A Indochina é uma importante região entre duas grandes culturas asiáticas: a indiana e a chinesa. É composta pelos países do Vietnã, Laos, Camboja, e, dependendo do critério, pela Tailândia e Myanmar.
A região reserva muita espiritualidade nos templos budistas, belezas naturais em seu litoral e pelos lagos e bosques e uma cultura que valoriza os produtos locais em sua produção artesanal. Uma experiência completamente diferente de tudo o que você já viveu...Vamos saber o que não pode faltar no seu roteiro?
1. Vietnã
O Vietnã é um dos países mais bonitos do Sudeste Asiático. Além da capital Hanói, a única cidade asiática com avenidas arborizadas, arquitetura colonial francesa e lagos pacífico ainda tem belíssimos templos orientais e a Baía de Halong.
> Templos: A riqueza do budismo
O Templo da Literatura, por exemplo, é a primeira universidade do país, fundada em 1070 e é considerada o símbolo de Hanói. O Museu de Etnologia aprofunda nossos conhecimentos na cultura vietnamita com seu vasto acervo.
O Mausoléu de Ho Chi Minh na praça Ba Dinh é uma boa oportunidade para conhecer a arquitetura dessas obras. Construído para resguardar o corpo do líder vietnamita Hồ Chí Minh, que está preservado em um caixão de vidro no salão central do mausoléu.
> Natureza: As belezas e a vida simples rural
O Templo Ngoc Son, ou Templo da Montanha de Jade, fica localizado em uma ilha no meio do Lago Hoàn Kiếm que garante um cenário cinematográfico ao entardecer quando o lago fica iluminado pelo sol. Ainda ativo, é possível encontrar monges que praticam suas orações e sentir o aroma dos incensos.
A Baía de Halong é uma viagem pelas terras agrícolas ricas do delta do Rio Vermelho com sua paisagem de campos de arroz e búfalo. Pela Baía, navegue nos barcos de madeira, os "juncos”, pelas numerosas ilhas da Baía, como a Tartaruga, o Cachorro e o Chefe do Homem. Que tal uma experiência extra? Algumas embarcações oferecem aula de Tai Chi a bordo no terraço ao nascer do sol.
> Comércio: Mercados e Portos
Já ouviu falar de Hoi An? Esse importante porto comercial da Ásia nos séculos 17 e 18 abriga Phung Hung, uma antiga casa de comerciantes, a ponte coberta japonesa com mais de 400 anos, oficina de seda e o museu de história da cidade "Sa Huynh". Visita imperdível!
> Memória: Guerra do Vietnã
A cidade de Ho Chi Minh tem este nome em homenagem a Ho Chi Minh, um líder da resistência vietnamita durante a Guerra do Vietnã (1955 - 1975). Foi um local importante de batalhas e é esta memória seu destaque como os túneis subterrâneos usados durante a Guerra e o Palácio da Reunificação, o antigo Correio Central e o Museu da Guerra.
2. Camboja
Camboja tem em seus destaques as esculturas de adoração e os vilarejos à beira dos lagos.
> Esculturas: Arte e Espiritualidade
A cidade de Siem Reap é a mais turística do país. Por lá você não deve deixar de visitar as
estátuas que representam o movimento do oceano, a antiga capital de Angkor Thom (século XII), o templo Bayon com suas 54 torres decoradas com 200 rostos sorridentes de Avolokitesvara, os Phimeanakas, o templo de Ta Prohm, um dos mais espetaculares e intactos da região.
> Templos: Relíquias do Budismo
Merece atenção especial o templo de Angkor Wat, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com 81 hectares, o templo é representado nas cinco torres que fazem parte da bandeira do Camboja.
As torres simbolizam a paisagem: os 5 picos de Meru, as muralhas que os rodeiam, as montanhas, o vale e o oceano. Esta obra de arte do século XII é considerada entre os historiadores da arte como o primeiro exemplo da arquitetura e arte clássica do Khmer.
> Natureza: Vilarejos às margens do lago
O maior lago no sudeste da Ásia, o Tonle Sap Lake, é parte da vida de muitos cambojanos. No vilarejo ainda pode-se conhecer o hospital, a igreja, a escola e o mercado se aproximando da cultura local. Outro símbolo cultural do país são os artesãos de D'Angkor tem a missão de apoiar os jovens cambojanos a manter o artesanato tradicional.