Você já pensou em fazer uma viagem para a terra dos Maias? A envolvente e colorida Guatemala ainda é pouco conhecida para o mundo, ainda mais para nós brasileiros.
Por isso, separamos algumas informações que podem ajudar você a se organizar para viajar para lá.
A Guatemala é um pequeno, mas belíssimo país da América Central. Faz fronteiras com o México ao Norte e Oeste, a leste com Belize e Honduras e ao Sul com El Salvador.
E o melhor de tudo, é banhada tanto pelo Oceano Atlântico, no mar caribenho, quanto pelo Oceano Pacífico.
A Guatemala é cortada por duas cordilheiras, a Serra do Cuchumatanes e a incrível Serra Madre de Chiapas.
Por isso, as florestas tropicais de clima quente dão lugar também às belas montanhas, picos e vulcões de mais de 4 mil metros de altitude.
Como chegar na Guatemala:
Até então, não há rotas aéreas diretas para lá vindas do Brasil. Geralmente os voos vêm do Panamá, ou Bogotá, na Colômbia.
O principal aeroporto internacional do país é o La Aurora, que atende a cidade da Guatemala. As companhias aéreas que fazem o percurso que mencionamos anteriormente são a Copa Airlines e a Avianca, respectivamente.
Há ainda que faça o trajeto vindo de algum ponto dos EUA ou mesmo por terra do México. Mas essa opção só é recomendada caso você tenha aproveitado para conhecer esses países antes.
Qual a melhor época para conhecer a Guatemala?
A Guatemala é conhecida por ter dois períodos climáticos distintos, o chuvoso e o seco. Ainda que algumas partes do país tenham chuva quase todo o ano.
O turismo pode ser feito nos dois, mas a recomendação é que se puder optar, preferir o seco, que vai de novembro até abril.
O período de chuva, por sua vez, abrange principalmente de junho até setembro. Para quem vai nesse período, pode esperar chuvas diárias ao final de todos os dias. O que raramente impossibilita algum passeio
As temperaturas são quentes quase o ano todo, sendo um pouco mais amenas no período seco. Também coincide com a temporada turística do país.
O que conhecer na Guatemala? Conheça alguns atrativos
Por um lado, belezas naturais, vulcões, lagos de águas azuis, selvas e praias paradisíacas. Por outro, muita história e tradição da cultura Maia.
O Lago Atitlán
É uma das joias da Guatemala. Considerado por muitos o lago mais bonito do mundo. São impressionantes 130km² de área e muita profundidade.
O visual se complementa com três imponentes vulcões e diversos povoados que ainda preservam sua cultura maia.
Muitos locais ainda se vestem de forma tradicional. São ricos em cultura, artesanatos, tecelagem e cerâmica.
Chichicastenango
É uma cidade que recomendamos conhecer. Cercada por montanhas, localizadas a 2000m de altitude.
Apelidada carinhosamente de “Chichi” por turistas e locais, é uma mistura inconfundível da presença dos colonizadores espanhóis e da cultura maia oriunda de diferentes regiões que celebram suas tradições.
Às 5as feiras e aos domingos, tem um famoso " Mercado Indígena", onde vendemde tudo: ervas, frutas, verduras, artesanatos, produtos agrícolas, animais e seus famosos tecidos coloridos.
Aos pés da escada de sua igreja de 400 anos, os xamãs se reúnem e invocam seus espíritos. É uma explosão de vida, cultura e cores.
Cidade de La Antigua
É uma das mais turísticas, com pitorescas ruas de pedra, história, museus e catedrais.
Era a antiga capital do país, que foi transferida após um terremoto destruidor que abalou a região em 1773.
Visitas interessantes podem iniciar-se na Plaza Mayor com a Catedral de San Jose construída em 1542, que passou por vários tremores.
O Arco de Santa Catalina, que conectava o convento de mesmo nome a uma escola. Era por onde as freiras passavam totalmente em reclusão, sendo impossível ver a rua, pois não há janelas no arco. O Colégio dos Jesuítas com um pequeno Museu de Arte Pré Colombiana.
Paseo de los Museus, uma rota cultural que compreende cinco museus imperdíveis: farmácia, arqueológico, Arte Pré Colombiana, da Prata e Colonial.
Vale conferir também as ruinas da Igreja e Convento das Capuchinas de 1736 e também a Igreja de LasMerces, um verdadeiro ícone barroco guatemalteco.
Tikal - O Império Maia
Uma das mais importantes sítios arqueológicos do mundo, a cidades Maia e um dos principais destinos turísticos do país.
É testemunho do esplendor e do poder de sua civilização maia. Foi habitada pelos maias entre os séculos XI a.c e Xd.c.
Hoje é um Parque Nacional e Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Local fantástico onde encontraremos 6 pirâmides sendo a mais imponente a denominada de “Grande Jaguar” construída entre 740-750 d.c com impressionantes 47m de altura abrigando a tumba do Rei JasawK´awil no seu topo.
A maior delas é chamada de Templo IV, com 64 metros de alturas, de onde pode-se avistar toda a selva que rodeia a área.
Há também diversas ruínas de palácios, praças, casas, prisões, utensílios, templos e reservatórios de água, tudo em meio a uma rica vegetação densa de floresta.
Yaxha - extra que indicamos
É uma importante cidade maia também, compreendendo mais de 500 construções, entre elas 9 pirâmides.
Tudo em meio a uma densa vegetação e alguns animais. Por ser pouco visitada por turistas, tem um ambiente mais tranquilo e místico. Se tiver tempo, inclua no roteiro.
Viaje com a Freeway
Ficou com vontade de fazer as malas para viajar para a Guatemala?
Vem com a Freeway! Temos grupos e saídas frequentes para conhecer esse rico e colorido país.