Blog

Praias da Bahia - Um guia das costas do litoral baiano

O litoral baiano é sem dúvidas o mais belo do Brasil. A definição perfeita de paraíso tropical, repleto de coqueiros, sossego, sol e comida arretada.

E não é só porque ele é o maior do Brasil, com bem mais de mil quilômetros de extensão, ilhas diversas e vários belos rios cruzando suas extensas praias. 

A Bahia tem a latitude perfeita para curtir belos dias de praias, assim como a natureza surpreendente. E toda calma que precisamos para relaxar.

Já conhece a Bahia? Vem com a Freeway neste guia completo para você desbravar o melhor desse estado. Que além de tudo, tem o povo mais acolhedor do Brasil para te guiar por cada encanto.

Vamos começar um passeio de Sul a Norte passando pela diversidade baiana para você conhecer. 

 

Costa das Baleias

A pontinha intocada do litoral baiano. Onde encontramos um ecossistema perfeito para as baleias jubartes. 

Contemplar a diversidade de espécies que se abrigam no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, verdadeiro reduto de águas cristalinas.

A Costa das Baleias inicia-se na divisão com o Espírito Santo e compreende municípios como Prado, Caravelas, Abrolhos, Cumuruxatiba, Mucuri, Nova Viçosa e Alcobaça.

Local perfeito para curtir um mergulho nas águas mornas e calmas, assim como desfrutar dos rios e cachoeiras presentes na região.

 

Costa do Descobrimento

Onde o Brasil começou, pelo menos para os portugueses. O pedacinho da imensidão natural que foi primeiro avistado. Apaixonou quem aqui chegou e apaixona qualquer turista.

Praias de Porto Seguro, em  Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva são verdadeiros paraísos da Bahia, que encantam o mundo inteiro. Assim como as maravilhas de Santa Cruz Cabrália, repleta de praias que poucos ainda conhecem.

O local é perfeito para relaxar, conhecer a diversidade histórica cultural e natural brasileira. A região também costuma ter bons atrativos gastronômicos e noturnos. E é perfeito para se deliciar com o ecoturismo. 

 

Costa do Cacau

A costa brasileira onde há grandes produções do cacau, além de uma mata atlântica bela e preservada.

Que tal conhecer os encantos de Ilhéus e vivenciar os romances de Jorge Amado?! Ou mergulhar e surfar no belo mar de Itacaré? 

A costa do Cacau está repleta de rios margeados por lavouras de cacau, praias paradisíacas e muita história para contar. 

 

Costa do Dendê

Taipu de Fora, Maraú. Ilha de Boipeba, Morro de São Paulo, esse pedacinho de costa baiana é especial demais.

Uma diversidade impressionante de baía, ilhas, manguezais, nascentes, rios e um charme único. Isso sem falar da culinária típica.

O contato com a natureza rende boas aventuras e abundância das árvores de dendê, tão características da culinária baiana, dão um toque especial.

 

Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos está localizada em Salvador, e estende-se por 1233 km², um local que abrigou um dos maiores portos exportadores do Hemisfério Sul durante o período colonial, de onde eram enviados parte do açúcar brasileiro às metrópoles europeias. 

Recebeu esse nome quando foi avistada pela primeira vez em 1º de novembro de 1501, no Dia de Todos os Santos.

São diversas as Ilhas da Baía de Todos os Santos, mais de 56 delas, algumas são povoadas, outras particulares, outras povoadas e muitas desabitadas, são locais sossegados e muito bonitos, com paisagens tropicais formadas por praias e vegetação primitiva. Assim como cerca de 16 municípios que são banhados por ela.

 

Costa dos Coqueiros

A Costa dos Coqueiros está localizada no litoral norte da Bahia, uma região que margeia a Estrada do Coco, que foi construída no final dos anos 60, se tornando a primeira rodovia ecológica do país.  

Local de grandes marcos históricos, como o Castelo Garcia D’Ávila; que é um dos monumentos mais importantes e significativos do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

Assim como as suas belas praias, conhecidas por águas quentes e calmas. Há também uma praia naturista, a Massarandupió, super procurada durante todo o ano por turistas, e procurada por tartarugas marinhas no período de desova.

Repleta de atividades naturais espalhadas por todo o verde dos coqueirais, a Costa dos Coqueiros nos presenteia com lagoas, rios, e paisagens deslumbrantes que se mesclam com o azul do mar.

 

Alguns destinos legais para programar uma viagem:

 

Maraú

A Península de Maraú está localizada a 270 km de Salvador, inserida entre o Oceano Atlântico e a Baía de Camamu, é uma das regiões mais belas do país e tem o seu potencial ecoturístico muito bem conservado. São imensos coqueirais, areias desertas, águas super convidativas que nos chamam a desfrutar deste paraíso de olhos bem abertos, para não se perder nenhum detalhe.

O acesso a Maraú não é tão simples, muitas vezes sendo preciso utilizar do transporte de barco inclusive para se chegar a alguns atrativos, mas é justamente isso que faz do lugar um ambiente tão especial, preservado e simples. 

A vila de Barra Grande é o principal povoado da península, com cerca de 3000 moradores que faz do lugar um verdadeiro refúgio de tranquilidade e bem estar. Com sol o ano inteiro, Maraú nos brinda com um maravilhoso clima, sempre. 

Uma das atrações mais queridas são as piscinas naturais de Taipus de Fora, eleita uma das praias mais lindas do Brasil, formada por uma barreira de corais vivos de aproximadamente 20.000 metros quadrados. É um verdadeiro viveiro submarino intocado. 

Em Maraú é sol o ano inteiro, e todos que chegam são recebidos com um brinde de clima maravilhoso sempre. 

 

Ilha de Boipeba

Boipeba está localizada no município de Cairu, e foi eleita a segunda Ilha mais bonita da América do Sul, ficando atrás apenas da Ilha de Páscoa no Chile. Um dos principais destinos turísticos do arquipélago de Tinharé e fica na região conhecida como Costa do Dendê. 

As suas águas são claras e quentes e formam em alto mar deliciosas piscinas naturais, um local ainda quase intocado, com a presença de uma natureza extremamente potente. A Ilha se encontra em plena Área de Proteção Ambiental, onde há diversos exemplares de uma belíssima fauna e flora. 

Além do mais não entra carro em Boipeba, não há bancos, caixa eletrônico, música alta e a cobertura de telefonia celular é precária, então esse destino é definitivamente o lugar perfeito para se isolar do mundo e simplesmente relaxar e curtir o momento. 

Dentre suas atrações durante o dia, estão trilhas, passeios a praias como Moreré, Garapuá e Tassimirim, mergulho em piscinas naturais, e uma culinária que se destaca; as moquecas são as mais pedidas.

 

Itacaré

Itacaré era uma simples Vila de Pescadores, um local de difícil acesso por conta das suas precárias estradas de terra, mas que foi completamente transformada com a chegada do asfalto. O paraíso escondido foi descoberto, fazendo deste local hoje um procurado ponto de ecoturismo.

São 14 praias rodeadas por mata atlântica, muita natureza, um clima perfeito e muita atividade deliciosa ao ar livre. Os dias são repletos de trilhas, cachoeiras, praias praticamente virgens e paisagens de tirar o fôlego. 

As principais praias são acessadas apenas por trilhas, o que mantém a vegetação e as características típicas do lugar intactas. É o lugar ideal para quem busca sossego, e interação com a natureza através de muita mata e mar.

É possível também avistar em Itacaré alguns casarões que foram construídos na época em que o cacau gerou muitas riquezas. Atualmente eles se encontram reformados, com um toque de modernidade nos aspectos antigos.  

 

Morro de São Paulo

Situado em um ponto privilegiado do litoral baiano, o Morro de São Paulo é uma ilha que mexe no imaginário de quem a visita, faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, com apenas três delas realmente habitadas.

O seu povoado é uma espécie de intercâmbio permanente, onde os diversos idiomas são trocados, graças à intensa presença de estrangeiros. Um ambiente de muita alegria, descontração e que traz a sensação de férias o ano inteiro. 

A rusticidade do lugar ainda é um traço marcante, mas os ares da atualidade também se fazem presentes. Por trás das praias podem ser vistos veículos 4x4 fazendo o transporte de hóspedes para os lugares mais reservados da ilha. Na vila, o chão de terra batida deu espaço a um projeto paisagístico que respeitou  as características locais. 

As praias do Morro de São Paulo são todas chamadas por ordem numérica, como a Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, indo até a Quinta Praia. E as suas águas têm um tom esverdeado transparente, impossível não querer entrar.

Um detalhe importante é que a ilha agrada a todos; os amantes dos dias ensolarados e apaixonados pela noite. Isso porque há muitos atrativos durante as 24 horas do dia. 

Qual a melhor época para viajar para a Bahia?

Quem conhece a Bahia sabe que durante todo o ano é possível curtir o caloroso litoral baiano. Contudo existem algumas épocas mais indicados, dependendo do que você estiver procurando.

Diferentemente do sertão baiano, o litoral costuma ter chuvas frequentes e bem distribuídas, com bastante diferença no litoral sul e norte. 

Entre os meses de novembro a março, temos o verão brasileiro, que também costuma ter mais chuvas no sul da Bahia. O período menos chuvoso vai de abril até outubro.

Nos arredores de Salvador, as chuvas rolam mais entre abril e agosto. E na região de Ilheus, a chuva é bem distribuída ao longo do ano com picos em abril e novembro.

Já as temperaturas não oscilam tanto assim, ficando em boa parte do litoral entre os 20ºC e 30ºC graus. 

A alta temporada concentra-se entre os meses de dezembro até fevereiro. É mais difícil encontrar promoções e praias vazias, principalmente nos destinos mais badalados.

Na Costa da Baleias, o avistamento ocorre entre julho e novembro. Mas entre outubro e novembro, caso vente muito, os passeios ficam limitados. O mergulho nessa região é melhor aproveitado no verão.

Viaje com a Freeway

Que tal conhecer os paraísos baianos com quem entende de natureza brasileira? Temos pacotes de viagem para as melhores hospedagens na beira do mar.