Blog

Estônia: Como ir, o que fazer e melhor época para viajar

 

 

Prepare-se para uma jornada única na Estônia, um tesouro escondido no coração do Báltico, que combina o charme de cidades medievais com a modernidade de uma sociedade .

 

Conhecida como uma das sociedades mais digitalizadas do mundo, você ficará impressionado com a facilidade de utilizar serviços online e a conectividade que permeia todos os aspectos da vida cotidiana.

 

Além disso, a natureza estoniana é simplesmente deslumbrante. Desde a serenidade dos lagos até as vastas florestas, o país oferece um refúgio para aqueles que buscam tranquilidade e contato com a natureza.

 

Prepare-se para uma experiência única, onde o passado e o presente se encontram, e a Estônia espera por você com portas abertas. Deixe-se surpreender por este destino extraordinário e descubra por si mesmo o que torna a Estônia tão especial.



 

Como ir do Brasil para Estônia?

 

Para sair do Brasil até chegar à Estônia, que está localizada na Europa, o meio mais comum é utilizar voos internacionais. Mas antes não esqueça de verificar a validade do seu passaporte.

 

O Aeroporto Internacional de Tallinn (TLL) é o principal aeroporto do país. Turistas podem ter que fazer escalas em outras cidades europeias. Ao chegar em Tallinn, a capital estoniana, existem diversas opções de transporte interno, como táxis, ônibus e serviços de transporte público, para se deslocar pela cidade e explorar outras regiões do país.

 

Como é o clima e a melhor época para viajar para Estônia?

 

A Estônia possui um clima temperado sazonal, com características distintas nas diferentes estações do ano.

 

O verão é a alta temporada na Estônia. Durante esse período, as temperaturas geralmente variam de moderadamente quentes a agradáveis, com médias diárias variando entre 15°C e 25°C. Os dias são longos, com muitas horas de luz solar, permitindo que os visitantes aproveitem ao máximo as atividades ao ar livre e explorem a natureza estoniana.

 

O outono é uma estação de transição, marcada pela queda gradual das temperaturas. As folhas das árvores começam a mudar de cor, criando paisagens rústicas. As temperaturas diurnas variam entre 5°C e 15°C. Setembro ainda pode ser agradável para visitar, mas à medida que o outono avança, as condições se tornam mais frescas.

 

O inverno na Estônia é frio e muitas vezes coberto de neve, criando um cenário de conto de fadas. As temperaturas médias diurnas variam de -5°C a 0°C, mas podem cair ainda mais. É a temporada ideal para quem gosta de atividades relacionadas à neve, como esqui e patinação no gelo.

 

A primavera é outra estação de transição, com temperaturas começando a subir gradualmente. As médias diurnas variam entre 0°C e 10°C no início da estação, aumentando para 10°C a 15°C no final da primavera. A natureza se renova, e as flores começam a desabrochar.

 

Cada estação tem atividades específicas e sua particularidade. A melhor época, você define.

 

Quantos dias ficar na Estônia?

 

A quantidade ideal de dias para aproveitar os pontos turísticos da Estônia pode variar dependendo do seu estilo de viagem, interesses específicos e da quantidade de locais que você pretende visitar. No entanto, uma estadia de 7 a 10 dias é geralmente considerada suficiente para explorar os principais destinos e experiências na Estônia.



 



 

O que fazer na Estônia?

 

Talin

 

A Praça da Liberdade, cercada por edifícios históricos, é o coração pulsante da cidade. A majestosa Catedral Alexander Nevsky, com suas cúpulas em forma de cebola, domina a paisagem e oferece um vislumbre da influência russa.

 

À noite, as luzes suaves realçam a beleza arquitetônica da cidade. Os restaurantes na Cidade Velha oferecem uma mistura de culinárias locais e internacionais, enquanto os cafés acolhedores proporcionam um ambiente perfeito para apreciar um café ou chá estoniano.

 

 

Museu ao Ar Livre Rocca al Mare

 

Ao adentrar o museu, os visitantes são imediatamente transportados para o passado, onde as casas de fazenda, moinhos de vento e edifícios tradicionais se erguem, criando uma atmosfera única de tempos passados. 

 

Os guias vestidos com trajes tradicionais estão prontos para compartilhar histórias fascinantes sobre cada edifício e as tradições que eles representam. Pode-se experimentar a autenticidade da vida rural estoniana ao entrar nas casas, algumas das quais oferecem demonstrações práticas de artesanato, culinária e outras atividades do cotidiano.




 

Parque Nacional Lahemaa

 

Ao explorar o Parque Nacional Lahemaa, os visitantes são recebidos por vastas extensões de florestas verdejantes, trilhas sinuosas e paisagens que variam desde pântanos misteriosos até praias arenosas que se estendem até o Mar Báltico. É uma jornada que convida à contemplação e à apreciação da natureza em seu estado mais puro.

 

As praias isoladas ao longo do Mar Báltico proporcionam uma sensação de tranquilidade e serenidade. Caminhar pela areia macia e respirar o ar fresco do mar é uma experiência revigorante, especialmente nas manhãs tranquilas ou durante o pôr do sol, quando o horizonte se transforma em tons quentes e dourados.



 

 

 

Ilha de Hiiumaa

 

A ilha possui praias serenas, areias douradas e águas calmas. Em dias claros, o pôr do sol transforma o horizonte em um espetáculo de cores. A cultura local é evidente nas igrejas de madeira antigas, nos moinhos de vento que pontuam a paisagem e nas festividades tradicionais que ocorrem ao longo do ano.

 

Para os entusiastas da natureza, Hiiumaa oferece uma variedade de trilhas para caminhadas que atravessam florestas exuberantes, pântanos intocados e áreas de conservação. Durante o verão, os campos florescem em uma paleta de cores, enquanto, no inverno, a paisagem é coberta por um manto de neve, criando um cenário mágico para os exploradores.



 

 

Parnu

 

Esta encantadora cidade costeira é um destino turístico que oferece uma combinação única de relaxamento à beira-mar. Pärnu é famosa por seus spas e centros de bem-estar, atraindo visitantes em busca de relaxamento e rejuvenescimento oferecendo uma experiência revigorante, além de  proporcionar um equilíbrio perfeito entre serenidade e conforto.

 

Os festivais e eventos culturais ao longo do ano, como o Festival de Verão de Pärnu, enriquecem a cena cultural da cidade, oferecendo música ao vivo, performances teatrais e exposições artísticas.




 

Parque Nacional de Soomaa

 

Ao entrar no Parque Nacional de Soomaa, os visitantes são imersos em um mundo onde a natureza dita o ritmo. Durante as estações de inverno, quando as chuvas são abundantes, os rios transbordam, criando uma paisagem de inundações que é verdadeiramente única. A canoagem e o passeio de barco se tornam atividades imperdíveis, permitindo que os visitantes naveguem pelas trilhas alagadas e apreciem a beleza efêmera dessa paisagem sazonal.

 

Durante as estações mais secas, as florestas exuberantes de Soomaa oferecem uma atmosfera tranquila e sombria. Os entusiastas da observação de aves encontrarão uma variedade de espécies habitando a área, desde águias até pássaros canoros coloridos. Os serviços de guias locais oferecem excursões especializadas, apresentando os segredos e as maravilhas do parque.



 



 

Ilha de Saaremaa

 

Ao chegar em Saaremaa, é impossível não se apaixonar pelo Castelo de Kuressaare, uma fortaleza medieval que domina a paisagem. Suas torres e muralhas contam histórias de séculos passados, e as vistas panorâmicas do Mar Báltico são simplesmente deslumbrantes. O castelo abriga o Museu de Saaremaa, onde os visitantes podem explorar a rica história e cultura da ilha.

 

As praias de Saaremaa são uma atração imperdível, especialmente na Praia de Kuressaare. Durante o verão, as praias se transformam em destinos animados, com atividades como vôlei de praia, passeios de bicicleta e eventos culturais à beira-mar.




 



 

Castelo de Toompea

 

Ao se aproximar do Castelo de Toompea, os visitantes são instantaneamente envolvidos pela aura imponente e pelas muralhas de pedra que contam histórias de séculos passados. Originalmente construído no século XIII, o castelo foi o centro do poder político e governamental ao longo da história estoniana.

 

O interior do Castelo de Toompea é o lar do Riigikogu, o parlamento estoniano. Embora o acesso aos visitantes seja restrito a algumas áreas, a grandiosidade dos salões e a preservação da arquitetura histórica refletem a importância do local na vida política do país.








 

Como é a gastronomia na Estônia?

 

A base da gastronomia estoniana é construída em torno de ingredientes frescos, muitos dos quais são colhidos localmente ou provenientes de fazendas próximas. A culinária é fortemente sazonal, aproveitando ao máximo os produtos disponíveis em cada estação. Frutas da floresta, cogumelos, peixes do Mar Báltico e carnes locais são elementos essenciais nas mesas.

 

A caça é uma prática tradicional na Estônia, e carnes como a de alce, javali e veado são apreciadas. Pratos como estufados de carne de caça e linguiças artesanais são destaque, muitas vezes acompanhados de purê de batatas.

 

Além da culinária, a Estônia também oferece bebidas locais distintas. Licores de ervas, como o Vana Tallinn, são populares, assim como cervejas artesanais e méis fermentados.



 



 

 

Onde se hospedar na Estônia?

 

O Sokos Hotel Viru desfruta de uma localização central em Tallinn, próximo à Cidade Velha e atrações populares. Isso permite aos hóspedes fácil acesso a pé a pontos turísticos, restaurantes, lojas e vida noturna.

 

Os quartos do hotel são projetados para oferecer conforto e funcionalidade. A decoração é moderna e elegante, e os quartos são equipados com comodidades essenciais, como Wi-Fi gratuito, TV, minibar e área de trabalho. Além disso, algumas categorias de quartos podem oferecer vistas panorâmicas da cidade.




 

 

Viaje para Estônia com a Freeway

 

Explore a Estônia com a Freeway Viagens, sua parceira pioneira em ecoturismo neste encantador país do Mar Báltico! Descubra uma jornada única e sustentável por paisagens intocadas, ricas tradições e uma conexão profunda com a natureza.

 

Comprometidos com o ecoturismo responsável, nossos passeios buscam minimizar o impacto ambiental enquanto maximizam a apreciação e o respeito pela natureza. Viaje com consciência ecológica, apoiando práticas sustentáveis e contribuindo para a preservação dos tesouros naturais da Estônia.

 

Reserve agora sua aventura com a Freeway Viagens e embarque em uma experiência única, onde a preservação do meio ambiente e a descoberta de destinos extraordinários se encontram.

 

A Estônia espera por você, e a Freeway Viagens está aqui para tornar sua jornada inesquecível, eco-friendly e repleta de descobertas autênticas. Viaje com propósito. Viaje com a Freeway.