Blog

Chapada das Mesas, guia para a sua viagem e encantos para você conhecer!

O Parque Nacional da Chapada das Mesas está localizado ao Sul do Maranhão. Uma região com uma área de 159.953,78 hectares, que foi criada em 2005 pelos órgãos ambientais do Governo Federal, para assim, aumentar a área protegida do cerrado brasileiro.

O seu valor se dá por uma natureza rica em espécies de plantas e animais em meio a florestas, cachoeiras, cânions, e cavernas. Sem falar, em todas as composições rochosas que cercam a encantadora região.

Não é por acaso o seu nome, bem característico, que forma belos platôs,  uma forma de relevo constituída por uma superfície mais elevada, que lembra o formato de uma mesa de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito.

Onde fica a Chapada das Mesas?

A Chapada das Mesas fica no sudoeste do estado do Maranhão, próximo da fronteira com Tocantins. O Parque Nacional da Chapada das Mesas está em uma região isolada das grandes capitais, São Luís fica a 840km, 790km até Teresina e 500km até Palmas. 

Entretanto, a região é bem desenvolvida por conta do agronegócio. A cidade base para os atrativos é Carolina, que tem menos de 30 mil habitantes. E apesar do que possa parecer, o turismo é bem estruturado e os atrativos tem fácil acesso.

Como chegar na Chapada das Mesas?

Para chegar até a Chapada das Mesas é preciso pegar um voo até Imperatriz, que recebe voos de São Paulo, Brasília, Belém, São Luís e Belo Horizonte. 

A partir de lá, são mais 200km até Carolina, cidade mais bem localizada para os passeios na Chapada das Mesas, nas margens do Rio Tocantins.

Lembrando que caso você não tenha um pacote turístico fechado, é preciso ter um carro para se deslocar e conhecer os atrativos. 

Quando ir para a Chapada das Mesas?

O verão na Chapada das Mesas é bem chuvoso, entre os meses de dezembro e março. As cachoeiras estão bem vistosas, a vegetação é bonita, mas não dá para garantir que você irá conseguir curtir todos os atrativos.

A época de seca vai de maio até setembro. A seca é quente e muito raramente irá chover. A época é propícia para os banhos de cachoeira, que estarão mornas mesmo no “inverno”.

De outubro até dezembro a frequência da chuva vai aumentando, a umidade do ar melhora, e dá uma refrescada. Mas a Chapada das Mesas está sempre quente. 

É bom se atentar que no mês de julho, assim como feriados, o fluxo de turistas pode ser grande. Se você procura tranquilidade na natureza, procure viajar em dias da semana e épocas menos concorridas.

3 encantos da Chapada das Mesas

Um verdadeiro paraíso, disponível para todos. Se fossemos listar todas as belezas da Chapada das Mesas, ficaríamos horas para falar das centenas de maravilhas que a natureza proporciona. Mas vamos ser diretos e falar de 3 encantos que ela proporciona, para você conhecer um pouco do que te espera. E o mais legal, dá pra conhecer em um dia de passeio!

Confira os 3 encantos da Chapada das Mesas que você precisa conhecer: 

1 - O Mirante da Chapada das Mesas

O Mirante da Chapada das Mesas tem uma das paisagens mais bonitas de todas as Chapadas do Brasil. Uma experiência repleta de aventura, história, e cultura.

O local fica há 25km da cidade, mais precisamente, em uma Serra com um perímetro de 13.635,90 metros lineares, e com uma altitude de aproximadamente 400 metros de altura. 

A trilha conta com incríveis pedras gigantes pelo caminho e paisagens impressionantes, que levaram milhões de anos para serem formadas.  Uma belíssima vista panorâmica dos paredões de arenito em tons alaranjados e vermelhos, que surpreende a todos. 

Um ponto tão admirado por quem ali para, que inclusive já foi cenário de vários programas nacionais e internacionais. 

Se prepare para uma das caminhadas mais encantadoras da sua vida. E de brinde, leve memórias de uma belíssima vista. 


2 - A Pedra Encantada 

A Pedra Encantada é a melhor desculpa para te encaminhar até as margens do Rio Tocantins, um rio que nasce e morre dentro do território brasileiro, iniciando o seu curso de água na Serra Dourada, em Goiás e finalizando o seu percurso na Baía do Marajó, no Pará.

Um inesquecível passeio de barco, onde o movimento das águas se conectam com as formações rochosas da Chapada ao fundo, formando cenários de colorir a alma.    

O ponto de parada fica, ao avistar a majestosa e única Pedra Encantada, que com os seus 10 metros de altura, se banha em meio às águas.  

Uma formação rochosa que ganhou um enorme destaque, por tamanha beleza e autenticidade em contraste com toda a natureza ao redor. 

 

3 -  A Foz do Rio Raiz e Urupuchete

As atrações mais gostosas da Chapada das Mesas são os maravilhosos momentos de verdadeira conexão e relaxamento com a natureza. E é isso que o encontro dos rios Raiz e Urupuchete oferece.  

Um local super preservado entre as águas, que te convida à pausa, e ao desfrute do momento presente, em um delicioso banho de rio, com direito a um prazeroso pic nic, e um balanço de rede, para renovar todas as energias. 

 

Viaje com a Freeway!

A Freeway te convida para uma viagem de profunda conexão com a natureza, onde o seu bem estar e alegria estarão garantidos! 

A Chapada das Mesas é a melhor receita para aliviar qualquer estresse e se divertir. Com uma vegetação que brota em lugares improváveis, e o esplendor de um paraíso que se mostra no azul das águas cristalinas. 

E tudo isto acontece durante o ano inteiro. Uma autêntica dádiva! 

Vamos com a gente? Confira nossos roteiros

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR