Blog

Serra do Roncador: Cultura, Mistério e Muita Natureza

 

A Serra do Roncador é tão única e misteriosa, que boa parte dos brasileiros não conhece ou sequer ouviu falar dessa localidade no centro do Brasil, estado do Mato Grosso.

Uma região de aproximadamente 800 quilômetros de pura natureza, e muitas montanhas. É também cercada pela grandeza dos rios Xingu, Kuluene, Araguaia, e o rio das Mortes. 

A Serra do Roncador é com certeza uma das regiões mais inexploradas da selva sul-americana. A sua extensão vai do município de Barra do Garças, no Mato Grosso, até a Serra do Cachimbo, no Pará.

A origem do nome

O nome “Serra do Roncador" tem como origem o som grave que se forma e ressoa na Serra. Principalmente durante a noite, ao contato do vento com os gigantes paredões rochosos, escuta-se como o soar do ronco ininterrupto de uma pessoa dormindo. 

Bonito, ou assustador... Essa característica aumenta ainda mais o mistério do lugar. 

Mistério

Uma das características da Serra do Roncador é a mística e as diversas histórias que cercam a região. 

A localidade é muito procurada e visitada por pesquisadores e estudiosos de antigas civilizações, UFOS, inscrições rupestres, sítios arqueológicos, ou por curiosidade nas lendas dos portais que ali existem. 

O caso mais famoso da Serra do Roncador, foi o desaparecimento do explorador inglês Percy Harrison, um coronel da Artilharia Britânica. 

Foi em meados de 1919 que ele chegou à região, com o objetivo de encontrar vestígios que comprovem  a sua tese de que ali havia uma civilização intraterrestre.

 A sua busca por essa civilização, era por acreditar que eles seriam os possíveis descendentes dos Atlantes, do continente perdido de Atlântida. A sua intenção era estabelecer contato com essa civilização. E foi então, em 1925 que Percy desapareceu misteriosamente, sem deixar pistas ou rastros. 

No Bico da Serra é possível ver, dependendo do ângulo, as imagens de um índio e uma santa, o que simbolicamente representa os guardiões do local, um com o papel de proteger  e o outro de abençoar. 

O Arco da Pedra, é uma formação rochosa considerada por diversos grupos esotéricos como um dos pontos mais energéticos da Terra e um “portal” para outros mundos.

Na região há várias aldeias indígenas, como os Xavantes, que guardam muito bem a entrada do túnel roncador, que segundo lendas, dá acesso a cidades subterrâneas intraterrenas.

Sendo histórias ou lendas, nada muda o fato de que a Serra do Roncador é repleta de uma forte energia positiva, que toca a alma de qualquer um que se aventura por sua natureza.

Como chegar?

 

Para adentrar na misteriosa Serra do Roncador geralmente inicia-se em Barra do Garças. A cidade está localizada bem no meio de Brasília, Goiânia e a capital do estado, Cuiabá. Por isso, há mais opções de voos até uma dessas cidades e a partir daí, poderá seguir de transfer. O trecho mais curto vem de Goiânia e leva quase 5 horas.

É possível ainda chegar de avião até o aeroporto de Barra do Garças, mas é preciso conferir tarifas e horários para ver o que fica mais confortável para você. Alguns aventureiros ainda chegam de carro, para quem vem de Goiás, vai uns 500 km em média.

Quando ir?

 

 

É possível viajar durante todo o ano para a Serra do Roncador. Porém existem alguns pontos importantes para saber.

Entre abril e junho, a região está mais florida, um pouco mais seca, mas ainda com um bom volume de água. Sendo bem indicado esse período. 

Durante os meses de agosto e setembro, as cachoeiras estão menos volumosas, o tempo é mais seco, mas os passeios são garantidos.

De outubro a dezembro, as chuvas vão voltando. Pode ser que até meados de março algumas atrações possam ficar com acesso dificultado, por outro lado as cachoeiras estão cheias e a vegetação bem verde, encanta.

 

Atrações 

 

Dentre tantas paisagens incríveis, e uma natureza de tirar o fôlego, há muitas atrações disponíveis para os amantes de aventura. 

As caminhadas são os destaques de Roncador, e nos encaminham para lugares mais do que especiais, como a “Dedo de Deus”, uma trilha no Park Portais do Roncador, paredão maciço vertical, que resguarda muitas lendas e histórias

As cachoeiras são um verdadeiro paraíso, cada uma com sua característica predominante, dentre elas, os diversos tons cristalinos. E se você procura águas termais terapêuticas é possível encontrar na Serra também.

Há também as grutas, como a “ Gruta Azul ”, um pequeno abrigo incrustado na montanha que contém gravuras geométricas, como a imagem de uma estrela cadente de cor azulada, o que inclusive deu origem ao nome do local.



 

O que comer?

 

 




 

A culinária da Serra do Roncador destaca-se pela utilização de ingredientes frescos e produtos regionais, muitos dos quais são cultivados localmente. Com uma mistura de influências indígenas, africanas e europeias, os pratos tradicionais oferecem uma experiência sensorial única, cativando os paladares dos visitantes.

 

Um dos pratos emblemáticos da região é o "Peixe na Folha de Bananeira", uma receita que destaca a abundância de peixes nos rios circundantes. O peixe fresco é cuidadosamente temperado com ervas locais, enrolado em folhas de bananeira e assado lentamente, preservando os sabores naturais e proporcionando uma textura suculenta.

 

Além disso, a Serra do Roncador é conhecida por seus pratos à base de carne, como a "Carne de Sol". A carne é salgada e seca ao sol, resultando em uma iguaria saborosa e de textura única. Essa técnica de preservação de carne é uma tradição passada de geração em geração, destacando a importância da cultura local na preservação das raízes gastronômicas.

 

A presença de frutas tropicais e vegetais frescos também desempenha um papel significativo na culinária da região. Sucos exóticos, saladas coloridas e acompanhamentos à base de mandioca são comuns nas mesas da Serra do Roncador, proporcionando uma explosão de sabores e nutrientes.



 

 

O que levar na mala?

 

 

 

 

 

Preparar uma mala adequada para uma viagem à Serra do Roncador é essencial para garantir uma estadia confortável e aproveitar as atividades oferecidas pela região, indicamos que você leve em sua mala:

 

  • Roupas Leves
  • Roupas de Banho
  • Casaco ou Jaqueta para as noites
  • Tênis ou Botas de Caminhada
  • Protetor Solar
  • Chapéu ou Boné
  • Repelente
  • Garrafa d'água
  • Medicamentos Pessoais
  • Carregadores portateis
  • Lanterna

 

Lembre-se de verificar a previsão do tempo antes da viagem para ajustar sua mala conforme as condições climáticas previstas. Adaptar a lista de acordo com as atividades planejadas é fundamental para garantir uma estadia agradável na Serra do Roncador.



 



 

Onde se hospedar?

 

 

A hospedagem na Serra do Roncador oferece uma variedade de opções que atendem tanto aos viajantes que buscam o conforto moderno quanto àqueles que desejam uma experiência mais rústica e próxima à natureza.

Muitas pousadas e hotéis boutique na Serra do Roncador oferecem acomodações aconchegantes e serviços personalizados. Esses estabelecimentos geralmente proporcionam uma atmosfera tranquila, com quartos bem decorados e comodidades que visam ao conforto dos hóspedes. Algumas dessas opções podem estar situadas em locais estratégicos, proporcionando vistas deslumbrantes para as montanhas e outras paisagens naturais.

 

Alguns das hospedagens que indicamos são:

  • Hotel Esplanada
  • Hotel Colombo
  • Pousada Aldeias Araguaia
  • Hotel Odara

 

 

Viaje com a Freeway para a Serra do Roncador 

 

 



 

Embarque em uma jornada única e desvende os mistérios da Serra do Roncador com a Freeway, sua parceira de viagens extraordinárias! Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, biodiversidade exuberante e energia mística, a Serra do Roncador é um destino imperdível para os aventureiros de alma.

 

Desperte seus sentidos com imensidão verde, rios serenos e picos majestosos. A Freeway valoriza a preservação ambiental e promove experiências que conectam você de maneira sustentável com a natureza.

 

Não espere mais para desbravar esse destino único. Entre em contato conosco e permita que a Freeway transforme sua viagem à Serra do Roncador em uma jornada memorável, repleta de descobertas e conexões autênticas.