A Serra do Roncador é tão única e misteriosa, que boa parte dos brasileiros não conhece ou sequer ouviu falar desse localidade no centro do Brasil, estado do Mato Grosso.
Uma região de aproximadamente 800 quilômetros de pura natureza, e muitas montanhas. É também cercada pela grandeza dos rios Xingu, Kuluene, Araguaia, e o rio das Mortes.
A Serra do Roncador é com certeza uma das regiões mais inexploradas da selva sul-americana. A sua extensão vai do município de Barra do Garças, no Mato Grosso, até a Serra do Cachimbo, no Pará.
A origem do nome
O nome “Serra do Roncador" tem como origem o som grave que se forma e ressoa na Serra. Principalmente durante a noite, ao contato do vento com os gigantes paredões rochosos, escuta-se como o soar do ronco ininterrupto de uma pessoa dormindo.
Bonito, ou assustador... Essa característica aumenta ainda mais o mistério do lugar.
Mistério
Uma das características da Serra do Roncador é a mística e as diversas histórias que cercam a região.
A localidade é muito procurada e visitada por pesquisadores e estudiosos de antigas civilizações, UFOS, inscrições rupestres, sítios arqueológicos, ou por curiosidade nas lendas dos portais que ali existem.
O caso mais famoso da Serra do Roncador, foi o desaparecimento do explorador inglês Percy Harrison, um coronel da Artilharia Britânica.
Foi em meados de 1919 que ele chegou na região, com o objetivo de encontrar vestígios que comprovassem a sua tese de que ali havia uma civilização intraterrestre.
A sua busca por essa civilização, era por acreditar que eles seriam os possíveis descendentes dos Atlantes, do continente perdido de Atlântida. A sua intenção era estabelecer contato com essa civilização. E foi então, em 1925 que Percy desapareceu misteriosamente, sem deixar pistas ou rastros.
No Bico da Serra é possível ver, dependendo do ângulo, as imagens de um índio e uma santa, o que simbolicamente representa os guardiões do local, um com o papel de proteger e o outro de abençoar.
O Arco da Pedra, é uma formação rochosa considerada por diversos grupos esotéricos como um dos pontos mais energéticos da Terra e um “portal” para outros mundos.
Na região há várias aldeias indígenas, como os Xavantes, que guardam muito bem a entrada do túnel roncador, que segundo lendas, dá acesso a cidades subterrâneas intraterrenas.
Sendo histórias ou lendas, nada muda o fato de que a Serra do Roncador é repleta de uma forte energia positiva, que toca a alma de qualquer um que se aventura por sua natureza.
Como chegar?
Para adentrar na misteriosa Serra do Roncador geralmente inicia-se em Barra do Garças. A cidade está localizada bem no meio de Brasília, Goiânia e a capital do estado, Cuiabá. Por isso, há mais opções de voos até uma dessas cidades e a partir daí, poderá seguir de transfer. O trecho mais curto vem de Goiânia e leva quase 5 horas.
É possível ainda chegar de avião até o aeroporto de Barra do Garças, mas é preciso conferir tarifas e horários para ver o que fica mais confortável para você. Alguns aventureiros ainda chegam de carro, para quem vem de Goiás, vai uns 500km em média.
Quando ir?
É possível viajar durante todo o ano para a Serra do Roncador. Porém existem alguns pontos importantes para saber.
Entre abril e junho, a região está mais florida, um pouco mais seca, mas ainda com um bom volume de água. Sendo bem indicado esse período.
Durante os meses de agosto e setembro, as cachoeiras estão menos volumosas, o tempo é mais seco, mas os passeios são garantidos.
De outubro a dezembro, as chuvas vão voltando. Pode ser que até meados de março algumas atrações possam ficar com acesso dificultado, por outro lado as cachoeiras estarão cheias e a vegetação bem verde encanta.
Atrações
Dentre tantas paisagens incríveis, e uma natureza de tirar o fôlego, há muitas atrações disponíveis para os amantes de aventura.
As caminhadas são os destaques de Roncador, e nos encaminham para lugares mais do que especiais, como a “Dedo de Deus”, uma trilha no Park Portais do Roncador, paredão maciço vertical, que resguarda muitas lendas e histórias
As cachoeiras são um verdadeiro paraíso, cada uma com sua característica predominante, dentre elas, os diversos tons cristalinos. E se você procura águas termais terapêuticas é possível encontrar na Serra também.
Há também as grutas, como a “ Gruta Azul ”, um pequeno abrigo incrustado na montanha que contém gravuras geométricas, como a imagem de uma estrela cadente de cor azulada, o que inclusive deu origem ao nome do local.
Viaje com a Freeway para a Serra do Roncador
A Freeway te leva para a Serra do Roncador, e são várias opções de roteiro.
Encontro com a cultura local, seja em assentamentos ou aldeias. Vivências e integração com a natureza envolvente de Roncador.
Confira os nossos roteiros para a Serra do Roncador.