Blog

Sri Lanka, Onde Fica, Melhor Época e Atrativos da Ilha Resplandecente

Com certeza a maior fama do Sri Lanka está relacionada a sua incrível beleza... Suas lindas praias fazem jus ao título, não é à toa que o nome Sri Lanka significa “Ilha Resplandecente”.

Mas também é importante destacar todas as infinitas possibilidades deste incrível lugar! Este é um destino que mudará o seu jeito de fazer turismo, elevando os seus referenciais e preconceitos...

A região da ilha possui oito títulos de Patrimônio Mundial pela UNESCO. São diversos templos hinduístas e budistas, locais sagrados, mitos e lendas que se relacionam com a Índia, parques para safári e paisagens admiráveis.

Cada pequeno local paradisíaco é preenchido com muita cultura, história e ensinamentos diferentes.

Uma comida muito bem temperada faz parte da experiência, já que o país recebeu influência direta da Índia também na culinária, graças a sua localização bem próxima.

Tanto que, uma das especiarias mais conhecidas do mundo teve origem no Sri Lanka, a canela. Sendo levada ao ocidente posteriormente pelos portugueses.

O chá também está presente em sua história, sendo altamente consumido na região e um dos maiores produtores do mundo.

Você conhece a marca de chá Lipton? Ela teve origem no país com o Sir. Thomas Lipton que em 1890 comprou uma plantação e gradualmente começou a exportar o produto.

Viajar à Sri Lanka é uma experiência inovadora de imersão cultural! Você vai curtir muito! E para isso preparamos informações essenciais que você precisa conhecer!

 

Onde fica Sri Lanka?

Localizado na Ásia Meridional, o Sri Lanka está ao sudeste da Índia, recebendo inclusive o apelido de “lagrima da Índia” por parecer ter se afastado da Índia em forma de gota. Há uma cordilheira rochosa que separa como uma linha os dois países pelo mar.

O país é uma ilha rodeada pelo Oceano Índico, com pouco mais que 65mil km2 e possuindo aproximadamente 21 milhões de habitantes.

Sri Lanka contém duas capitais, a cidade Colombo, sendo a capital econômica, e a cidade Sri Jayawardenapura Kotte (ou so Coto), que é a capital legislativa.

A região, apesar de estar na distante Ásia, é mais próxima de nós do que parece... As línguas oficiais do país são o Cingalês e o Tâmil (mesma do sul da Índia), que contam com dezenas de palavras em português.

Isso se dá ao fato do país também ter sido colonizado por portugueses, ocasionando essa ligação inesperada com o Brasil, obtendo até mesmo alguns costumes, sobrenomes e tradições em comum.

Essa característica é apenas mais uma de sua rica herança cultural deixada pelos povos que por ali passaram, como também os holandeses, britânicos e os próprios indianos

 

 

O que fazer no Sri Lanka?

O país agrada todo tipo de viajante, pois são variadas e versáteis as opções de turismo que você pode fazer..

Por isso, é importante atentar-se ao que o país oferece para não perder nada em sua variada programação.

Um outro ponto positivo é que, o Sri Lanka é relativamente pequeno, facilitando os deslocamentos internos pelo país, pois os passeios acabam ficando próximos um do outro.

Em poucos dias é possível visitar grande parte do país, já que não é desperdiçado muito tempo na locomoção.

 

Parque Nacional de Minneriya

Visitar o Parque Nacional de Minneriya proporciona estar cara a cara com os elefantes asiáticos em seu habitat natural.

Geralmente andam em manadas, então será comum avistar vários de uma vez, juntamente com filhotes.

Apesar de o elefante ser a grande atração, o parque não se resume a isso. Durante o percurso será possível avistar crocodilos, búfalos e muito mais da fauna do Sri Lanka.

Além de conhecer toda a flora do parque, que é repleta de belas paisagens. Isso em um automóvel 4x4 que dá o ar de aventura ao passeio.

 

O Forte de Sigiriya

O Forte de Sigiriya é um sítio arqueológico bem preservado que impressiona pela arquitetura e imensidão apresentada.

Este é um dos Patrimônios da Humanidade pela UNESCO que o país possui e poderia ser facilmente considerada a 8ª maravilha do mundo antigo.

O local apresenta um castelo em ruínas que foi construído no topo de uma enorme rocha, a famosa “pedra do leão”.

A entrada para o castelo era justamente pela boca do leão, que hoje não existe mais, porém, as patas continuam intactas e preservadas.

Uma escadaria com 1200 degraus faz parte do passeio para chegar ao topo da pedra, que durante o caminho apresenta incríveis afrescos nas paredes, cavernas, jardins e até mesmo uma estátua de mais de 10m de um buda.

Durante a subida são realizadas pausas para apreciar as atrações, tornando a aventura bem mais tranquila.

No topo, a 200m de altura, é perceptível a complexa engenharia projetada no local, pois são diversas piscinas de banho que contam com sistema hídrico.

Mas caso subir lances de escada seja um problema para você, o térreo do local apresenta belos jardins e um museu bem completo.

Realizar o passeio com guia é o grande diferencial, pois o local foi construído há aproximadamente 1500 anos, reunindo séculos de histórias e curiosidades que podem enriquecer o percurso.

A Freeway conta com os melhores guias locais para auxiliar a sua viagem de maneira incrível! Aproveite e confira os nossos pacotes!

 

 

 

Templo do Dente de Buda

Considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o templo é localizado na cidade de Kandy, que já foi capital e é a terceira maior do país.

Sendo um dos principais pontos de peregrinação de budistas do mundo, o também conhecido como “Dalada Maligawa” guarda um dente de Buda.

Considerado um ambiente sagrado, este é um dos locais mais religiosos do país, ideal para conhecer e entender a fundo a religião budista.

Encantar-se com o templo é garantido, suas salas são repletas de cores e pinturas, além de estatuas espalhas por todo o local e um fascinante jardim.

 

Jardins Reais Botânicos de Peradeniya

O local é um dos mais belos de todo o país graças as suas mais de 4 mil espécies de plantas, ganhando destaque quando o assunto é orquídea.

A história desses jardins é longa, já tendo sido usado para plantação de café e canela e também como quartel-general durante a Segunda Guerra Mundial.

Os registros datam até uma construção de um templo nos jardins, mas foi infelizmente destruído pelos britânicos.

A área está localizada a mais de 400 metros acima do mar, sendo o verde predominante, junto o colorido das plantas em contraste do azul do céu, a grande atração.

 

Forte de Galle

Considerado Patrimônio Histórico da UNESCO, Forte de Galle é uma cidade fortificada por altos muros.

O local, que originalmente era um porto, reuni ali dentro os principais comércios e atrações turísticas da região.

Como a mais badalada praia do país, a Praia de Galle, com águas cristalinas que reúnem turistas de todo mundo, ideal para um dia de descanso.

Localizada no sul do forte, o incrível Farol de Galle, com 26,5m de altura é o ponto mais cobiçado da cidade fortificada, a paisagem é expendida e o pôr-do-sol no local é quase que obrigatório.

O forte também conta com atrações culturais e históricas, como o Museu Nacional de Arqueologia Marítima, que conta com artefatos de naufrágios., e a Igreja de Todos os Santos, com estilo gótico vitoriano.

Este é um passeio ideal para realizar em um dia e conhecer todos os pontos do forte a pé ou de Tuk Tuk (principal transporte da região, basicamente uma moto com cabine).

 

Como chegar em Sri Lanka

Para chegar no Sri Lanka, obviamente será necessário uma passagem aérea. Como não há voos diretos do Brasil, será necessário fazer uma conexão.

Algumas opções mais comuns de conexão para o país são pelo Qatar ou Emirados Árabes Unidos, sendo a Emirates e a Qatar Airways algumas das companhias que realizam essa rota.

O principal aeroporto de Sri Lanka é Aeroporto Internacional Bandaranaike, em Colombo, que provavelmente será sua porta de entrada e saída do país.

 

Melhor época para visitar Sri Lanka

O clima da Sri Lanka é tropical, significando temperaturas estáveis o ano todo, com leve variações, e a precipitação dívida em dois períodos, um de seca e outro de chuva, conforme a região da ilha. É característico da Índia as monções e no Sri Lanka elas também ocorrem de forma mais branda, porém todo o ano. O país é visitável em todos os meses, porque conta com distinções entre as suas duas costas.

Para entender melhor, funciona basicamente assim:

Quando a costa Oeste e a Sul estiverem no período de chuva, entre abril e setembro, o ideal é visitar a costa Leste.

E quando a costa Leste estiver no período de chuva, entre outubro e março, o ideal é visitar a costa Oeste e o Sul.

Mas como raramente as pessoas vão duas vezes para o Sri Lanka, fevereiro é um mês onde o clima estará favorável em todo o país. Janeiro e março podem ter menos chuvas, evite de maio a julho. Mas como já falamos, pode viajar tranquilamente o ano todo.

Viaje com a Freeway para Sri Lanka!

Ficou com vontade de conhecer as belezas da maravilhosa ilha do Sri Lanka? Dê uma olhada nos pacotes da Freeway.

Nós separamos o melhor desse incrível país em um roteiro único! Acompanhado de nossos guias, esta será uma viagem inesquecível...