Blog

Inhotim, dicas e obras do museu que fica em Brumadinho

O Instituto Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. 

 

O museu de arte contemporânea e jardim botânico conhecido como Inhotim fica em Brumadinho, cidade mineira de cerca de 38 mil habitantes e muito próximo de Belo Horizonte, somente 60km e com fácil acesso.

Um lugar que todo brasileiro que valoriza arte e conexão com a natureza deve visitar. Prepare-se para adentrar na arquitetura, que mescla-se com botânica e manifestações artísticas sensoriais.

As galerias abrangem arte contemporânea, arte representativa brasileira, esculturas, metal, aço, arte conceitual, madeira, papel, fotografia, vidro, tinta a óleo, bronze, concreto, plástico, alumínio, cobre, tinta acrílica… e muito mais. Além disso, tem galerias destinadas a grandes artistas brasileiros como Chris Burden, Jorge Macchi, Adriana Varejão, Cildo Meireles e Tunga. 

A experiência única de estar mais próximo às obras, imerso à natureza, traz ao visitante uma bagagem transformadora de encher os olhos, a cabeça e o coração.

A estrutura é impecável, acolhendo a todo o público com restaurantes, lanchonetes, monitores, limpeza e conservação. As crianças são muito bem vindas e se divertem com as salas de estímulos sensoriais. 

O funcionamento é de terça-feira à domingo, das 9:30 às 16:30. O Parque tem 140 hectares, por isso também há opcionalmente transporte interno. Ao chegar é disponibilizado um mapa com todas as informações e direções.

Vamos contar um pouco mais sobre a história do parque e as dicas fundamentais para você aproveitar melhor a visitação.

História do museu Inhotim

A história de Inhotim começa na década de 80, quando o empresário Bernardo Paz começa a idealizar o museu junto ao seu acervo de arte moderna.

Em 2004 o Instituto é fundado e em 2006 aberto ao grande público. Desde então, vem renovando-se anualmente 

O local onde hoje abriga Inhotim era uma mineradora cujo responsável no século XIX era um inglês chamado Timothy – o "Senhor Tim", que, no sotaque regional acabou ficando "Nhô Tim".

As obras do Inhotim

 O acervo abrange mais de 20 galerias com obras de 85 artistas e 26 diferentes nacionalidades, além de esculturas, instalações, pinturas, desenhos, fotografias, filmes e vídeos. 

Além das obras artísticas, muitas vezes interativas, há conjuntamente um imenso Jardim Botânico.

São mais de 4.300 espécies cultivadas, representando 181 famílias botânicas e 953 gêneros. Ainda presente exemplares nativos, exóticos e a maior coleção de palmeiras do mundo.  

Onde fica e como chegar em Inhotim

O museu fica na cidade mineira de Brumadinho, cerca de 60km de Belo Horizonte. O acesso é muito fácil e pode ser feito de carro, ou mais recomendado em um grupo de viagem. 

O transporte público infelizmente não é muito recorrente, mas há ônibus internos da rodoviária de Brumadinho. Uber não costuma funcionar tanto na cidade, mas há táxis. Se você vem direto de BH já é mais garantido conseguir, mas a tarifa também será bem maior.

Qual a melhor época para conhecer Inhotim?

Não há uma época mais indicada para visitar o museu. O clima de Brumadinho é similar ao restante do sudeste. Verão quente e chuvoso e o inverno com clima mais seco e temperaturas mais baixas.

Por isso, para quem vai de novembro a fevereiro tem mais chance de pegar chuva no passeio. Já de maio até agosto, as chuvas são bem menos frequentes, porém é o frio da manhã que pode acompanhar o passeio. 

Quanto ao fluxo turístico, todos os dias há muitos visitantes. Mas na quarta-feira, por ser gratuíto, o museu fica também bem mais cheio o que pode gerar algumas filas dependendo da galeria. 

Tragédia em Brumadinho em 2019

No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o maior desastre com rejeitos de mineração no Brasil. O rompimento da barragem no Córrego do Feijão, em Brumadinho, matou centenas de pessoas e causou diversos prejuízos ambientais.

Grande parte dos moradores da cidade perderam parentes e tiveram diversos prejuízos financeiros. A tragédia também afetou o turismo e consequentemente o movimento de Inhotim.

O museu não foi atingido, por localizar-se em outra região da cidade, assim como as visitar a cidade de Brumadinho não representa nenhum risco.

O  rompimento da barragem foi noticiado por todo o mundo, dado a gravidade do fato, por outro lado, Brumadinho tem diversos atrativos turísticos incríveis pouco mostrados pela mídia. Inhotim é o mais expressivo deles, mas na região há muita natureza incrível.

Dicas para visitar

  • Conheça o museu em pelo menos dois dias. Para aproveitar melhor as obras e poder visitar as galerias e cada surpresa de Inhotim, recomendamos separar dois dias de visita, é impossível ver tudo somente em uma única visita.

  • Você consegue conhecer Inhotim em dois dias, mas recomendamos que use em um dos dias o transporte interno que o museu oferece. Assim você pode chegar nas galerias mais afastadas sem precisar andar muito e sem perder tempo.

  • Nas quartas-feiras a entrada é gratuita. Consequentemente é o dia em que o museu também fica mais cheio. Programe-se com antecedência.

  • Utilize um guia para visitar Inhotim. Por se tratar de um museu de arte, ainda mais contemporânea, muitas pessoas não captam o contexto das obras e artistas. Há monitores em todo a área para tirar dúvidas. Mas é muito diferente de estar com um guia orientando a visita, que pode ser feita em uma viagem em grupo.

  • Descanse bem no dia anterior, alimente-se bem e prepare o tênis e as pernas, porque para poder contemplar o museu é preciso estar bem disposto.

Viaje com a Freeway

A Freeway reservou o melhor de Inhotim para você conhecer conosco. Com um guia especializado e um grupo dedicado a percorrer o melhor do museu. Que tal conhecer os nosso grupos de viagem nos feriados? Confira nossas próximas saídas.