Blog

Serra do Roncador: Cultura, Mistério e Muita Natureza

 

A Serra do Roncador é tão única e misteriosa, que boa parte dos brasileiros não conhece ou sequer ouviu falar desse localidade no centro do Brasil, estado do Mato Grosso.

Uma região de aproximadamente 800 quilômetros de pura natureza, e muitas montanhas. É também cercada pela grandeza dos rios Xingu, Kuluene, Araguaia, e o rio das Mortes. 

A Serra do Roncador é com certeza uma das regiões mais inexploradas da selva sul-americana. A sua extensão vai do município de Barra do Garças, no Mato Grosso, até a Serra do Cachimbo, no Pará.

 

A origem do nome

O nome “Serra do Roncador" tem como origem o som grave que se forma e ressoa na Serra. Principalmente durante a noite, ao contato do vento com os gigantes paredões rochosos, escuta-se como o soar do ronco ininterrupto de uma pessoa dormindo. 

Bonito, ou assustador... Essa característica aumenta ainda mais o mistério do lugar. 

Mistério

Uma das características da Serra do Roncador é a mística e as diversas histórias que cercam a região. 

A localidade é muito procurada e visitada por pesquisadores e estudiosos de antigas civilizações, UFOS, inscrições rupestres, sítios arqueológicos, ou por curiosidade nas lendas dos portais que ali existem. 

O caso mais famoso da Serra do Roncador, foi o desaparecimento do explorador inglês Percy Harrison, um coronel da Artilharia Britânica. 

Foi em meados de 1919 que ele chegou na região, com o objetivo de encontrar vestígios que comprovassem  a sua tese de que ali havia uma civilização intraterrestre.

 A sua busca por essa civilização, era por acreditar que eles seriam os possíveis descendentes dos Atlantes, do continente perdido de Atlântida. A sua intenção era estabelecer contato com essa civilização. E foi então, em 1925 que Percy desapareceu misteriosamente, sem deixar pistas ou rastros. 

No Bico da Serra é possível ver, dependendo do ângulo, as imagens de um índio e uma santa, o que simbolicamente representa os guardiões do local, um com o papel de proteger  e o outro de abençoar. 

O Arco da Pedra, é uma formação rochosa considerada por diversos grupos esotéricos como um dos pontos mais energéticos da Terra e um “portal” para outros mundos.

Na região há várias aldeias indígenas, como os Xavantes, que guardam muito bem a entrada do túnel roncador, que segundo lendas, dá acesso a cidades subterrâneas intraterrenas.

Sendo histórias ou lendas, nada muda o fato de que a Serra do Roncador é repleta de uma forte energia positiva, que toca a alma de qualquer um que se aventura por sua natureza.

Como chegar?

Para adentrar na misteriosa Serra do Roncador geralmente inicia-se em Barra do Garças. A cidade está localizada bem no meio de Brasília, Goiânia e a capital do estado, Cuiabá. Por isso, há mais opções de voos até uma dessas cidades e a partir daí, poderá seguir de transfer. O trecho mais curto vem de Goiânia e leva quase 5 horas.

É possível ainda chegar de avião até o aeroporto de Barra do Garças, mas é preciso conferir tarifas e horários para ver o que fica mais confortável para você. Alguns aventureiros ainda chegam de carro, para quem vem de Goiás, vai uns 500km em média.

Quando ir?

É possível viajar durante todo o ano para a Serra do Roncador. Porém existem alguns pontos importantes para saber.

 

Entre abril e junho, a região está mais florida, um pouco mais seca, mas ainda com um bom volume de água. Sendo bem indicado esse período. 

 

Durante os meses de agosto e setembro, as cachoeiras estão menos volumosas, o tempo é mais seco, mas os passeios são garantidos.

 

De outubro a dezembro, as chuvas vão voltando. Pode ser que até meados de março algumas atrações possam ficar com acesso dificultado, por outro lado as cachoeiras estarão cheias e a vegetação bem verde encanta.

Atrações 

Dentre tantas paisagens incríveis, e uma natureza de tirar o fôlego, há muitas atrações disponíveis para os amantes de aventura. 

As caminhadas são os destaques de Roncador, e nos encaminham para lugares mais do que especiais, como a “Dedo de Deus”, uma trilha no Park Portais do Roncador, paredão maciço vertical, que resguarda muitas lendas e histórias

As cachoeiras são um verdadeiro paraíso, cada uma com sua característica predominante, dentre elas, os diversos tons cristalinos. E se você procura águas termais terapêuticas é possível encontrar na Serra também.

Há também as grutas, como a “ Gruta Azul ”, um pequeno abrigo incrustado na montanha que contém gravuras geométricas, como a imagem de uma estrela cadente de cor azulada, o que inclusive deu origem ao nome do local.

Viaje com a Freeway para a Serra do Roncador 

A Freeway te leva para a Serra do Roncador, e são várias opções de roteiro. 

Encontro com a cultura local, seja em assentamentos ou aldeias. Vivências e integração com a natureza envolvente de Roncador.

Confira os nossos roteiros para a Serra do Roncador.

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR