A nossa passageira, Suely esteve no Egito e na Turquia por 13 dias e contou as impressões dela sobre a experiência. O Egito é um destino majestoso e imponente. Terra dos faraós, desertos, banhos no Nilo e territórios históricos e megalópoles, é uma experiência única de transformação, aprendizagem, aventura e relaxamento.
Já a Turquia é uma encruzilhada do mundo, entre a Europa e a Ásia. Istambul é o território onde foi Constantinopla, a capital do Império Romano, do Império Bizantino, do Império Latino e, após a tomada pelos turcos, do Império Otomano. Palácios, catedrais, mercados e passeios de barco por esse território tão rico culturalmente
Quer saber tudo que é possível ver e viver por lá para se inspirar? Acompanhe o relato no diário de bordo abaixo:.
1° dia
A viagem começou com um vôo pela Turkish Airlines. Achei uma excelente companhia!
2° dia - Cairo
Logo ao chegar percebemos que o Cairo é um luxo! O hotel está localizado em frente ao Rio Nilo e como era madrugada os barcos iluminados navegavam de um lado para o outro. É uma vista muito bonita!
onhecemos o Bairro Islâmico, a Rua Moaz (um centro histórico destinado somente aos pedestres); a Mesquita Alabastro (1840) construída onde era uma fortaleza (1792) e a Mesquita Tulun, a mais antiga e maior em termos de área, ainda original.
O Bazar Khan El Khalili é um mercado imenso, com muitas tendas, distribuídas em ruas estreitas. Também é imperdível o passeio pelo Azar Park que é público e com uma vista admirável da cidade. A Cidade dos Vivos foi construída em cima de um cemitério e é de uma cena impressionante!
3° dia - Luxor
São 7 mil anos de civilização nesta cidade de muitos templos! O primeiro que visitamos foi Karnak, que demorou 2 mil anos para ser construído . Depois fomos à Luxor, que tem um portal majestoso! Dentro encontramos, além do templo dedicado ao deus Amos, também uma mesquita e uma sinagoga! Uma coisa incrível!
Recomendo o passeio de charrete por toda a cidade, na parte antiga e nova. O mais pitoresco foi passar por dentro do mercado e todos olhando, abanando as mãos. Eu me senti a própria Cinderela abanando a mão na carruagem do desfile da Disney.
Navegar pelo Nilo à noite, vendo a lua linda refletida no rio Nilo, me emocionou muito!
4° dia - Luxor
Hoje levantamos às 3h30 para ver o amanhecer voando de balão! Que emoção…foi lindo demais! Depois visitamos a faixa oeste do Nilo, onde se encontra o Vale dos Reis, uma montanha enorme com 63 tumbas de faraós, escritas com hieroglifos e pinturas simbólicas da vida cotidiana.
Também conhecemos o Colossos de Memnon, que são duas estátuas de faraós, em quartzito com 18 metros de altura. De lá visitamos a Casa dos Artesãos e vimos os trabalhos feitos em pedras. Partimos para conhecer o Templo Deser Djeseru da única faraó mulher, a Halshepsut. Construído numa série de terraços, cercados por colunas, que são acessados por rampas e escadas. Maravilhoso!
Retornamos ao navio e seguimos navegando pelo Nilo. Ao entardecer, vimos de nosso terraço o sol se despedir majestosamente!
5° dia - Luxor
Começamos o dia indo de charrete, ao Templo em Edfu. Edfu significa Vingança, por causa da batalha nesse local, onde Horus, matou seu tio Sat, que havia assassinado o seu pai Osires. Tem 137 m de altura, data de 237 aC e levou 180 anos para ser construído. É o mais importante do Egito, porque nele surgiu a 1° Biblioteca e o 1° Laboratório de Perfumes. É majestoso!
Atracamos o barco no Templo Sagrado Kom Ombo dedicado a Sebek, o deus crocodilo e Horus o deus falcão, portanto, está dividido ao meio com tudo separado. Está registrado na parede o primeiro calendário e também foi construído um Ninômetro, um poço enorme, com uma escada, para que pudessem medir o nível do rio Nilo, para evitar novas enchentes e conservar as plantações.
Nas paredes impressas na pedra as receitas dos perfumes. Os franceses as copiaram e hoje fabricam os melhores perfumes do mundo e nem citam os egípcios! Esse templo foi também hospital dos sacerdotes e nobreza . Talhavam nas pedras todos os tratamentos que tinham tido bons resultados!
6° dia - Aswan
O templo de de Abu Simbel é o mais visitado de Ramses II e sua esposa Nefestari. Até o dia dos solstícios, a iluminação do sol, atinge o deus Amon Ra, Ramses II e Ra (deus da luz) e o sol não bate no Ptah (deus da escuridão). Não é demais?
Paramos com o barco num local onde pudemos descer e nos banhamos no Rio Nilo. Juro que fiquei emocionada! O mesmo rio que a mãe de Moisés o colocou e que foi encontrado e criado pela filha do faraó. É de arrepiar!
Os núbios são muito simpáticos e alegres. Tomamos chá verde com menta, (que é uma delícia), andamos de camelo e até fiz tatuagem de rena.
7° dia - Aswan
Saímos com as malas para conhecer a nova barragem do Nilo. Ela tem o contorno em forma de pirâmide. O lago Naser inundou a cidade dos núbios para formar a barragem. É imenso e trouxe grande progresso aos egípcios.
8° e 9º dia - Cairo
No Cairo, um show maravilhoso, de luzes e som sentadas em frente às pirâmides nos aguardava. Emoção total!
No dia seguinte foi o dia de chegar perto e tocar cada uma das pirâmides na cidade de Giza. Foi de uma energia inacreditável! A maior e mais antiga (século 26 aC) é a de QUEOPS. Não à toa é uma das 7 Maravilhas do Mundo. A segunda é a de QUEFREN, filho de Queops, e a terceira é a de MIQUERINUS, neto de Queops. É impressionante a energia contida nas pedras dessas construções!
Finalmente chegamos à ESFINGE DE GIZA. Impressionante é a maior estátua talhada num bloco só de pedra maciça. É simplesmente monumental! Ainda nesse dia visitamos uma fábrica que confecciona tapetes e outra de papiros.
De lá fomos ao Museu do Cairo que possui mais de 10 mil antiguidades egípcias e o destaque fica por conter o tesouro de Tutancâmon.
10° dia - Alexandria
A cidade foi por mais de mil anos a primeira capital do Egito e palco do romance de Marco Antônio e Cleópatra. Guarda alguns tesouros como o Museu das Catacumbas, o maior cemitério romano. Construído em vários andares, por onde foram recortadas as tumbas na rocha, tem uma energia muito pesada...não recomendo para todos.
A imperdível Biblioteca de Alexandria é o maior acervo do mundo, com mais de oito milhões de livros. Inaugurada em 2002 e com doação financeira e material de todos os países do mundo, que trouxeram suas culturas através de seus livros!
Também conhecemos a Quaiet Bay Castel, uma cidadela e fortaleza construída na ponta da ilha no século XV dC. Passou por quatro terremotos e continua firme com os restauros!
11° dia - Istambul
A Turquia é extraordinária já pela sua localização entre os dois continentes, Europa e Ásia. É um país rico, evoluído, limpo e caro. Istambul foi a antiga Constantinopla.
Nosso passeio se iniciou pelo Mercado Egípcio, depois fizemos um lindo passeio de barco pelo Estreito Bósforo onde pudemos apreciar a belíssima vista panorâmica das aldeias, palácios, hotéis e chalés!
Já ouviu falar do Graan Bazaar? É o maior bazar fechado do mundo. Possui 4 mil lojas, 64 ruas e 22 portas. Encontra-se de tudo... tem até uma mesquita! Não é preciso comprar nada para aproveitar o passeio, só apreciando a beleza da arquitetura e o colorido das lojas já é terapêutico!
12° dia - Istambul
Fomos à famosa Santa Sofia, situada no ponto mais alto da cidade e símbolo de Istambul. Foi construída três vezes, por conta de batalhas. A abóboda tem 31 metros de diâmetro e 55 metros de altura, um colosso!
No interior da igreja vê-se muitos mosaicos banhados a ouro, vitrais coloridos deslumbrantes, lustres com luminosidade tênue, que dá um toque especial ao lugar que tem pinturas maravilhosas sobre Jesus. Esse local é uma obra prima da arte bizantina, com toda a riqueza da época, dedicada a ela.
Quando da posse dos turcos otomanos passou a ser mesquita pelos muçulmanos. Entretanto, desde 1935 é museu, na ocasião que o país se tornou laico.
Fomos depois ao Palácio Topkapi de uma riqueza esplendorosa, com pinturas e paredes folhadas a ouro, armas, relógios, armaduras... tudo em ouro e pedras preciosas. O palácio todo, além das jóias, possui vários prédios, forrados de ladrilhos de uma gama imensa de cores, brilho e modelos, bem como tapetes e roupas bordados à mão, com detalhes em ouro. O sultão teve que fugir com todas as suas esposas, filhos e parentes para a França quando da invasão dos turcos otomanos. Há descendentes dele por toda Europa, que vivem pelo trabalho.
13° dia - Istambul
Chovia e fazia muito frio. Assim foi nossa viagem...começou com calor de deserto e terminou com inverno europeu! Gratidão a Deus por essa viagem maravilhosa! Valeu cada centavo pago!