Blog

Ushuaia: melhores dicas da cidade mais austral do mundo na Patagônia

 

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Terra do Fogo, na cidade do fim do mundo, na cidade mais austral do planeta, na ponta da Patagônia! Então vem saber mais sobre esse incrível destino da Argentina!

Procurando pacotes de viagem para Ushuaia? 

 

Onde fica Ushuaia?

Com pouco mais de 60 mil habitantes e com uma área de 800.000 km², Ushuaia se localiza na Patagônia Argentina, próximo da Cordilheira do Andes (Chile)  e próximo da Antártida.

 

A cidade mais austral do mundo fica bem na ponta sul do continente Americano, banhada por parte do oceano Atlântico e Pacífico, precisamente no Canal Beagle. É um lugar preservado desde sua descoberta.

 

É a capital do estado da Argentina denominado Terra do Fogo, mas em contraste do seu nome  é a única cidade a nevar o ano todo. Conhecida pelas altas montanhas, neve e a maravilhosa vida marinha, Ushuaia se tornou uma das cidades mais visitadas da Patagônia e de toda a Argentina..

 

O significado do seu nome quer dizer baía profunda e o sentido não é à toa, neste lugar se encontra a maior quantidade de animais marinhos do mundo, entre eles podemos encontrar: Pinguins, baleias, lobos marinhos, golfinhos e claro, muitos peixes.

 

Seus primeiros habitantes foram os indígenas, mas após a chegada dos europeus a cultura enraizada foi se disseminando e sendo implantando novos hábitos e com incentivo do governo na região foi possível ver o crescimento em infraestrutura e a implantação de serviços turísticos.

 

A pecuária e a pesca são um dos principais setores econômicos da região, porém, nos dias de hoje a cidade é um atrativo turístico mundial, movimentando 500 milhões por ano com turismo.

 

As ruas do centro são engrandecidas pelas belas montanhas cobertas de neve no cenário da cidade, ou mesmo das estradas. Uma verdadeira marca registrada no visual de Ushuaia.

 

Como chegar em Ushuaia?

 

Há diversas opções para chegar, entretanto a opção mais rápida continua sendo o avião.

 

Do Brasil, ainda não há opção de voo direto para a cidade do sul da Argentina, é preciso fazer conexão em Buenos Aires para então embarcar para Ushuaia. O voo com saída da capital da Argentina em direção a cidade da neve dura cerca de 3 horas e meia.

 

Para quem quer se aventurar a viajar de  ônibus, tem duas paradas com saída de Buenos Aires e em seguida, em Rio Gallegos antes de chegar no destino. A viagem dura dois dias com paradas em várias cidades.

 

O valor da passagem custa cerca de R$ 550 a R$ 1000. Os períodos de alta temporada varia no preço bem como a empresa de viação, o tipo de assento  e os serviços que são oferecidos na viagem 

 

Mas tem aqueles que querem aproveitar a viagem atravessando a Argentina e um pedaço do Chile por terras através de carro, moto, o que é uma verdadeira aventura inesquecível.

 

Mas pode ser um pouco cansativo, nem todas as estradas estarão em boas condições e alguns postos de gasolinas são distantes um do outro. 

 

A viagem dura cerca de 65 horas e são mais de 5.000 km em clima bem gelado, sem contar que pode sair bem mais caro por conta do combustível, lugar para se hospedar e pagamento de pedágios. Vale se você tiver tempo para explorar bem a Patagônia

 

Se for de veículo particular, certifique a manutenção preventiva antes de ir viajar para não ter problemas na estrada. É importante se atentar que não é possível chegar até o final do trajeto de carro, sendo necessário percorrer um trecho de barco.

 

Uma novidade que ajudará muito os turistas é que uma nova rota aérea direto de São Paulo a Ushuaia está prevista para começar em julho de 2023, permitindo que o passageiro chegue menos cansado.



 

Procurando pacotes de viagem para Ushuaia? 

 

Qual a melhor época do ano para ir para Ushuaia?

 

Como em todo lugar turístico, tem os períodos de altas temporadas, que acontecem no verão, entre dezembro e fevereiro e a temperatura fica em média de 5 °C a 15 dependendo do lugar.

 

Ainda falando do verão, você sabia que na época da estação mais quente o dia se torna mais longo ainda no Ushuaia? 

 

Durante o solstício de verão, no dia mais longo do ano, o sol brilha por mais de 15 horas e se põe por volta das 21:30h por lá, incrível, não?  Isso significa mais passeios e atividades para curtir a cidade.

 

Mas se você quer curtir a neve e esquiar pelas montanhas e passar muito frio, o período indicado é entre junho e setembro. 

 

Assim como nós brasileiros, Ushuaia está no hemisfério sul, então as estações seguem simultaneamente com a de Ushuaia. Fica fácil identificar a melhor temporada e as temperaturas em dias mais frios podem chegar a - 15° C

 

Vale lembrar que mesmo no verão em alguns lugares pode nevar, por isso é importante levar bons agasalhos, luvas, meias e gorros em qualquer estação.

 

Independente das estações, a cidade recebe turistas o ano todo por seus encantos. Mas é no verão quando Ushuaia estará realmente movimentada.

 

Quanto tempo ficar em Ushuaia?

 

Se você for a Ushuaia para ficar poucos dias, não conseguirá desfrutar das belezas da terra do fogo, nem compensa viajar tão longe. A não ser que esteja rodando pela Patagônia e passe pelo menos 3 dias na cidade mais austral, enquanto roda para outros destinos.

 

Mas cerca de 7 a 10 dias é o suficiente para curtir todos os atrativos turísticos, conhecer a cultura dos moradores, o comércio, museus, galerias, passeios de barco e as montanhas de neve.

 

 

Quer garantir sua viagem para Ushuaia?

 

O que fazer em Ushuaia?

 

As cavernas de gelo mostram a peculiaridade do lugar, e a fauna aquática dá vida à beleza glacial. Suas geleiras são protegidas como patrimônio da UNESCO e muitos cientistas estudam as espécies marinhas.

 

Suas enormes geleiras com tom azul, verde e branco mostram icebergs e lagos congelados e isso se dá através dos passeios de barcos pelos rios onde é possível contemplar um parque composto de gelo.

 

Nas montanhas brancas por neves pode praticar esportes como: esqui, snowboard e até mesmo um belo passeio de trem para vislumbrar os povoados e pontes. 

E acredite no meio de tanto paisagem glacial podemos admirar a cascata da Macarena.

 

Os museus mostram a cultura dos povos primitivos, já as trilhas levam a montanhas e mirantes onde pode-se visualizar parte da cidade.

 

No período do verão podemos ver os pinguins sobre as ilhas, já no inverno são vistos perto das geleiras. A colônia dos castores cercam o lago e mostram como vivem bem.

 

O famoso Canal Beagle mostra paisagens de gelos e arquipélagos que onde se encontram gaivotas e raros tipos de lobos. É o responsável por separar algumas ilhas e também por conectar o oceano atlântico ao pacífico.

 

O passeio de trem é para quem quer aproveitar cada ângulo da floresta com árvores exóticas.

 

Há várias formas de explorar a neve de Ushuaia, seja por trenó puxados por huskies,  motoneve e pode caminhar pela neve fofa com calçados especiais admirando cada detalhe e tirando muitas fotos

Quanto dinheiro levar para Ushuaia?

 

Há várias formas de levar dinheiro, seja através de cartão de crédito, débito, pré-pago ou em espécie. A forma mais tradicional é trocar em uma casa de câmbio caso queira o dinheiro em espécie, essa é a forma mais econômica, visto que não precisa pagar taxas dos cartões, ajuda a controlar melhor os gastos, e sempre tem aqueles estabelecimentos que não aceitam cartão, não é mesmo?

 

Cuidado ao levar grande valor em espécie para segurança, pois, perdendo todo o montante sua viagem acaba de modo desagradavél, então se programe para levar uma quantia equilibrada.

 

Mas afinal, quanto de dinheiro levar para aproveitar bem a sua viagem para Ushuaia?

 

Tirando as passagens e hotéis e pacotes, caso você não tenha fechado pacotes de passeios, recomendamos ter sempre reservado cerca de 100 dólares por cada dia em Ushuaia, ou 500 reais. Não que você vá gastar tudo isso, mas dá conta de restaurantes, compras e curtir os atrativos

 

Para quem viaja conosco com tudo incluso ou já tenha qualquer pacote com passeios, ter 200 reais por dia para bancar as refeições e compras é mais do que suficiente para uma viagem confortável.



 

Precisa de passaporte e o que mais para ir à Ushuaia?

 

Brasileiros podem entrar apenas com o RG nos países do Mercosul, e permanecer por até 90 dias, facilitando a entrada dos turistas do Brasil. Se você quer alugar um carro, é necessário levar sua CNH.



 

Já vimos que para entrar em Ushuaia, é sem burocracia. Mas o que mais podemos levar para o “fim do mundo”?

 

Bom, já vimos que as baixas temperaturas fazem necessários levar roupas de frio, mesmo se for no verão, tem lugares gelados o ano todo, então previna-se. 

 

Ao contrário de que muitos pensam, mesmo sendo um lugar frio, achamos que não é preciso usar o protetor solar, mas a verdade é que a pele em contato por muito tempo com o vento gelado, pode causar pequenas queimação no rosto, portanto, não deixe de usar protetor solar

 

Se você curte esquiar mas não tem roupa apropriada, não se preocupe, a cidade conta com loja especializada neste estilo de roupa esportiva.

 

Se possível leve calçados apropriados para trilhas e neve.



 



 

Porque Ushuaia é conhecida como Terra do Fogo?

 

O grupo de indígenas chamado de Yámanas tinha um jeito único de conversar entre eles, através de sinais de fogo por toda a região da costa. 

 

O navegador português,  que foi responsável por ser o comandante da primeira navegação na região, Fernão de Magalhães observando as fogueiras e comunicações dos nativos, resolveu batizar o lugar como terra do fogo.



 

Por que Ushuaia é considerado o fim do mundo?

 

Alguns motivos do porquê este lugar é considerado o fim do mundo é por ser localizado na parte mais sul do planeta, também chamada de austral. Ushuaia tá quase na Antártida.

 

Diferentemente de outros continentes, a América do Sul vai afinando e ficando cada vez mais estreita, por isso alguns chamam Ushuaia que fica na ponta do continente, de cidade do fim do mundo.

 

Apesar das baixas temperaturas, o lugar é um dos mais incríveis do mundo voltado para o ecoturismo gelado. Ushuaia só reforça a ideia de que a  terra pode ser explorada nos 4 cantos, até o fim do mundo.


 

É possível ver a Aurora Austral em Ushuaia?

 

Certamente você já ouviu falar da aurora boreal, que se localiza no hemisfério norte.

 

Mas, você sabia que existe esse mesmo fenômeno dos ares no hemisfério sul? É chamado de Aurora Austral  (do sul) o espetáculo dos céus só acontece em lugares na região polar com mais frequência no inverno, quando temos muita neve.

 

Isso acontece devido às tempestades solares e podem ser visualizada durante a tarde ou à noite entre os meses de fevereiro a outubro em Ushuaia. O fenômeno apesar de acontecer, é bem menos garantido de presencial que a Aurora Boreal no hemisfério norte. Então não viaje para o Ushuaia com essa expectativa. 

Quer pacotes de viagem para Patagônia e Ushuaia? Viaje com a Freeway!