Blog

Maria Da Fé - Cidade Das Oliveiras:  Guia De Viagem, Dicas E Curiosidades


 




 

Você já teve o prazer de conhecer Maria da Fé? Esta encantadora cidade, situada nas colinas verdejantes do sul de Minas Gerais, é um tesouro a ser descoberto. Rica em história, cultura e belezas naturais, Maria da Fé convida os viajantes a explorarem seus segredos bem guardados e a se encantarem com sua autenticidade. 

 

De seus campos de oliveiras aos aromas tentadores de sua gastronomia regional, Maria da Fé é um destino que cativa os sentidos e conquista o coração de todos que a visitam. Permita-se mergulhar nesta jornada fascinante por uma das jóias escondidas do Brasil. Venha conosco e descubra Maria da Fé.



 

Por que a cidade de Maria da Fé tem esse nome?   

             

O nome do município tem duas possíveis origens: a primeira homenagearia uma mulher empreendedora e enérgica, que dirigia a fazenda e seus negócios. A outra seria a de uma jovem bonita, vinda com uma das bandeiras que cruzaram aquelas paragens e que teria se casado com o cacique Jequitibá, por ter ele concordado em desvendar o segredo das minas de ouro da região para exploradores. Como esposa do cacique, ela teria feito erigir um grande cruzeiro de madeira, símbolo de sua fé, convertendo a tribo à religião cristã. 



 

Qual a população de Maria da Fé?

 

Sua população estimada em 2020 era de 14 056 habitantes.



 



 

Onde fica Maria da Fé?

 

Maria da Fé se localiza no Sul do Estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira. A sede do município está a 1.258 metros de altitude e o ponto culminante é o Pico Pomária, ou Pico da Bandeira, com seus 1.683 metros, de onde pode-se avistar toda a cidade e também algumas cidades vizinhas. De lá também pode-se ver o Pico dos Marins e o Laboratório Nacional de Astrofísica na cidade de Brazópolis. 



 

Como chegar a Maria da Fé?



 

Maria da Fé pode ser facilmente acessada de carro da vizinha cidade de Itajubá, um importante pólo urbano no sul de Minas Gerais, com distância de 25km.

Também pode-se chegar a ela via São Lourenço, cuja distância fica a 52 km.

Da Via Dutra, cidade de Lorena, até Maria da Fé, são 92km.

Da Fernão Dias, cidade de Pouso Alegre, a Maria da Fé, a distância é de 97km.

De Belo Horizonte são 430km, e de São Paulo, 290 km.



 

 

Como é o relevo em Maria da Fé?

      

O relevo de Maria da Fé é predominante montanhoso, 88% da área do município sendo constituída dos chamados "mares de morros", típicos da região; o restante é composto por 10% de planalto ondulado e 2% de relevo plano. 

 

As formações rochosas são de rochas sedimentares formadas por areia, argila, calcário e arenito e por rochas magmáticas, principalmente granitos. Além de comporem a paisagem, as rochas são utilizadas para calçar as ruas, revestir as casas e modelar peças de artesanato e decoração.

 

Como são as estradas e os acessos para os passeios?

          

As estradas rurais são de terra, em sua maior parte, e o terreno, acidentado, fazendo com que em épocas de chuva o acesso aos passeios se torne complicado, sendo indicado o uso de carros 4x4.



 

A Estrada Real passa por Maria da Fé?

 

O Caminho Velho da Estrada Real passa por Maria da Fé.




 

Como é o clima de Maria da Fé?

 

O clima é temperado, típico da Serra da Mantiqueira, e Maria da Fé é considerada a cidade mais fria do Estado de Minas Gerais, em parte por conta de sua altitude, que passa dos 1200 metros. No inverno as temperaturas mínimas podem descer abaixo de 0°C.



 



 

Por que Maria da Fé é chamada de Cidade das Oliveiras?



 

No centro da cidade, na praça Getúlio Vargas, se encontram algumas das mais antigas oliveiras da cidade e do país. Foi nesta cidade que a fazenda experimental de Maria da Fé, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), realizou a primeira extração do azeite extra virgem no Brasil em 29 de fevereiro de 2008. Esta primeira extração rendeu 40 litros do produto. 

 

Esse fato, aliado à arborização de suas praças, quase que na sua totalidade composta de oliveiras, e também pela presença da fazenda experimental da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, produtora de diversas variedades de mudas de oliveira genuinamente brasileiras, fizeram com que Maria da Fé ficasse conhecida nacionalmente como Cidade das Oliveiras.



 

Como é a produção do azeite em Maria da Fé?

          

A produção do azeite extra virgem no Brasil começou em Maria da Fé e se expandiu pela Serra da Mantiqueira. Atualmente, Maria da Fé possui cerca de 20 produtores de azeite. Contudo, na macrorregião da Serra da Mantiqueira a estimativa é que haja 90 marcas de azeite, resultado de cerca de 200 produtores. 



 

Quando começou o cultivo da oliveira no Brasil?

 

O cultivo da oliveira, para a extração do azeite extra virgem, se iniciou no Brasil em 2008.




 



 

Por que Maria da Fé é famosa por seu artesanato?

 

A Cooperativa Mariense de Artesanato, conhecida como Oficina Gente de Fibra, é reconhecida nacional e internacionalmente por seu projeto exemplar de geração de emprego e renda. Fundada em 1999, contribui para o fortalecimento econômico da comunidade com a produção e comercialização de peças que causam baixo impacto ambiental.

 

As mulheres estavam em busca de um artesanato com identidade local e o artista plástico Domingos Tótora apresentou a possibilidade de se trabalhar com papel reciclado e folha de bananeira. A partir desse dia Tótora e mais cinco mulheres da comunidade deram início aos trabalhos, surgindo com essa iniciativa a Oficina Gente de Fibra.

 

Os produtos desenvolvidos pelo grupo Gente de Fibra surpreendem por sua história e beleza. A Cooperativa desenvolve peças decorativas e utilitárias com design moderno e uso consciente e sustentável de materiais. A técnica desenvolvida por Domingos Tótora e repassada aos artesãos da cooperativa consiste em processar o papelão coletado no município, transformando-o em uma massa moldável e muito resistente. 

 

O pseudocaule das bananeiras, que seria descartado após a colheita dos cachos, é beneficiado pela extração de sua fibra, utilizada para a criação de texturas na massa ou adornos nas peças. A pintura é feita com pigmentos naturais, como terras vermelhas e ocre. 

 

Ao longo dessas duas décadas de trabalho, o grupo cresceu e se fortaleceu, ganhando autonomia, participando das principais feiras do setor e comercializando seus produtos em lojas dentro e fora do país. Seus 11 integrantes trabalham diariamente na sede da cooperativa, onde possuem toda a estrutura e equipamentos necessários para produção das peças. 




 




 

Quais os passeios a se fazer em Maria da Fé?



 

Não há como não se visitar os olivais de Maria da Fé. Eles são quem marcaram a história recente da cidade. Mas além deles há ainda outros passeios a serem feitos.

São eles:

 

Fazenda Epamig

           

É uma fazenda experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais. Possui um lago e uma trilha de 4 km para educação ambiental com cultivo de bromélias, azeitonas e ervas medicinais.


Abriga também uma das poucas estações meteorológicas automáticas brasileiras. O turista poderá visitá-la acompanhado de um guia da fazenda.



 



 

Magadu Olival - Maria da Fé

 

A Fazenda Santa Helena abriga um dos mais premiados olivais do país (Azeite Monasto). A fazenda possui um espaço gourmet, além de atividades de lazer relacionadas ao agroturismo. Ela fica situada a 1650mts de altura. As atividades oferecidas incluem: Visitação ao Olival e Degustação do Azeite; Picnic no jardim de samambaias (período da manhã) ou uma vista espetacular para o pôr do sol (período da tarde); Trilha na Mata Atlântica, com possibilidade de observação da fauna e da flora nativas. O local também é bom para a Observação das Estrelas. 

 

Olival de Quelemém

 

Uma fazenda de olivas situada num local particularmente privilegiado para se observar o por-do-sol.

E para isso combina muito o lanche da tarde servido por eles, de uma grande fartura. 



 

 

Luci Café Orgânico

 

Completamente despretensiosa, uma experiência simples, com uma família da roça, trabalhadora e inspiradora - esse é o Luci Café Orgânico.

Se você combinar antes ela poderá preparar um café da tarde para a turma, feito artesanalmente por ela.

 

Luci é uma antiga apanhadora de café que, junto com seu marido, se capacitou depois para gerir uma pequena propriedade rural, o que ela faz com muito amor e inspiração.

Sua propriedade fica na mesma estrada da Fazenda Maria da Fé, alguns quilômetros depois dos Olivais Quellelem.



 

 

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes

 

 A Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é uma igreja datada do início do século XX, de estilo eclético, destacando-se o gótico-romano. Em seu interior é possível admirar inúmeras pinturas de autoria dos irmãos italianos Pietro e Ulderico Gentili, que também possuem obras em Americana (SP) e Mariana (MG). 

 

Tudo se encontra em perfeito estado de conservação. Muito bonita por dentro e por fora, é uma das grandes atrações turísticas da cidade.  Pela sua beleza, sua importância na religiosidade do povo mariense, seu valor afetivo e histórico, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes é um monumento que foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 31 de maio de 1999.



 

 

Centro Cultural de Maria da Fé

 

Museu com registro fotográfico e documental da história local. Localizada na antiga estação ferroviária, possui um locomotiva Baldwin 225, 1918, desativada, que é o principal cartão postal da cidade.



 

 



 

Gente de fibra

 

Esta parada em Maria da Fé é obrigatória. 

A Cooperativa Mariense de Artesanato foi gerada paralelamente ao Projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural em Maria da Fé; projeto este surgido da parceria entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE-MG. Um dos objetivos do projeto era desenvolver um artesanato que tivesse identidade local. Em uma das reuniões para discutir o projeto, o artista plástico Domingos Tótora apresentou o trabalho criado por ele feito com papel reciclado e fibra de bananeira, que ia ao encontro dos anseios de todos envolvidos no projeto.

Desta reunião, Domingos Tótora e mais cinco mulheres da comunidade aceitaram o desafio de desenvolver o trabalho, surgindo assim a Oficina Gente de Fibra. Paralelamente foram criadas outras oficinas de artesanato na cidade. À medida que os artesãos se organizaram e se capacitaram, seus produtos foram conquistando os mercados interno e externo. Visando sempre o fortalecimento do artesanato mariense, as oficinas se uniram e foi então criada em agosto de 1999, a Cooperativa Mariense de Artesanato.

Esse trabalho contribui para o fortalecimento econômico da comunidade, gerando renda, colocando no mercado produtos de qualidade, exclusivos e de baixo impacto ambiental; elevando assim, cada vez mais o nome da Cooperativa Mariense de Artesanato e da cidade de Maria da Fé.

 

Pico da Bandeira

 

O Pico da Bandeira é o ponto culminante do município, com 1683m, de fácil acesso para carro, de onde se pode avistar toda a cidade e também algumas cidades vizinhas como, por exemplo, São José do Alegre, Pedralva e Itajubá. De lá também pode-se avistar o Pico dos Marins, o Laboratório Nacional de Astrofísica em Brazópolis e bons trechos da Serra da Mantiqueira. 

 

 

Estudio Domingos Totora

 

Na obra do mineiro Domingos Tótora, o papelão descartado é misturado com água e cola. A polpa resultante, é a base para um “novo material”, que tem resistência próxima da madeira. As peças resultantes são móveis, objetos e esculturas feitas à mão por artesãos locais, sob a criação e direção de Domingos Tótora. 

 

O trabalho, criado em um processo sustentável, é um bom exemplo das iniciativas que recentemente aconteceram no Brasil, promovendo artesanato para gerar renda para as populações carentes, enquanto ao mesmo tempo respeitando o meio ambiente.

Tótora já recebeu o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira 2010 na categoria mobiliário, Prêmio TOP XXI na categoria Design Sustentável e teve seu trabalho selecionado como um dos melhores do ano de 2011 pelo Design Museum de Londres – Brit Insurance Designs of The Year 2011.

 

 

 

 

Fazenda Maria da Fé

 

Produzimos azeites extravirgens de qualidade internacional sendo que os azeites de maior destaque são: Nuovo (É resultado de uma extração sem filtrar nem decantar), uma edição especial e limitada; os azeites aromatizados Fazenda Maria da Fé, nos sabores Alho, Pimenta Calabresa e Limão Siciliano e o Blend, da marca Origens, que são azeites selecionados entre as melhores regiões produtoras, do Brasil e do mundo.

 

A fazenda também produz doces típicos de uma fazenda mineira, como o Doce de Leite (com receita Argentina). O destaque da fazenda é seu charmoso restaurante com vista para a Serra da Mantiqueira, que atende pessoas individuais, famílias e grupos. 



 

O que há para se ver no centro da cidade de Maria da Fé?

 

 

No centrinho de Maria da Fé encontra-se o Centro Cultural, responsável por guardar a memória histórica da cidade em fotos e documentos.

Ao lado do Centro Cultural, acompanhando a avenida central da cidade, o turista encontrará as casinhas do artesanato e dos produtos locais, o que vale compras a preços bem acessíveis.



 



 

 

 

Quais são as cidades vizinhas a Maria da Fé que valem uma visita?



 

Maria da Fé é vizinha de uma cidade linda do ponto de vista arquitetônico. Um pequeno paraíso para arquitetos e decoradores. Esta cidade é Cristina.

Cristina, que fica a apenas 19km de Maria da Fé, é um destino obrigatório a ser visitado. Pequenina, o que chama a atenção são seus casarões preservados e restaurados do centro da cidade, que valem o caminhar por suas ruelas e das fachadas encantadoras.

 

Itajubá é a maior cidade da região, um dos mais importantes centros universitários do sul de Minas, berço de várias universidades e faculdades, como a UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá,  a São Lucas Ji-Paraná, a FWB, a UNIFEI, São Lucas Porto Velho, a USF - São Francisco, a UNINOVAFAPI, a UNICESUMAR, a UNIPTAN, a UNIS, e a UniFatecie.

Um pouco mais longe, mas também interessante, fica Delfim Moreira. Aqui o destaque são suas lindas cachoeiras (em propriedades privadas), e o azeite biodinâmico Verde Oliva, além da cerveja artesanal da Cervejaria Kraemerfass.

 

De Delfim Moreira se chega a Marmelópolis através de uma linda e tranquila estrada  asfaltada. De lá são ainda cerca de 10km de estrada de terra até chegar à base do Pico dos Marins. Trata-se do 26° pico mais alto do país. Seu cume se encontra a 2421 metros acima do nível do mar. Formado por um grande maciço rochoso com paredões íngremes, a montanha é um importante destino para quem pratica trekking.

 

A ascensão até o seu cume exige muito preparo, pois são necessárias 4 horas para a subida e quase o mesmo tempo para a descida. Mas para caminhantes que desejam apenas sentir a sensação da montanha é possível subir apenas até o Morro do Careca, no começo da subida, o que leva cerca de 45 minutos, também de uma trilha com aclive. 

 

E nos interiores de Marmelópolis se encontra ainda a Cachoeira dos Padres, um complexo que, no verão, proporciona banhos deliciosos e energéticos em suas impressionantes e imponentes quedas de água.

 

 

 

 

 

Quais são as festas mais famosas de Maria da Fé?

 

As festas mais famosas de Maria da Fé são: a Festa do Azeite Novo, normalmente em volta da Páscoa, o Festival de Inverno, em julho, e o Circuito Gastronômico Comidas de Maria, e o Carnamaria.




 

Qual o maior evento de Maria da Fé?



 

O maior evento de Maria da Fé é o Festival de Inverno, que acontece em julho.




 

O que comer em Maria da Fé? 

 

Destaques da gastronomia são:  

 

O sorvete de azeite e morangos, os quais que podem ser colhidos diretamente do pé e que não possuem agrotóxicos, além de pratos mais tradicionais como o ravioli de massa verde (espinafre), recheado de mussarela de búfala e manjericão com molho vermelho e o lombo de bacalhau Gadus Morhua, salteado com o Azeite Extravirgem da Fazenda Maria da Fé, acompanhado por legumes, batatas e azeitonas pretas



 

Onde comer em Maria da Fé?

 

Um bom local para começar a conhecer a culinária em Maria da Fé é a Pizzaria Casa Rosada. Despretensiosa, ao mesmo tempo em que conta com um cardápio abrangente, ela prima pela simpatia dos donos, e fica no centrinho da cidade. Se você for no final de semana prepare-se para esperar, pois é um dos pontos mais lotados da cidade.   

Se a busca for por sofisticação, a Casa Grappolo prima pela beleza do lugar e pela vista cênica que proporciona de seu alto, além de oferecer pratos gourmets. Para o dia-a-dia, ou para um jantar com boa prosa vale conhecer o novo restaurante do chef Edinho, a Cantina do Chef, que fica na saída para a Fazenda Maria da Fé. Um almoço honesto.

 

 

Como é o Circuito Gastronômico Comidas de Maria ?

 

O Circuito Gastronômico Comidas de Maria é um projeto pioneiro na região e tem como foco apresentar aos marienses e visitantes o que de melhor a culinária de Maria da Fé pode oferecer. Em parceria com SEBRAE Minas e o Chef Vinicius Curtts foi realizada uma consultoria individualizada em oito empreendimentos gastronômicos de Maria da Fé. 

 

A partir disso foram criados pratos exclusivos e foi modelado um produto no formato de circuito para que os marienses e os visitantes possam experimentar variadas opções da nossa cozinha. 

Os empreendimentos participantes do Circuito são: 

  • Casa Grappolo
  • Fazenda Maria da Fé 
  • Azeite Monasto 
  • Bistrô Mundo Oliva 
  • Quintal Mineiro 
  • O Conterrâneo 
  • Pizzaria Casa Rosada 
  • OINCS Charcutaria




 



 



 

Há produção de vinhos em Maria da Fé?

           

Desde 2019 Maria da Fé também ostenta uma produção vinícola, graças ao terroir de seus solos, ao clima e à altitude. Trata-se da Vinícola Lorenzo, que produz seus vinhos através do processo da vinificação natural, sem aditivos e conservantes.



 

Onde se hospedar em Maria da Fé?

 

A Pousada Maria da Fé, na entrada da cidade, é um ótimo local para se hospedar. Há mais alguns hotéis centrais, mais simples, porém aconchegantes.



 

 

Viaje com a Freeway para Maria da Fé?

 

Prepare-se para uma experiência incomparável com a Freeway! Junte-se a nós em uma jornada extraordinária para Maria da Fé, um destino encantador e repleto de maravilhas naturais e gastronômicas. Como pioneiros em ecoturismo no Brasil, estamos empenhados em proporcionar a você uma viagem que enriquecerá sua mente.

Descubra os segredos por trás do cultivo das oliveiras, conheça os métodos tradicionais de extração e delicie-se com a degustação de azeitonas.    

Junte-se a nós e faça parte de uma viagem que irá transformar sua visão sobre turismo e deixar lembranças duradouras.Reserve agora e prepare-se para uma aventura inesquecível em Maria da Fé com a Freeway.