Blog

Rota das Cores: Cavalcante e Terra Ronca, Roteiro e Melhor Época Para Viajar

Conheça Cavalcante

 

Cavalcante, localizado no coração do Brasil, é um tesouro escondido no estado de Goiás. Com sua rica história, belezas naturais e economia próspera, a cidade atrai visitantes de todo o mundo em busca de uma experiência única de turismo.

 

Cavalcante é famosa por abrigar um dos tesouros naturais mais impressionantes do Brasil: a Chapada dos Veadeiros. Com uma rica biodiversidade, essa área de conservação oferece aos visitantes uma incrível variedade de cachoeiras, rios, cânions e trilhas deslumbrantes.

 

Além da natureza exuberante, Cavalcante também tem uma história fascinante. A cidade foi fundada no século XVIII e é um importante marco da ocupação do interior do Brasil. Seus casarões coloniais, igrejas e ruas de pedra transportam os turistas de volta no tempo, revelando a história e a cultura da região.

 

A sustentabilidade também é um valor importante em Cavalcante. A preservação ambiental e o turismo responsável são prioridades, visando proteger e conservar a Chapada dos Veadeiros e seus arredores.



 

Qual melhor época?

 

Foto grátis mulher sexy slim bronzeada perfeita na praia tropical. jovem loira se divertir e curtindo suas férias de verão.

 

Quando se trata da melhor época para visitar Cavalcante, os meses de maio a setembro são os mais recomendados. Nesse período, o clima é mais ameno, com temperaturas agradáveis durante o dia e noites frescas. Além disso, há uma menor probabilidade de chuvas, o que é ideal para explorar as trilhas e cachoeiras.



 

 

O que fazer em Cavalcante?

 

Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara

 

 

A Cachoeira Santa Bárbara é um verdadeiro paraíso tropical. Com suas águas de tonalidade azul-turquesa, forma uma bela piscina natural, convidando os visitantes a mergulhar e se refrescar. A queda d'água tem aproximadamente 30 metros de altura, criando um espetáculo visual impressionante. O acesso à cachoeira é feito por uma trilha de aproximadamente 4 km (ida e volta) em meio à natureza exuberante da Chapada dos Veadeiros.

 

Já a Cachoeira Capivara também é um local de beleza singular. Com sua queda d'água de cerca de 20 metros de altura, forma uma ampla piscina natural, cercada por paredões de pedra e vegetação exuberante. A cor da água também é incrivelmente cristalina, convidando os visitantes a nadar e aproveitar o ambiente tranquilo e revitalizante. A trilha para chegar à Cachoeira Capivara também é encantadora, proporcionando uma experiência de imersão na natureza.

 

Museu do fogo

 

Foto grátis lâmpada queimando com fogo

 

O Museu do Fogo, também conhecido como "Museu de Arte e Cultura Kalunga" ou "Museu do Fogo e da Serra de Cavalcante", é uma atração única na região. Ele está localizado na comunidade quilombola Kalunga, próxima a Cavalcante, e foi criado para preservar e compartilhar a cultura e história do povo Kalunga.

 

O museu é dedicado a retratar a importância do fogo e da serra na cultura tradicional do povo Kalunga. O fogo é considerado sagrado para eles e desempenha um papel fundamental em suas tradições, como a preparação de alimentos e a proteção contra animais selvagens. A serra, por sua vez, representa a relação estreita que o povo Kalunga tem com o ambiente natural da região.

 

Complexo do Prata

 

 

O Complexo de Cachoeiras do Rio Prata é uma das atrações mais populares na região de Cavalcante, sendo composto por várias quedas d'água deslumbrantes.

 

Além da Cachoeira do Rio Prata, o complexo também inclui outras cachoeiras igualmente encantadoras, como a Cachoeira do Poço Encantado e a Cachoeira do Segredo. Cada uma delas tem características únicas, como altura da queda d'água, formações rochosas e piscinas naturais.


 

 

Casa do Artesão

 

Foto grátis mercado asiático de bambu e vime cestas

 

A Casa do Artesão em Cavalcante é um espaço dedicado à valorização e promoção do artesanato local. Localizada no centro da cidade, a casa abriga uma variedade de peças feitas à mão por artesãos da região, representando a rica cultura e tradições da comunidade.

 

Ao visitar a Casa do Artesão, os turistas têm a oportunidade de conhecer e adquirir peças únicas e autênticas, feitas com habilidade e dedicação pelos artistas locais. O artesanato em Cavalcante abrange uma variedade de técnicas e materiais, incluindo cerâmica, tecelagem, bordado, madeira, couro, entre outros.

 

São Domingos

 

São Domingos é conhecida por sua rica herança cultural e pela forma como preserva suas tradições ancestrais. A comunidade é composta por descendentes de escravos africanos que resistiram à escravidão e estabeleceram essa comunidade quilombola ao longo dos anos.

 

Em São Domingos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto a cultura e o modo de vida do povo quilombola. É possível interagir com os moradores locais, aprender sobre suas tradições, costumes, culinária e artesanato.

 

Caverna da Angélica

 

 

A caverna possui formações rochosas impressionantes, como estalactites e estalagmites, que são resultado de milhões de anos de processos geológicos. O interior da Caverna da Angélica é repleto de galerias, corredores estreitos e câmaras subterrâneas, proporcionando uma sensação de aventura aos visitantes.

 

O interior da caverna é escuro, então é necessário levar lanternas ou equipamentos de iluminação adequados para poder apreciar as formações rochosas e os detalhes.


 

 

Cachoeira das Palmeiras

 

 

A Cachoeira das Palmeiras recebe esse nome devido às palmeiras que cercam sua área, criando um ambiente naturalmente exuberante e encantador. Ela é conhecida por suas águas cristalinas e sua queda d'água refrescante, proporcionando um cenário perfeito para relaxar e desfrutar da natureza.

 

A cachoeira geralmente possui uma piscina natural na base, onde os visitantes podem nadar e se refrescar nas águas límpidas. Além disso, a vegetação ao redor da cachoeira oferece sombra e um ambiente agradável para descansar e apreciar a paisagem.

 

O que fazer em Terra Ronca?

 

Caverna Terra Ronca

 

 

A caverna recebe o nome "Terra Ronca" devido aos ruídos que podem ser ouvidos em seu interior, causados pela ação dos ventos que circulam pelos seus diversos corredores e salões. Esses sons misteriosos acrescentam ainda mais encanto à experiência de explorar essa maravilha subterrânea.

 

A diversidade de ambientes dentro da Caverna Terra Ronca é surpreendente, variando desde corredores estreitos e passagens baixas até amplos salões com teto alto. Durante a visita, os guias costumam explicar a formação geológica da caverna, suas características e a fauna peculiar que habita o local como morcegos e aranhas.

 

Mambaí

 

 

Entre as atrações naturais de destaque em Mambaí, podemos citar a Cachoeira do Funil, que possui uma queda d'água impressionante e uma piscina natural para banho, e a Cachoeira do Rio dos Couros, localizada nas proximidades da cidade.

 

A região também abriga sítios arqueológicos com pinturas rupestres, evidenciando a presença de povos antigos nessa área. Esses locais são de grande valor histórico e cultural, proporcionando aos visitantes uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a pré-história da região.

 

Trilha Reserva

 

 

 

A Trilha da Reserva oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a exuberante natureza local, caminhando por entre as trilhas cercadas pela mata nativa. Essa trilha pode variar em extensão e dificuldade, dependendo do percurso escolhido e da preferência do visitante.

 

Durante a trilha, é possível apreciar a flora diversificada, com árvores nativas, arbustos e plantas características do cerrado brasileiro. Também é comum avistar pássaros e outros animais silvestres ao longo do caminho.


 

 

O que comer em Cavalcante?

 

 

Um dos melhores momentos ao viajar é sem dúvidas apreciar as comidas típicas, e não é diferente com Cavalcante. Uma Galinhada com pequi (fruta típica do cerrado feita com arroz e frango é uma prato apetitoso. O peixe grelhado é outra opção, servido na telha.

 

Ainda sobre os pratos salgados, o arroz com guariroba, com uma palmeira do cerrado é a combinação perfeita, refogada com alho, cebola e outros temperos.

 

O que dizer do queijo fresco artesanal produzido na região? É famoso por sua textura cremosa e sabor único. Outro aperitivo é o Torresmo, tradicionalmente feito com pedaços de pele de porco frito.

 

Em relação aos doces, tenho certeza que você ainda não provou a “rosquinha de pinga", biscoito doce feito com pinga (cachaça), farinha de trigo, açúcar e outros ingredientes, muito popular na região. A queijadinha, doce de cagaita e o tradicional bolo de fubá também fazem parte do sabor doce de Cavalcante.

 

Aproveite sua visita para explorar a rica culinária local e saborear essas delícias que representam a cultura e os sabores autênticos da região.

 

Bora para Rota das Cores?