Hvar é uma ilha no Mar Adriático que fica na região da Dalmácia, na Croácia, e é, sob vários aspectos, uma contradição. Como turista, você quer mais é acordar, sair para pedalar pelas encostas íngremes e ruínas de uma cidadezinha medieval e, quando a noite cair, sair para beber coquetéis incrementados ao som da música techno.
Talvez o maior paradoxo esteja no fato de Hvar ser um destino de férias bastante popular há mais de cem anos e, no entanto, dar a impressão de sempre estar prestes a ser a bola da vez.
Parte de seu apelo é ambiental, com clima mediterrâneo ameno e praias excelentes, tanto de seixos como de areia branca. A ilha é, com certeza, um dos locais mais iluminados da Europa, com mais de 2.720 horas de sol, em média, por ano (só para comparar, Paris tem cerca de 1.800).
Ponto central das rotas de navegação do Adriático, Hvar se tornou uma fortaleza veneziana no século 16 e sua maior cidade, de mesmo nome, ainda tem pórticos de calcário para prová-lo -- e é na marina de mármore que os iates se reúnem na maré alta, descarregando passageiros meio tontos e queimados de sol, que perambulam pela praça principal um pouco para depois desaparecerem pelas vielas calçadas de pedra.
Fonte: Viagem UOL - http://viagem.uol.com.br/guia/croacia/hvar/index.htm