Blog

Ilha de Marajó, Como Chegar, Melhor Época [Guia de viagem]

 

 

A Ilha de Marajó é um arquipélago, banhado pela imensidão dos rios Amazonas e Tocantins e claro, o Oceano Atlântico. 

Um verdadeiro paraíso amazônico com direito a sol, rios, matas, praias, búfalos e muita diversidade de aves e peixes. 

Um destino muito conhecido pelo nome mundialmente, mas ainda pouco explorado turisticamente. E que com certeza apaixona todos os viajantes que para lá resolvem se aventurar. 

O casamento perfeito entre os maiores atrativos turísticos brasileiros, as praias deslumbrantes e a vida amazônica. A união entre rio e mar, terra e água. E muita cultura! 

A origem do nome vem do tupi Mbara-Yó, que significa barreira do mar. Uma grande muralha protegida das tormentas oceânicas. 

Onde fica e um pouco da geografia da Ilha de Marajó

 

 

A Ilha de Marajó está no norte do estado do Pará, no Norte do Brasil. Com oceanos e rios que a separam da capital Belém a sudeste e do estado do Amapá a noroeste.

É conhecida como a maior ilha fluviomarítima do mundo, com quase 50 mil km² . Uma área digna de um estado nordestino brasileiro, ou mesmo comparada a um país europeu, como a Bélgica e Suíça.

O arquipélago é formado por mais de 2 mil ilhas e ilhotas entre rio e mar, sendo quatro principais. A maior delas, Marajó. E outras consideráveis como a Ilha Mexiana, Ilha Caviana e Ilha Grande do Gurupá.

São 12 municípios só na Ilha de Marajó. O que comprova a imensidão do território e tira um pouco a ilusão de um pequeno vilarejo pouco desenvolvido. A população estimada é de mais de 500 mil habitantes. 

Toda a região abarca mais  de 20 municípios e forma também a maior unidade de conservação da costa norte brasileira. A Apa Marajó.

Por isso, também não é correto reduzir Marajó a uma única identidade cultural, mas descobrir a verdadeira diversidade que podemos encontrar por lá!

Os municípios de Soure e Salvaterra são os principais destinos para o turismo, unidas pelo Rio Paracauari. 

Soure foi colonizada pelos portugueses, que associaram o nome com a cidade portuguesa de Soure. Que vem de Sauro, jacarés, devido à presença abundante deles. 

A cidade é planejada, com ruas numeradas e vista de cima lembra a imagem de um tabuleiro. 



 

Como chegar na Ilha de Marajó?

 

 

Para conhecer a Ilha de Marajó, o primeiro passo é ir até Belém. O aeroporto de Belém recebe muitos voos de outros estados e é a melhor opção se você vem das regiões centro-sul do país.

O Pará é um estado muito grande, mas para a nossa sorte está do outro lado do Rio Amazonas em relação a ilha de Marajó. 

O trajeto é feito a partir do Terminal Hidroviário de Belém. Pode levar em média duas horas dependendo do barco utilizado. Existem lanchas rápidas, catamarãs, balsas para essa travessia.

É válido ressaltar que também há voos particulares para a Ilha de Marajó a partir de Belém. Importante verificar se o serviço está disponível e valores.

É possível atravessar com carro pela balsa diária de Icoaraci para o porto Camará. Mas por que você iria querer seguir de carro?

 

 

Qual a melhor época? Quando ir para a Ilha de Marajó?

 

 

Marajó está bem pouco ao sul da linha do Equador. O clima é totalmente amazônico, com chuvas intensas e frequentes. 

Mais da metade da ilha fica alagada durante o "verão", época de chuvas. Que vai de janeiro até junho. 

O período de julho até dezembro é o de seca, onde as chuvas dão uma boa trégua e o calor já não é tão intenso. Definitivamente, uma época interessante para viajar. 

Mas é possível conhecer as belezas marajoaras tanto quando está repleta de campos secos, até quando são verdadeiros rios alagados. 

 



 

O que fazer na Ilha de Marajó?

 

 

Na imensidão de praias, rios, campos, cultura não faltam atrativos para conhecer. Confira os melhores lugares para você aproveitar!

Praia da Barra Velha

 

 

 

Os visitantes podem desfrutar de relaxantes banhos de sol em suas praias tranquilas, fazer caminhadas pela orla para apreciar a paisagem, ou até mesmo praticar esportes aquáticos como natação, canoagem e stand-up paddle nas águas calmas do rio.

 

Além disso, a região ao redor da Praia da Barra Velha é rica em biodiversidade, oferecendo aos turistas a oportunidade de explorar a fauna e flora locais. Passeios de barco pelos igarapés e manguezais próximos proporcionam uma experiência maravilhosa de contato com a natureza, onde é possível avistar uma variedade de aves, como garças, colhereiros e até mesmo o imponente gavião-real.

 

Para os interessados na cultura local, a Ilha de Marajó também oferece a oportunidade de conhecer as tradições e o modo de vida dos habitantes da região, incluindo a culinária típica paraense e a arte do artesanato marajoara, conhecida por suas cerâmicas decorativas.



 

 Praia de Pesqueiro

 

As águas mornas e calmas são ideais para nadar, mergulhar e praticar esportes aquáticos como stand-up paddle e caiaque. Além disso, os visitantes podem simplesmente relaxar na areia macia e branca, aproveitando o sol e o clima agradável.

 

A região ao redor da praia é repleta de vegetação nativa, oferecendo oportunidades para caminhadas ecológicas e observação de aves. Os turistas podem explorar trilhas que levam a áreas de mata fechada e desfrutar da rica biodiversidade da Ilha de Marajó.

 

Ateliê Arte e Mangue Marajó



 

Localizado em meio aos manguezais característicos da região, o Ateliê Arte e Mangue Marajó oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto a biodiversidade dos ecossistemas locais. Os turistas podem explorar trilhas ecológicas guiadas pelos próprios artistas e moradores locais, aprendendo sobre a importância dos manguezais para o equilíbrio ambiental e a vida na ilha.

 

Além disso, o ateliê é um centro de produção e exposição de arte marajoara, uma forma única de arte regional que combina técnicas tradicionais com temas e elementos inspirados na cultura local. Os turistas podem assistir a demonstrações ao vivo de artistas locais trabalhando em suas obras e até mesmo participar de workshops para aprender técnicas de artesanato marajoara, como cerâmica, pintura em madeira e tecelagem.




 

 

Instituição Caruãnas do Marajó



 

Fundada com o objetivo de promover a conservação da natureza e a valorização da cultura marajoara, esta instituição oferece uma série de atividades e experiências interessantes para os turistas que visitam a região.

 

Uma das principais iniciativas das Caruãnas do Marajó é a preservação e proteção dos quelônios, como as tartarugas e os cágados, que desovam nas praias da ilha. Os turistas têm a oportunidade de participar de atividades de monitoramento e proteção das tartarugas durante o período de desova, contribuindo para a preservação dessas espécies ameaçadas.

 

Além disso, as Caruãnas do Marajó promovem projetos de educação ambiental nas comunidades locais, sensibilizando moradores e turistas sobre a importância da conservação da natureza e dos recursos naturais da ilha. Os visitantes podem participar de palestras, oficinas e atividades práticas que abordam temas como sustentabilidade, reciclagem e conservação dos ecossistemas locais.



 

Ilha do Amor



 

Com praias de areia branca banhadas pelas águas calmas dos rios Amazonas e Paracauari, esta ilhota é um refúgio perfeito para quem busca contato direto com a natureza.

 

Os visitantes da Ilha do Amor têm a oportunidade de desfrutar de uma variedade de atividades ao ar livre. Desde nadar nas águas cristalinas até fazer passeios de barco para explorar os arredores da ilha, há sempre algo para todos os gostos. Além disso, os turistas podem  fazer caminhadas pela vegetação exuberante, observando a rica vida selvagem local, incluindo uma variedade de aves como garças e colhereiros.

 

Além da beleza natural, a Ilha do Amor também oferece aos turistas uma experiência cultural encantadora. Os visitantes podem experimentar a deliciosa culinária paraense, comprar artesanato local feito à mão e aprender sobre as tradições e estilo de vida dos habitantes da ilha.

 

 

Fauna e flora da Ilha de Marajó

A fauna da Ilha de Marajó é especialmente fascinante, destacando-se pela presença de uma variedade de espécies nativas e endêmicas da região amazônica. Entre os animais mais emblemáticos da ilha estão as aves, com destaque para as garças, colhereiros, guarás e outras espécies de aves aquáticas que habitam os manguezais e áreas alagadas da ilha. Além disso, a Ilha de Marajó é lar de mamíferos como o búfalo d'água, o tamanduá-bandeira, o sagui-de-cara-branca e diversas espécies de morcegos.

Uma curiosidade sobre a fauna é que apesar de não serem nativos, mas importados da Ásia, Marajó está repleta de búfalos. São mais de 290 mil búfalos pelo arquipélago. 

Quanto à flora, a Ilha de Marajó é caracterizada por uma vegetação exuberante e diversificada, com vastas áreas de floresta tropical, manguezais e campos inundados. Nas florestas, é possível encontrar árvores imponentes como a sumaúma, o açaí, o buritizeiro e o jatobá, além de uma grande variedade de plantas medicinais e frutíferas. Já nos manguezais, predominam espécies adaptadas às condições de salinidade, como os mangues-vermelhos, mangues-brancos e mangues-pretos, que desempenham um papel fundamental na proteção da costa e na manutenção da biodiversidade.

Para os turistas que visitam a Ilha de Marajó, a oportunidade de vivenciar de perto essa rica fauna e flora é verdadeiramente enriquecedora. Passeios de barco pelos rios e igarapés permitem a observação de aves e outros animais em seu habitat natural, enquanto trilhas ecológicas oferecem a chance de explorar a diversidade da vegetação local. A interação com a natureza na Ilha de Marajó proporciona aos turistas uma experiência autêntica e memorável, revelando a importância da conservação desses ecossistemas para as gerações futuras.

 

O que comer na Ilha de Marajó?

A gastronomia da Ilha de Marajó é uma verdadeira festa para os sentidos, com pratos típicos que refletem a cultura e tradições culinárias da região amazônica. Os turistas que visitam a ilha têm a oportunidade de saborear uma variedade de pratos deliciosos, preparados com ingredientes frescos e locais, que proporcionam uma experiência gastronômica memorável, só estando lá para conhecer. Há pratos típicos como o filé marajoara, com carne e queijo de búfalo

Há também o famoso Turú, afrodisíaco marajoara saboroso e nutritivo. Mas não vamos falar do que é feito para você experimentar sem preconceitos. 

Um dos pratos mais emblemáticos da Ilha de Marajó é o "Pato no Tucupi", uma iguaria tradicional da culinária paraense. Este prato consiste em pato cozido lentamente em um caldo aromático de tucupi (um molho amarelo feito a partir da mandioca brava), acompanhado de jambu (uma erva típica da região) e arroz branco. O resultado é uma combinação de sabores marcantes e texturas irresistíveis que fazem deste prato uma verdadeira delícia.

Outra especialidade local é o "Tacacá", uma sopa quente feita com tucupi, jambu, camarões secos e goma de tapioca. Servido em uma cuia de porongo, o tacacá é uma opção perfeita para os turistas que desejam experimentar um prato típico da região enquanto exploram as belezas naturais da Ilha de Marajó.

Além desses pratos tradicionais, os turistas também podem desfrutar de uma variedade de frutos do mar frescos, como camarões, caranguejos, peixes e mariscos, que são abundantes na região. Esses frutos do mar são preparados de diversas maneiras, desde grelhados e assados até em caldos e moquecas, proporcionando uma explosão de sabores e aromas que agradam a todos os paladares.

Para os mais aventureiros, a Ilha de Marajó também oferece a oportunidade de experimentar pratos exóticos, como o "Bicho do Mato" (carne de caça, como capivara, veado ou jacaré), que fazem parte da culinária tradicional da região.

 

Onde se hospedar na Ilha de Marajó?

 

 

 

Na Ilha de Marajó, os turistas têm várias opções de hospedagem que variam de pousadas charmosas a resorts luxuosos. Separamos as melhores hospedagens que são bem localizadas diante das atrações turísticas

 

Radisson Hotel Belém



 

Embora não esteja localizado diretamente na Ilha de Marajó, o Radisson Hotel Belém é uma opção conveniente para os turistas que desejam explorar a ilha, pois está localizado na cidade de Belém, capital do estado do Pará, que serve como ponto de partida para as travessias de balsa até a Ilha de Marajó. Com quartos modernos e confortáveis, uma piscina ao ar livre e uma localização central, o Radisson Hotel Belém oferece uma estadia confortável e conveniente para os turistas que desejam explorar tanto Belém quanto a Ilha de Marajó.

 

Casarão Da Amazônia

 

Localizada na cidade de Soure, a principal da Ilha de Marajó, esta pousada encantadora oferece acomodações confortáveis em um ambiente rústico e acolhedor. Com quartos bem decorados, jardins tropicais e uma piscina refrescante, o Casarão da Amazônia é uma ótima escolha para os turistas que desejam relaxar e aproveitar a beleza natural da ilha.

Vila De Alter

 

Localizada na vila de Alter do Chão, conhecida por suas praias de água doce e areias brancas, esta pousada encantadora oferece acomodações aconchegantes e uma atmosfera tranquila e relaxante. Com quartos bem equipados, jardins exuberantes e acesso fácil às praias da região, a Pousada Vila de Alter é uma excelente opção para os turistas que desejam explorar as belezas naturais da Ilha de Marajó.



 

 

 

Vamos viajar para Marajó? Viaje com a Freeway

Embarque em uma jornada inesquecível para a Ilha de Marajó com a Freeway! Há mais de 40 anos, a Freeway tem sido líder na realização de experiências incríveis e autênticas para os amantes da natureza e da aventura. Agora é a sua chance de se juntar a nós nesta viagem emocionante para um dos destinos mais fascinantes do Brasil.

 

A Ilha de Marajó, com sua biodiversidade exuberante e paisagens deslumbrantes, é o cenário perfeito para uma aventura. Com a Freeway, você terá a oportunidade de explorar os segredos escondidos nesta ilha mágica, descobrindo suas praias intocadas, florestas tropicais e uma vida selvagem incrível.

 

Nossa equipe experiente e dedicada estará ao seu lado em cada passo do caminho, garantindo que sua viagem seja segura, confortável e verdadeiramente memorável. Desde emocionantes passeios de barco pelos rios e igarapés até caminhadas emocionantes pela mata, você experimentará toda a diversidade e beleza que a Ilha de Marajó tem a oferecer.

 

Além disso, a Freeway tem o orgulho de ter sido reconhecida como a Melhor Operadora de Ecoturismo, um prêmio que reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e preservação dos destinos que exploramos. Com a Freeway, você não apenas desfrutará de uma experiência de viagem excepcional, mas também fará parte de esforços significativos para proteger e conservar o meio ambiente.

 

Então, o que você está esperando? Junte-se a nós nesta aventura na Ilha de Marajó e prepare-se para viver momentos inesquecíveis em meio à natureza selvagem e intocada do Brasil. Viaje com a Freeway e descubra por que somos a escolha número um para os amantes do ecoturismo e da aventura!