Blog

Guia de viagem para Pirenópolis - Conheça as belezas do interior de Goiás

A bucólica e pequena cidade de Pirenópolis acolhe todos os viajantes com um charme único. Tombada como Patrimônio Nacional, você pode fazer uma viagem pelo tempo em suas ruas, casarões e museus. 

A história de Goías está preservada em sua arquitetura e ruas de pedras. O povo goiano é hospitaleiro e está sempre disposto a guiar por suas tradições e festas. 

E o melhor de tudo…Uma natureza de cerrado maravilhosa ao redor. Cercada de morros, cachoeiras e dias ensolarados para curtir muito! 

Então vem com a gente nesse guia de Pirenópolis!

Procurando pacotes de viagem para Pirenópolis?! Confira

A História de Pirenópolis

O município histórico foi um dos primeiros do estado de Goiás, fundado por volta de 1730, inicialmente com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte.

Durante os séculos XVII e XIX foi um importante centro não só da mineração de ouro, como da agricultura e comércio. Lá também surgiu o primeiro jornal de Goiás e a cidade é berço da música goiana.

No século XX a cidade ficou mais quieta, sendo redescoberta com a construção de Brasília. Hoje a cidade é famosa pela mineração do quartzito, mas principalmente pelo turismo.

O nome Pirenópolis significa “Cidade dos Pirineus”, que tem sua origem na serra que circunda o município. 

A serra recebeu esse nome por conta dos imigrantes catalães, que têm na Europa uma cadeia de montanhas entre Espanha e França, que viam com muita similaridade. 
 

Onde fica Pirenópolis? 

Localizado no planalto central do Brasil, Pirenópolis está a 150 km da capital federal Brasília e 130 km da capital de Goiás, Goiânia.

Com um acesso muito fácil para o turismo, é uma região privilegiada de natureza. Cortado de norte a sul por uma formação de cuesta

A leste com a borda dos altiplanos, apresenta altitudes acima dos 1.200 metros, vegetação de cerrado e bastante rochas, onde brotam os rios que fazem parte da bacia do rio da Prata

A oeste há uma extensa depressão de altitude média de 700 metros, a vegetação já é mais densa e os rios fazem parte da bacia Araguaia-Tocantins

Como chegar em Pirenópolis?

Para quem vem de avião, tanto faz chegar de avião por Brasília ou Goiânia. As duas estradas para o acesso tem boa qualidade e a distância é muito similar. 

 Lembrando que Pirenópolis não tem aeroporto, sendo necessário um transfer ou veículo para chegar até a cidade.

Procure voos para o Aeorporto Internacional de Brasília(BSB), que está a 150 km e também para o Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva (GYN), que está a 120 km.

Em geral é mais vantajoso vir de Brasília, onde é mais fácil achar voos frequentes de várias capitais brasileiras e promoções, por outro lado Goiânia tem 30km a menos no deslocamento. Sempre é bom pesquisar e avaliar o custo-benefício.

Qual a melhor época para viajar para Pirenópolis?

Para programar sua viagem para Pirenópolis é bom saber que há duas estações bem definidas, uma mais seca e outra mais chuvosa. 

É possível ir para Pirenópolis o ano inteiro, mas é bom avaliar as características de cada período para saber o momento ideal para planejar a sua viagem.

Entre os meses de inverno brasileiro, junho a setembro, encontramos o período de maior seca. Praticamente não há chuvas, nem nuvens no céu. Conhecer as cachoeiras é garantido e essa época recebe a maior parte dos turistas.

 A vegetação está mais amarelada, com poucas folhas e as cachoeiras estão com menor volume de água, porém estão mais claras. 

Ao final desse período, entre os meses de setembro e dezembro, as chuvas começam a retornar e as cachoeiras voltam a ganhar força. A primavera tem um pôr do sol muito bonito e a floração do cerrado é incrível. 

Durante os meses de verão a chuva é mais intensa e o ar já tem bem mais umidade. As chuvas são constantes, o que faz com que as cachoeiras estejam sempre bem cheias. O volume de água é impressionante e o risco de tromba d’água é mais presente.

Ao final do verão e início do outono, as chuvas diminuem um pouco, mas é quando as cachoeiras estão mais cheias. A vegetação é bem verde, o que dá muita beleza também. 

A média de temperatura não varia muito ao longo do ano, claro que durante os meses de inverno, pode esperar por temperaturas mais baixas à noite. Mas os dias sempre são bem quentes, independente da estação.

Quanto ao turismo, aos finais de semana Pirenópolis é totalmente diferente. A cidade recebe muitas pessoas de Brasília, Goiânia e arredores.

Além dos finais de semana, outros períodos mais cheios são feriados, Réveillon, Carnaval e a festa do Divino, típica de Pirenópolis, que ocorre entre maio e junho em geral.

O que fazer em Pirenópolis?

Atrativos não faltam na pequena e apaixonante cidade. O próprio centro histórico é repleto de casarões coloniais, calçadas de pedras, muitas cores nas construções que agradam sempre o passeio pela cidade.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário tem uma vista maravilhosa da cidade. Outros belos prédios de destaque são o Cine Pireneus, o antigo Teatro de Pirenópolis, a antiga casa de Câmara e Cadeia, onde está o Museu do Divino.

A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de Arte Sacra são outros locais para visitar na cidade. Para quem gosta de carros antigos, tem o museu Rodas do Tempo.

Outro destaque de Pirenópolis são as cachoeiras. São mais de 80 opções para quem gosta de se purificar na água doce.

Boa parte é bem acessível, sendo possível chegar de carro até as proximidades. Contudo, podem estar cheias de turistas, principalmente aos finais de semana

Também há opções com mais trilhas, vistas bonitas e complexos repletos de cachoeiras maravilhosos para quem curte uma boa viagem de ecoturismo.

Outro atrativo local é a gastronomia, os pratos típicos de Goiás são muito saborosos. O pequi é famoso e bem procurado. Tem também o empadão goiano, com guariroba e as tradicionais pamonhas.

A cidade é muito reconhecida pelas opções gastronômicas e a vida noturna agitada durante as temporadas. 

Há muitos bares com música ao vivo, bebidas locais, cerveja, vinho e entretenimento social. 


Viaje com a Freeway

Que tal programar a sua viagem para Pirenópolis? A Freeway tem diversos pacotes nos principais feriados brasileiros. Também há opções na baixa temporada, saídas regulares e promocionais.

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR