Blog

Viagens Espirituais: O Que São, Dicas e Destinos Imperdíveis

Você está buscando desenvolver-se no caminho espiritual ao mesmo tempo sente um chamado muito grande em conhecer outras culturas e fazer uma imersão na natureza?

Descubra tudo sobre as viagens espirituais neste guia comlpeto que a Freeway preparou para você e saiba como elas podem te ajudar, para onde viajar, dicas e destinos imperdíveis.

O que são destinos espirituais?

Destinos espirituais são lugares pela Terra que nos ajudam a nos conectar com o nosso Eu mais elevado, o nosso Self. Diferentemente das conexões do Ego, que visam status, competição, luxo.

Geralmente, esse lugares proporcionam transformações para as pessoas, seja pela força da natureza, ou por uma antiga civilização que habitou o local.

Ou ainda, pode ser fruto de tradições vivas, ritos, sabedorias e religiões que conhecemos ao entrar em contato com novas culturas.

Alguns desses lugares começaram a se transformar em pólos espirituais, sendo que muitos foram desenvolvidos turisticamente para receber viajantes que estão buscando uma transformação pessoal profunda.

Assim, temos alguns dos destinos mais conhecidos e procurados atualmente, como Machu Picchu no Peru, Índia, Egito, México, Chapada dos Veadeiros, dentre outros ao redor do Brasil e de nosso planeta. 

O que todos esses lugares têm em comum? Principalmente a busca por algo além do que os nossos olhos podem ver.

O encontro com a essência da vida e o fim dela, a fé e a compreensão de sí mesmo. Uma integração da natureza e de todos aqueles que vieram antes de nós. E nada como viajar para fazer isso!

Quais os benefícios das viagens espirituais?

viagens espirituais onde encontrar autoconhecimento

Viajar automaticamente nos convida ao relacionamento com o externo, o desconhecido, o “fora do comum” do cotidiano, o que nos leva a entrar em contato com novas paisagens, culturas, artes, natureza, novos sabores e lugares. 

Os nossos sentidos ficam mais aguçados quando viajamos, as nossas percepções são mais claras e rápidas, em um estado de alerta, presença, com o objetivo de aproveitar de tudo o máximo possível. 

Soltamos o estado mental, o controle e passamos para a entrega, a observação mais consciente da realidade. 

Os benefícios de uma viagem espiritual são diversos, sendo um verdadeiro convite a reconexão com a sua parte mais sutil, com a essência, com o que te faz vibrar, a sua verdade interna.

É dar de cara as nossas crenças limitantes, que nos impossibilita de compreender outros ângulos, e outras possibilidades de viver a vida. É sobre esvaziar cada vez mais, abrir espaço para novas experiências, novas amizades, e novos prazeres. 

Assim você se inspira, se cura, relaxa, reflete, se descobre, explora, vivencia, e compreende que há sempre mais para aprender e crescer.

A jornada espiritual é íntima e intransferível. Cada um sente a sua conexão com o divino. Independente da religião, mestres, guias ou guru. A conexão que a viagem traz reflete em tudo aquilo que cada um vibra.

Encontrar o nosso Eu maior, aquele que pulsa na liberdade e pureza, é um verdadeiro exercício de desapego. Principalmente daquilo que nos prende ao nosso Ego. Você está preparado para entrar em contato profundo com o seu autoconhecimento?

Onde encontrar autoconhecimento?

A vontade de se autoconhecer tem que nascer primeiramente dentro de você, só assim ela se tornará sustentável. O que combustível para o autoconhecimento é essa busca interna, que pode ser incentivada com a curiosidade pelo novo e a descoberta de novas partes de você. 

O externo nos reflete e nos possibilita muitos esclarecimentos, principalmente dentro da observação de nossos relacionamentos. Mas tudo se complementa, também, com leitura, estudo, retiros e viagens espirituais.

Passar um tempo sozinho durante uma viagem, seja para caminhar, ou simplesmente observar uma paisagem, pode ser uma ótima forma de relaxar, soltar as preocupações do dia a dia e se permitir uma verdadeira reflexão sobre sí mesmo, como tem se sentido, e como tem levado a sua vida. 

Crie o hábito de observar os seus atos, pensamentos e ações.Observe como você reage em uma ambiente novo ao viajar. Perceberá que esse encontro vai além da paisagem e pessoas externas, mas é um mergulho em você mesmo. As viagens contribuem para o nosso autoconhecimento e crescimento espiritual.

Conheça nossas viagens temáticas e o confira os melhores destinos para explorar o autoconhecimento!

Dicas para você fazer uma viagem espiritual

Entre em contato com a natureza

viagens espirituais entre contato natureza

A natureza é uma grande mãe, ela nos leva ao contato com a origem de tudo, com o natural da vida, com os ciclos de morte e renascimento. 

Estar em pleno contato com ela, colocando os pés na terra, mergulhando em suas águas, deitando em suas pedras, sentindo o cheiro de suas mais diversas espécies de plantas, flores, nos leva a um profundo contato com a nossa própria essência.

Presenteie-se com essa possibilidade. Perceberá profundos momentos de relaxamento, onde você se beneficiará de forma física, emocional e também espiritual.

Fazer uma viagem espiritual no meio da natureza é descobrir todas as suas nuances, que vão aos poucos, se movem e mostram as nossas mais diversas faces, sensações, sentimentos, e pensamentos. 

Observar os animais e o que eles nos representam, meditar em meio ao som dos córregos das matas e mergulhar mais profundamente, entregar-se mesmo que o medo apareça, e ter a certeza de todo o acolhimento disponível na grande mãe natureza.  

Visite templos

viagens espirituais visite templos

Os templos são ótimos lugares para se visitar em uma viagem espiritual, justamente por terem ancorado em suas construções, a energia da fé, da devoção, da entrega, do amor, do esforço divino e principalmente do contato com o Eu Maior.

Esses lugares representam o grande poder de criação do homem na Terra. A conexão do homem com Deus é tão forte, a fé é tão intensa, que o homem criou um ambiente de respeito, de rezo, de silêncio. Ideal para quem está em uma busca espiritual, procurando compreender as mais diversas religiões e aquilo que liga todas elas. 

Há todo um simbolismo cósmico encontrado nos templos, desde os seus mínimos detalhes, até as mais gigantes estruturas. Podemos encontrar dos mais diversos tamanhos e formatos de templos ao redor do mundo, como o Angkor Wat em Comboja, a Mesquita AL-Haram, na Arábia Saudita, ou o Borobudur na Indonésia. 

Onde fazer viagens espirituais no Brasil?

Aldeia dos Krahôs, TO

viagens espirituais aldeia krahos

A ideia de visitação em aldeias indígenas já acumula alguns anos de tentativas, mas nunca antes foi tão vista com o valor necessário e representativo no cenário dos encantos turísticos. As portas para essa possibilidade tem como objetivo, um mergulho na ancestralidade.

O contato com estas comunidades é uma troca justa de experiência humana e valores éticos, promovendo a revitalização destas culturas e a retomada da auto-estima dos índios. Visitar uma aldeia, é participar ativamente do resgate e reconhecimento dos valores dos nossos antepassados. 

A Aldeia que tem uma população de 346 pessoas, leva este nome por causa do rio que faz a fronteira da Terra Krahô. Dentre suas festas, e rituais, estão o AMJI KIN, “Ritual Ketuwayê” , e o AMJI KIN, “Ritual Pemp’kahàc”.

Amji kin significa “estar feliz”, para os Krahôs é a expressão para estado de felicidade. Este estado pode ser comemorado através de uma simples brincadeira ou um grande ritual, que por mais sério que seja, significa celebração e contentamento.

Quando os Krahôs estão em Amikin, não resolvem nada importante ou grave, apenas vivem seu estado de felicidade, momento em que realizam a corrida de toras, comem o parparuto (um bolo cerimonial) e cantam a noite inteira em torno da fogueira. Ficar junto, correr, cantar, celebrar e reverenciar os antepassados através da tradição são expressões de amikin. 

Os amikins sempre seguem um enredo, uma história antiga, que os krahôs atuais representam, seguindo a tradição milenar. São centenas de cantos, toques de maracás e danças que nunca devem ser esquecidas, seguindo muitas vezes uma linguagem arcaica, já extinta. Como se fosse o latim, por exemplo. 

O que chamamos de "rituais", geralmente são cerimônias que celebram as "passagens" de uma situação a outra. Pode ser um ritual de passagem de idades, ou um ritual de final de luto, promovido pela família do falecido.

O Ritual Ketuwayê é o primeiro ritual em que as crianças, que antes eram livres para brincar, começam a participar e ingressar no mundo social e espiritual da tribo, começando a aprender, sistematicamente, os costumes, as tecnologias e a ritualística do grupo. Pode ser considerada uma festa que inicia a educação tradicional do povo Krahô. 

É um ritual belíssimo, em que as crianças são emplumadas e realizam um desfile em torno da aldeia, abatendo animais domésticos, representando a primeira “caçada”, cujo aprendizado começarão a ter, a partir do ritual.

Já o “pemp’kahàc” é um ritual que marca a passagem de jovens para a adolescência.  A festa tem duração de três dias, e as crianças, que permaneceram durante um período isoladas, aprendendo os rituais da tribo, são apresentadas à aldeia emplumadas e enfeitadas, para participarem do “grande final”, que marca para sempre as memórias de todos os presentes. 

Estar em uma aldeia indígena é um profundo resgate da nossa ancestralidade, é uma reconexão com os primeiros que aqui habitaram. Uma experiência única e super importante de ser vivida.

Confira essa experiência que a Freeway proporciona no estado do Tocantins!

São Thomé das Letras, MG

A pequena cidade do sul de Minas atrai místicos de diversos lugares. Localizada há 1.440 metros de altitude, as construções de pedras no alto da montanha formam uma peculiar arquitetura, assim como os habitantes do local.

Ao andar pelas ruas de São Thomé você se sentirá no Beco Diagonal de Harry Potter. O comércio vende diversos cristais, artes, souvenirs e o destaque são os duendes engarrafados.

Mas é natureza que encanta, as belas cachoeiras, o visual incrível das montanhas mineiras. A cidade é conhecida por receber espiritualistas dos mais diversos em busca de conexão com o divino.

E há também o mistérios da gruta que leva até Machu Picchu e o contato com a ufologia. Já foram avistada muitas luzes misteriosas ao redor da cidade, eu mesmo já presenciei isso.

Aparecida do Norte, SP

viagens espirituais aparecida do norte

Aparecida é nacionalmente conhecida por todos os católicos brasileiros. Localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo. O local guarda a padroeira do nosso Brasil, Nossa Senhora Aparecida

Recebe muitas peregrinações durante o ano, a principal romaria é durante o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, quando diversos fiéis seguem pelas estradas em direção à cidade.

O destino principal é a Catedral Basílica Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que recebe cerca de 12 milhões de pessoas todos os anos. Muitos vão em verdadeiros atos de fé, buscar cura, propósito, pagar promessas e a comunhão com o divino.

Pessoalmente, mesmo não sendo católico, pude sentir de forma muito intensa o poder da fé e da espiritualidade ao visitar Aparecida do Norte.

Piracaia, SP

viagens espirituais piracaia

Piracaia é uma cidade localizada no interior de São Paulo, com o nome de origem tupi, dando o seu significado de “peixe assado “ .

A cidade conta com a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, local que onde muitos romeiros que passam por Piracaia em destino a cidade de Aparecida, passam para visitar, e pedir forças e coragem para seguir a viagem por mais 180 km. Assim como a sua força natural, espelhada em toda a sua paisagem montanhosa e cachoeiras.

A história espiritual de Piracaia se materializou também com a construção do Tree of Life, a “ Árvore da Vida ”, no ano de 2013. O espaço tem como objetivo e missão, o incentivo e promoção de todas as formas de transição da cultura da morte para a cultura da vida, através de um estilo de vida essênio, seguindo com a alimentação viva vegana, prezando o bem estar e a espiritualidade natural humana.

A Árvore da Vida foi inspirada no Centro Tree of Life dos Estados Unidos, que foi criado pelo professor espiritual Dr. Gabriel Cousens. O ambiente é como um oásis que auxilia o Despertar Espiritual do Ser, criando encontros e atividades, como a Jornada da Transformação, que leva a um mergulho e reencontro com o seu EU interior.

Juazeiro do Norte, CE

viagens espirituais juazeiro do norte

Juazeiro do Norte, no interior do Ceará é outra cidade que atrai romeiros de todo o Brasil, principalmente da região nordeste. A cidade, antes um assentamento, cresceu sob orientação do Padre Cícero. Que em realidade é considerado um grande santo para os fiéis. 

Os cantos religiosos no Cariri cearense fazem parte de uma longa tradição religiosa, passada de geração em geração. A origem vem desde a catequização do Brasil e faz parte do imaginário do Ceará. 

Uma viagem muito cultural, repleta de fé e conexão. Vale a pena conhecer Juazeiro do Norte.

Alto Paraíso, GO

viagens espirituais alto paraiso

A cidade é a mais procurada para quem vai para a Chapada dos Veadeiros. Destino que atrai místicos, aventureiros e muitas pessoas em busca de  conexão espiritual. 

A natureza encantadora do cerrado e as cachoeiras  cristalinas são ambiente perfeito, onde diversos grupos fazem retiros espirituais, cursos, vivências e terapias holísticas. 

Alto Paraíso recebe pessoas do mundo inteiro, que afirmam que a energia do local é potencializada pela imensa placa de quartzo que está sob a Chapada dos Veadeiros.

Onde fazer viagens espirituais fora do país?

Diferentemente da cultura brasileira, que estamos habituados em nosso cotidiano, as experiências internacionais ajudam a desenvolver uma outra forma de encarar a espiritualidade. 

Listamos aqui alguns destinos interessantes para você exercitar o autoconhecimento e desenvolver o espiritual.

Israel 

viagens espirituais israel

A história de Israel tem muito da sua identidade cultural, nacional, e religiosa formada pelos dois mil anos de registros na Bíblia. 

A Terra Santa para os judeus é também o seu território oficial. Apesar disso, há uma importância história para as três grandes religiões monoteístas do mundo. O que inclui cristãos e muçulmanos.

A cidade de Jerusalém é uma das mais antigas do mundo e durante sua história passou por diversas disputas e conquistas. A chamada Cidade Velha é dividida por uma área cristã, muçulmana, armênia e judaica. 

Portugal

viagens espirituais portugal

Portugal tornou-se um destino muito procurado para os fiéis católicos após a aparição de Nossa Senhora de Fátima. 

A história conta que a Virgem Maria apareceu para três crianças videntes, pastorinhas na cidade de Fátima, trazendo diversas mensagens. Dentre elas, o pedido de oração que ficou conhecido como a Oração do Santo Rosário. 

Posteriormente, então, foi construído uma capela para os fiéis. Ano após ano, mais pessoas começaram a conectar-se com o local. Hoje há o Santuário de Fátima, que recebe turistas do mundo todo.

Índia

viagens espirituais india

A Índia é o grande berço das religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo. Um dos mais populosos países da Ásia, que traz consigo uma história milenar, uma cultura única, que por vezes se apresenta caótica. Mas um destino perfeito para quem busca espiritualidade.

A cidade de Rishikesh é considerada a capital do Yoga, onde o Rio Ganges passa vindo dos Himalaias. O local foi escolhido pelos Beatles para uma imersão na cultura. Os ashrams indianos estudiosos do mundo todo.

Um dos grandes clássicos livros espirituais é a Autobiografia de um Iogue, escrito por Paramahansa Yogananda. Livro de cabeceira de Steve Jobs, foi o primeiro grande clássico a trazer as histórias da Índia para o mundo ocidental. 

Vale a pena conhecer mais a história desse país fabuloso, que apesar de hoje se apresentar tão ambíguo, carrega em sí a essência do yoga, da meditação e do encontro com o nosso Eu Maior.

Peru

viagens espirituais peru

O Peru é o grande berço da civilização Inca, onde os sábios mestres, conhecidos como Amautas, sabiam ser necessário aprender a caminhar nas estrelas para depois caminhar com sabedoria na Terra. Trouxeram muita sabedoria e consciência para a Terra, dentre elas, que a criação provinha do infinito e que qualquer mudança se refletia naturalmente no seu plano de existência, uma vez que tudo vive, vibra e está em movimento.

O país guardou por muito tempo a sagrada cidade de Machu Picchu, que hoje não só serve como um ponto turístico, mas também como um grande ponto de encontro para conexões espirituais. Hoje em dia, há diversas viagens de autoconhecimento e retiros acontecendo pelo Valle Sagrado, onde se abriu a oportunidade de conhecer mais profundamente a religião andina, e toda a sua comunhão com Pachamama. 

A Freeway, junto com o terapeuta transpessoal Rex Thomas, criou uma inesquecível viagem sagrada ao Peru, com vivências, celebrações e cerimônias para expansão da consciência, e o despertar do Ser. Uma experiência profunda e transformadora de autoconhecimento e cura. 

Itália

viagens espirituais italia

A Itália carrega muita história sob os seu chão. Desde o auge do Império Romano, até o Renascimento e a cultura única, que inclusive influencia muito o Brasil.

Mas o que move diversos fiéis em busca de conexão espiritual é sem dúvida alguma, o Vaticano. Localizado dentro da cidade de Roma, a casa do papa é procurada não só por católicos, mas turistas e espiritualistas diversos. 

Conhecer a Itália é reconhecer a história da civilização ocidental, e a Igreja é parte fundamental de tudo que a humanidade percorreu nos últimos séculos para chegar onde está hoje. 

O Vaticano carrega muitos tesouros, artes e se programar bem o dia, é possível ainda assistir a uma missa com o Santo Padre. Ver de perto o carisma e a simpatia do Papa Francisco foi uma das experiências mais marcantes que tive na Itália.

Espanha

viagens espirituais espanha

A Espanha atrai peregrinos do mundo todo. Muitos que se desafiam pela fé e pela auto superação a fazer o belo caminho de Santiago. Percorrer todo o norte ou parte da Espanha em direção a cidade de Santiago de Compostela. 

Lá que se encontra o túmulo do apóstolo Tiago Maior, onde também há uma bela catedral barroca e muita história para ser desvendada.

A grande magia do Caminho de Santiago é ir conhecendo as diversas cidades e vilarejos da Espanha. Há várias caminhos que podem ser feitos, sendo um tradicionalmente saído da França, outro de Portugal. 

E na Europa é comum que as pessoas saiam caminhando de suas próprias casas até Santiago de Compostela. Esse é uma viagem única, onde o destino é importante, mas a caminhada e a trajetória é a grande conexão espiritual.

Confira nosso roteiro para Portugal e Espanha!

Japão

viagens espirituais japao

A espiritualidade no Japão tem como as suas principais influências, o Budismo e o Xintoísmo. O mais interessante sobre isso, é o que japoneses não seguem essas duas religiões de forma fechada, muito pelo contrário, eles são conhecidos por “nascerem no xintoísmo e morrerem no budismo”. 

Isso porque, é bem típico, as crianças que nascem no país, serem batizadas pelo xintoísmo, e quando morrem, normalmente as pessoas seguem as tradições budistas.

No Xintoísmo a sua característica básica é a adoração e respeito a natureza, e toda a conexão com as forças visíveis e invisíveis disponíveis nela, conhecidas como Kami “espíritos”. 

O Budismo é uma religião baseada nos ensinamentos deixados pelo Buda Sakyamuni. A palavra “buda”  tem como significado, aquele que despertou do sono da ignorância, aquele que se iluminou, e “Sakyamuni” significa o sábio do clã dos Sakya. 

Para os budistas, o caminho para a libertação está na consciência, que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação.

China

viagens espirituais china

Na China as práticas religiosas são tão antigas quanto o país que, inicialmente, começou com uma certa veneração aos antepassados e deuses. Durante 403 e 221 a.C. , a religiosidade estava concentrada nos “Mandamentos do Céu” , havendo seguidores do taoísmo, filósofos, místicos, xamãs, e médiuns.

Desde então o país passou por diversas transformações, até chegar a sua tríade sagrada chinesa, que constitui o Confucionismo, o Taoísmo, e o Budismo.

O Confucionismo é na verdade uma doutrina, que segue como base a filosofia de Kung Fu Tzu, que tem um sistema filosófico, e um conjunto de ensinamentos sobre a ética social. Como o conceito de ren,  “humanismo” , que diz que as ações de um sábio devem ser medidas levando em consideração o bem de toda a humanidade, pensando tanto nas gerações presentes, como nas futuras.

O Taoísmo busca a harmonização do ser humano com o Cosmos, pelo seguimento de uma energia impessoal que está por trás de todas as coisas existentes no mundo. Esse fluxo é dirigido pela transição do yin e yang, a grande representação de todos os pares de opostos que constituem o cosmos, como a luz e a sombra, o macho e a fêmea. 

Esse pensamento é na verdade bem mais antigo do que se podemos imaginar, fazendo referência aos xamãs da Pré-História. Mas foi Lao-Tsé que o estabeleceu de forma filosófica e organizada dentro do Taoísmo.

O Budismo também é extremamente forte na China, os monges chineses traduziram as obras indianas e criaram um certo compilado da religião budista. Foi se dividido em duas escolas, o Mahayana, com a existência de deuses, demônios, e serpentes falantes, e a Theravada, que tem bases mais céticas e filosóficas.

O Mahayana se tornou mais predominante na China, o que deu origem às duas linhas de budismo chinesas. A mais popular é a “terra pura” onde vários espíritos iluminados são cultuados no lugar de um único Buda, e a outra é o zen, que consiste em uma mistura das crenças budistas, com práticas taoístas. 

Nepal

viagens espirituais nepal

O Nepal localiza-se entre a Índia e a China, na própria Cordilheira do Himalaia. Por isso, recebe influências da forte cultura desses dois países, especialmente da região chinesa do Tibete. 

É possível encontrar muitos templos e monges do budismo tibetano. Assim como a grande maioria hindu, muito similar as práticas indianas. Uma viagem para o país é repleta de cores, as belas e brancas montanhas do Himalaia e um povo caloroso e acolhedor. Todos que visitam se apaixonam. 

A viagem espiritual e a meditação

viagens espirituais meditacao

A meditação anda de braços dados com uma viagem espiritual, simplesmente por proporcionar uma maior clareza e compreensão para a pessoa, sobre tudo o que for experienciado durante as vivências, o contato com as pessoas e os locais sagrados visitados. 

É o grande momento dentro da viagem, onde você simplesmente pára, respira, se fecha para dentro de você, e deixa todas as informações, imagens, sensações e pensamentos se integrarem no seu interior. 

Observar tudo o que se apresenta, acalmar a mente, conectar-se com o pulsar do coração, e a sua respiração.

Essa prática auxilia a trazer um maior bem estar, traz o foco para o momento presente, e desperta uma maior consciência de tudo o que acontece ao nosso redor.    

A transformação por meio da viagem interior

Engana-se quem pensa que uma viagem espiritual é só um turismo externo. Ver, tirar fotos e se relacionar com a cultura local.

É ainda mais forte, exatamente pelo transformação interna que promove. Um verdadeiro mergulho de autoconhecimento, capaz de transformar-nos de forma profunda.

Você está preparado para uma viagem interior?

Conclusão

viagens espirituais conclusao

Viajar é entrar em contato com o diferente, outros lados do mundo, que às vezes habita dentro de nós mesmos. Se somos todo um, o que é o outro? Nada mais do que uma outra parte de nós mesmos. Viajar é, portanto, evoluir.

A Freeway vem organizando cada vez mais viagens espirituais para diversos destinos diferentes. Que tal embarcar conosco para uma verdadeira descoberta de sí mesmo?

Confira os nossos pacotes de viagem e embarque em uma jornada inesquecível!