Blog

Carretera Austral: Conheça a estrada mais linda da América Latina, quando ir e as melhores atrações turísticas

 

Carretera Austral, uma incrível rota de viagem no Chile

 

 

Certamente você conhece ou já ouviu falar sobre o deserto do Atacama ou a Patagônia Chilena, mas e sobre a Carretera Austral? Esse é mais um ponto turístico para quem tem vontade de conhecer e se aventurar no Chile.

 

Localizada no Sul do país, a mais famosa rodovia do Chile tem 1.240 km de extensão e cheia de encantos. O acesso à região sul, antes do surgimento da estrada, acontecia somente por avião ou barco. 



 

O início da construção se deu em 1976 diante da ditadura comandada por Augusto Pinochet para conectar  os lugares remotos com a cidade.

 

Nos dias atuais essa estrada se tornou um ponto turístico que atrai visitantes do mundo inteiro, quem cruza a rodovia se depara com belas paisagens com montanhas, florestas, glaciares, vulcões, fauna e flora que o Chile tem a oferecer.

 

Iremos falar mais sobre esse destino oferecendo as melhores dicas para sua viagem, vamos lá!

 

 

Como chegar na Carretera Austral?

 

Como sabemos a maneira mais rápida de chegar é de avião, as companhias aéreas do Brasil que realizam voos são a Gol e a Latam com destino a Santiago para o aeroporto Comodoro Arturo, a viagem dura cerca de 4 horas e 30 minutos. 

 

Ao chegar em Santiago seguimos em direção ao Puerto Montt onde inicia-se a Carretera, há várias opções de como seguir, de avião, cruzeiro , ônibus, ou carro.

 

É importante lembrar que as opções de transportes que mencionaremos a seguir são com partida de Santiago para Puerto Montt, pois ir de ônibus ou carro do Brasil até a carretera Austral consideramos desgastante, tendo em vista que a viagem dura 72 horas




 

Avião: É a opção mais viável com duração de 4 horas de Santiago a Puerto Montt

 

Carro: Caso queira alugar um carro para viajar certifique que o mesmo esteja em boas condições para viagem, o tempo dura em média 10 horas.

 

Ônibus: Para ir neste transporte recomendamos que vá com assento de leito para seu conforto, indicado para quem quer apreciar cada paisagem ao longo do caminho e tirar fotos. Tempo estimado de viagem é de 13 horas

 

Trêm + Ônibus: Com 10 paradas, chegando na estação final, será preciso embarcar em mais dois ônibus, totalizando 14 horas de viagem




 

Como é o clima na Carretera Austral?

O clima costuma ser com baixas temperaturas o ano todo, no verão a máxima chega a 25 °C e durante a noite as temperaturas caem, no inverno chega abaixo de zero.

 

Por tanto é essencial levar agasalho na mochila mesmo no verão.  Já o período de mais chuva fica entre abril e setembro.

 

Qual a melhor época para fazer a Carretera Austral?

Não podemos nos limitar às estações para fazer turismo, contudo as estações da primavera e outono são o melhor período para aproveitar todas as atrações turísticas, pois no inverno o frio é rigoroso e com neve, diante disso, alguns lugares são fechados nesta temporada.

 

A temporada de verão (dezembro a fevereiro) é geralmente considerada a melhor época para viajar na Carretera Austral, pois o clima é mais seco e as temperaturas são mais amenas. Nesse período, é possível aproveitar atividades ao ar livre, como caminhadas, pesca, passeios de caiaque e ciclismo.

 

No entanto, a alta temporada também significa que as estradas e as atrações turísticas podem estar mais cheias e os preços podem ser mais altos. Se você prefere evitar as multidões e está disposto a enfrentar o clima mais frio e úmido, a primavera (setembro a novembro) e o outono (março a maio) podem ser boas épocas para visitar a região. Nessas estações, as cores da paisagem são ainda mais bonitas e é possível encontrar preços mais acessíveis.

 

É importante lembrar que o clima na região pode ser bastante imprevisível e que é sempre recomendável checar as condições climáticas antes de viajar. Além disso, algumas atrações turísticas podem estar fechadas ou com acesso limitado em determinadas épocas do ano, então é sempre bom planejar com antecedência.

 

Onde começa e onde termina a Carretera Austral?

A mais bela estrada do Chile, começa no sul do país, na cidade de Puerto Montt e vai até Villa O’Higgins, próxima da fronteira com a Argentina. Além delas temos Coihaique, Chaitén, Cochrane e Hualaihué. 

 

Dessas cidades as maiores que possuem maiores estruturas como shopping, farmácias e supermercados são Puerto Montt e Puerto Varas.

 

O que fazer na Carretera Austral?

A estrada é não só a mais conhecida do Chile, mas a mais bela de toda América do Sul, e por isso separamos os melhores lugares para te ajudar a montar um roteiro para sua viagem.

 

 

Capillas de Mármol

 

 

Quando se fala de catedral é comum pensar em uma construção de pedra, mas quando é feita de mármore ela já se torna um diferencial. 

 

Toda distância para chegar vale a pena diante do lindo cenário que encontrará, pedras de mármores em várias cores. Suas formas se deu através da força da água, é possível entrar em pequenas cavernas com águas azuis e cristalinas, o contraste forma uma das mais belas paisagem da viagem, não é atoa que o lugar recebeu o nome de Santuário da Natureza.

 

Balmaceda

 

Neste lugar você embarca para conhecer os paredões de gelo, o lugar faz parte da patagônia chinesa. O catamarã espera os passageiros entrarem a bordo para começar a expedição, ao longo do trajeto veremos cachoeiras que se formam nas montanhas e florestas com árvores altas, que nos levam a uma trilha em Balmacena até o mirante com visão panorâmica.

 

Parque Nacional Laguna San Rafael

 

 

Seu tom de azul e branco reforça as geleiras diante de nossos olhos, neste lugar concentra-se um número maior de vida marinha, o lugar é protegido pela UNESCO e recebe vários biólogos para estudar sobre a fauna e as rochas marinhas. 

Além do passeio de catamarã, tem as opções de caminhada na neve, esqui, e claro registrar o momento com muitas fotos!

 

Águas Termais Ensenada Pérez

 



 

Diante de um ambiente gelado é quase impossível imaginar que tenham águas termais pela região, mas a Carretera Austral sempre surpreende.

 

O motivo das águas serem aquecidas em ambientes gelados é pelo fato da existência do vulcão Maca. Incrível! Esse com certeza é um cantinho que lembra o clima do Brasil e fará você se sentir em casa para um bom mergulho.





 

Glaciar Calluqueo

 

 

Esse lugar ainda não é tão visitado, mas que merece a atenção dos viajantes, suas águas esverdeadas e turvas trazem um diferencial, que é um longo caminho de água que desce pelas montanhas e deságua na lagoa glacial, especialistas chamam o fenômeno de língua de gelo. 



 

Aikén del Sur

 

O parque ecológico possui 250 hectares com trilhas neste lugar tem seu diferencial por ser um trekking educativo com informações sobre os fenômenos da natureza e o caminho bem sinalizado, visitação de jardim com flores e plantas exóticas, além de cachoeiras e decks.

 

O lugar também oferece excursões antropológicas, e apresentação cultural da região, as atividades são realizadas na companhia do guia especializado.

 

Ecocamp

 

 

Imagine acampar na patagônia chilena no valle francês, realizar um pic-nic com amigos na beira de lago glacial ou rio com vista para montanhas e gramas ao redor.

 

As cabanas são revestidas para aquecer durante o frio, se preferir pode contemplar as estrelas até pegar no sono pelas janelas que tem no teto, o chão é revestido de madeira, e o grande diferencial é chuveiro quente para relaxar.

 

O espaço para refeições é garantido diante da bela paisagem, a paz do lugar faz o hóspede se conectar consigo mesmo, desfrutando da viagem.




 

Vulcão Hornopirén

Os vulcões são montanhas imponentes  com lavas em seu interior, e no momento de uma erupção, não tem quem não fique olhando, seja ao vivo ou por vídeo. 

 

O fato é que chegar perto dessas montanhas quentes, desperta uma curiosidade, isso vai de pegar uma lava que esfria para sentir a consistência da matéria até tirar foto no espaço rochoso e com alguns deles saindo fumaça quando está em atividade.

 

O vulcão Hornopirén se encontra inativo, coberto de neve e floresta ao seu redor, mas não deixa de ser uma bela atração para visitar.

 

Fauna e Flora do Carretera Austral

 

Lagos em torno de vales e flores compõem o cenário paisagístico da Carretera Austral. Ao longo do percurso podemos ver na estrada aves como a Pilplén Chileno, Maçaricos-de-bico-curvo, Martin pescador e condor, já mamíferos podemos encontrar Pudu,  guanacos, e emas.

 

Se você conseguir ver um Huemul, pode se considerar uma pessoa de sorte, pois esse tipo de cervo está ameaçado de extinção, além de estampar o brasão do país. No ambiente do mar, pode encontrar baleias, pinguins e focas.

 

O que levar na mala para a Carretera Austral?

 

Levar os itens essenciais não deixa a mala tão pesada e te livra de passar por situações complicadas, portanto faça uma lista do que é necessário levar para sua viagem, mas não se preocupe que ajudamos você.

 

Roupas de frio é essencial, casacos longos, cachecol, luva, touca mas se você for se banhar na piscina termal, leve uma roupa para o banho, botas apropriadas para trilhas, e tênis impermeável, e capa de chuva. 

 

Viaje na Carretera Austral com a Freeway

A Freeway é a agência pioneira em ecoturismo no Brasil, temos tudo para você fazer uma viagem perfeita.