Blog

Butão: Viaje para o país mais feliz do mundo e confira as melhores dicas para sua viagem


 

 

Onde fica o Butão?

Localizada no Sul da Ásia, vizinho da China, Índia e Nepal, o Butão possui cerca de 800 mil  habitantes. O país é composto por 10 estados,  sua capital, Thimphu, é a cidade onde se concentra mais habitantes. Seu governo é constituído pela monarquia constitucional cujo rei chama-se Jigme Khesar.

 

O Butão começou a ser habitado por um rei do Tibete que construiu templos na região e se tornou um refúgio espiritual para muitos budistas. Com a rebelião política do Tibete muitos foram estabelecer moradias nos arredores dos templos, onde começava a surgir um novo povo e constituição chamada Butão.

 

O país asiático possui forte seguimento religioso onde o Budismo e o Hinduísmo predominam, assim como no Nepal. Boa parte do trabalho e economia do país está voltada para a mineração e a agricultura.

.

O país é repleto de montanhas com alturas que ultrapassam 7.000 metros, sendo a cordilheira do Himalaia responsável por grande parte do país.  

 

Iremos mostrar as riquezas que esse pequeno país tem a oferecer, os melhores pontos turísticos, comidas e fauna de Butão. Você vai se encantar com as iguarias deste lugar!

 

Qual é o significado de Butão e sua bandeira?

 

No idioma do país, Butão significa “terra do dragão”. Em sua bandeira as cores são divididas por uma linha diagonal , laranja que representa a importância da religião e o amarelo que significa poder. O símbolo representado na bandeira é o dragão de cor branca que representa a pureza e a paz.




 

Por que Butão é o país mais feliz do mundo?

 

 

Com certeza você já ouviu falar do PIB, que é o índice que mede a economia de um país, mas e o FIB? Felicidade Interna Bruta é um indicador que a monarquia decidiu criar com intuito de medir felicidade dos butâneses, isso consiste em valorizar as tradições religiosas, proteger o meio ambiente, e um governo que não castigue o povo, prova disso é que o rei abriu mão da monarquia absoluta e decidiu que o povo escolhesse quem  fosse a pessoa mais adequada a governar.

 

Os habitantes prezam pelo seu bem estar mental e a meditação que a religião traz tem grande influência, o nível de violência é baixo, e o governo leva a sério o combate à fome com o objetivo de promover uma vida digna aos cidadãos. Saúde e educação entram na lista da igualdade para todos.

 

As autoridades medem a prosperidade não pelos bens materiais, mas sim pelo quanto você é feliz. Algo inteligente para viver bem. Com isso Butão está na lista dos principais países onde as pessoas são mais felizes.



 

Quando viajar para o Butão?

 

Depende da estação que você preferir. Os meses com temperaturas mais altas estão entre junho a agosto e a época mais fria de dezembro a fevereiro, por conta das baixas temperaturas há alguns lugares que nevam, com isso passeios específicos podem ficar interditados temporariamente, como por exemplo, as trilhas.

 

Portanto, se faz necessário saber em qual época fará a sua viagem para levar tudo que for necessário, evitando as frustrações. Se você quer ver algum festival específico, pesquise a data do evento. O lugar é marcado por grandes confraternizações culturais, fique ligado para não perder.



 

Como chegar no Butão?

 

Ainda não há voo direto do Brasil até o Butão, você pode escolher onde deseja partir, se é em Bangcoc capital da Tailândia, Nova Dheli (india), Kathmandu, (Nepal) ou Dhaka (Bangladesh),  todos vão em direção a Paro, única cidade do Butão a ter aeroporto, ao pousar você contemplará uma vista maravilhosa do Himalaia.

 

Dica importante, para entrar no país, somente através da agência de viagem, para quem tem previamente um pacote reservado com hospedagem, alimentação, guia e transporte, sendo assim não é possível ir independente pelas regras do país. Mas não se preocupe ,reserve seu pacote para Butão agora mesmo com a Freeway.



 

Como é o clima no Butão?

 

Butão não tem só o título de País onde as pessoas são mais felizes do mundo, mas também o lugar é considerado com o ar mais limpo do mundo. A população retira mais CO2 que produz na atmosfera, cerca de 70% do território é coberto de floresta sendo o fator principal para a purificação do ar.

 

Vale lembrar que a maioria da população trabalha nos campos, e moram no interior, e os centros das cidades ainda estão em desenvolvimento, não tendo tantos carros e fábricas. A fonte de energia do país se dá pelas hidrelétricas e não pela queima de combustão.

 

A proteção ao meio ambiente é algo levado muito a sério no país é um dos pilares para ser feliz. 



 

As estações no Butão

 

E quanto às estações do ano? Iremos abordar os períodos de todas elas, a começar pela primavera, as estações das flores, começa dia 1 de março e vai até dia 31 de maio, a estação mais quente do ano, o verão se dá dia 1 junho até dia 31 de agosto, já o outono que acontece o período das folhas secas, baixa umidade do ar e pouca chuvas acontece em 1 de setembro até 30 de novembro e por último o inverno começa de 1 de dezembro até 28 de fevereiro.

 

O sol mostra sua beleza por cerca de 12 horas dependendo da estação, o período que o sol se põe mais cedo é no outono. O país não tem praia, mas isso não será impedimento para seu roteiro de viagem pois há uma infinidade de atrações para você conhecer e se encantar!

 




 

O que fazer no Butão?

 

Como todo país, Butão tem suas regras, por se tratar de um país religioso. É Importante dizer que as visitas se faz necessário um guia, então não se preocupe você não corre risco de se perder no caminho, em alguns lugares mais restritos precisam de permissão do governo, ah! Não pode fumar nos templos ou outros pontos turísticos. Sua saúde agradece.

 

Em sinal de respeito, deve-se entrar no templo de calça ou vestidos longos, e com blusa de manga cobrindo os ombros. Mas, não pense que o país só tem templos como atividade, Iremos mostrar as principais atividades




 

Mosteiro de Takshang

 



 

Um dos mais conhecidos, com cerca de 330 anos e no alto da montanha de 3.120 metros, o complexo religioso fica na cidade de Paro onde passou por várias reformas ao longo do tempo. As maneiras de subir são a pé ou em cima de uma mula.

 

Para aproveitar bastante o lugar recomenda-se ir cedo, a média da subida é de 2 horas, dependendo do ritmo, sempre respeitando o seu corpo, faça pequenas pausas no caminho e não esqueça da sua água. Ao chegar no monastério você contemplará uma visão magnífica que valerá todo o esforço.





 

Punakha Dzong

 

 

O lugar já foi a capital do país e é marcado pelas enormes plantações de arroz vermelho e gramas verdejantes com seus enormes pinheiros, bem perto do rio que ajuda na irrigação. 

 

Há uma ponte que leva você para o hotel, mas o grande diferencial em realizar a travessia está nas orações que são escritas em bandeirinhas coloridas e amarradas nas cordas da ponte.

 

Dica importante, carro particular não sobre ao local, somente carro credenciado.

 

A parte do centro possui prédios pequenos, algumas ruas, e lojas de souvenirs, marcando o jeito simples de viver.





 

Estátua de Buda Dordenma

 

 

Quem chega perto se impressiona com o tamanho, localizado no vale de Thimphu, capital, o enorme monumento tem 52 metros de altura feito de ouro e bronze, sua obra foi iniciada em 2006 e concluída em 2015.

 

Dentro da grandiosa obra contém 100.000 estátuas de Buda de 20 centímetros, e 25.000 budas de bronze dourado de 30 centímetros.

 

A arte foi construída com objetivo de levar paz e prosperidade ao mundo. Ao entorno da estátua contém grande pátio e área florestal.



 

Dochula Pass

 

É um memorial feito para homenagear os soldados que morreram na guerra do Butão contra os indianos. Com 108 estupas o local está a 3.100 metros acima do nível do mar e a 20 km da capital.

 

Até chegar ao local você pode admirar as altas árvores com seus pomares e flores de diversas cores, sendo também um lugar onde se faz piquenique.

 

Há quem diga que as 108 estupas não são a quantidade de soldados mortos, mas o número tem um significado especial para o budismo, dentre vários significados destaca-se 108 virtudes que precisam ser cultivadas para alcançar um caráter melhor e um elevado estado de espírito.

 

Ainda em Dochula Pass há um belo templo com detalhes em ouro, dentro dele lindas pinturas, uma vez que entra você demora para sair com os detalhes de cada obra.

 

Se você for no período do inverno, pode ver no fundo da paisagem as cordilheiras do Himalaia cobertas de neve. Um detalhe que faz diferença na contemplação.








 

Outros centros culturais



 

 

Se tem um local que resume a história do país é o Museu Nacional, o centro histórico concentra-se em Paro e tem 55 anos de existência com exposição de máscaras, estátuas e pinturas, o lugar expressa cultura que abrange 1.500 anos e acervo de mais de 3.000 obras.

 

O que dizer do Museu têxtil? localizado em Thimphu, o lugar mostra as vestes reais a partir de 1907.  Com 22 anos de funcionamento, na saída você pode adquirir os artesanatos com um toque de requinte uma vez que algumas peças pode levar até 8 meses para ficar prontas, mas não é só artesanatos, a loja vende roupas que a maioria dos habitantes usam e que marcam a tradição do país conhecidas como “Kiras” roupas femininas e “ghos” masculina. 

 

Todo lugar cultural precisa de uma biblioteca nacional, não é diferente em Butão, o prédio possui manuscritos de monges com 1.300 títulos em 354 rolos além de  conhecer a textura do papel butanês que pode durar 1.000 anos, livros de medicina natural, xilogravuras (desenhos na madeira), e máquinas de escrever.

 

Para conhecer a produção e os tipos de artesanatos do país, você precisa ir até a escola de artes do Butão. São diversas matérias primas das quais eles fazem esculturas, pinturas e tecelagem como, bambu, madeira, tecido, e até pedra. Algumas peças são vendidas como artigos de luxo e alguns trabalhos são exportados para outros países








 

Festivais no Butão

 

O povo butanês realiza anualmente inúmeros festivais religiosos, todos com suas roupas típicas e muita dança, coreografias, músicas com tambores marcando presença, fitas coloridas e máscaras.

 

Com várias apresentações ao dia, o tempo de cada uma varia de 15 minutos até 1 h e 30 m, entre elas estão a dança da purificação, dos animais e até dança da cremação para homenagear os mortos. 

 

Mas não é só de dança que se compõe o festival, há momentos de orações e oferendas como comida, incenso e até dinheiro para serem abençoados

 

O maior festival que atrai o maior número de turistas é o festival de Tshechu, em Paro, com duração de 5 dias o evento cultural conta a história do monge Rinpoche, o pioneiro pela inserção do budismo no país, sempre expressas através da dança.

 

Figuras do guru são colocados por todos os lados para não esquecermos quem eles estão celebrando.

 

Os festivais são eventos que movem a comunidade e todos participam de alguma forma com empolgação, alegria e fé que os habitantes carregam exalam nas confraternizações, mostrando que são realmente um povo pleno e que não precisam de muito para serem felizes.



 

Fauna e Flora do Butão

 

 

Não podemos deixar de mencionar a natureza que esse país encantador tem a oferecer. Sabemos que o meio ambiente é um dos atrativos mais belos de um país, um verdadeiro cartão postal aos turistas.

 

Você pode avistar aves como a Garça da barriga branca na beira dos rios, ou Mainá que vivem na cidade e na floresta. Entre seus mamíferos destacam-se Takin, animal típico do Butão,  ursos vindo do Hmalaia, tigre de bengala, ameaçado de extinção, búfalos, Serau conhecido como capricórnio, macacos albinos, e leopardos.

 

Existem várias maneiras que o país tem para preservar o meio ambiente e uma delas inclui os próprios turistas, isso mesmo! O turismo incentiva que seus visitantes plantem árvores, com o objetivo de que o verde venha cobrir a maior parte da extensão territorial do país.

 

Já para os nativos tem o jardim da felicidade que traz grande importância.é de costume quando nasce uma criança os habitantes plantarem uma árvore, pois esse gesto representa saúde, força, longevidade e sabedoria para seu crescimento.

 

Esses fatores contribuem para uma vasta flora no Butão, passando hábitos saudáveis e produtivos de geração a geração.






 

Como é a gastronomia no Butão?

 

 

A gastronomia do Butão é simples e conhecida por seus pratos quentes, o arroz vermelho é um alimento comum no país, servido com batata acompanhado de carne de boi, frango, ou porco. 

 

Outra opção para quem não quiser o arroz vermelho é o macarrão do Butão que é bem peculiar, uma vez que é feito a base de trigo e servido frito, com molho picante, vegetal e carne.

 

Uma curiosidade da culinária do país é o cultivo de pimenta na maioria das casas onde se come assada, cozida ou frita. O queijo é comum ser degustado com o popular tempero ao invés com pão no lanche como os ocidentais fazem, um prato com esses ingredientes é o Ema Datshi, um cozido com ervas, queijo Yak e pimenta.

 

Carnes com legumes fazem parte do menu dos habitantes como o Shakam Paa servido de carne seca, rabanete e pimenta. Um ponto curioso é que as carnes são levadas ao sol para secar tendo um sabor diferenciado por esta técnica.

 

Os bolinhos asiáticos conhecidos como dumplings  são servidos em porções como os salgadinhos no Brasil com recheio de todo tipo de carne , queijo e vegetais.

 

Quanto às bebidas não podemos deixar de mencionar o famoso chá Yak, que leva água, leite e manteiga. A cerveja não é difícil de encontrar, pois os agricultores produzem cevada mas a maioria não tem o hábito de consumir bebida alcoólica, ainda assim você pode encontrar vinhos e uísques nos restaurantes

 

Mas não se preocupe porque não faltará variedades de comida pra você. Há restaurantes com comida chinesa, indiana, italiana, cafeteria, pizzaria e até restaurante vegano, além da comida do Butão é claro.




 

Viaje com a Freeway para o Butão

 

Tudo isso e muito mais você encontra viajando com a Freeway, 38 anos no mercado, pioneira no ecoturismo e realizando sonhos com segurança e conforto.

Venha realizar a melhor viagem da sua vida conosco e construa lembranças inesquecíveis! Os melhores guias, hotéis, restaurantes e seguro você encontra aqui.