Blog

Viagem com crianças na natureza - Dicas, Motivos e Destinos

 

Fazer ecoturismo com os filhos poderá ser uma experiência inesquecível. Vamos te provar isso dando apenas 4 motivos.

Também separamos algumas dicas para você organizar essa viagem em família. E ainda 6 destinos incríveis para você programar as férias com as crianças em plena natureza brasileira.

Você tem vontade de viajar com os filhos, mas se sente inseguro ou tem dúvidas? Saiba que a Freeway está aqui para te ajudar com nossas consultorias de viagem.

Comece por esse artigo e depois conte conosco!

 

Esqueça a Disney! Vá com os filhos para a natureza

Temos vários relatos pessoais e experiências de pais e filhos que amaram as viagens de natureza.

A Kelly, gerente da Freeway, leva os filhos todo ano para curtir um destino de natureza. Eles sempre adoram, aprendem e compartilham as experiências.

Tanto é, que já convenceram os amiguinhos de escola a trocar o sonho da Disney por viagens de ecoturismo.

São propostas muito diferentes, onde aprendemos o valor da vida. Deixamos o consumismo de lado para compreender o que o mundo e a vida realmente são. 

 

4 Motivos para fazer ecoturismo com os filhos:

  • Aprendizado

A infância é a fase de descoberta da vida, quando o ser humano mais aprende e se desenvolve. 

Expor a criança em ambientes diversos, mostrando na prática como a natureza funciona é a melhor escola do mundo. 

 

  • Inesquecível

O seu filho vai lembrar para sempre daquele passeio de barco, quando viu macaquinhos, de conhecer uma aldeia indígena ou do dia na praia. 

Por mais nova que seja a criança, são fatos importantes da vida que ficarão marcados. 

Para nós pais também, não há nada mais gostoso do que poder curtir destinos de natureza com nossos pequenos. Recordações eternas.

  • Respeito ao diferente

A criança que é viajada conhece várias culturas. Já viu todo tipo de pessoa, já dormiu em casas diferentes, já viu índio, caboclo, quilombola e tem uma bagagem social diferenciada. 

Isso com certeza fará com que ela tenha um maior respeito às diversidades, não tenha alguns estranhamentos e preconceitos para compreender as diferenças sociais.

  • Respeito a natureza

A criança viajada igualmente também conhece a natureza. Já entrou na mata, foi na praia, viu várias espécies de animais e sabe como a natureza funciona.

Compreende que as coisas não surgem do supermercado, do shopping e que existe um planeta repleto de diversidade natural. Isso tudo agrega para uma maior comunhão e respeito com a natureza.

 

É possível viajar com crianças?

Claro que sim! Só é importante avaliar o tipo de viagem que será feita, considerando o destino, deslocamento e segurança.  

Pode ser que viajar com bebês não seja sempre recomendado, principalmente pegando voos longos, expondo a criança em situações desconfortáveis.

Mas quando a criança já anda, se comunica e tem noções mínimas de segurança, já podemos começar a pensar

Possível sempre será e é bom ver em cada destino qual a idade mínima recomendada. Assim todos podem aproveitar a viagem. 

Consulte-nos para saber quais destinos são indicados para cada faixa-etária.

 

Dicas para preparar a sua viagem com as crianças:

 

  • Planejamento

É importante pensar em cada membro da família. Não só os pais, mas também as necessidades dos filhos e o quanto eles podem aproveitar cada lugar.

Para tirar qualquer dúvida neste sentido e ajudar a encontrar um destino legal para vocês, nós podemos atendê-lo com um de nossos consultores.

  • Documentos

Dependendo de onde for viajar, será preciso levar a certidão de nascimento da criança, RG ou outros. 

Importante avaliar as áreas endêmicas da febre amarela e deixar a carteririnha de vacinação atualizada.

Alguns destinos de natureza também podem exigir assinatura dos pais autorizando a entrada no local.

 

  • Alimentação

Caso você vá viajar para destinos onde a culinária é muito diferente do que a família e as crianças estão acostumadas é bom planejar com antecedência.

Dependendo da viagem, leve aquela comida que seu filho nunca abre mão, confira se há mercados próximos ou restaurantes que atendam as expectativas do paladar deles.

No Brasil é sempre mais tranquilo, mas viagens em países da África e Ásia exigem que você busque alternativas mais próximas da realidade “ocidental” para agradar o paladar infantil.

 

  • Slow Travel

Nada de voos longos e constantes. Nem hospedagens que ficam mudando. Para viajar com as crianças o ideal é escolher uma parada e permanecer alguns dias.

Nós temos grupos dinâmicos e outros mais slow travel. Para os filhos, prefira aqueles sem passeios cansativos e com a possibilidade de voltar para o hotel sempre que preciso.

 

Viagens Transgeracionais 

Que tal também inserir os avós nas viagens? Uma das grandes tendências de crescimento no mercado de turismo global, são as viagens transgeracionais.

Essas viagens reúnem membros de várias gerações em uma mesma proposta de roteiro. Dessa forma, principalmente famílias podem ser beneficiadas.

Os pais na casa dos 30 anos, viajam com os filhos crianças, mas tem a companhia dos pais de 60, que não só também ajudam no cuidado dos netos, como se divertem juntos. Tudo em lugares adaptados para receber todo tipo de público.

Pais não precisam deixar de viajar porque tem crianças. Também não precisam deixar os filhos com os avós, para poderem curtir uma viagem, se todos podem viajar juntos. Há destinos onde é possível atender todas as gerações de passageiros.

 

Banho de Floresta

Desenvolvido no Japão, em 1982, a técnica terapêutica consiste basicamente em adentrar uma área de floresta, ou parque, por pelo menos meia hora. 

O Banho de Floresta por lá é chamado de Shinrin-Yoku e foi uma iniciativa da Agência Florestal do governo japonês para promover a saúde pública e encorajar as pessoas a fazerem imersões na natureza

A proposta é conectar o ser humano a uma verdadeira experiência com os seus 5 sentidos. E resgatar o que há de mais profundo em nossa natureza.

Essa pode ser também uma boa saída para fazer com os filhos. A saúde de todos é beneficiada. 

E nossos Banhos de Floresta são essencialmente mais tranquilos, com ritmos leves e apropriado para os pequenos. 

 

6 destinos de ecoturismo para viajar com os filhos

Bonito


 

Bonito se encontra na região centro oeste, no coração do nosso país, mais precisamente no Mato Grosso do Sul. A área é conhecida por ser o centro do ecoturismo, e o local das águas translúcidas.

É inacreditável a cor azul que compõe os rios e nascentes, e isso tudo se dá pela imensa quantidade de calcário presente no solo, as águas destes rios passam por uma verdadeira filtragem natural e as impurezas depositam-se no fundo dos leitos. 

Esse é o destino que as crianças nunca querem ir embora, com atrações repletas de cavernas, cachoeiras, grutas, mergulhos em águas cristalinas e repletas de peixes, passeios de bote, tirolesa, caiaque, arvorismo, e encontros inesquecíveis com os macacos, tucanos e as araras. 

 

Pantanal

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, local onde a vida colore as matas, os rios e os lagos, com os tons multicoloridos de todos os tipos de animais. 

Entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, essa região encanta a todos que chegam com as suas mais variadas concentrações de fauna selvagem do planeta, uma infinidade de espécies de aves, jacarés, cervos, capivaras e outros animais compõem um cenário fascinante.

Um destino muito especial, disponível para todas as idades, com um estilo típico a fazendas pantaneiras, com cavalgadas, caminhadas e safáris fotográficos de barco. 

 

Amazônia

A Amazônia é pura imensidão e um grande desafio para se definir com palavras, um dos maiores Patrimônios Naturais do Brasil, local onde reúne mais da metade das florestas tropicais do mundo.  

Um autêntico paraíso selvagem, repleto de vida e diversidade em suas matas fechadas, com uma fauna e flora verdadeiramente únicas no mundo. Toda esta biodiversidade é representada por incontáveis espécies de mamíferos e mais de 250 tipos  de aves, além de jacarés, tartarugas, cobras, rãs e peixes. 

São inúmeros rios, alguns de dimensões oceânicas, que desdobram-se em igarapés, corredeiras e formam bancos de areia e praias fluviais. A Floresta que todo mundo deveria passar pelo menos uma vez na vida, e se puder voltar quantas vezes for possível.

É uma verdadeira escola viva, onde tudo acontece e se mistura, o lugar onde sempre seremos pequenos, e que todos têm muito a ver, ouvir e aprender.  

 

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás, um lugar que ficou conhecido pelos seus deslumbrantes desfiladeiros, pelas suas formações de cristais de quartzo, belíssimas paisagens, rios de águas límpidas e cristalinas e uma natureza exuberante. Não é atoa que ganhou o título de Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.

Veadeiros é um ótimo destino para viajar com a família, as cidade de Alto Paraíso e São Jorge já trazem uma ótima estrutura para comportar os visitantes, com hotéis e restaurantes ao redor. 

E sem falar nas atrações que ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde há trilhas bem sinalizadas, com uma grande diversidade de vegetação do cerrado para para curtir e explorar com a criançada. 

 

Itacaré

Itacaré é uma cidade pequena na Costa do Cacau, ao sul da Bahia, com cerca de 28 296 habitantes. 

Além de suas 14 praias paradisíacas, todas rodeadas por mata atlântica, Itacaré nos surpreende com todo seu cuidado com a natureza, nos mostrando através de suas áreas de preservação, os seus movimentos sociais, e ações recorrentes que é possível um turismo consciente, e ainda melhor, que essa preservação nos trás diversos benefícios, como paisagens deslumbrantes e uma natureza super preservada. 

 É um daqueles destinos para juntar toda a família, chamar mãe, pai, primo, vó, vô, tia, irmão e ter garantido belíssimos dias ensolarados e muito alegres. Itacaré oferece diversas atrações, como surf, arvorismo, passeio a cavalo, capoeira, cachoeiras, e muito mais. 


 

Fernando de Noronha

Praias de águas cristalinas, falésias, enseadas e baías. Morros, pontas, rochedos, grutas, cachoeiras, mirantes, corais, áreas próprias para mergulho submarino e trilhas. Morada de espécies raras, área de rigorosa preservação ambiental, marco zero de poluição mundial. Tudo isso é Fernando de Noronha.

São 21 ilhas distribuídas em 26 quilômetros quadrados. Não pára aí, tem mais: monumentos históricos, a culinária à base de frutos do mar, artesanato, trabalhos dos artistas plásticos locais, histórias e costumes dos nativos. 

Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, Fernando de Noronha desafia o nosso dicionário a encontrar palavras capazes de descrever toda a sua beleza. Paraíso? Exuberante? Talvez mais do que isso… 

A Freeway ajudou a construir o turismo em Fernando de Noronha, fazendo os primeiros grupos para conhecer a ilha e ajudando a estruturar as primeiras pousadas.Quer programar um roteiro para Fernando de Noronha, com praias, passeio de barco, mergulho? 

Veja roteiros da Freeway para Fernando de Noronha!

 

Viaje com a Freeway

Que tal fazer uma viagem de ecoturismo com os filhos? Podemos garantir diversão, segurança e conforto nos mais diversos destinos.

Confira a nossa área especial para viagens em família e converse com um de nossos consultores: (11) 5088-0991[

FALE COM NOSSO CONSULTOR