Blog

Vietnã: Seu guia de viagem e melhor época

 

O que você precisa saber sobre o Vietnã?

 

O Vietnã é um país localizado no Sudeste Asiático que tem experimentado um crescimento econômico significativo nas últimas décadas. O país implementou reformas no setor agrícola, abriu-se ao comércio internacional e incentivou o investimento em setores como manufatura, tecnologia, turismo e serviços.

 

O turismo desempenha um papel importante na economia vietnamita. O país tem uma paisagem deslumbrante, uma rica história e uma cultura vibrante, o que o torna um destino turístico popular. 

 

O número de visitantes estrangeiros no Vietnã tem aumentado constantemente nos últimos anos. Em 2019, o país recebeu cerca de 18 milhões de turistas estrangeiros, contribuindo significativamente para a receita de divisas e o emprego.  Com isso o governo vietnamita está trabalhando para impulsionar o setor do turismo por meio de investimentos em infraestrutura, promoção de destinos turísticos e simplificação de procedimentos para entrada de turistas.

 

Qual a melhor época para viajar ao Vietnã?



 

 

A melhor época para viajar ao Vietnã depende das suas preferências e dos destinos específicos que você deseja visitar no país, pois o Vietnã tem um clima variado devido à sua extensão geográfica. No entanto, em geral, existem duas principais estações distintas: a estação seca e a estação chuvosa.

 

A estação seca, que ocorre entre novembro e abril, é considerada a melhor época para visitar muitas partes do Vietnã. Durante essa época, o clima é mais agradável, com temperaturas amenas e menos chuvas. As regiões do norte do Vietnã, como Hanói, a Baía de Ha Long e Sapa, experimentam um clima mais frio durante os meses de dezembro e janeiro, enquanto o sul, incluindo Ho Chi Minh City (antiga Saigon) e o delta do Mekong, permanece quente e úmido.

 

A estação chuvosa ocorre entre maio e outubro, com pico de chuvas geralmente em julho e agosto. Nesse período, o Vietnã pode experimentar chuvas intensas, especialmente nas regiões central e sul. 

 

No entanto, mesmo durante a estação chuvosa, o Vietnã ainda pode ser visitado, pois as chuvas normalmente ocorrem em curtas rajadas e podem ser seguidas por períodos de tempo ensolarado. Além disso, o país tem paisagens exuberantes durante a estação chuvosa, especialmente em áreas como a região de Hoi An e o delta do Mekong.

 

Portanto, se você deseja evitar a possibilidade de chuvas intensas, a melhor época para visitar o Vietnã seria durante a estação seca, entre novembro e abril. No entanto, se você não se importar com algumas chuvas ocasionais e quiser apreciar a beleza do país durante a estação chuvosa, então visitar entre maio e outubro também pode ser uma opção viável.

 

É importante verificar as condições climáticas específicas da região que você planeja visitar e estar preparado para mudanças climáticas imprevistas, independentemente da época do ano em que você decidir viajar para o Vietnã.




 



 

O que visitar no Vietnã?

 

Hanói

 

 

Hanói tem uma longa história que remonta a mais de mil anos. A cidade exibe uma mistura fascinante de arquitetura tradicional vietnamita, influências coloniais francesas e toques modernos.

 

Além disso, Hanói possui uma rica herança religiosa, com inúmeros templos e pagodes espalhados pela cidade. O Templo da Literatura (Van Mieu-Quoc Tu Giam) é um dos locais mais visitados, conhecido como a primeira universidade do Vietnã. Outros templos e pagodes notáveis incluem o Templo Tran Quoc, o Pagode de Um Pilar (Chua Mot Cot) e o Pagode Quan Su.

 

Danang


 



 

Danang, localizada na costa central do Vietnã, é uma cidade dinâmica e encantadora com uma mistura de belas praias, montanhas deslumbrantes, rica cultura e modernas infraestruturas.

 

Uma das atrações icônicas de Danang é a Ponte do Dragão (Cầu Rồng). Com sua aparência impressionante, a ponte é iluminada à noite e oferece uma vista panorâmica da cidade. Ela se tornou um símbolo moderno de Danang.

 

Hue

 



 

Huế, localizada no centro do Vietnã, é uma cidade repleta de história, cultura e beleza. Famosa por sua antiga Cidade Imperial, um complexo fortificado que abrigava a família real vietnamita durante o período da dinastia Nguyễn. A Cidade Imperial é Patrimônio Mundial da UNESCO e oferece uma visão fascinante da história e arquitetura vietnamitas.

 

Ho Chi Minh



 

 

Ho Chi Minh, também conhecida como Saigon, é a maior cidade do Vietnã e é um importante centro cultural, econômico e turístico.

 

Ho Chi Minh, possui uma rica herança histórica. Você pode explorar a história vietnamita visitando locais como o Palácio da Reunificação, um marco histórico importante, e a Catedral de Notre-Dame, uma bela igreja construída durante o período colonial francês. O Museu de Memórias da Guerra também oferece uma visão detalhada do passado do Vietnã.

 

Bentre



 



 

Bến Tre é uma província situada no Delta do Mekong, no sul do Vietnã. Conhecida como "o paraíso verde" ou "a terra do coco", Bến Tre é famosa por sua paisagem pitoresca, rios serpenteantes, pomares de coco e vida rural tranquila.

 

Um destaque de Bến Tre é a oportunidade de explorar os canais estreitos de barco. Os passeios de barco levam você por canais serenos e permitem que você experimente a vida ribeirinha tradicional. Durante o passeio, você pode ver aldeias flutuantes, casas tradicionais de palha, plantações de frutas e observar as atividades diárias dos moradores locais.



 

 

O que comer no Vietnã?



 



 

Quando visitar o Vietnã, há uma variedade de pratos que você deve experimentar para apreciar a rica culinária do país. Aqui estão alguns pratos populares que você deve considerar experimentar:

 

  • Bún riêu cua: Uma sopa de macarrão de arroz com base de tomate, recheada com caranguejo de rio, tofu de camarão, carne de porco e ervas frescas.

 

  • Cơm tấm: Um prato popular de arroz que normalmente é servido com carne grelhada (como porco ou frango), ovo de codorna, fatias de pepino e molho de peixe.

 

  • Mì Quảng: Prato de macarrão de arroz amarelo servido com carne de porco, camarão, ervas frescas, amendoim torrado e caldo saboroso.

 

  • Bánh canh: Uma sopa de macarrão de tapioca ou arroz com carne de porco, frutos do mar ou vegetais, geralmente temperada com alho e molho de peixe.

 

  • Chè: É a variedade de sobremesas vietnamitas feitas à base de ingredientes como feijão, arroz, frutas e leite de coco. Chè é frequentemente servido gelado.

 

  • Bánh bao: Pãezinhos de massa cozidos no vapor, recheados com carne de porco, cogumelos, ovos e cebolinha. É um lanche popular no Vietnã.

 

  • Bánh cuốn: Crepes finos de arroz recheados com carne de porco moída, cogumelos e cebolinha, geralmente servidos com molho de peixe.

 

  • Nem nướng: Espetos de carne grelhada, normalmente feitos com carne de porco marinada, servidos com vermicelli de arroz, ervas frescas, vegetais e molho de amendoim.

 

Esses pratos adicionais oferecem uma variedade de sabores e texturas para explorar a rica culinária vietnamita. Lembre-se de que a lista de pratos típicos do Vietnã é extensa, e cada região tem suas especialidades únicas. Portanto, aproveite a oportunidade para experimentar uma variedade de comidas locais durante a sua estadia no Vietnã.



 



 

O que trazer de souvenirs do Vietnã?



 



 

Quando visitar o Vietnã, há várias lembrancinhas que você pode trazer para casa como lembranças da sua viagem:



 

  1. Produtos de seda: O Vietnã é conhecido por sua produção de seda de alta qualidade. Você pode comprar roupas de seda, lenços, gravatas, bolsas ou até mesmo metros de tecido de seda para fazer suas próprias peças.

 

  1. Café vietnamita: O Vietnã é um dos maiores produtores de café do mundo. Traga para casa um pacote de café vietnamita tradicionalmente torrado e moído, ou compre uma tradicional Phin, o filtro de café vietnamita, para preparar seu próprio café vietnamita autêntico.

 

  1. Cerâmica e porcelana: As regiões do Vietnã, como Bat Trang e Hoi An, são conhecidas por sua cerâmica e porcelana de alta qualidade. Você pode encontrar tigelas, pratos, xícaras e vasos feitos à mão, muitas vezes com belos designs e padrões tradicionais.

 

  1. Arte e artesanato: O Vietnã tem uma rica tradição artística e artesanal. Você pode encontrar pinturas, esculturas, bonecas de pano, marionetes de água, lâmpadas de seda e outros itens artísticos que refletem a cultura vietnamita.

 

  1. Chapéu cônico (nón lá): O icônico chapéu de palha vietnamita é uma lembrança popular. Feito à mão, o chapéu cônico é um símbolo tradicional do Vietnã e é usado como proteção contra o sol e a chuva.

 

  1. Bolsas de tecido e bordados: As bolsas de tecido coloridas e os bordados feitos à mão são lembranças populares. Elas são tradicionalmente feitas pelas tribos étnicas do Vietnã e exibem padrões e desenhos únicos.

 

  1. Lembranças de alimentos: Embalagens de chá vietnamita, macarrão de arroz, temperos, molhos de peixe (nuoc mam) e doces tradicionais vietnamitas são ótimas opções para levar para casa e compartilhar com amigos e familiares.

 

  1. Lembranças temáticas: Há também uma variedade de lembranças temáticas vietnamitas, como camisetas, bonés, imãs de geladeira, chaveiros e outros itens com imagens e símbolos do Vietnã, como a bandeira do país ou o Dragão da Água.

 

Lembre-se de procurar lojas locais, mercados de rua e cooperativas de artesãos para encontrar produtos autênticos e apoiar a economia local. Também esteja ciente das restrições de importação e verifique se há alguma proibição para determinados itens ao retornar ao seu país de origem.