. Assim pudemos passar um réveillon com pelo menos um banheiro masculino e outro feminino.

 

Na época, o número de visitantes era pequeno e o acesso à ilha era difícil. Não havia estrutura nenhuma de alimentação. Os mantimentos eram levados de barco, saindo de Recife. Organizamos almoços na casa de moradores locais.

Passávamos o Réveillon na Igreja, que era a estrutura que havia para festejar. Fora isso, as outras construções, como o único hotel, eram restritos para o uso militar.

 

A Freeway sempre organizou viagens para receber turistas com conforto, sem perder o contato com a natureza e a experiência cultural do ambiente.

 

 

 

O turismo atual em Fernando de Noronha

 

Hoje, a ilha é bem desenvolvida e recebe muitos visitantes, apesar do número de pessoas permitidas no local ser limitado, além da taxa de preservação.

O que é importante para assegurar o respeito ao meio ambiente, as famílias locais e toda a sustentabilidade desse paraíso.

 

As pousadas são construídas com a parceria entre moradores locais e investidores externos. E há diversos tipos de acomodações, desde hotéis luxuosos, até dormitórios domiciliares.

 

Noronha alia muita história, belezas naturais e até opções de entretenimento noturno. Um destino perfeito que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer.

 

A Freeway tem a satisfação de ser pioneira no turismo em Noronha e ter levado diversas pessoas durante décadas para desfrutar desse paraíso.

Ainda contamos com diversos pacotes para você conhecer Noronha.

 

 

 

 

O que fazer em Fernando de Noronha? 

 

Agora que você já conhece a história dessa ilha encantadora, preparamos para você um roteiro imperdível para aproveitar cada momento da viagem, confira 10 lugares para ir em Fernando de Noronha,  bora lá?

 

Praia do Sancho

Considerada uma das praias mais belas do mundo, ela tem seu diferencial, cercada por vegetação, para chegar até a praia é preciso subir algumas escadas de madeira, dando um visual bem paradisíaco.

Areia branca e com águas em temperatura ambiente, é ótimo para mergulhar e descobrir a vida marinha do lugar incluindo tartarugas, peixes coloridos, e corais.

Vale lembrar que a praia está em uma área de conservação ambiental, por isso lembre-se em preservar o lugar.

 

 

 

Mirante dos Golfinhos

Como o nome diz o lugar é um ponto turístico bem procurado para quem vai a Fernando de Noronha para observar os golfinhos que moram nas águas cristalinas da ilha.

A melhor hora para observar os animais é pela manhã, que é o melhor período do dia que pode vê-los saltando. Para chegar ao mirante será preciso realizar uma pequena trilha de apenas 10 minutos, ao chegar, a vista é deslumbrante, mas não são só os golfinhos que você vai contemplar, há outras espécies marinhas por lá.

 

 

 

Trilha Costa Esmeralda

A trilha de 5 km leva os turistas a praias e piscinas naturais, durante o trajeto você contemplará a vegetação e ouvirá os cantos dos pássaros.  

O nível da trilha é médio, não esqueça de levar itens necessários para essa atividade, como água, protetor solar, repelente, óculos escuros, boné, barra de cereal, e carregador portátil. A beleza natural da trilha e as vistas deslumbrantes fazem valer a pena o esforço.

 

 

 

Baía do Sueste

A baía do Sueste é um lugar de caminhada, mergulho, snorkeling e sombra para os visitantes se relaxarem. O lugar paradisíaco conta com várias aves que habitam a área, incluindo fragatas, atobás e maçaricos, além de peixes coloridos. 

Ao final do dia você irá contemplar o pôr-do-sol no Mirante do Boldró.

 

 

 

Buraco do Galego

Localizada na Praia do Boldró, a piscina natural de  15 metros de diâmetro  é formada por rochas vulcânicas, através da trilha de 10 minutos você consegue acessar o Buraco do Galego, o lugar recebe aumento de turistas no período do verão.  


Ficheiro:Buraco do Galego, Praia do Cachorro.jpg

 

Praia do Cacimba do Padre

A praia da Cacimba do Padre é perfeita para quem pratica surf e está entre as melhores do Brasil para o esporte, além de realizar campeonatos de surf internacionais atraindo surfistas de todo o mundo.

Mas a praia não é restrita aos surfistas, os turistas podem apreciar um dos principais cartão postal de Fernando de Noronha, a maravilhosa vista do Morro Dois Irmãos.

 

 

 

Baía dos Porcos

Famosa por suas águas azuis cristalinas , o lugar tem acesso direto ao morro dos irmãos, a trilha começa na Praia da Cacimba do Padre. A praia em si é pequena, mas incrivelmente bela, sendo livre para nadar, mergulhar e realizar passeios de snorkel. É um lugar imperdível para quem procura um cenário natural de tirar o fôlego e um ambiente tranquilo.

 

 

 

Praia da Conceição

Praia de areia fina e água cristalina é um dos lugares que concentra o maior número de atrações para realizar, como passeios de barco, mergulho, surf, entre outros. A praia tem uma boa estrutura com chuveiros, banheiros e barracas que oferecem bebidas e petiscos para os visitantes.

 

 

 

Mergulho

Os mergulhos tem duração de 4 horas com um instrutor para 4 mergulhadores. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição, não precisa ter experiência.

 

 

Foto grátis mergulho submarino selfie shot com vara selfie

 

Passeio de Canoa Havaiana

Se você quer explorar a costa da ilha então você precisa realizar o passeio de Canoa Havaiana, uma embarcação tradicional que foi usada pelos povos polinésios para viajar pelos oceanos há mais de mil anos. Composta por um casco longo e estreito, é equipado com remos.

Através do passeio você contemplará praias isoladas e formações rochosas espetaculares, mas não para por aí durante o passeio você pode realizar mergulhos e observar a vida marinha local.

 

Foto grátis barco de caiaque vazio ou navio na praia tropical e mar

 

 

 

Tem tubarões em Fernando de Noronha?

 

Foto grátis tubarão perigoso debaixo d'água

 

A vida marinha de Fernando de Noronha é rica em sua diversidade, há vários tipos de tubarões e as mais comuns de serem avistadas são: 

Tubarão-limão que possui uma coloração amarelo-claro e costuma habitar áreas rasas, como recifes de coral, o tubarão-lixa que tem coloração marrom-claro com manchas escuras e tende a ficar mais ativo durante a noite e o tubarão-tigre que é conhecido por sua aparência distinta, com listras verticais em seu corpo, contudo não é muito comum encontrar um desses.

Há outras espécies que vivem por lá como: tubarão-martelo, tubarão-mako, tubarão-branco e outros.
 

É importante ressaltar que, embora existam tubarões em Fernando de Noronha, os incidentes envolvendo esses animais são raros. Medidas de segurança são adotadas para minimizar os riscos, como o monitoramento das praias e a orientação aos visitantes sobre os cuidados ao entrar na água.

 

Como funciona a taxa de visitação em Fernando de Noronha?

A taxa de visitação em Fernando de Noronha, conhecida como Taxa de Preservação Ambiental (TPA), é cobrada individualmente de todos os visitantes que desejam entrar na ilha, independentemente de onde se hospedam ou onde realizam suas refeições, compras de souvenirs ou atividades de lazer.

A TPA tem o objetivo de financiar a conservação e preservação do arquipélago e é cobrada por pessoas, com validade de acordo com o tempo de permanência na ilha. Os valores são estabelecidos pelo Governo do Estado de Pernambuco e podem variar ao longo do tempo.

 

Foto grátis quarto pequeno do hotel com paredes brancas e a janela panorâmico.

 

 

Onde se hospedar? Confira nossa sugestão de hotéis e pousadas

A Freeway recomenda se hospedar em hotéis que oferecem estrutura adequada e conforto para fazer melhor ainda sua viagem.

  • Mabuya
  • Pousada Alto Da Vila
  • Alto Da Floresta
  • Estrela Do Mar
  • Pousada Pedras Secas
  • Paraíso Noronha
  • Pousada Da Villa
  • Beco De Noronha
  • Pousada Zé Maria
  • Pousada Maravilha
  • Pousada Maria Bonita
  • Solar De Loronha
  • Pousada Colina
  • Pousada Triboju
  • Pousada Morena
  • Pousada Teju Açu
  • Pousada Maria Flor

Observação: Os horários de check-in variam entre as 12h e às 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento.