Blog

Turquia: Por Que Você Precisa Visitar e a Melhor Época

 



 

A Turquia, situada no cruzamento entre a Europa e a Ásia, é um país que cativa os visitantes com sua rica herança cultural, paisagens deslumbrantes e economia dinâmica. Com uma história que abrange milênios e um presente repleto de contrastes, a Turquia oferece uma experiência única que combina tradição e modernidade.

 

A cultura turca é um mosaico de influências que refletem sua história multifacetada. Desde os tempos do Império Bizantino e do Império Otomano até os dias atuais, absorvendo tradições de diversas origens.

 

Já a hospitalidade turca é lendária, com os turcos sendo conhecidos por receberem seus convidados com generosidade e cordialidade. A arte e a música também desempenham um papel importante na vida cultural, com formas de expressão que variam de região para região, refletindo a diversidade do país.

 

Por isso, preparamos para você roteiros e dicas incríveis para conhecer a Turquia.

 

 

Qual a melhor época para ir para a Turquia?

 

A melhor época para visitar a Turquia depende das preferências individuais e dos destinos específicos que você deseja explorar. A Turquia tem um clima variado devido à sua extensão geográfica e topografia diversificada, que inclui áreas costeiras, montanhas e planícies.



 

  • Primavera (abril a junho): A primavera é geralmente considerada uma das melhores épocas para visitar a Turquia. O clima é agradável, com temperaturas moderadas, floração exuberante e vegetação verdejante. As cidades e atrações turísticas estão menos lotadas nessa época. É ideal para explorar cidades históricas como Istambul e Éfeso, bem como para fazer passeios pela natureza e caminhadas.

 

  • Verão (julho a agosto): Os meses de verão são quentes, especialmente nas regiões costeiras do Mar Egeu e do Mar Mediterrâneo. É a alta temporada turística, quando muitos visitantes vêm aproveitar as praias e os resorts à beira-mar. Istambul também é muito movimentada nesse período. Se você gosta de clima quente e animação, o verão pode ser uma boa escolha.

 

  • Outono (setembro a outubro): O outono é outra temporada popular para visitar a Turquia. As temperaturas começam a cair, mas ainda estão agradáveis, e o clima é mais ameno do que no verão. As multidões diminuem um pouco, e as paisagens adquirem cores douradas, criando um ambiente fotogênico. É um bom momento para explorar locais históricos e fazer passeios pelo interior.

 

  • Inverno (novembro a março): O inverno é mais frio, especialmente nas regiões montanhosas e no interior da Turquia. As áreas de esqui, como Uludağ e Palandöken, atraem amantes do esqui e do snowboard. Cidades como Istambul e Ancara também têm um charme especial durante o inverno, com menos turistas e uma atmosfera mais tranquila.

 

Mas no geral, a primavera e o outono são geralmente as melhores épocas para visitar a Turquia, pois oferecem temperaturas agradáveis e atrações menos lotadas. Se você gosta de praias e calor intenso, o verão pode ser uma opção, enquanto o inverno é ideal para os entusiastas de esportes de inverno e para quem procura uma experiência mais tranquila nas cidades.



 

 

Quantos dias devo ficar na Turquia?

 

A Turquia é um país com muitos pontos turísticos, e para isso é necessário separar dias suficientes para aproveitar ao máximo. Uma viagem de 10 a 15 dias pode permitir que você tenha uma visão abrangente dos principais destinos, equilibrando a exploração cultural, histórica, natural e de lazer. 

 

No entanto, se você tiver mais tempo à disposição, poderá se aprofundar ainda mais em cada região e descobrir locais menos turísticos. Lembre-se de que planejar alguns dias extras também ajuda a lidar com imprevistos e a aproveitar a viagem de forma mais relaxada.



 

 

O que pode e o que não pode na Turquia?

 

Ao visitar a Turquia, é importante estar ciente das normas culturais e das leis do país para garantir uma experiência respeitosa e livre de problemas. Aqui estão algumas orientações sobre o que é recomendado e o que deve ser evitado durante a sua estadia:

 

O que é recomendado:

 

  • Vestimenta apropriada: Embora a Turquia seja um país moderno e diversificado, em locais religiosos e tradicionais, é apropriado vestir roupas modestas, como cobrir os ombros e os joelhos. Ao visitar mesquitas, por exemplo, é recomendável usar roupas que cubram o corpo.

 

  • Respeito aos costumes locais: Mostre respeito pela cultura e pelas tradições turcas. Ao interagir com os locais, seja educado, use comprimentos apropriados e esteja ciente de que algumas atitudes podem ser interpretadas de forma diferente.

 

  • Beber água engarrafada: Beber água engarrafada é a melhor opção para evitar problemas de saúde. A água da torneira pode não ser segura para o consumo em algumas áreas.

 

  • Gorjetas: Em restaurantes e serviços, é costume deixar uma gorjeta que geralmente é de 5-10% do valor total. Isso é uma forma de reconhecimento pelo bom atendimento.

 

  • Fotografias: Respeite as regras sobre fotografias em locais públicos e privados. Algumas atrações turísticas podem ter restrições quanto à fotografia em determinadas áreas.



 

O que deve ser evitado:



 

  • Mostrar afeto em público: Embora as grandes cidades sejam mais tolerantes, é considerado inadequado mostrar afeto em público, como beijos e abraços, especialmente em áreas mais tradicionais.

 

  • Críticas ao governo: Evite fazer comentários negativos ou críticos sobre o governo ou a política da Turquia, pois isso pode ser mal interpretado e causar desconforto.

 

  • Fotografar pessoas sem permissão: Ao fotografar pessoas, especialmente em áreas rurais ou tradicionais, é importante pedir permissão antes de tirar fotos, como um gesto de respeito.

 

  • Consumo público de álcool: Embora o álcool seja amplamente disponível, evite consumi-lo em locais públicos e em frente a mesquitas e outros locais religiosos.

 

  • Discutir questões sensíveis: Evite discutir tópicos sensíveis como religião, política e conflitos em público, a menos que você esteja participando de uma conversa apropriada.

 

Lembrando sempre que, como em qualquer país, é uma boa prática pesquisar e respeitar as normas culturais e as leis locais para garantir que sua viagem seja agradável e respeitosa.



 


 

O que visitar na Turquia?




 

Istambul

 

 

Istambul carrega vestígios de sua história como antiga Bizâncio, Constantinopla e capital do Império Otomano. A cidade é um museu ao ar livre repleto de monumentos icônicos, como a majestosa Hagia Sophia e a imponente Mesquita Azul, que testemunham séculos de evolução e influências culturais.

 

Explorar os becos estreitos da Cidade Velha, visitar o Palácio de Topkapi, antiga residência dos sultões otomanos, e relaxar nos banhos turcos tradicionais são experiências que capturam a essência de Istambul.



 

Ancara / Ankara

 

 

Ancara é o centro político da Turquia, abrigando o parlamento, o palácio presidencial e muitos ministérios. Visitar o Mausoléu de Atatürk, um memorial ao fundador da Turquia moderna, é uma maneira de entender a história política do país.

 

A cidade oferece outros museus interessantes, como o Museu das Civilizações da Anatólia, que exibe artefatos desde a pré-história até os impérios hitita e frígio. O Castelo de Ancara, com suas vistas panorâmicas, é outro símbolo histórico da cidade.

 

Capadócia

 

 

A Capadócia é famosa por suas formações rochosas distintas conhecidas como "chaminés de fada". Essas rochas cônicas e escarpadas criam um cenário surreal que é verdadeiramente único no mundo.

 

Os passeios de balão são uma das principais atrações da Capadócia. Voar sobre o cenário mágico da região ao nascer do sol é uma experiência inesquecível que oferece vistas panorâmicas espetaculares.




 

 

 

Éfeso

 

 

Éfeso é um dos sítios arqueológicos mais bem preservados do mundo antigo. As ruínas incluem um teatro romano bem conservado, uma biblioteca de Celsius impressionante e os vestígios das ruas e casas da cidade antiga.

 

Próximo a Éfeso, você pode encontrar as ruínas do Templo de Artemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Embora pouco tenha sobrado deste templo, a visita oferece um vislumbre da grandiosidade da época.

 

Pamukkale

 

 

O principal destaque de Pamukkale são as formações de calcário branco que se assemelham a cascatas congeladas. Essas piscinas termais naturais se formam quando a água quente rica em minerais flui pela encosta, criando uma visão espetacular.

 

Além das formações de calcário, Pamukkale também abriga as antigas ruínas de Hierápolis, uma cidade greco-romana. Explore o teatro bem preservado, as ruínas de templos e outros edifícios históricos.

 

Izmir

 

 

Situada no Mar Egeu, İzmir possui uma costa deslumbrante com praias de areias douradas e águas cristalinas. Kordon, o calçadão à beira-mar, é um local popular para passeios relaxantes com vistas panorâmicas.

 

İzmir tem um passado rico e abriga a antiga cidade grega de Smyrna. Agora de İzmir, um mercado antigo bem preservado, e o Castelo de Kadifekale são testemunhos de sua história.

 

Pérgamo

 

 

A Acrópole de Pérgamo é uma das principais atrações, abrigando estruturas impressionantes, incluindo o Altar de Zeus, o Templo de Atena, o Teatro de Pérgamo e o impressionante Terraço dos Palácios.

 

O Altar de Zeus é uma das estruturas mais notáveis na Acrópole, com esculturas e relevos intrincados que retratam mitos e lendas da mitologia grega.




 

 

 

 

Quais são os pratos típicos da Turquia?

 

A culinária turca é conhecida por sua diversidade, rica combinação de sabores e influências culturais que se estendem por séculos. A Turquia é uma encruzilhada entre a Ásia, a Europa e o Oriente Médio, o que resultou em uma culinária única e vibrante. Que tal conhecer alguns pratos turcos?



 

  1. Menemen: Um prato de café da manhã com ovos mexidos, tomates, pimentões e especiarias.

 

  1. Iskender Kebab: Fatias de carne grelhada servidas sobre pão pita e cobertas com molho de tomate e iogurte.

 

  1. Mercimek Köftesi: Bolinhos feitos de lentilhas vermelhas cozidas e temperadas, geralmente servidos como aperitivo.

 

  1. Karniyarik: Berinjelas recheadas com carne moída e vegetais, assadas até ficarem macias.

 

  1. Manti: Pequenos bolinhos recheados com carne ou vegetais, cozidos e servidos com iogurte e molho de tomate.

 

  1. Tavuk Döner: Frango grelhado e fatiado, geralmente servido em sanduíches ou pratos.

 

  1. Balık Ekmek: Um sanduíche de peixe frito, comum nas cidades costeiras, como Istambul.

 

  1. Midye Dolma: Moluscos recheados com arroz e temperos, frequentemente vendidos em barracas de rua.

 

  1. Kuzu Tandır: Carne de cordeiro assada lentamente até ficar macia e suculenta.

 

  1. Sarma: Folhas de uva ou repolho recheadas com uma mistura de arroz e carne.

 

  1. Kumpir: Batata assada recheada com uma variedade de ingredientes, como milho, azeitonas, queijo e salsicha.

 

Esses pratos são apenas uma amostra da rica culinária turca, que oferece uma experiência gastronômica única e deliciosa.

 

 

Viaje com a Freeway para a Turquia!

 

Descubra a fascinante Turquia com a Freeway!

 

Seja transportado para um mundo de maravilhas históricas, paisagens deslumbrantes e cultura vibrante com a nossa emocionante viagem à Turquia. Combinando o melhor da história antiga e da modernidade, nossa jornada cuidadosamente elaborada oferece uma experiência única que você nunca esquecerá.

 

Reserve agora e embarque em uma aventura inesquecível!

 

Venha conosco descobrir a magia da Turquia. Freeway Viagens – O mundo é o seu destino!