Blog

O que você precisa saber antes de viajar para a Grécia!

 

 

Quem não sonha em conhecer as famosas casinhas brancas com os domos azuis na vista para o mar da Grécia?

Com atrações antigas e também modernas, esse é um dos destinos mais populares do mundo entre os viajantes, tanto que o país recebe mais turistas no ano do que a sua população.

Essa população toda não é à toa, pois o país possui algumas das mais belas praias do mundo!

Mas se você acha que a Grécia se resume em praias maravilhosas, está muito enganado...

O país é repleto de paisagens naturais de tirar o fôlego, vida noturna badalada, teatros surpreendentes e muita história antiga para contar. Afinal, o berço da civilização ocidental , nossa filosofia e ciência é a Grécia!

Atenas é a cidade com mais teatros do mundo, com 148 espalhados pela capital. Também são milhares de ilhas na Grécia, e infelizmente é impossível conhecer tudo em uma viagem só, mas não se preocupe que separamos o melhor deste incrível país para você...

Onde fica a Grécia?

 

Localizada no sudeste da Europa, o país é banhado pelo mar Mediterrâneo que tem nomes específicos de acordo com a sua costa: Egeu, Jônico e Creta.

Sua população é de mais de 10 milhões de habitantes, sendo mais de 3 milhões localizados na capital do país, em Atenas, e o restante espalhados por diversas de suas ilhas.

Apesar de um grande número de ilhas, “apenas” 227 são habitáveis e elas não são tão próximas umas das outras.

Para facilitar o entendimento, as ilhas foram divididas em diferentes arquipélagos, sendo difícil visitar vários deles em uma só viagem, pois poderá ser perdido um dia inteiro de passeio apenas migrando de uma ilha para a outra.

Por isso, o recomendado é focar em um arquipélago só, e no máximo abrir exceção para visitar alguma outra ilha específica caso realmente queira muito.

Os arquipélagos são: as Ilhas Sarônicas, Espórades, Egeias do Nordeste, Dodecaneso, Ilhas Jônicas, as Cíclades e Creta.

 

Como chegar na Grécia?

Ainda não há voos diretos do Brasil para a Grécia, sendo necessário fazer uma conexão com algum outro país da Europa.

Provavelmente você chegará na Grécia pelo Aeroporto Internacional de Atenas (Eleftherios Venizelos), de lá é possível se locomover de várias formas para as ilhas e outras cidades gregas.

Caso a sua escolha seja se locomover por voos, provavelmente utilizará as companhias aéreas internas Olympic Airlines ou a Aegean Airlines.

Também é possível utilizar o meio mais comum por lá, os Ferry Boats, possuindo diversas opções, sendo algumas delas as companhias Hellenic Seaways ou Blue Star.

Quando conhecer a Grécia?

A Grécia por ser um país com muitas praias como atividade turística é ideal conhecê-la no verão.

O verão na Grécia vai de junho até setembro, sendo julho e agosto os meses de alta temporada, quando as ilhas enchem de turistas e os preços são mais altos.

Junho e setembro, os preços estão levemente mais estáveis, ideal para quem quer economizar ou pegar as praias mais tranquilas.

Maio é um mês onde os preços são bem mais atrativos, o calor já está começando e é período de baixa temporada, porém, as águas das praias ainda estão geladas!

Evite ao máximo ir entre novembro e março, pois o clima é instável, as temperaturas baixam, as águas das praias estão geladas e alguns comércios nem abrem pela baixa temporada.

Mas, se seu objetivo é visitar as ruínas e o lado histórico de toda a Grécia, os preços nessa época são muito mais atrativos! Só esqueça as praias…

 

 

Veja também:

 

 

 

 

O que fazer na Grécia?

 

Agora que você entendeu como a Grécia se divide, fica fácil montar o roteiro da viagem.

As Ilhas Sarônicas, Espórades, Egeias do Nordeste, Dodecaneso e Jônicas, apesar de terem belas praias, não são tão conhecidas, possuindo menos atividades e acesso pouco mais complicado.

Todos sabemos o quão valioso é o tempo em qualquer viagem, pois é impossível conhecer tudo (mesmo que essa seja nossa vontade). O recomendado para não perder dias apenas se locomovendo, é focar nas Ilhas Cíclades ou em Creta.

Mas caso você realmente queira além das principais, conhecer outro arquipélago, as Ilhas Sarônicas podem ser a solução. As Ilhas Sarônicas, apesar de não serem tão conhecidas, sua localização próxima a capital possibilita que seja feito um “bate-volta” sem perder muito tempo. Com Hydra, Poros e Egina sendo as ilhas mais “conhecidas”.

Outra exceção que vale ser citada é a Zakynthos, uma das Ilhas Jônicas. Nela, fica a praia Navagio, considerada uma das mais belas do mundo. Infelizmente a ilha localiza-se no lado totalmente contrário das principais, mas se você vai ficar uma quantidade considerável de dias na Grécia, visitá-la em um deles, vale a pena.

A praia é totalmente paradisíaca, com águas mais azuis que o céu, possui um navio encalhado na costa e é cercada por enormes penhascos rochosos que completam o visual.

A chegada nesta praia é feita apenas de barco, o que a torna ainda mais exclusiva! Deu para entender porque ela é uma das mais belas do mundo?

Voltando ao foco dos locais indispensáveis em sua viagem, separamos, por região, os passeios que você precisa fazer na Grécia!

Atenas

Começando pela capital do país, Atenas é repleta de construções antigas e monumentos. É lá onde você conhecerá algumas das emblemáticas construções da Grécia, como o Templo Partenon.

O imponente monumento é um dos mais importantes da antiga civilização grega, que sofreu variados incidentes que o abalaram. Visitá-lo é realizar uma viagem ao passado e descobrir profundamente suas fascinantes histórias, como, o porquê ele foi construído e os diversos motivos que o levaram a quase destruição.

Já sofreu com terremotos e diversos ataques de bombas, mas a história mais curiosa é o furto que ocorreu em meados de 1800 por parte dos ingleses. Onde diversos detalhes decorativos foram roubados e nunca devolvidos, muito pelo contrário, as peças permanecem até hoje no Museu Britânico de Londres.

Com cerca de 70 metros de comprimento e 30 de largura, o Partenon reflete uma incrível história de perseverança e resistência, que apesar de tudo sofrido está de pé e sendo gradualmente restaurado.

E se estamos falando de Atenas, a cidade mais teatral do mundo, obviamente não pode faltar no roteiro o teatro mais antigo do mundo. O Dionísio foi construído no fim do século VI a.C. e é o maior de toda a Grécia, com capacidade de 17 mil pessoas. 

Ele originalmente possuía assentos de madeira, substituídos por cimento durante o tempo. Atualmente é possível visitar suas ruínas e conhecer sua incrível história, onde este teatro dedicado ao Dionísio, deus do vinho e do teatro, apresentou diversas peças dramáticas.

Fugindo um pouco de Atenas, mas ainda em suas proximidades é possível visitar o teatro conhecido mundialmente por sua perfeita acústica, o Epidauro.

O Epidauro possui uma arquitetura semicircular, um acentuado declive nas fileiras de assento e mármore como material utilizado, gerando a excelente acústica. O teatro possui 20 metros de diâmetro e 55 fileiras de assentos, sua capacidade é de aproximadamente 14 mil pessoas.

Conhecer o local e ouvir da última fileira com clareza a voz de quem está lá embaixo é encantador.

Olímpia

A cidade é famosa por ter realizado os jogos olímpicos antigos da Grécia, que como atualmente, também aconteciam a cada quatro anos. As categorias eram diversas, como luta ou corrida, e quem praticava eram homens nus.

É possível visitar o Estádio Olímpico, e contemplar o local onde ocorriam os jogos. O interessante é que até hoje, antes dos jogos atuais começarem, é onde se ascende a tocha olímpica.

O Museu Arqueológico de Olímpia retrata bem toda a história que ali se passou, um dos mais importantes de toda a Grécia. Além de peças maravilhosas será possível entender como toda a cidade foi estruturada.

Santorini

Fazendo parte do arquipélago das Ilhas Cíclades, Santorini é uma das principais ilhas do país quando o assunto é beleza! Sabe quando vemos alguma foto de casinhas brancas, com vielas estreitas e pitorescas, com domos e detalhes em azul? Muito provavelmente essa foto é do vilarejo de Oia, em Santorini...

Se você gosta de apreciar um belo pôr-do-sol, este é o lugar certo! O céu azul entra em harmonia com o azul do mar e o azul dos domos, que refletem, junto com o amarelo do sol, no branco das casas, gerando um verdadeiro espetáculo.

A cena é um dos principais cartões postais da Grécia! Muito mais que vilarejos encantadores, Santorini nos oferece belíssimas praias, muitas vezes exóticas.

Como é o caso da Praia de Perissa, que em contraste das casas brancas da ilha, possui a exótica areia preta graças a origem vulcânica da ilha. A praia ainda é muito bem estruturada, contando com aluguéis de espreguiçadeiras, guarda-sóis, bares, restaurantes, etc. tudo isso banhado pela água cristalina típica da Grécia.

A Praia de Perivolos é outra opção bem estruturada e com areia preta (muito mais escura), a diferença é o ambiente ser mais familiar, enquanto a de Perissa costuma ser frequentada por jovens por possuir mais bares e DJs.

A Praia Vermelha é outra alternativa exótica da Ilha que vale a pena visitar! Sendo a única com areia vermelha, graças à lava do vulcão.

Mykonos

Beach Clubs e vida noturna! Não existe maneira melhor de descrever o que fazer nesta ilha que também faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades.

Um dos destinos mais desejados da Grécia, Mykonos é conhecida por ser a Ilha mais animada! Essa ilha é repleta de vida e alegria, sendo perceptível ao visitar o famoso vilarejo Mykonos Town.

Repleto de flores coloridas, o vilarejo transmite uma atmosfera vibrante! Caminhar por lá é encantador. Conheça durante o dia os comércios e restaurantes ali presentes.

Ainda durante o dia, é possível visitar museus com entrada gratuita e descobrir mais sobre a história da ilha, como no Mykonos Folklore Museum. A noite Mykonos Town ganha ainda mais vida e toda a energia que se espera dessa ilha, repleta de casas noturnas fervendo de turistas.

Mas a grande atração de Mykonos fica por conta dos Beach Clubs, que são basicamente estruturas bem montadas na praia com DJs. A maioria dos Beach Clubs a entrada não é paga, até porque se localizam na areia da praia, porém tudo que for utilizado sim, como mesas, bebidas, espaços reservados, etc.

Mas, porque esse fervor todo em Mykonos? No auge do verão o sol costuma se pôr depois das 21h, possibilitando o dia inteiro de curtição...

Na Praia Paraga além da água cristalina, você encontrará diversas opções de Beach Clubs desde os mais econômicos, como o Kalua Beach Club, como os mais sofisticados, como Scorpios Beach Club, que possui um espaço quase que privativo.

Outra praia com opções interessantes de Beach Clubs é a Praia Paradise, sendo essa para quem gosta de grandes festas, pois as estruturas são maiores.

Creta

Creta é a maior ilha da Grécia, e consequentemente possui muita coisa para conhecer com muita história para contar. O recomendado é escolher entre Creta ou as Ilhas Cíclades para viajar, assim obtendo uma experiência completa no local, já que ambas opções possuem muita variedade de passeios.

Nesta Ilha é possível realizar uma verdadeira viagem no tempo ao caminhar pelas estreitas e encantadoras ruelas da cidade medieval Rethymnon. Para tornar a experiência completa, é quase que obrigatório passar pelo Museu de História e Arte Folclórica de Rethymnon, pois o local é um palácio veneziano totalmente restaurado do século XVII.

O Porto Veneziano em Chania também vale a visita! Sendo seu farol, junto com os comércios ao redor e os barquinhos refletidos nas águas cristalinas, um dos famosos cartões postais da cidade.

E fica ainda melhor, pois ao redor do porto foi construída a cidade velha, com um estilo arquitetônico único, misturando elementos turcos, venezianos e cores pulsantes, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em Creta se localizam as ruínas do palácio de Knossos, onde surgiu a lenda do Minotauro. As salas do palácio estão restauradas e são ótimas para aprender sobre a mitologia grega. Além de claro, como toda a Grécia, também é possível conhecer belas praias em Creta.

As praias são bem estruturadas, possuindo diversas opções, como a Kitroplatia, que por localizar-se no centro da cidade tem seu acesso facilitado. Ou a charmosa Ammoudi Beach, que possui areia fina, o que é raro na região, já que a maioria conta com pedrinhas nas praias.

A vasta opção de passeios e histórias, torna Creta um destino para se conhecer com mais calma, sem transitar entre as ilhas da Grécia.

Conheça mais sobre Creta em nosso outro Blog exclusivo desta fascinante ilha.

O que comer na Grécia?

Na Grécia, a culinária é rica em sabores mediterrâneos e pratos tradicionais que refletem a cultura do país. Entre os pratos imperdíveis estão o moussaka, uma espécie de lasanha feita com berinjela, carne moída e molho bechamel. 

 

Não deixe de experimentar o souvlaki, espetinhos de carne grelhada geralmente servidos com pita, e o gyros, semelhante ao kebab, feito de carne de porco ou frango, com vegetais e molho tzatziki. Falando em tzatziki, esse refrescante molho de iogurte com pepino é um acompanhamento popular. 

 

Os dolmades, folhas de uva recheadas com arroz e ervas, também são uma opção saborosa. Para a sobremesa, experimente o baklava, uma massa folhada recheada com nozes e mel, ou o loukoumades, pequenos bolinhos fritos cobertos com mel e canela. Tudo isso, acompanhado de uma taça de ouzo ou um copo de vinho grego, garante uma experiência gastronômica autêntica e deliciosa.



 

 

Veja também:

 



 

Quantos dias é o ideal para aproveitar a Grécia?

Para aproveitar bem a Grécia, o ideal é passar no mínimo 7 dias no país. Com uma semana, você pode explorar Atenas, com seus sítios históricos e museus, e ainda visitar algumas ilhas próximas, como Mykonos ou Santorini. Se você puder estender a viagem para 10 ou mais dias, terá a chance de incluir outras regiões fascinantes.

Quanto mais dias você tiver, mais completa e imersiva será a experiência na Grécia.



 

O que levar na mala para a Grécia?

Aqui está uma lista do que levar na mala para a Grécia:

  • Roupas leves e confortáveis (shorts, camisetas, vestidos de tecido fresco)
  • Roupas de banho
  • Saída de praia
  • Chapéu ou boné
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Calçados confortáveis (tênis ou sandálias)
  • Jaqueta leve ou cardigan
  • Roupas que cubram os ombros e joelhos (para visitas a igrejas e mosteiros)
  • Adaptador de tomada
  • Artigos de higiene pessoal
  • Câmera ou smartphone para fotos
  • Mochila ou bolsa pequena para passeios
  • Medicamentos de uso pessoal
  • Livros ou guias de viagem



 

 

O que trazer de presente da Grécia?

A Grécia é cheia de opções de presentes autênticos e significativos. Entre os mais tradicionais, destaque para o azeite de oliva grego, conhecido mundialmente pela sua qualidade. Outro item popular é o mel grego, especialmente o de tomilho, que tem um sabor distinto. Ícones religiosos ou komboloi (um tipo de rosário grego) são presentes que carregam a espiritualidade e a cultura do país. 

 

Para amantes de moda, os lenços de seda ou peças de joalheria inspiradas na antiguidade grega são sofisticados e cheios de história. Cerâmicas e esculturas que remetem à arte clássica também são excelentes opções. 

 

Por fim, uma garrafa de ouzo ou vinho grego traz um pouco do sabor da Grécia para casa. Esses presentes capturam a essência da cultura e tradição gregas, tornando-se lembranças especiais para quem os recebe.

 

Viaje com a Freeway para a Grécia!

Descubra as maravilhas da Grécia com a Freeway e viva uma experiência única em um dos destinos mais encantadores do mundo. Imagine-se caminhando pelas ruas históricas de Atenas, explorando sítios arqueológicos milenares.

 

Viaje com a Freeway e transforme sua visita à Grécia em uma lembrança inesquecível. Reserve agora e prepare-se para embarcar em uma jornada repleta de história, cultura e paisagens de sonho. A Grécia espera por você, e a Freeway está aqui para tornar essa experiência ainda mais especial!



 

 

Veja também: