Blog

Conheça o Valeu Europeu e a cidade mais alemã do Brasil... Pomerode

 

É possível mergulhar em diversas culturas sem sair do país. Pomerode é um desses lugares, que traz no seu cotidiano um pedacinho da Alemanha

 

A gente sabe que o Brasil foi polo para imigrantes de muitos países no passado. Alguns deles influenciaram nossa comida, nossas roupas, nossa língua. Mas não tem um lugar no Brasil que você se sinta tão na Europa como as cidades do Vale Europeu.

A herança cultural dos alemães, mesclou-se com austríacos, portugueses, italianos e poloneses. 

Em Pomerode, a influência dos colonos alemães por lá se mantém até hoje. Com uma invejável qualidade de vida. As cidadezinhas do Vale são charmosas, mantendo as ruas bem cuidadas e floridas!  

 

Onde fica e como chegar ao Vale Europeu? 

Localizado no Sul do Brasil, o Vale Europeu é formado pelas cidades de Pomerode, Blumenau, Ibirama, Benedito Novo, Rio Dos Cedros, Timbó, Botuverá, Nova Trento, Indaial, Apiúna, Ascurra, Doutor Pedrinho, Luiz Alves, Guabiruba e Luiz Alves.

O "Vale Europeu", localiza-se na famosa região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Para chegar até lá o melhor é pegar um voo até Navegantes, que tem fácil acesso à região.

 

A origem de Pomerode

A região fazia parte da Colônia Blumenau, onde em 1863 recebeu diversos imigrantes da Pomerânia, que ocuparam lotes ao longo do Rio do Testo. A grande maioria dos habitantes é de descendência alemã e ainda hoje cerca de 80% da população fluentemente fala o idioma dos antepassados.

Os costumes se mantiveram intactos desde a chegada dos primeiros colonos, seja nas construções de estilo enxaimel, seja nas festas e bailes, nos jardins floridos das casas, nos clubes de caça e tiro.

Mesmo com toda esta tradição, a pequena cidade tem um pólo industrial moderno e uma das melhores qualidades de vida do país.


 

As Festas de Pomerode

Pomerode é conhecida por diversas festas típicas alemãs. É o caso da Festa Pomerona, são 10 dias com músicas, danças, muito chopp e comidas típicas da Alemanha.

O ponto alto é o casamento. Onde os noivos e convidados, vestidos com roupas típicas, participam de diversas cerimônias, sendo o quebra-cacos a mais diferente. Louças são quebradas para trazer sorte à união.

O evento conta ainda com a competição knüppelwerfe (arremesso de peso) e o scheibenschießen (tira ao alvo).

 

 

Culinária Alemã

A atmosfera germânica da cidade traz restaurantes bem acolhedores e convidativos para degustar os sabores de pratos típicos, como o marreco recheado, Kassler (bisteca de borco), Eisbein (joelho de porco), entre muitos outros.

A cidade conta ainda, além dos diversos restaurantes especializados na culinária alemã com locais de produção de cerveja, chocolate e linguiça.

 

Arquitetura Enxaimel

Característica típica, que remonta ao velho mundo são as construções arquitetônicas, formada por construções no estilo enxaimel.

A paisagem da cidade é dominada por casinhas de madeiras e ruas em paralelepípedos. E um belo destaque para as avenidas arborizadas.

São 220 edificações no estilo enxaimel, fazendo de Pomerode o maior representante dessa arquitetura fora da Alemanha. No bairro Testo Alta é onde se concentra boa parte da chamada Rota do Enxaimel.

 

 

Uma viagem para a família

Pomerode tem um turismo para todas as idades. Além das festas típicas, há diversas opções de feiras e compras principalmente de porcelana, com itens de baixíssimo custo.

Há ainda a possibilidade de fazer um passeio pelo Zoológico, que é o maior de Santa Catarina, com mais de 1200 animais para avistar.

O parque Vila Encantada é outro ambiente curioso e um passeio imperdível para as famílias com crianças. O parque mistura modernidade e antiguidade, concentrando mais de 25 atrações. Piratas, insetos gigantes, dinossauros são alguns dos atrativos.

Nativos também fazem parte

Na terra indígena Laklanõ-Xokleng vivem os últimos 3000 sobreviventes do povo semi-nômade que dominou o sul do Brasil até a chegada dos europeus.

 É possível conhecer o território por trilhas e pela convivência na cabana Xokleng com o ancião da aldeia.

Melhor Época para viajar

O Vale Europeu pode ser conhecido ao longo de todo o ano. Durante o verão as temperaturas ficam mais quentes e dá para curtir as cachoeiras da região.

Na primavera, você encontrará as belezas das flores e jardins nas cidades, estradas, o que encanta muito.

Na região há muitas festas típicas, assim como a Oktoberfest, que ocorre em outubro em Blumenau. Atente-se se o seu interesse é tranquilidade ou participar de um evento bem típico.  

Vamos viajar com a Freeway?

Uma das mais tradicionais e especiais viagens da Freeway, criada e recriada desde 1986. Palco de descobertas, encontros e amizades. 

Vamos viajar para a europa do Brasil?! 

FALE COM NOSSO CONSULTOR